Explique os fatores que tem levado à desconcentração industrial e a interiorização urbana no Brasil

Palavras-chave:

descentralização industrial, emprego industrial, indústria.

Resumo

A indústria brasileira tem passado por um forte processo de modernização e desconcentração espacial nos últimos anos. A guerra fiscal entre as várias unidades da Federação, os salários mais baixos nas regiões menos desenvolvidas, a proximidade de fontes de matérias-primas, o nível da infraestrutura local e o desenvolvimento do Mercosul têm provocado o deslocamento da indústria em direção a diferentes regiões. Alguns estados e regiões têm se destacado, beneficiando-se do processo de descentralização industrial. Enquanto o emprego se reduz na maior parte do País, estados como o Paraná, o Ceará e aqueles localizados na Região Centro-Oeste mostram um grande dinamismo, recebendo novas empresas industriais e apresentando forte crescimento do emprego. Em termos agregados, a Região Sul tem sido a principal beneficiária, aumentando sua participação nos mais diversos segmentos industriais. A partir da análise dos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o artigo estuda os principais movimentos do emprego (e do salário) industrial ao longo da década de noventa, procurando determinar  suas principais características. Neste sentido, é desenvolvido um índice baseado no nível de rendimento e escolaridade dos trabalhadores, além da importância do emprego nas profissões técnicas e científicas, que permite diferenciar a indústria localizada nas diversas regiões do País.

Explique os fatores que tem levado à desconcentração industrial e a interiorização urbana no Brasil

Como Citar

SABOIA, J. Descentralização industrial no Brasil na década de noventa: um processo dinâmico e diferenciado regionalmente. Nova Economia, [S. l.], v. 11, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/389. Acesso em: 22 nov. 2022.

Edição

Seção

Números Regulares

Licença

Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Índice:

  1. O que é uma desconcentração urbana?
  2. Quais os principais fatores que fizeram a desconcentração das indústrias?
  3. O que motivou o processo de desconcentração industrial no Brasil?
  4. Qual a importância dessa desconcentração para a economia do país?
  5. O que é um processo de conurbação?
  6. O que são as funções urbanas?
  7. Por que ocorre o processo de migração industrial?
  8. Quais foram os fatores que levaram à concentração industrial no Sudeste?
  9. Qual a importância da descontração?
  10. Qual é a desconcentração?
  11. Como se caracteriza a desconcentração industrial?
  12. Como funciona o serviço de desconcentração?
  13. Qual a diferença entre descentralização e desconcentração?

O que é uma desconcentração urbana?

Concentração da população e das atividades económicas numa área situada para além dos subúrbios de uma cidade. Esta desconcentração urbana em direção às áreas da periferia decorre de uma fase centrífuga de expansão urbana, iniciada na década de 70, resultando na interpenetração do espaço rural e urbano.

Quais os principais fatores que fizeram a desconcentração das indústrias?

f) saturação das condições socioespaciais das áreas densamente industrializadas, com problemas relacionados com a excessiva poluição do ar, trânsito caótico, atuação sindical, aumento dos custos com mão de obra etc. Existem, naturalmente, vantagens e desvantagens na desconcentração industrial no Brasil.

O que motivou o processo de desconcentração industrial no Brasil?

A guerra fiscal entre as várias unidades da Federação, os salários mais baixos nas regiões menos desenvolvidas, a proximidade de fontes de matérias-primas, o nível da infraestrutura local e o desenvolvimento do Mercosul têm provocado o deslocamento da indústria em direção a diferentes regiões.

Qual a importância dessa desconcentração para a economia do país?

A desconcentração industrial no Brasil é importante para levar desenvolvimento social e econômico para outras regiões do País, além de garantir a soberania do Brasil em territórios como a Amazônia (caso da Zona Franca de Manaus).

O que é um processo de conurbação?

O processo de conurbação é um dos principais fatores determinantes para a formação das Regiões Metropolitanas. Entende-se por conurbação quando duas ou mais cidades se “encontram” e formam um mesmo espaço geográfico.

O que são as funções urbanas?

Função urbana é o papel econômico desempenhado por uma cidade dentro de uma lógica de divisão do trabalho. A hierarquia urbana é a forma de organização das cidades, ou seja, é a escala de subordinação entre as cidades.

Por que ocorre o processo de migração industrial?

O processo de desconcentração industrial tem o objetivo de reduzir custos produtivos e logísticos para as empresas. Ainda, podemos destacar mais um fato: dependendo da cidade, a mão-de-obra pode ser barata e disponível.

Quais foram os fatores que levaram à concentração industrial no Sudeste?

O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da: Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.

Qual a importância da descontração?

Os músculos do pescoço e os dorsais deverão estar relaxados e com uma nítida báscula, favorecendo o engajamento dos posteriores. Somente através da descontração daqueles músculos podemos utilizar toda a musculatura mantendo a elasticidade.

Qual é a desconcentração?

  • A desconcentração é procedimento eminentemente interno, significando, tão somente, a substituição de um órgão por dois ou mais com o objetivo de acelerar a prestação do serviço. Na desconcentração, o serviço era centralizado e continuou centralizado, pois que a substituição se processou apenas internamente.

Como se caracteriza a desconcentração industrial?

  • 1. Desconcentração industrial é o nome dado ao processo que se caracteriza tanto pela diminuição do ritmo de crescimento da indústria nos grandes centros urbanos como pelo aumento do número de empresas que preferem transferir suas atividades, instalando novas unidades de produção em cidades menores, geralmente ...

Como funciona o serviço de desconcentração?

  • Na desconcentração, o serviço era centralizado e continuou centralizado, pois que a substituição se processou apenas internamente. Na desconcentração, as atribuições administrativas são outorgadas aos vários órgãos que compõe a hierarquia, criando-se uma relação de coordenação e subordinação entre um e outros.

Qual a diferença entre descentralização e desconcentração?

  • Qual a diferença entre descentralização e desconcentração? Qual a diferença entre descentralização e desconcentração?

Quais os fatores contribuíram para a desconcentração industrial no Brasil?

As principais causas apontadas para essa desconcentração foram os preços dos terrenos e outras deseconomias geradas pela aglomeração excessiva, além dos investimentos estatais em infra-estrutura e de outras políticas governamentais que contribuíram para reduzir as desigualdades regionais no período (Bandeira, 1995; ...

Quais são os fatores que estão levando a desconcentração industrial?

e) aumento na disponibilidade de mão de obra qualificada e barata nas regiões interioranas; f) saturação das condições socioespaciais das áreas densamente industrializadas, com problemas relacionados com a excessiva poluição do ar, trânsito caótico, atuação sindical, aumento dos custos com mão de obra etc.

Quais os fatores que colaboraram para a desconcentração industrial da cidade de São Paulo?

De acordo com CANO e SEMEGHINI (1992:101), isso ocorreu devido ao caráter de complementaridade da desconcentração espacial dos anos de 1970, em relação ao capital industrial e financeiro localizado em São Paulo, à manutenção do seu elevado peso na população urbana do país e, também, pela acelerada modernização de seu ...