Fogão com mesa de vidro vantagens e desvantagens

O fogão com mesa de vidro tem várias vantagens e pode ser uma ótima opção para sua cozinha. Por exemplo: ele é mais simples de limpar, além de ter um belo visual.

Mas é importante saber escolher o melhor fogão. Algumas características fazem toda a diferença no eletrodoméstico, e analisá-las vai garantir que você escolha um bom modelo. Continue lendo e descubra tudo o que você precisa!

Dúvidas mais comuns sobre fogões com mesa de vidro

Na hora de comprar um fogão com mesa de vidro, os consumidores costumam fazer algumas perguntas. Para facilitar sua compra, listamos as dúvidas mais recorrentes, com suas respectivas respostas. Veja abaixo.

1. O que é a mesa do fogão?

O termo “mesa do fogão” pode gerar confusão, principalmente quando ela é de vidro. De cara, muita gente pensa que estamos falando da tampa de vidro, que é mais comum, então, é importante esclarecer que a mesa é a superfície do fogão onde ficam os queimadores. Ou seja, é a parte superior do fogão, onde você vai posicionar as panelas para o cozimento.

Alguns fogões têm tanto a mesa de vidro, quanto uma tampa de vidro. A tampa funciona para proteger o fogão depois de usá-lo.

2. Quais as vantagens do fogão com mesa de vidro?

São vários os pontos atrativos de um fogão com mesa de vidro, começando pelo seu design. O visual do eletrodoméstico é mais bonito e sofisticado, podendo dar uma nova decoração à cozinha. Outro aspecto interessante é que a mesa de vidro é bastante simples de limpar. Ela é lisa, o que evita que resíduos grudem.

Também é uma vantagem que um fogão com mesa de vidro venha acompanhado de forno. Assim, você não precisará comprar um forno elétrico ou a gás separado do fogão. É uma facilidade que aumenta suas possibilidades de preparo dos alimentos.

Sem contar que um fogão com mesa de vidro também tem bastante resistência e durabilidade.

3. Quais as desvantagens de um fogão com mesa de vidro?

Apesar dos vários atrativos de um fogão com mesa de vidro, existem pontos que merecem atenção. Começando pelo fato de que esse tipo de fogão costuma ter preço um pouco mais alto. Assim, será importante pesquisar bem antes de fazer sua compra. Dessa forma, será mais simples obter uma oferta mais em conta. Além disso, você deverá tomar alguns cuidados durante o uso do fogão pois resfriá-lo com água ou algo frio imediatamente após o uso pode trincar o vidro.

4. Fogão com mesa de vidro ou fogão com mesa inox?

Para escolher entre um fogão com vidro e uma opção com inox, vale a pena avaliar três aspectos principais. São eles: a decoração da sua cozinha, resistência e pés do eletrodoméstico.

Quando o objetivo é uma decoração mais requintada, o fogão com mesa de vidro será uma opção mais interessante. Ele também tem resistência maior do que o inox, e geralmente seus pés são mais altos.

Fora esses aspectos, porém, o fogão inox pode ser também uma opção bastante vantajosa. Especialmente se você quiser pagar menos pelo eletro, pois a opção inox geralmente é mais barata.

5. A Mesa de vidro do fogão pode quebrar?

Claro que a mesa de vidro de um fogão foi projetada para não quebrar, nem trincar. Uma das suas principais características é sua alta durabilidade. Não significa, porém, que o material é 100% à prova de danos. Na hora de usar o fogão, você precisará tomar alguns cuidados. Por exemplo: não é recomendado resfriar o fogão imediatamente após seu uso. O ideal é que a superfície esfrie sozinha. Do contrário, o choque térmico pode provocar trincas.

Outro cuidado importante é não deixar grande peso sobre o fogão. Uma panela não será um problema, mesmo que grande. Agora imagine talvez o armário cair sobre o fogão; isso, com certeza, causará danos.

Pode parecer um alerta exagerado, mas é sempre bom lembrar que o vidro é um material sujeito a danos. Para evitá-los, você precisará cuidar bem do seu fogão.

A seguir, listamos as melhores opções para você considerar. Acompanhe!

1. Fogão Piso 4 Bocas Consul com Mesa de Vidro Inox

Fogão com mesa de vidro vantagens e desvantagens

Esse fogão com mesa de vidro é bivolt e tem 4 queimadores. Seu atendimento é automático, bastando apenas conectá-lo à tomada e acionar o botão de acendimento. Por ser bivolt, ele funciona tanto em na rede 110 volts, quanto 220 volts.

O forno deste modelo tem prateleiras deslizantes e 58 litros. Por isso, é uma opção mais indicada para famílias de até três pessoas.

