Quais os métodos mais conhecidos de avaliação de empresas passei direto?

Índice

  • Tipos de métodos de avaliação por múltiplos
  • Pronto para investir nos mercados?
  • Qual múltiplo é melhor para valorizar uma empresa?

Métodos de avaliação múltiplos são métodos de avaliação de empresas que usam informações da demonstração do resultado para avaliar uma empresa. Por esse motivo, também são conhecidos como métodos de avaliação baseados na demonstração do resultado.

É denominado método de avaliação múltipla porque, como veremos a seguir, são utilizados múltiplos de diferentes magnitudes presentes na demonstração do resultado.

Os principais métodos de avaliação com base na demonstração do resultado são:

Razão PER

A relação PER é um quociente calculado como:

PER = preço da ação / lucro por ação (EPS)

Pronto para investir nos mercados?

Uma das maiores corretoras do mundo, a eToro, tornou o investimento no mercado financeiro mais acessível. Agora qualquer pessoa pode investir em ações ou comprar frações de ações com comissões de 0%. Comece a investir agora com um depósito de apenas $ 200. Lembre-se que treinar para investir é importante, mas é claro que hoje qualquer um pode fazer.

Seu capital está em risco. Outras taxas podem ser aplicadas. Para obter mais informações, visite stocks.eToro.com

Quero investir com a Etoro

O índice PER é algo como o número de anos que seriam necessários para recuperar o investimento. Por exemplo, se o preço for $ 10 e o EPS for $ 1. PER = 10 / 0,5 = 20. Levaria 20 anos para recuperar o investimento. Por quê? Porque se pagarmos 10 dólares e todo ano eles nos derem 1 dólar, em dez anos teremos 10 dólares. Ou seja, o mesmo que investimos inicialmente. Por meio do PER, o valor das ações é calculado de acordo com este método:

Valor da ação = PER x BPA

Na verdade, é a mesma fórmula que o PER normal. A diferença é que ele é apurado, para se obter o preço teórico.

Dividendos

O dividendo não é superior à parcela do lucro que corresponde ao acionista. O método mais famoso de calcular o valor de uma empresa com base em dividendos é conhecido como modelo de crescimento de Gordon.

Quais os métodos mais conhecidos de avaliação de empresas passei direto?

Onde Vo é o valor nocional da ação, Div 1 é o dividendo atual ou do ano 1, r é o retorno exigido para a ação e g o crescimento no qual se espera que o dividendo cresça.

Vendas

Nesta seção, a relação normalmente utilizada é conhecida como valor da empresa / vendas ou EV / Vendas. Que é expresso matematicamente como:

Quais os métodos mais conhecidos de avaliação de empresas passei direto?

Onde:

  • CB: Capitalização de mercado
  • D: Dívida
  • AP: Ações preferenciais
  • T: Tesouro e equivalentes
  • Vendas: Vendas líquidas

Como isso é interpretado? Bem, em geral, quanto menor o índice, mais barata (atraente) será a empresa. Se a parte inferior da divisão tivesse um valor muito grande, o valor da proporção se aproximaria de zero. Portanto, quanto maiores as vendas em relação ao valor da empresa, melhor será o negócio de acordo com essa relação. Explicação mais detalhada em Valor da Empresa / Vendas

EBIT

O EBIT é um indicador da lucratividade da empresa (lucro antes de juros e impostos). A fórmula para o múltiplo com base no EBIT é:

Quais os métodos mais conhecidos de avaliação de empresas passei direto?

Quanto menor o índice, mais teoricamente vale a empresa.

EBITDA

O EBITDA é um indicador da rentabilidade da empresa (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização). Na avaliação por múltiplos, costuma-se utilizar a razão denominada valor da empresa / EBITDA ou EV / EBITDA. Sua fórmula é:

Quais os métodos mais conhecidos de avaliação de empresas passei direto?

O tratamento desse índice é o mesmo que para as vendas e o EBIT. Quanto maior o valor do EBITDA, ou seja, quanto maior a rentabilidade da empresa em relação ao seu valor mais barato, vamos dizer que é de acordo com a avaliação.

Métodos usados ​​para avaliar empresas de internet

O caso das empresas de internet é complicado. A sua complicação reside no facto de os seus ativos mais importantes não poderem ser vistos ou tocados … Ou seja, não dispõem de grandes infraestruturas e assentam essencialmente em ativos intangíveis. Com o qual existem uma série de rácios que nos podem ajudar nesta tarefa, tais como: preço da ação / número de subscritores, preço da ação / páginas visitadas ou preço da ação / vendas.

Qual múltiplo é melhor para valorizar uma empresa?

Nenhum múltiplo é melhor do que outro. Todos são válidos e dada a sua simplicidade, é aconselhável calculá-los todos. Da mesma forma, também é aconselhável combinar esses métodos de avaliação com outros mais robustos.

As principais críticas aos métodos de avaliação múltipla giram em torno de sua extrema simplicidade. Muitos especialistas apontam que não é possível dizer qual é o preço teórico de uma empresa com base em algumas magnitudes de vendas, lucros ou páginas visitadas.

Em suma, esses são métodos muito básicos que podem nos permitir de forma muito simples ter uma ideia de quão cara ou barata uma empresa pode ser. O que alguns analistas fazem é filtrar as empresas com base nessas taxas. Por exemplo, procure empresas com índice PER muito baixo (barato) e analise-as em profundidade. E é nessa análise profunda e detalhada que eles se baseiam para tomar decisões de compra e venda.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Quais são os métodos mais conhecidos de avaliação de empresas?

Os principais métodos de avaliação de empresas mais utilizados pelo mercado são os seguintes:.
Avaliação por Valor Patrimonial;.
Avaliação por Valor de Mercado;.
Avaliação por Múltiplos;.
Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado..

São métodos de avaliação de empresas?

Métodos de avaliação de empresas são usados para identificar o valor real de uma empresa, sendo que os principais utilizados pelo mercado são:.
Valor Patrimonial..
Fluxo de caixa descontado..
Múltiplos..
Valor de Mercado..
Transações comparadas..
Liquidação..