Melhor horario para postar foto instagram

Atualizado em 17/08/2022 por Vitória Freitas

Saber qual é o melhor horário para postar no Instagram é crucial para o desempenho da publicação. Ignorar isso pode enfraquecer seu contato com a audiência, já que ela não está presente, e sua postagem vai se perder entre outros posts que surgem o tempo todo. Assim, suas chances de venda vão diminuir rapidamente – e com força.

Segundo o levantamento da Sprout Social, com base em usuários globais do Instagram, existem, de fato, os melhores horários para postar e ter mais engajamento.

Por isso, você deve atentar-se ao horário de publicação. De nada serve fazer um post às 11 da manhã se sua audiência não está presente neste momento, concorda?

Neste artigo, vou te ensinar a entender quais são os melhores horários para postar no instagram, alguns critérios para identificar isso e outros pontos importantes.  

No vídeo abaixo, Ana Clara Magalhães, especialista em Marketing e Redes Sociais do Ecommerce na Prática, fala sobre o assunto. Confira:

  • Qual é a relação entre venda e horário da postagem?
  • Por que postar no horário certo?
  • Horários com melhor engajamento no Instagram 
  • Critérios para encontrar o melhor horário para postar no Instagram
  • O melhor horário para postar no Instagram de acordo com o seu segmento
  • Por que apostar em bons conteúdos?
  • Perguntas Frequentes

Qual é a relação entre venda e horário da postagem?

O Instagram pode ser fantástico para o seu negócio. Em 2018, um levantamento feito pela Nuvemshop mostrou que 70% das vendas feitas no ano passado pelas redes sociais foram através do Instagram. Esse resultado não é sem motivo: a plataforma tem crescido de forma exponencial ao redor do mundo. No Brasil, não é diferente – já são mais de 100 milhões de usuários ativos na rede por aqui.

Com tantas pessoas acessando diariamente o Instagram, é claro que as marcas perceberam a oportunidade. 

Hoje, inclusive, o próprio Instagram facilita as transações comerciais na plataforma. O Instagram Shopping com checkout próprio, por exemplo, é um grande passo para tornar o ambiente mais amigável e eficaz para os vendedores.

Só que, para conseguir bons resultados nesta rede social, você precisa prestar atenção ao conteúdo que está postando e ao nível de engajamento da sua audiência. 

O Instagram não é uma loja virtual de forma propriamente dita. Ele é uma rede de entretenimento e relacionamento, um espaço visual onde as pessoas buscam dicas, informações e trocas.

Isso é um fato. Esta é a rede social em que ocorrem 15 vezes mais interações do que em qualquer outra. E o resultado dessas interações são vendas recorrentes. Afinal, a verdade é que não existe concorrência para quem envolve a audiência. 

Funciona assim:

  • Você publica conteúdo de valor para sua audiência;
  • Ela retribui com likes, comentários, directs e indicações;
  • Aos poucos, passa a confiar em você e na sua marca;
  • Quando a pessoa decide comprar um produto, o seu vem à mente imediatamente.
  • Você vende mais!

Só que você só consegue envolver a sua audiência se ela ver as coisas que você publica. É por isso que você deve ter em mente o melhor horário para postar no Instagram e por isso que este horário de postagem tem a ver com as vendas do seu negócio.

melhor horario para postar no instagram

Por que postar no horário certo?

Para responder a esta pergunta, precisamos entender sobre o Algoritmo do Instagram. Houve uma época em que os conteúdos que as pessoas viam na linha do tempo desta rede social apareciam apenas em ordem cronológica (atualmente existem 3 feeds possíveis na rede social e apenas 1 segue a hierarquia de ordem cronológica).

Ou seja: se você publicava às 11 da manhã, a pessoa podia ir descendo na timeline (linha do tempo) e ela encontraria a sua publicação, ainda que outras pessoas tivessem postado depois. 

É claro que, no meio do caminho, alguém podia desistir e sua publicação ia se perder. Por isso, marcas e influenciadores usavam a técnica de postar o máximo possível de imagens, às vezes de 3 em 3 horas, para não correrem o risco de serem ignoradas.

Essa estratégia funcionava? Sim. Mas o volume de postagens era muito alto. Hoje em dia, você não precisa mais apostar em um volume tão grande. 

O Algoritmo do Instagram mudou.