O fogão ainda tem luz de forno e detalhes prateados em sua estrutura. Suas dimensões são as seguintes: 94 cm de altura e 51 cm de largura.

2. Fogão de Piso 5 Bocas à Gás Dako Glass com Mesa de Vidro

Fogão com mesa de vidro vantagens e desvantagens

Esse fogão de 5 bocas é bivolt e tem acendimento automático simples. Seu forno é o maior destaque do modelo: são 119,5 litros, o que permite facilmente a preparação de assados para uma família grande.

O forno também tem sistema Limpa Fácil, por isso é simples retirar resíduos da superfície. São duas grandes, uma deslizante e uma fixa, e ele também possui luz de forno.

Entre as 5 bocas do fogão, há o com Tripla Chama e outro Mega Chama. São queimadores mais potentes, que agilizam a preparação das receitas.

3. Fogão Atlas Tropical Glass 5 Bocas Preto com mesa de vidro

Fogão com mesa de vidro vantagens e desvantagens

Este fogão de 5 bocas tem duas delas com 1,7 kW, duas com 2,0 kW e um queimador Tripla Chama, com 3,3 kW de potência.

O modelo é bivolt, o que permite seu acendimento automático em redes 110v/220v.

Outra característica importante é que seu forno tem 86,5 litros de capacidade. Ele conta também com luz interna e acabamento Limpa Fácil. Porém, tem apenas 1 grade deslizante.

As dimensões do produto são de 75 cm de largura, 88,9 cm de altura e 60,5 cm de profundidade.

4. Fogão de Piso Itatiaia Vitrum 4 Bocas Mesa de Vidro com Timer Digital Inox

Fogão com mesa de vidro vantagens e desvantagens

Voltando para modelos de fogão 4 bocas, temos o Itatiaia Vitrum. Ele tem acendimento automático bivolt e um belo visual, além de pés altos.

O maior destaque do modelo é sua tecnologia. Ele tem painel digital touch screen, por meio do qual é possível acender os trempes e a luz de forno. No painel, também é possível programar o timer do fogão, que emite um aviso sonoro.

A boca central do fogão é Tripla Chama, com potência maior que as demais. Já seu forno tem duas prateleiras e luz interna. A porta do forno tem 2 estágios de abertura, para que você não precise abrir toda a porta para dar uma “olhadinha” na receita.

5. Fogão Atlas 4 bocas Agile Glass preto com mesa de vidro

Fogão com mesa de vidro vantagens e desvantagens

Esse também é um fogão com mesa de vidro com quatro bocas e bivolt. Por isso, funciona tanto na rede 110 volts, quanto 220 volts.

O modelo é da cor preta e um forno com capacidade de 50 litros. Ele tem duas grades, para permitir assar mais de uma receita de uma só vez, e ainda tem luz de forno.

Outro ponto importante do modelo são seus queimadores. 2 das trempes têm 1,7 kW, as outras duas funcionam com 2 kW. As dimensões do fogão são: 48 cm de largura, 91,7 cm de altura e 59,5 cm de profundidade.

6. Fogão 4 bocas Fratello Vetro Grafite com mesa de vidro MUELLER

Fogão com mesa de vidro vantagens e desvantagens

Com 4 bocas, esse fogão com mesa de vidro é bivolt. Seu forno tem 48,1 litros de capacidade e várias funções. São elas: Assar, Dourar, Tostar, Gratinar e Aquecer.

São duas grades no forno, luz para visualização interna e temperatura de até 290° C. Já na mesa do forno, existem dois queimadores especiais. O Queimador Família tem potência de 2 kW, e o Queimador Médio 1,7 kW.

As dimensões do fogão são: 87 cm de altura, 48,5 cm de largura e 55 cm de profundidade.

7. Fogão 5 bocas Atlas Agile Up Preto com Mesa de Vidro

Fogão com mesa de vidro vantagens e desvantagens

O forno deste modelo de fogão tem 86,5 litros, o que é uma ótima medida para famílias com mais de 4 pessoas. Seu acabamento é Limpa Fácil, e ele ainda possui lâmpada e duas grades deslizantes.

Já na mesa do fogão, são 5 bocas. Elas têm potências variadas, o que permite escolher a ideal dependendo da receita que será preparada. As potências são as seguintes: 1,7 kW em duas bocas; 2 kW em duas bocas; e 3,3 kW em 1 boca Tripla Chama.

As dimensões deste fogão com mesa de vidro são: 75 cm de largura, 92,7 cm de altura e 59,5 cm de profundidade.

