Em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado é correto afirmar:

Questão 1
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
TJ/PE 2013 - FCC - Juiz Substituto

Ao menor de quatorze anos de idade

é permitido o exercício de qualquer trabalho compatível com o seu desenvolvimento, desde que autorizado pelo juiz e em virtude das necessidades econômicas de sua família.

é proibido qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, em que lhe é assegurada bolsa de aprendizagem.

que trabalhar na condição de aprendiz são obrigatoriamente assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.

é proibido qualquer trabalho, mesmo na condição de aprendiz, em virtude de disposição constitucional que fixa a idade mínima de dezesseis anos para o exercício de atividade laborativa.

que exerce trabalho na condição de aprendiz, fica dispensada a frequência ao ensino regular, se incompatível com o horário de serviço.

Questão 2
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
TRT 1ª 2013 - FCC - Analista Judiciário - Área Administrativa

Em relação ao contrato individual de trabalho, de acordo com a CLT:

A mudança na propriedade da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.

A alteração na estrutura jurídica da empresa afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.

A alteração na estrutura jurídica da empresa afetará os direitos adquiridos por seus empregados.

A responsabilidade das empresas integrantes de grupo econômico em relação aos direitos dos empregados é subsidiária.

Poderá ser solidária ou subsidiária a responsabilidade das empresas integrantes de grupo econômico não formalizado nos termos da lei, pelos direitos dos empregados.

Questão 3
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
LIQUIGÁS 2012 - CESGRANRIO - Profissional Júnior - Direito

São hipóteses de sucessão de empregadores, EXCETO a

fusão.

cisão.

incorporação.

alienação de bens do estabelecimento.

transformação de firma individual em sociedade Ltda.

Questão 4
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
TRT 1ª 2012 - FCC - Juiz do Trabalho Substituto

Quanto às figuras legais de contrato de trabalho, estágio, aprendizagem e trabalho educativo, é correto afirmar:

No contrato de aprendizagem com vínculo empregatício é assegurado ao aprendiz direitos trabalhistas e previdenciários, sendo o recolhimento ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço equivalente a 2% do salário do aprendiz.

O trabalho educativo, assim como o estágio e o aprendizado, toma em igual importância a formação educacional e a atividade laboral, em respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

Caso presentes os requisitos da pessoalidade, onerosidade, não eventualidade e subordinação será reconhecido o vínculo empregatício do estagiário, ainda que o contrato tenha sido firmado regularmente pela concedente e pelo estudante, com interveniência da instituição de ensino.

Tanto no contrato de estágio quanto no de aprendizagem não há exigência de cotas para deficientes por já se tratarem de trabalho em condições especiais.

Ao adolescente empregado em regime familiar de trabalho é permitido, excepcionalmente, o trabalho entre às 22 e às 5 horas do dia seguinte.

Questão 5
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
TST 2012 - FCC - Analista Judiciário Área Judiciária

Durante três anos Thor foi empregado da empresa Ajax Manutenção Industrial, que faz parte do grupo econômico Ajax, constituído por quatro empresas. Em razão de problemas financeiros, Thor foi dispensado sem justa causa. Não houve pagamento de verbas rescisórias. Nesta situação, caberia algum tipo de reponsabilidade para as demais empresas do grupo Ajax?

Sim, sendo qualquer uma das empresas do grupo responsável subsidiária pelas dívidas trabalhistas da outra empresa.

Não, porque cada empresa do grupo possui personalidade jurídica própria e responde apenas por dívidas com seus próprios empregados.

Sim, porque havendo a constituição de grupo econômico serão, para efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis as empresas do grupo.

Não, porque não há previsão legal para responsabilidade patrimonial de empresas que pertençam ao mesmo grupo econômico, sendo que entre os sócios haverá responsabilidade subsidiária.

Depende da existência de contrato firmado entre as empresas do grupo prevendo a responsabilidade solidária, visto que Thor não prestou serviços para todas as empresas do grupo.

Questão 6
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
TRT 11ª 2012 - FCC - Juiz do Trabalho Substituto

Em relação às situações de responsabilização empresarial, nos termos da lei ou da jurisprudência sumulada do TST, é correto afirmar:

Em caso de formação de grupo econômico a responsabilidade das empresas do grupo em relação à inadimplência trabalhista da empresa empregadora é subsidiária, valendo o benefício de ordem.

O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade solidária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações na hipótese de intermediação de mão de obra por empresa interposta.

No caso de falência da empresa de trabalho temporário, a empresa tomadora é solidariamente responsável pelo recolhimento das contribuições previdenciárias, no tocante ao tempo em que o trabalhador esteve sob suas ordens, assim como em referência ao mesmo período, pela remuneração e indenizações.

