Quais são os órgãos do sistema respiratório brainly

O sistema respiratório é um conjunto de órgãos responsáveis por transportar o ar para o interior dos pulmões para depois ser expelido para o exterior, permitindo a respiração a fala e a percepção de odores.

O principal objetivo da respiração é levar o oxigênio para todas as células do corpo e eliminar o gás carbônico, que é o resultado do oxigênio utilizado pelas células. Para que isso ocorra, existe a inspiração ou inalação, que é quando o ar entra nos pulmões, e a expiração ou exalação, que é quando o ar sai dos pulmões. Apesar desse processo acontecer a todo tempo, existem muitos órgãos envolvidos.

Órgãos do sistema respiratório

De acordo com a anatomia, os órgãos responsáveis pela respiração são:

  • Fossas nasais: são responsáveis por filtrar as partículas do ar, regular a temperatura que o ar chega nos pulmões, e perceber odores e a presença de vírus ou bactérias. Ao perceber a presença destes microrganismos, o sistema de defesa do corpo é ativado;
  • Faringe, laringe e traqueia: depois de passar pelas fossas nasais, o ar é levado em direção à faringe e à laringe, onde ficam as cordas vocais, e depois em direção à traqueia, que se divide em 2, até chegar aos pulmões direito e esquerdo. A traqueia é um tubo que contém anéis cartilaginosos em toda sua estrutura, que atuam de forma protetora, impedindo que se feche quando a pessoa vira o pescoço de lado, por exemplo;
  • Brônquios: depois da traqueia, o ar chega aos brônquios que são duas estruturas, semelhantes a uma árvore virada de cabeça para baixo, e por isso também é chamado de árvore brônquica. Os brônquios ainda se subdividem em vias menores, que são os bronquíolos, que são repletos de pequenos cílios e que produzem muco (catarro) que serve para eliminar os microrganismos;
  • Alvéolos: a última estrutura do sistema respiratório são os alvéolos, que estão diretamente ligados aos vasos sanguíneos. Aqui, o oxigênio passa para o sangue, onde poderá chegar a todas as células do corpo. Esse processo chama-se troca gasosa, porque além de levar o oxigênio para o sangue, o alvéolo retira o dióxido de carbono presente no sangue. O sangue rico em oxigênio circula pelas artérias, enquanto que o sangue com dióxido de carbono circula pelas veias. Ao expirar, todo o gás carbônico é eliminado.

Para ajudar no movimento da respiração, existem também os músculos respiratórios (intercostais) e o diafragma.

Funções do sistema respiratório

A principal função do sistema respiratório é realizar a respiração, que é o que permite transportar oxigênio para todas as células do corpo e eliminar o dióxido de carbono, que é o resultado do oxigênio utilizado pelas células.

A respiração ocorre de forma inata, desde o nascimento do bebê, sem a necessidade de aprender a fazê-lo, pois é controlada pelo sistema nervoso autônomo. Para que esse processo aconteça, a pessoa inspira o ar atmosférico, que passa pelas narinas, atravessa a faringe, laringe e traqueia e chega aos pulmões, onde flui pelos brônquios, bronquíolos, até finalmente chegar aos alvéolos, onde o oxigênio passa diretamente para o sangue. A respiração pode ser divida em duas etapas principais, que acontecem da seguinte forma:

  • Inspiração: os músculos respiratórios localizados entre as costelas se contraem e o diafragma desce, aumentando o espaço para que os pulmões fiquem cheios de ar, o que faz com que a pressão interna diminua;
  • Expiração: os músculos respiratórios e o diafragma relaxam, o diafragma sobe, o volume da caixa torácica diminui, a pressão interna aumenta e o ar sai dos pulmões.

A falta de ar ocorre quando há alguma alteração no sistema respiratório, o que impede a entrada ou saída de ar e, portanto, torna as trocas gasosas ineficazes, o que por sua vez faz com que o sangue tenha mais dióxido de carbono do que oxigênio.

Além disso, o sistema respiratório também tem outras funções importantes. Por exemplo, ao passar pelo nariz, atravessa alguns receptores sensoriais localizados na mucosa nasal que conferem o sentido do olfato, com o qual podemos perceber mais de 10.000 cheiros diferentes. Por outro lado, quando o ar que expelimos dos pulmões passa pela laringe e pelas cordas vocais, são emitidos sons que nos permitem falar e nos comunicar com outras pessoas.