8. Fogão Mueller 5 bocas Fratello Vetro Grafite com mesa de vidro Única

Fogão com mesa de vidro vantagens e desvantagens

Os 5 queimadores deste fogão têm potências diferentes, para facilitar a preparação de alimentos que precisam de mais calor, por exemplo. São duas bocas com 1,7 kW, duas com 2 kW e uma com 3,7 kW.

A cor predominante neste modelo é a grafite, o que dá um visual diferente à cozinha. Ele tem 55 cm de profundidade, 87 cm de altura e 75 cm de largura.

Já o forno da opção tem capacidade de 81,6 litros. Porém, ele tem apenas 1 grade, apesar de ser possível posicioná-la em duas alturas diferentes. O forno não tem iluminação interna.

9. Fogão Braslar Top Glass Black V2 4 Bocas Mesa de Vidro

Fogão com mesa de vidro vantagens e desvantagens

Este fogão com mesa de vidro tem 4 bocas e acendimento automático simples. Já seu forno é autolimpante e tem luz interna, para facilitar a visualização interna pelo usuário.

O visual do fogão chama bastante a atenção, pois é quase todo preto. Há apenas alguns detalhes em cinza, que aumentam a elegância do eletro.

As dimensões desse fogão são as seguintes: 91 cm de altura, 47,8 cm de largura e 57 cm de profundidade.

10. Fogão Atlas Tropical Glass 4 Bocas Inox com mesa de vidro com Acendimento automático

Fogão com mesa de vidro vantagens e desvantagens

Com cor inox, esse fogão com mesa de vidro é bivolt e tem duas potências em seus queimados. São 2 Ramais de 1,7 kW e 2 Família de 2,0 kW.

A capacidade do forno deste modelo é pequena, mas pode ser suficiente para uma família de até 2 pessoas. São 50 litros e uma grande deslizante. O forno ainda possui luz interna, para facilitar a visualização do usuário.

Já as dimensões do produto são as seguintes: 48 cm de largura, 87,9 cm de altura e 60,5 cm de profundidade.

Como escolher o melhor fogão com mesa de vidro para você?

Como você viu no tópico anterior, existem ótimas opções de fogão com mesa de vidro disponíveis no mercado. Por isso, na hora de escolher o seu, é importante analisar algumas características do modelo. Assim, será mais simples definir qual o melhor para você. Acompanhe a seguir:

Queimadores do fogão

Você já deve ter percebido que a maioria dos fogões têm queimadores com tamanhos e potências diferentes. Pois eles são mesmo a maioria, mas não todos. Então, é importante avaliar essa característica na hora de comprar seu eletro.

Os queimadores com potências diferentes são interessantes porque permitem cozinhar um alimento mais rápido ou devagar. Aqueles que precisam de uma temperatura menor, por exemplo, podem ser preparados no queimador menor.

Além de verificar o tamanho de cada queimador, confira a potência deles nas indicações dos fabricantes. Para contar com uma trempe mais potente, ela deve ter pelo menos 3 kW.

Visual do fogão com mesa de vidro

Um fogão com mesa de vidro dá um design mais moderno e sofisticado à cozinha. Mas na hora de escolher o seu, você deve avaliar também outros aspectos do seu visual.

Isso inclui a cor do fogão, o design dos seus botões e grades, os seus pés, tamanho etc. Tenha a certeza de que você gosta do design do fogão, que você o acha bonito. Isso vai evitar que, após certo tempo, ele cause certo cansaço visual e você precise trocá-lo para se livrar desse incômodo.

Modelo do fogão

Existem fogões com 4 bocas, 5 bocas, 6 e assim por diante. Os fogões com mais de 4 bocas são indicados para famílias grandes, com mais de 4 pessoas. Então, lembre-se de avaliar qual a quantidade de queimadores ideais para sua casa

Medidas do eletrodoméstico

É essencial, antes de comprar o fogão, medir o espaço que você tem disponível na cozinha. Isso vai evitar grandes dores de cabeça, que aconteceriam se você adquirisse um modelo grande mais.

Uma dica extra é conferir a altura dos pés do fogão. Se você quiser mais facilidade para limpar debaixo do fogão, os pés dele devem ser mais altos.

Tamanho do forno

Para uma família de até três pessoas, um forno de 70 litros é mais que suficiente. Para mais do que isso, vale a pena procurar por um fogão com forno maior.

Afinal, 70 litros são suficientes para a preparação de um bom assado. Mas para servir mais de quatro pessoas, você vai precisar de mais espaço no forno.

Temperatura do forno

Outro aspecto importante do forno é sua temperatura. Para preparar grandes pratos, é interessante que a temperatura do forno seja superior a 250° C.

Então, se você optar por um modelo com mais de 70 litros, lembre-se de conferir também a temperatura dele. Quanto maior, melhor, pois será mais rápido preparar receitas em grande quantidade.