Portanto, em vez de fazer várias postagens em um dia para garantir que as pessoas vão te ver, você pode postar apenas 1 imagem ou vídeo.

O problema é que não existe nenhuma garantia de que todas as pessoas que te seguem verão este conteúdo. Isso porque uma das regras mais importantes do algoritmo gira em torno do engajamento com a publicação. Ou seja: o conteúdo aparece para aquelas pessoas que mais interagem com o seu perfil e com as coisas que você posta

Se elas se envolverem com o novo post (entenda que envolvimento é realizar uma ação como curtir, comentar, salvar, compartilhar…) durante as primeiras horas, então o Instagram vai mostrar o conteúdo para mais pessoas e assim sucessivamente.

No entanto, se elas não tiverem nenhum tipo de ação relacionada àquele post, então, aos poucos, o conteúdo para completamente de trazer resultado. Ou seja: é deixado de lado e não aparece mais para ninguém na linha do tempo.

Isso é péssimo não só para você, que perdeu tempo e dinheiro pensando na publicação, como para o perfil da sua marca. Afinal, um perfil cujas publicações não geram engajamento fica esquecido e entrega cada vez menos resultados.

Mas tenha calma, porque existe uma técnica eficaz para fazer com que o algoritmo trabalhe a seu favor. E esta técnica tem tudo a ver com o melhor horário para postar no Instagram.

Sabendo o melhor horário para postar, você consegue atingir pessoas no momento em que elas estão na plataforma. A consequência disso são mais pessoas vendo o que você publicou e, consequentemente, mais pessoas interagindo.

Leia também: Como recuperar conta do Instagram desativada [GUIA]

Horários com melhor engajamento no Instagram 

Cada negócio precisa ter um horário diferente, afinal, cada um tem uma persona específica.

Mesmo assim, algumas empresas realizam testes para identificar quais horários no geral estão atendendo melhor às expectativas das pessoas.

Segundo o levantamento da Sprout Social, com base de usuários globais da própria rede social, os melhores horários para postar no Instagram são:

  • Quarta-feira, às 11h, e sexta-feira, de 10h às 11h;
  • Quarta-feira é o melhor dia para postar no Instagram;
  • Terça a sexta, das 10h às 15h que provavelmente terão um bom engajamento;
  • Domingo recebe a menor quantidade de engajamento no Instagram;
  • A menor quantidade de engajamento ocorre durante a madrugada, das 23h às 3h.

Já outro levantamento, desta vez realizado pela a Later, teve resultados um pouco diferentes:

  • Segunda – 6h, 10h e 22h;
  • Terça – 2h, 4h e 9h;
  • Quarta – 7h, 8h e 23h;
  • Quinta – 9h, 12h e 19h;
  • Sexta – 5h, 13h e 15h;
  • Sábado – 11h, 19h e 20h;
  • Domingo – 7h, 8h e 16h.

A realidade é que cada pesquisa terá resultados diferenciados sobre os melhores horários para postar no Instagram, porque os comportamentos das pessoas estão em constante mudança.

Mas não se engane…

Por mais que esses horários possam servir como base, a única forma de saber quais são as horas corretas para você é analisando o seu próprio negócio. Como cada empresa tem um propósito diferente, cada uma deve ter o seu próprio horário. 

Portanto, não caia nessa de seguir apenas pesquisas. Existem formas melhores de saber qual é o SEU horário melhor de postagem. Deixa eu te mostrar…

horario para postar no instagram importancia

Critérios para encontrar o melhor horário para postar no Instagram

Como falei antes, as primeiras horas são cruciais para a boa entrega do algoritmo.

Portanto, o seu objetivo é fazer com que o máximo de pessoas vejam o que você tem a dizer no momento em que você posta. 

Digamos que você tenha uma loja de roupas e a sua persona é uma mulher que trabalha. Se você fizer postagens na madrugada, quando todo mundo está dormindo, ou em horários comerciais, que ninguém pode navegar no Instagram, suas curtidas certamente serão poucas.

Da mesma forma, de nada adianta postar 4 horas da tarde se ninguém está ali para acompanhar.

Você precisa usar o Instagram nos melhores horários – existem alguns critérios essenciais na hora de entender qual horário é esse. Veja agora: 

1 – Conheça a sua persona

A sua persona é quem vai definir qual é a melhor hora para você fazer postagens no Instagram.

