O que é o horário de verão é de que forma ele influencia no consumo de energia elétrica?

O horário de verão voltou a ser comentado em 2022 e é um tema sempre muito polêmico. Afinal, há quem seja a favor e contra a medida. A última vez que o brasileiro precisou adiantar 1 hora no relógio, entre os meses de outubro e fevereiro, foi em 2018.

O governo de Jair Bolsonaro (PL) resolveu acabar com o horário de verão a partir de 2019, já no seu primeiro ano na presidência. À época, mais precisamente em 5 de abril de 2019, Bolsonaro justificou que as mudanças no hábito de consumo de energia foram determinantes para sua decisão.

Entretanto, o horário de verão voltou a ser discutido nas redes sociais. O ator Bruno Gagliasso fez um pedido ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, que incluísse o retorno da medida em suas pautas. 

Neste artigo, vamos falar sobre o horário de verão 2022 e o que tem sido falado sobre a medida nas redes sociais. Então, continue a leitura para saber!

Vai ter horário de verão em 2022?

Não terá horário de verão em 2022. A medida foi suspensa em 2019, no primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro. O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o horário de verão não esteve em pauta. 

Caso a medida fosse adotada em 2022, ela deveria ter sido autorizada e divulgada no mês de agosto. Essa antecipação é para que as empresas se adaptem em tempo hábil. Segundo o MME, os estudos sobre a influência do horário de verão na economia de energia demonstraram resultados preliminares insuficientes. 

Em outubro de 2021, o governo declarou que a medida não trazia economia significativa de energia elétrica. A afirmação veio após um novo estudo feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O horário de verão vai voltar em 2022?

O horário de verão não vai voltar em 2022. Entretanto, a medida voltou a ser discutida nas redes sociais. O ator Bruno Gagliasso pediu ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, para incluir o horário de verão na pauta. Na resposta, o responsável por coordenar a equipe de transição para o governo Lula colocou emojis de um papel com lápis.

“Aproveito o momento para pedir ao nosso vice-presidente eleito, @geraldoalckmin, que inclua a volta do Horário de Verão no plano de transição. Horário de Verão é o Brasil feliz de novo!”, escreveu o ator.

Horário de verão 2023

Ainda não se sabe se o horário de verão vai voltar em 2023. A medida deve ser discutida após o presidente eleito, Luiz Inácio Lula, tomar posse em 1º de janeiro de 2023. A decisão deve ser tomada e comunicada com alguns meses de antecedência para que as empresas se preparem para a mudança do fuso horário.

O horário de verão, geralmente, começa no mês de outubro e termina em fevereiro. Em alguns anos, teve início nos meses de novembro e dezembro, indo até março ou abril. 

Enquete horário de verão

Na segunda-feira, 7 de novembro de 2022, o perfil do Lula no Twitter postou uma enquete informal que perguntava sobre o retorno do horário de verão. “Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?”, pergunta a postagem.

Os seguidores têm duas opções de escolha: “sim” ou “não”. Até 11h21 desta terça-feira, 8 de novembro de 2022, mais de 2 milhões de usuários já haviam respondido à enquete. Ao todo, 67,5% escolheram a opção “sim” e 32,5% disseram “não”. 

Por que existe o horário de verão?

O horário de verão foi criado para diminuir a sobrecarga de consumo de energia elétrica em alguns horários de pico. As horas de maior consumo são no final do dia, quando as pessoas chegam do trabalho e ligam luzes, TV, chuveiro, entre outros aparelhos. Isso faz com que a demanda por energia aumente.

Com o horário de verão, o maior aproveitamento da luz natural faz com que as pessoas utilizem as lâmpadas das casas ou empresas mais tarde. Isso faz com que o pico de consumo diminua e evita que o sistema de distribuição de energia elétrica sobrecarregue.

O horário de verão foi instituído no Brasil na gestão de Getúlio Vargas, em 1931 e 1932. Porém, só passou a ser adotado continuamente em 1985. Ele foi criado para aproveitar a iluminação natural em dias mais longos e reduzir o risco de apagões.

Horário de verão economiza energia?

