Quais as vantagens de ter uma conta comercial no WhatsApp?

Em 2018, o WhatsApp lançou sua primeira solução comercial, o WhatsApp Business. Por ser gratuito, o WhatsApp Business é uma boa opção para pequenas empresas. Para companhias maiores, no entanto, o app se torna limitado. Quais são suas principais desvantagens? Quais continuam sendo as vantagens do WhatsApp Business?  E por que sua empresa deveria considerar a versão mais potente do WhatsApp Business, o WhatsApp Business Platform? 

Já é possível dizer que o WhatsApp está instalado em todo smartphone no Brasil: 96% dos brasileiros usam o app.
Dada a crescente popularidade do aplicativo, não é de surpreender que o WhatsApp tenha decidido em 2018 lançar uma versão para empresas, o WhatsApp Business.

O WhatsApp Business é gratuito para as microempresas e, portanto, parece ser uma boa solução comercial. O app, no entanto, tem várias limitações. A seguir, esclarecemos as vantagens do WhatsApp Business, mas também onde se encontram suas desvantagens e até riscos.

Nesse artigo você vai ver:

  • WhatsApp Business App vs WhatsApp Business Platform
  • Vantagens do WhatsApp Business
  • Vantagens e riscos do WhatsApp Business
  • Como mudo do WhatsApp Business para o WhatsApp Business Platform?
  • WhatsApp Business Platform: a solução segura e escalável para empresas


WhatsApp Business vs. WhatsApp Business Platform: nomes semelhantes, mas com uma grande diferença!

Todos nós conhecemos o WhatsApp, ou os populares Whats e Zap, para as mensagens privadas com nossos amigos e familiares. Mas há também duas versões comerciais do WhatsApp: (1) o aplicativo WhatsApp Business e (2) uma versão empresarial, o WhatsApp Business Platform (antiga API do WhatsApp)

A) WhatsApp Business: Para pequenas empresas com até cerca de cinco funcionários(as). O app é gratuito, mas não está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

B) WhatsApp Business Platform (antiga API): Em conformidade com a LGPD e acessada através de plataformas desenvolvidas pelos provedores oficiais do WhatsApp, como a MessengerPeople.

O quadro geral a seguir mostra em detalhes quais os recursos cada versão oferece.

Quais as vantagens de ter uma conta comercial no WhatsApp?

Comparação entre as diferentes contas do WhatsApp.


Vantagens do WhatsApp Business

Com o WhatsApp Business, empresas conseguem se comunicar de forma rápida e fácil com seus(suas) clientes.

Em termos técnicos, o WhatsApp Business não difere muito da versão privada do WhatsApp que todos nós usamos. Basta baixar o aplicativo no smartphone e criar o perfil de sua empresa.

O WhatsApp Business pode ser um começo, mas não é uma solução profissional para empresas!

Não há como negar que a WhatsApp Business oferece vantagens e valor agregado. Para cafés, comerciantes e prestadores de serviço, é uma solução (quase) perfeita. Se você é empresário(a) e tem um máximo de cinco funcionários(as), não se importa em responder seus(suas) clientes em um único aparelho celular e não quer ou não precisa ou precisa guardar dados de seus(suas) clientes, o WhatsApp Business App é uma boa escolha!

Outros recursos do WhatsApp Business, como catálogo de produtos, etiquetas nas mensagens, respostas rápidas e mensagens de boas-vindas e de fora do escritório também facilitam a comunicação de sua empresa.

⛔ Atenção
WhatsApp Business não está em conformidade com a LGPD!

As limitações do WhatsApp Business começam quando sua empresa começa a crescer. A simplicidade do app, boa no início, acaba limitando a escalada do seu negócio: responder os(as) clientes em um único aparelho celular, falta de sistema para armazenar perfil dos(as) clientes, nenhuma opção de automação (chatbots).


Cinco desvantagens (e riscos) do WhatsApp Business

1. Inviável para mais de cinco funcionários(as)

Com o WhatsApp Business, que é um app acessado do celular, a comunicação com os(as) clientes fica limitada a um(a) funcionário(a) e a um celular. Isso é um transtorno em tempos de home office, com todo mundo trabalhando de locais diferentes, ou quando o(a) funcionário(a) que cuida da comunicação está de férias.

Além disso, quando empresas recebem um alto número de mensagens dos(as) clientes, é quase impossível que só um(a) colaborador(a) dê conta de respondê-las. Isto é exatamente o que acontecia na agência de marketing I love DESIGN.

No início usávamos o WhatsApp Business e cada funcionário(a) da empresa se revezava em ficar com o celular. Com o passar do tempo o volume de mensagens aumentou e nós não demos mais conta de atender a demanda. Foi quando procuramos por uma solução escalável.