Tenha em mente quem ela é e pense em quais momentos ela poderá acessar ao conteúdo que você gera no Instagram.

Por exemplo: Digamos que a sua persona é um adolescente que vai à escola. Se você só fizer postagens pela manhã, quando ele está estudando, talvez ele não consiga ver o seu conteúdo.

Agora, se você postar no final da tarde ou à noite, nas horas que ele já está em casa, a possibilidade dele interagir vai ser maior. 

Se você não conhece os seus clientes, não tem como saber como são os seus comportamentos nas redes sociais. Assim, as chances de você errar são enormes….

E aí já sabe: perdeu tempo e dinheiro à toa. Dessa forma, se coloque no lugar da sua persona e compreenda como ela usa as redes sociais. 

horario para postar no instagram persona

2 – Cuidado com os horários comerciais

Se você acabou de abrir a sua conta no Instagram, suas métricas ainda são muito frias. Portanto, entender a persona é a sua melhor tacada.

Mesmo assim, existe uma dica importante: evite horários comerciais (de 8h às 18h, no Brasil). Esse é o horário em que as pessoas estão trabalhando, estão focadas em outra coisa. 

Em alguns casos, porém, pode ser interessante postar entre 11h às 14h, que é horário de almoço. No tempo livre, algumas pessoas tendem a correr para o celular a fim de encontrar uma distração. 

Mas preste atenção, porque isso depende muito da sua persona.

melhor horario para postar no instagram hora comercial

3 – Saiba onde seu público está

Você sabe com quais regiões você fala? Informações geográficas podem ser valiosas na hora de fazer postagens no Instagram. Essas são informações extremamente importantes para aqueles que desejam saber o melhor horário para postar no Instagram.

Além das características culturais, que podem interferir no conteúdo que você posta, existem 4 fusos horários no Brasil. 

No Rio Branco, por exemplo, o possível cliente vai ver sua postagem com 3 horas de diferença de uma pessoa em Fernando de Noronha.  Caso a sua página atenda outro país, essa relação é ainda mais forte. 

Por isso, identifique onde está a maior parte da sua clientela. Para conseguir a informação, pode usar o Instagram Business.

melhor horario para postar no instagram localização

4 – Use o Instagram for Business (Instagram para Negócios)

Algumas pessoas não sabem, mas o Instagram oferece uma ferramenta de Analytics totalmente gratuita. Com essa ferramenta, você pode ter acessos a muitas métricas que vão direcionar suas estratégias, como alcance, visualizações, faixa de idade, localização, os dias que as pessoas estão mais ativas e, claro, qual horário tem maior interação.

E isso NÃO é uma média global, não é uma estimativa.

São dados precisos.

Por sorte, você consegue esses dados acessando as configurações do seu perfil comercial. 

Como acessar o Instagram for Business? 

Para fazer ter acesso às informações oferecidas gratuitamente pelo Instagram, siga os seguintes passos:

  • Vá no seu feed (a página do seu perfil);
  • Clique no botão que fica na parte superior direita (são três linhas horizontais);
  • Clique em “Informações”;
  • Em seguida, clique em “público” e role a tela até o final;
  • Na parte “seguidores”, você vai ter acesso aos dias da semana que dão maior resultado e aos horários;
  • Selecione “Horas” e anote as informações.

Assim, você consegue saber o horário exato em que o seu público está ativo no Instagram!

melhor horario para postar no instagram exemplo

5 – Faça os seus próprios testes

Por mais que o Instagram for Business seja um ótimo direcionamento, dificilmente você chegará a decisões precisas apenas com avaliações automáticas.

Não podemos esquecer que estamos lidando com pessoas, não robôs. Seus clientes podem esquecer da sua página, desengajar por razões emocionais…

Isso porque o comportamento deles sempre muda. Uma ótima maneira de acompanhar isso e lidar com esse problema é realizar testes para entender qual horário de melhor aderência.

Para fazer isso, não há grandes mistérios. O famoso teste A/B pode ser excelente. Por exemplo: Faça o mesmo post em dias e horários diferentes entre 3 a 5 vezes. Poste uma foto às 11h. Deixe passar 24h e anote quantas curtidas e quantos comentários teve.

No dia seguinte, faça a mesma exata postagem em outro horário que você queria postar. Ah, só não esqueça de apagar a publicação que você fez no dia anterior. Afinal, não faz sentido ter várias postagens iguais no seu feed.