Nos contratos de subempreitada responderá o subempreiteiro pelas obrigações derivadas do contrato de trabalho que celebrar, não cabendo qualquer responsabilidade do empreiteiro principal pelo inadimplemento daquelas obrigações por parte do primeiro.

Os entes integrantes da Administração Pública direta e indireta que tomarem serviços por meio de empresa interposta de mão de obra não respondem pelas obrigações trabalhistas, ainda que evidenciada a sua conduta culposa na fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora.

Questão 7
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
TRT 11ª 2012 - FCC - Juiz do Trabalho Substituto

Os sócios proprietários da empresa Colmeia Metalúrgica Ltda. transferiram todas as cotas sociais para terceiros, sendo alterada inclusive a denominação social. Entretanto não houve alteração de endereço, do ramo de atividades, dos maquinários e dos empregados. A situação caracterizou a sucessão de empregadores. Neste caso, quanto aos contratos de trabalho dos empregados da empresa sucedida, é correto afirmar que

todas as cláusulas e condições estabelecidas no contrato de trabalho deverão ser repactuadas entre os empregados e o novo empregador.

as obrigações anteriores recairão sobre a empresa sucedida, e as posteriores sobre a sucessora.

a transferência de obrigações depende das condições em que a sucessão foi pactuada.

os contratos de trabalho se manterão inalterados e seguirão seu curso normal.

os pactos laborais serão automaticamente extintos, fazendo surgir novas relações contratuais.

Questão 8
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
TRT 11ª 2012 - FCC - Juiz do Trabalho Substituto

Nos termos da legislação que regula a atividade do trabalhador doméstico, não será considerada como empregado doméstico:

a dama de companhia de uma senhora idosa que presta serviços na residência desta pessoa, com continuidade e remuneração.

o caseiro de uma chácara destinada à locação para eventos corporativos, que reside no local e recebe percentual sobre as locações.

a cozinheira de uma república de estudantes universitários, que recebe destes por quinzena.

o motorista particular que atua no deslocamento de empresário e de toda a sua família para diversos locais por eles determinados, recebendo remuneração fixa mensal.

o vigia que atua em guarita instalada no interior da residência e que recebe semanalmente.

Questão 9
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
TRT 11ª 2012 - FCC - Juiz do Trabalho Substituto

Conforme normas contidas na Consolidação das Leis do Trabalho sobre o trabalho do aprendiz, é correto afirmar que

o contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 12 e menor de 21 anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnicoprofissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligência as tarefas necessárias a essa formação.

o contrato de aprendizagem extinguir-se-á no seu termo, não podendo ser rescindido antecipadamente por desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz, mas somente por falta disciplinar grave.

o contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 anos, exceto quando se tratar de aprendiz portador de deficiência.

a contratação do aprendiz poderá ser efetivada pela empresa onde se realizará a aprendizagem ou por entidades sem fins lucrativos, que tenham por objetivo a assistência ao adolescente e a educação profissional, registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sempre gerando vínculo de emprego com a empresa tomadora dos serviços.

a duração do trabalho do aprendiz não excederá de 4 horas diárias, sendo vedadas a prorrogação e a compensação de jornada.

Questão 10
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
TRT 6ª 2012 - FCC - Analista Judiciário - Judiciária/Execução de Mandados

Conforme previsão da Consolidação das Leis do Trabalho, em relação aos sujeitos do contrato de trabalho, é INCORRETO afirmar que

será considerado empregado aquele que presta serviços de forma pessoal e natureza não eventual, mediante retribuição pecuniária e sob a dependência do empregador.

as instituições de beneficência e os profissionais liberais que admitirem trabalhadores como empregados equiparam-se ao empregador.

o tempo em que o empregado estiver à disposição do empregador, aguardando ordens de serviço, considera-se como de serviço efetivo, salvo disposição especial expressamente consignada.

não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego.

não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, exceto quanto ao trabalho intelectual, técnico e manual, em razão das suas peculiaridades.

Questão 11
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
TRT 6ª 2012 - FCC - Analista Judiciário - Judiciária

Por razões de interesse econômico, os proprietários da empresa Tetra Serviços Ltda. transferiram o negócio para terceiros. Houve alteração da razão social, mas não ocorreu alteração de endereço, do ramo de atividades, nem de equipamentos. Manteve-se o mesmo quadro de empregados. Tal situação caracterizou a sucessão de empregadores. Neste caso, quanto aos contratos de trabalho dos empregados da empresa sucedida,

a transferência de obrigações depende das condições em que a sucessão foi pactuada.

as obrigações anteriores recairão sobre a empresa sucedida, e as posteriores sobre a sucessora.

todas as cláusulas e condições estabelecidas no contrato de trabalho deverão ser repactuadas entre os empregados e o novo empregador.

serão automaticamente extintos, fazendo surgir novas relações contratuais.

os contratos de trabalho se manterão inalterados e seguirão seu curso normal.