Grades do forno

Ainda falando do forno, confira o número de grades que ele suporta. O ideal é contar com pelo menos 2 grades, pois assim você poderá assar mais de um prato de uma só vez.

Também é interessante que o forno tenha diferentes alturas. Assim, você poderá deixar a assadeira mais próxima ou afastada da chama, conforme a necessidade.

Segurança do forno

Os sistemas de segurança são bastante comuns nos fornos, mas vale a pena ter a certeza de que ele está presente.

Basicamente, esse sistema bloqueia a passagem de gás no forno se a chama apagar. Isso previne que o gás se acumule no interior do forno, o que, com o retorno da chama, poderia causar graves acidentes.

Luz de forno

O fogão que tem luz de forno facilita a preparação de assados, pois não será preciso abrir a porta do forno para conferir o andamento da receita.

Então, essa é uma característica importante para conferir no fogão. Apesar de a luz de forno ser bem comum, ela ainda não está presente em todos os modelos de fogão.

Funções do fogão

Alguns modelos de fogão com mesa de vidro têm funções extras. São características que podem facilitar seu dia a dia, então pode ser interessante avaliá-las.

Você pode contar, por exemplo, com timer. Assim, será preciso apenas programar o tempo de preparação no forno, e um aviso sonoro vai avisar assim que o tempo acabar.

Também existem modelos com grill, forno limpa fácil (que não gruda resíduos) e várias outras características. Analise bem o que o eletro oferece e se são funções interessantes para você.

Preço do fogão com mesa de vidro

O preço dos fogões com mesa de vidro no mercado é bastante variado. É possível encontrar modelos a partir de R$ 400,00, e outros que vão bem além de R$ 6 mil.

Por isso, defina o quanto você está disposto a gastar. A partir daí, será mais simples limitar as suas opções de modelo e escolher o fogão ideal.

Opinião dos consumidores

A opinião de outros consumidores pode ajudar muito a escolher um bom fogão. Afinal de contas, as fabricantes dizem apenas as características dos fogões e suas vantagens. Dificilmente elas falam sobre as desvantagens de um produto, não é mesmo?

Mas os consumidores costumam ser bastante sinceros sobre os produtos. Então, conferir a opinião deles pode dar a você mais segurança de que aquele é mesmo um bom fogão.

Para verificar essas opiniões, você pode acessar a página de venda do modelo na internet, em diferentes lojas online. Os comentários nessas páginas podem trazer mais luz à sua decisão.

Qual o melhor fogão com mesa de vidro?

Agora que você já viu ótimos modelos de fogão e o que avaliar na hora da compra, está se perguntando qual o melhor. Acertamos? Pois a resposta é simples: o melhor fogão é aquele que atende bem suas necessidades. Especialmente considerando seu visual, dimensões e tamanho do forno. Então, lembre-se de considerar bem o espaço que você tem disponível na cozinha e a quantidade de alimento que pretende preparar. Isso vai tornar sua decisão mais simples. Mesmo assim, podemos dizer que o Fogão de Piso Itatiaia Vitrum 4 Bocas Mesa de Vidro com Timer Digital Inox Bivolt é o melhor fogão com mesa de vidro da nossa lista.

O modelo tem um bom tamanho do forno, é fácil de limpar e ainda tem funções extras, que podem facilitar o dia a dia. Pode ser exatamente a opção de fogão que você está procurando!

Porque a mesa de vidro do fogão estoura?

O fogão com mesa de vidro pode quebrar? Os fogões com mesa de vidro são feitos do mesmo material que os cooktops, isto é, um vidro temperado que é resistente às altas temperaturas e a um peso elevado, por isso é muito difícil que ele quebre ou estoure.

É melhor fogão de vidro ou inox?

O inox é o melhor modelo pra suportar panelas maiores! A maior vantagem do vidro é ser fácil de limpar, estar presente em todos os modelos de cooktops e ainda ser um luxo. Dá pra escolher essa mesa nos tipos a gás, elétrico ou por indução de até 5 bocas, viu?

Qual panela usar em fogão com mesa de vidro?

A recomendação é utilizar panelas de fundo plano. Panelas com fundo arredondado não permitem o posicionamento adequado sobre as grades. Além disso, outra indicação dos fabricantes é evitar o uso de panelas em material refratário, de cerâmica, de barro ou de pedra sabão.

Quais as vantagens e desvantagens do fogão com mesa de vidro?

O fogão com mesa de vidro é um modelo que traz inovação com sua mesa de vidro temperado que tem, em média, 6 milímetros de espessura, ou seja, é muito resistente ao calor e ao peso das panelas. Além de ser moderno, bonito e dar um charme a mais para a cozinha.