Principais doenças do sistema respiratório

Alguns exemplos de doenças comuns do sistema respiratório são:

1. Gripe ou resfriado

A gripe e o resfriado acontecem quando vírus entram no sistema respiratório. No resfriado o vírus está apenas nas fossas nasais e pode chegar até a faringe, causando congestão nasal e desconforto. No caso da gripe o vírus pode chegar aos pulmões havendo febre e muito catarro no peito. Saiba quais são e como tratar os sintomas da gripe

2. Asma

A asma acontece em períodos em que a pessoa apresenta uma diminuição dos brônquios ou bronquíolos, havendo uma pequena produção de muco, fazendo com que o ar passe com mais dificuldade por estas estruturas e a pessoa emite um som agudo à cada inspiração.

3. Bronquite

A bronquite causa uma contração e inflamação dos brônquios e bronquíolos. O resultado dessa inflamação é a produção de muco, que pode ser expelido em forma de catarro, mas que também pode ser engolido ao chegar na faringe, sendo direcionado para o estômago.

4. Alergia

A alergia acontece quando o sistema imune da pessoa é muito reativo e entende que certas substâncias presentes no ar são muito prejudiciais à saúde, causando sinais de alerta sempre que a pessoa é exposta à poeira, perfumes ou pólen, por exemplo.

5. Pneumonia

A pneumonia normalmente é causada pela entrada de vírus ou bactérias, mas também pode acontecer devido a presença de objetos estranhos, restos de comida ou de vômito dentro dos pulmões, causando febre e dificuldade respiratória. Uma gripe pode piorar e causar pneumonia, mas o resfriado não tem essa possibilidade. Confira todos os sinais e sintomas da pneumonia

6. Tuberculose

A tuberculose ocorre quando uma bactéria entra nos pulmões pelas vias respiratórias, causando febre, tosse com muito catarro, e por vezes com sangue. Essa doença é muito contagiosa e passa pelo ar pelo contato com as secreções do indivíduo doente. O tratamento é de extrema importância porque o bacilo pode chegar ao sangue e se espalhar pelo corpo, causando tuberculose fora dos pulmões.

Quando ir ao médico

Sempre que existem sintomas como dificuldade para respirar, chiado ao inspirar, febre, tosse com catarro ou com sangue é importante buscar ajuda médica para avaliar o sistema respiratório e identificar se existem alguma doença que esteja causando esses sintomas, iniciando o tratamento mais adequado.

Qual o médico que trata de doenças respiratórias?

No caso de sintomas mais mais comuns como gripe ou resfriado pode-se marcar uma consulta com um clínico geral. Esse médico pode auscultar os pulmões, verificar se há febre e observar outros sinais e sintomas característicos de doenças respiratórias.

No caso de doenças crônicas, como asma ou bronquite, pode ser indicado buscar ajuda de um médico especialista em pneumologia, porque ele está mais habituado a tratar pacientes com esse tipo de doença, tendo maior capacitação para orientar o tratamento e o seguimento por toda vida da pessoa.

Quais são os órgãos que fazem parte do sistema respiratório?

Os órgãos do sistema respiratório são: fossas nasais, faringe (nasofaringe), laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.

Quais são os principais órgãos do sistema respiratório Brainly?

Cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.

Quais são os órgãos do sistema respiratório e digestivo?

Faringe. A faringe é um tubo que serve de passagem tanto para os alimentos quanto para o ar, portanto, faz parte do sistema respiratório e do sistema digestório. Sua extremidade superior se comunica com as cavidades nasais e com a boca, na extremidade inferior se comunica com a laringe e o esôfago.

Quais são os órgãos que compõem o sistema respiratório e o que esses órgãos fazem para evitar a entrada de partículas estranhas pelas vias aéreas?

Resposta verificada por especialistas Na narina existem pelos que prendem as partículas estranhas. Para auxiliar os pelos as fossas nasais também podem secretar um muco que auxilia no impedimento da entrada das partículas. Depois, no bronquios também é secretado um muco que prende as partículas estranhas.