Esses testes podem ser bem demorados, levando semanas e até mesmo meses, mas ele pode tirar muitas dúvidas e estabelecer um bom horário para você.

Eles são ótimos para encontrar as respostas e acabar com as suas dúvidas. Quando sentir que sua persona está mudando de comportamento, não hesite em realizar esses testes.

melhor horario para postar no instagram testes

6 – Use outros aplicativos

Existem vários aplicativos que funcionam como o Instagram for Business e podem te dar métricas necessárias.

Um dos mais famosos é a UNUM, disponível tanto para android quanto para iOS. Ele tem o recurso “best time to post”. Com ele, você pode ver quais os horários que  tiveram pico de engajamento durante a semana. Assim, ele pode ser mais uma avaliação que vai te ajudar a decidir o melhor horário para postar no Instagram

Além disso, esses aplicativos externos também podem te dar dicas e insights de posts que geram mais engajamento. Essa é uma métrica interessante de acompanhar. Afinal, como o engajamento é tão importante, postar bons conteúdos nas redes sociais vai fazer toda a diferença para você.

7 – Analise a concorrência

Analisar a concorrência é um termômetro importante para entender o que está dando certo e o que não está funcionando bem na estratégia dos seus concorrentes. E, a partir disso, você pode pegar alguns insights para o seu próprio negócio.

Fazer isso é interessante não só para você aumentar as vendas do seu negócio, mas para entender, de fato, como a sua persona vai reagir às novas iniciativas. Ou seja, se as pessoas vão engajar ou não com as suas publicações. 

Se achar necessário, faça ajustes no meio do caminho e melhorias na sua estratégia. Lembre-se: o foco é agradar e engajar a sua persona.

melhor horário para postar no Instagram

O melhor horário para postar no Instagram de acordo com o seu segmento

Agora que já falamos sobre algumas das alternativas para encontrar o horário de postagem ideal para o seu negócio, quero te apresentar mais alguns dados de mercado que podem tornar mais fácil dar o primeiro passo…

Essas são informações retiradas do relatório Sprout Social e mostram horários específicos que podem ser mais vantajosos para empresas de determinados segmentos. Veja só: 

Empresas de tecnologia 

Empresas de tecnologia, usualmente, estão focadas em soluções – seja de produto, ou serviço – para outras empresas. Pode não parecer, mas este é um detalhe que pode fazer diferença na hora de se fazer postagens no instagram…

De acordo com o estudo mencionado, o melhor horário para postar no Instagram dentro desse segmento é às quartas-feiras, às 6h, 9h ou 10h. As datas com mais engajamento ficam entre quarta e quinta-feira, das 6h às 17h. O pior dia, no entanto, é o domingo. 

Empresas varejistas

Empresas varejistas, por outro lado, têm contato direto com o cliente final, o que pode abrir algumas oportunidades para criação de conteúdo. De acordo com a pesquisa, os horários de postagem com melhor envolvimento para empresas do segmento varejista são de terça-feira a sexta-feira, das 11h às 14h. Mais uma vez, o domingo se destaca como pior dia para postagens. 

Organizações sem fins lucrativos

Ainda que não sejam voltadas para o lucro, as ONGs têm uma grande vantagem sobre empresas tradicionais: um público mais cativo. Isso porque, usualmente, pessoas que acompanham organizações do tipo em redes sociais tendem a ser realmente apaixonadas pelos tópicos. 

Isso é muito bom, afinal, é raro que empresas do tipo tenham grandes orçamentos para campanhas de marketing, fazendo com que elas dependam grandemente do engajamento orgânico. 

De acordo com o Sprout Social, os melhores horários para postagens de ONGs são  terça-feira às 13h e 15h CDT e quarta-feira às 14h. Os horários com maior envolvimento são de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h.

Área da saúde

Criar conteúdo para a área da saúde pode ser um desafio e tanto. Tudo deve ser feito de maneira muito ética e cuidadosa, afinal de contas, esse é um assunto sério. De acordo com dados da pesquisa, empresas desse segmento devem fazer postagens às terças-feiras, das 7h às 16h. O final de semana, usualmente, vai representar um menor engajamento e, por isso, não é o melhor horário para postar no Instagram.