Tim Bünger, CEO e fundador da I love DESIGN

Falando nisso: Conheça mais sobre a solução que a I love DESIGN adotou, a plataforma da Messenger People.

Teste agora a solução da MessengerPeople
14 dias & de graça!

2. Sem possibilidade de interface da API com sistemas CRM existentes

Mesmo as pequenas e médias empresas querem oferecer a seus clientes uma comunicação simples e rápida. Isto também inclui saber quando e como se deu a última conversa com o(a) cliente. E isso pode muito bem ter sido por telefone ou e-mail.

Hoje em dia, essas informações são reunidas em um sistema CRM em quase todas as empresas. Não é possível integrar o WhatsApp Business com um sistema CRM. Isto significa que a comunicação com o cliente permanece completamente isolada no smartphone e informações importantes são perdidas. Imagine conversar com um(a) cliente ou prospect e não ter a mão dados essenciais como suas preferências, hábitos e possíveis interesses em produtos e serviços.

3. Limitação na automatização de processos

Assim que as empresas começam a utilizar o WhatsApp Business, elas notam como os clientes adoram essa novidade. Afinal de contas, é mais simplicidade e rapidez na vida de todos. Mas então, vem o próximo problema: com o WhatsApp Business, não é possível automatizar processos, como implementar chatbots.

E os chatbots têm sido uma solução que cada vez mais empresas adotam, tanto que o mercado no Brasil dobra a cada ano.

  • Um SAC pode usar um chatbot para responder as FAQs
  • Um e-commerce pode ter um chatbot que manda o link do produto que o cliente procura
  • Uma empresa de telefonia pode ter um chatbot para enviar segunda via de contas.

Nosso chatbot no WhatsApp já responde pelo menos metade das solicitações recebidas e nossos clientes estão satisfeitos com isso.

Matthias Leibitz, CEO & Co-Fundador da T1TAN

Hoje, os chatbots do WhatsApp podem ser configurados de forma muito fácil e sem conhecimentos de programação. Há casos em que os chatbots conseguem responder até 80% das perguntas recorrentes.

💡 Dica de leitura: veja como seis empresas brasileiras adotaram chatbots com sucesso. 

4. Disparo de mensagens e aviso de promoções só podem ser feitos pelo WhatsApp Business Platform!

Em junho de 2021, o WhatsApp expandiu os tipos de mensagens que as empresas podem enviar a seus(suas) clientes. A opção Lista de Transmissão Gratuita do WhatsApp Business limita o envio de mensagens promocionais a 256 contatos. Passado disso ou se muitas mensagens forem enviadas, uma empresa corre o risco de ter seu número bloqueado!

Somente com o WhatsApp Business Platform (antiga API) as empresas podem enviar novamente mensagens em massa e promocionais a um número grande de clientes. Isso inclui envio de novidades, promoções, recomendações personalizadas e eventos (como nos exemplos abaixo). Em outras palavras: tudo o que você quer anunciar à sua clientela.

São precisamente estas campanhas que criam uma relação particularmente próxima com o cliente. As empresas que utilizam as mensagens em massa no WhatsApp de forma inteligente através da API fidelizam seus clientes e conseguem aumentar suas vendas.

5. O WhatsApp Business não está em conformidade com a LGPD!

No Brasil, em teoria, todas as empresas deveriam usar o WhatsApp Business Platform porque é a única versão que se adéqua à LGPD. Empresas que não estão adequadas podem ser advertidas, multadas e até ter seu número bloqueado.

O problema é que quando uma empresa usa o WhatsApp Business, os dados dos(as) clientes são captados e armazenados no celular da companhia. Esse tratamento dos dados é que não está conforme a lei.


Três empresas que mudaram do WhatsApp Business App para o WhatsApp Business Platform

A mudança do WhatsApp Business App para o API pode trazer muitos benefícios, como os exemplos a seguir ilustram.

1) E-commerce MissPompadour: finalmente dando conta do volume de mensagens dos(as) clientes

A e-commerce MissPompadour começou atendendo seus clientes com um número de WhatsApp privado. Depois que a solução ficou inviável, eles passaram para o WhatsApp Business.

Contudo, depois que o aplicativo comercial WhatsApp também não conseguiu atender às exigências de uma empresa profissional, a MissPompadour mudou rápido e de forma eficiente para a API do WhatsApp com a MessengerPeople.

Quais as vantagens de ter uma conta comercial no WhatsApp?

A mudança foi tão bem sucedida que a MissPompadour, juntamente com o MessengerPeople 2022, ganhou o Prêmio Alemão de Comunicação Online!

A plataforma de influenciadores stylink ajuda a criar links para os influencers usarem em suas redes sociais. Muito rápido a stylink se deu conta de que o WhatsApp era a plataforma ideal para isso.