Segundo os últimos estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o horário de verão não garante mais economia de energia no Brasil. A entidade explicou que houve mudança de comportamento do brasileiro. 

Conforme o ONS, o horário de pico passou do fim para o começo da tarde. Isso porque há um aumento do uso de ar-condicionado. Logo, o cálculo de economia do horário de verão não se faz mais necessário.

Horário de verão Europa 2022

A Europa começou o horário de verão no dia 27 de março de 2022, adiantando os relógios em 1 hora, e terminou em 30 de outubro de 2022.

Com a medida, Lisboa e Londres ficam 4 horas à frente do horário de Brasília. Berlim, Bruxelas, Madri, Paris e Roma ficam 5 horas à frente. Já Atenas fica 6 horas à frente de Brasília.

A mudança no horário europeu provoca alterações no funcionamento das bolsas de Londres, Frankfurt, Paris, Milão, Madri e Lisboa. No período do horário de verão, elas operaram das 4h às 12h30 (de Brasília). 

Horário de verão Estados Unidos 2022

Nos Estados Unidos, o horário de verão encerrou no domingo, 6 de novembro de 2022. A medida teve início no dia 13 de março de 2022, durando, assim, quase 9 meses.

Além do horário de verão, os EUA têm fusos horários diferentes dentro do próprio país, variando de uma costa para outra:

  • Horário Padrão do Leste;
  • Horário Padrão das Montanhas;
  • Horário Padrão do Pacífico;
  • Horário Padrão do Alasca;
  • Horário Padrão do Havaí e Ilhas Aleutas.

Como vimos, não haverá horário de verão em 2022. Desde 2019, quando Jair Bolsonaro assumiu a presidência, ele não é aplicado no Brasil. Entretanto, a medida voltou a ser discutida nas redes sociais com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. 

Gostou do artigo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber todas as novidades no seu e-mail.

Resumindo

Quando começa o horário de verão em 2022?

Não haverá horário de verão no Brasil em 2022. Desde 2019, quando Jair Bolsonaro assumiu a presidência, ele não é aplicado no Brasil.

Quais os estados têm horário de verão?

O horário de verão é aplicado nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Qual a finalidade do horário de verão?

O horário de verão tem como finalidade reduzir a sobrecarga do consumo de energia elétrica nos horários de pico. As horas de maior consumo são no final do dia, quando as pessoas chegam do trabalho e ligam luzes, TV, chuveiro, entre outros aparelhos. Isso faz com que a demanda por energia aumente.

Williane Magalhães

Relações Públicas por formação e pós graduada em Design Digital e Novas Mídias. Analista de Conteúdo na Remessa Online com ampla experiência em produção de conteúdo para o mercado de finanças pessoais e empreendedorismo.

O que é o horário de verão Qual a sua importância para a economia de energia elétrica?

O horário de verão corresponde ao aproveitamento máximo de luz solar com o intuito de economizar o consumo de energia elétrica e minimizar a sobrecarga durante alguns picos diários de consumo de luz. Essa medida é adotada em diversos países.

O que o horário de verão influência?

O horário de verão serve para minimizar a sobrecarga de consumo durante alguns picos diários. As horas de maior consumo de energia do dia (final da tarde) ocorrem quando as pessoas chegam em suas casas e ligam o chuveiro elétrico, a TV e outros equipamentos eletrônicos, aumentando a demanda de energia.

Como o horário de verão pode favorecer a redução do consumo de energia elétrica?

Adiantando o relógio, o sol se põe mais tarde e a luz natural fica disponível por mais tempo, diminuindo o gasto de energia elétrica. Em 2017, o Brasil estimou uma economia de R$ 157 milhões no consumo de eletricidade durante o horário.

Qual a lógica que envolve o horário de verão em relação ao consumo de energia?

O principal objetivo da adoção do horário de verão é, segundo o Ministério de Minas e Energia, garantir o melhor aproveitamento da energia solar em relação à energia elétrica, ou seja, estendendo-se o período em que há luz natural, espera-se que haja diminuição no consumo de energia entre 18 horas e 21 horas.