Área da educação

A área da educação é muito ampla e pode englobar desde os jovens mais conectados, até as pessoas mais velhas, que ainda não sabem lidar muito bem com a tecnologia. Nesse caso, vale fazer aquela pesquisa de persona que mencionamos logo acima, mas saiba que de acordo com dados, o melhor horário para postagens deste segmento é sexta-feira, das 9h às 17h

Empresas de entretenimento

O segmento de entretenimento é bastante concorrido e, por isso, saber quando postar pode fazer toda a diferença. De acordo com dados, o melhor horário para empresas do segmento é na sexta-feira, entre as 09h e as 11h.

melhor horario para postar no instagram qual é

Por que apostar em bons conteúdos?

Uma coisa que você deve ter em mente é que a estratégia de postar em horário de pico só vai funcionar se o seu conteúdo envolver pessoas. Se postar qualquer coisa que não tenha apelo junto à audiência, de nada adianta seu esforço… Não vai gerar engajamento.

E, consequentemente, sua postagem não vai a lugar algum.

Percebeu como está tudo interligado quando se trabalha com Instagram no seu negócio?

Existem muitos outros aspectos que podem influenciar no engajamento das pessoas com a sua marca. Bio, descrição, posicionamento, stories, anúncios… tudo isso impacta diretamente a entrega que seu perfil vai gerar.

Ou seja: impacta nas suas vendas. Mas não dá para contar tudo só em um artigo.

Por isso, criamos um outro artigo chamado: Como Vender No Instagram. 

Nele, você vai entender em detalhes sobre todas essas estratégias e insights importantes para engajar pessoas e vender para elas nesta rede social.

Mas, se você quer ir ainda mais longe e ter acesso a um curso completo de Marketing de Conteúdo, além de mais dezenas de cursos e centenas de masterclasses com foco em Ecommerce, Vendas e Marketing – todas ministradas por profissionais do mercado e especialistas.

Assine a plataforma de Educação do Ecommerce na Prática clicando aqui:

Perguntas Frequentes

Por que postar no horário certo?

Se as pessoas se envolverem com o novo post (envolvimento: curtir, comentar, salvar, compartilhar…) durante as primeiras horas, então o Instagram vai mostrar o conteúdo para mais pessoas e assim sucessivamente.

Quais são os horários com melhor engajamento?

Isso pode variar de negócio para negócio. Mas, segundo evantamento da Later, os melhores horários para postar no Instagram são: Segunda: 6h, 10h e 22h; Terça: 2h, 4h e 9h; Quarta: 7h, 8h e 23h; Quinta: 9h, 12h e 19h; Sexta: 5h, 13h e 15h; Sábado: 11h, 19h e 20h; Domingo: 7h, 8h e 16h.

Como encontrar o melhor horário para postar no Instagram?

1. Conheça a sua persona; 2. Tenha cuidado com os horários comerciais; 3. Saiba onde seu público está; 4. Use o Instagram for Business (Instagram para Negócios); 5. Faça os seus próprios testes; 6. Use outros aplicativos; 7. Analise a concorrência.

Qual o melhor dia e horário para postar foto no Instagram?

Os melhores horários para postar no Instagram mudam de acordo com o seu público-alvo e objetivos do post, por isso é importante fazer uma análise. Em geral, os melhores dias são terça e quarta-feira, enquanto os melhores horários para postar são: Segunda-feira às 11h. Terças e quartas-feiras das 10h às 14h.

Como saber o melhor horário para postar no Instagram 2022?

melhores horários: finais de semana entre 13h e 18h CDT; envolvimento mais regular: de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h CDT; melhor dia: domingo entre 13h e 18h CDT; pior dia: terça-feira.

Qual é o horário de pico no Instagram?

Confira alguns dos melhores horários para postar foto no Instagram, conforme a pesquisa do Sprout Social:.
domingo — entre 10 e 14h;.
segunda — entre 11h e 17h;.
terça — 5h e entre 9h e 18h;.
quarta — 5h, 11h e 15h;.
quinta — 5h, 11h e 15h;.
sexta — 5h e entre 9h e 16h;.
sábado — 11h..

Qual melhor horário para postar no feed?

Horários com melhor engajamento no Instagram.
Quarta-feira, às 11h, e sexta-feira, de 10h às 11h;.
Quarta-feira é o melhor dia para postar no Instagram;.
Terça a sexta, das 10h às 15h que provavelmente terão um bom engajamento;.
Domingo recebe a menor quantidade de engajamento no Instagram;.