Por outro lado, a stylink também precisava de uma solução escalável com uma interface CRM, chatbots e notificações no WhatsApp para automatizar o envio de links. Foi assim que eles optaram pelo WhatsApp Business Platform com a MessengerPeople.

Quais as vantagens de ter uma conta comercial no WhatsApp?

Desde que adotou a solução profissional do WhatsApp, o stylink tem crescido ainda mais. A empresa agora está presente até mesmo nos EUA e lá a empresa tem usado o Business Chat da Apple e iMessage! Isso porque na plataforma da MessengerPeople sua empresa fala com seus clientes por todos os apps de mensagens.

3) A agência de publicidade I love DESIGN: solução escalável

Quando a agência de publicidade I love DESIGN começou a operar, eles usavam o WhatsApp Business no celular. O aparelho era revezado entre os(as) funcionários(as) para atender os(as) clientes no app. À medida que a empresa foi crescendo e com ela o número de mensagens, as limitações do WhatsApp Business ficaram óbvias. Era hora de partir para uma solução escalável e que permitisse vários atendentes ao mesmo tempo. E isso só era possível com a API do WhatsApp.

Quais as vantagens de ter uma conta comercial no WhatsApp?

Trocar para a MessengerPeople é muito rápido e fácil

Se você se interessou em mudar do WhatsApp Business para o WhatsApp com a MessengerPeople, você não precisa planejar muito:

  • O número atual do seu WhatsApp pode ser mantido.
  • As conversas e clientes existentes não são perdidos.
  • Nenhuma alta demanda em tecnologia e TI.
  • Total suporte da equipe da MessengerPeople no onboarding da plataforma.

Quais as vantagens de ter uma conta comercial no WhatsApp?


Quer ler sobre outras empresas que usam o WhatsApp Business Platform? Baixe agora mesmo nossa Guia Definitivo com nossos 20 melhores casos! 

Quais as vantagens de ter uma conta comercial no WhatsApp?


WhatsApp Business Platform e MessengerPeople: A solução segura, escalável e profissional para sua empresa!

O WhatsApp Business acaba sendo uma opção limitada para as empresas que querem escalar seu atendimento, adotar chatbots, mandar mensagens em massa e estar em conformidade com a LGPD.

Se sua empresa busca uma dessas soluções, a recomendação é migrar para o WhatsApp Business Platform (API do WhatsApp).

Com a MessengerPeople, parceira oficial do WhatsApp no Brasil, você tem acesso ao WhatsApp Business Platform e toda a nossa rede de suporte.

Através da plataforma da MessengerPeople você e sua empresa vão:

  • 👨‍⚖️ usar o WhatsApp Business Platform – e outros apps de mensagens em uma única plataforma, que permite vários(as) atendentes trabalhando ao mesmo tempo.
  • ↔  atribuir as mensagens dos(as) clientes por tickets de forma manual ou automática.
  • 🚀 começar sem a necessidade de uma equipe de TI e em questão de dias.
  • 🤖 … automatizar o atendimento, marketing e vendas com chatbots usando nossa ferramenta simples e gratuita Chatbot Builder.
  • 🗞️  usar nossa ferramenta MIA para enviar mensagens massivos a seus(suas) clientes.
  • ⬆️ … aumentar sua eficiência respondendo seus(suas) clientes com e templates pré-configurados.
  • E muito mais!

Ficou interessado(a) em oferecer atendimento no WhatsApp de forma profissional? Mande uma mensagem pra gente

Fale com a gente


Outros artigos sobre o tema


Qual a diferença de uma conta comercial no WhatsApp?

A conta comercial no WhatsApp Business é exclusiva para empresas e se diferencia da conta pessoal por permitir que donos de negócios incluam, em uma pequena descrição, a relação do seu negócio e seu segmento, dias e horários de atendimento, localização no mapa, e-mail para contato e link do website.

Qual a vantagem conta comercial WhatsApp?

Com o WhatsApp Business, é possível criar saudações automáticas, de modo a apresentar a empresa para clientes assim que eles iniciam um contato. Também existe a função de definir uma mensagem de ausência para funcionar fora do horário comercial ou em momentos em que não há disponibilidade para atendimento.

Quais as vantagens e desvantagens do WhatsApp comercial?

Vantagens do WhatsApp Business Com o WhatsApp Business, empresas conseguem se comunicar de forma rápida e fácil com seus(suas) clientes. Em termos técnicos, o WhatsApp Business não difere muito da versão privada do WhatsApp que todos nós usamos. Basta baixar o aplicativo no smartphone e criar o perfil de sua empresa.

Quanto custa uma conta comercial no WhatsApp?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito, disponível para Android e iOS, voltado para pequenos e médios empreendedores. É um recurso interessante para fomentar uma central de vendas e facilitar a comunicação com os clientes.