Questão 12
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
TRT 6ª 2012 - FCC - Analista Judiciário - Administrativa

Com relação ao Grupo Econômico, considere:

I. O Grupo Econômico não se caracteriza, necessariamente, pela natureza das sociedades que o integram.

II. O Grupo de Empresas pode não ter personalidade jurídica e existir de fato.

III. A sociedade de economia mista, as entidades beneficentes e os sindicatos podem fazer parte de um grupo econômico.

IV. É possível a soma do tempo de serviço prestado para as diversas empresas do grupo para efeito de férias.

Está correto o que se afirma APENAS em

II e III.

I e II.

II e IV.

I, III e IV.

I, II e IV.

Questão 13
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
Metrô/SP 2012 - FCC - Advogado Júnior

Segundo entendimento consubstanciado em Súmula do Tribunal Superior do Trabalho, salvo ajuste em contrário, a prestação de serviços a mais de uma empresa do mesmo grupo econômico, durante a mesma jornada de trabalho,

só caracteriza a coexistência de mais de um contrato em grupos econômicos com até quatro empresas integrantes.

caracteriza a coexistência de mais de um contrato de trabalho, independentemente do número de empresas integrantes do grupo.

não caracteriza a coexistência de mais de um contrato de trabalho.

só caracteriza a coexistência de mais de um contrato de trabalho se o empregado não trabalhar em dias alternados ou compatíveis com o desempenho da função.

só caracteriza a coexistência de mais de um contrato de trabalho em grupos econômicos com até três empresas integrantes.

Questão 14
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
INSS 2012 - FCC - Perito Médico Previdenciário

Conforme prevê a Consolidação das Leis do Trabalho são considerados sujeitos do contrato de trabalho o empregado e o empregador. Em relação a estes é correto afirmar que:

em razão do grau de parentesco, a esposa não poderá ser considerada empregada do marido, ainda que presentes os requisitos legais da relação de emprego.

não poderá ser considerado empregador para efeitos da relação de emprego uma associação recreativa sem fins lucrativos.

não se equiparam ao empregador, para os efeitos da relação de emprego, os profissionais liberais, mesmo que admitam trabalhadores como empregados.

considera-se empregado toda pessoa física ou jurídica que prestar serviços eventuais a pessoa jurídica mediante remuneração e sob a dependência desta.

considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal dos serviços.

Questão 15
Matéria: Direito do Trabalho
Assunto: Sujeitos do contrato de trabalho
TRT 11ª 2012 - FCC - Analista Judiciário - Execução de Mandados

A empresa Gama foi sucedida pela empresa Delta, ocupando o mesmo local, utilizando as mesmas instalações e fundo de comércio, assim como mantendo as mesmas atividades e empregados. Em relação aos contratos de trabalho dos empregados da empresa sucedida é correto afirmar que

serão automaticamente extintos, fazendo surgir novas relações contratuais.

as obrigações anteriores recairão sobre a empresa sucedida, e as posteriores sobre a sucessora.

as cláusulas e condições estabelecidas no contrato de trabalho serão obrigatoriamente repactuadas entre os empregados e o novo empregador individual.

a transferência de obrigações trabalhistas dependerá das condições em que a sucessão foi pactuada.

os contratos se manterão inalterados e seguirão seu curso normal.

É correto afirmar sobre o contrato de trabalho por prazo determinado?

O contrato de trabalho por prazo determinado (Lei 9.601/1998) é o mesmo, mas as partes podem ir estendendo a sua duração, desde que não ultrapasse o limite de 2 anos. Dentro desse limite, o contrato por prazo determinado pode ser prorrogado tantas vezes desejarem as partes, sem que ele se torne por prazo indeterminado.

O que deve caracterizar por contrato por prazo determinado?

Contrato de trabalho por prazo determinado define, pois, por possuir as datas de início e término do contrato previamente negociada entre empregado e empregador.

O que é correto afirmar sobre o contrato de trabalho?

O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente.

Quais são as espécies de contrato de trabalho por prazo determinado?

O contrato por prazo determinado é dividido em dois tipos, podendo ser celebrado por termo certo ou incerto.