Meu inss fora do ar hoje 2022

Cidadãos enfrentaram alguns problemas na última terça-feira, (25), devido a instabilidades na plataforma do Governo. O portal Gov.br permaneceu fora do ar durante o dia inteiro, afetando serviços essenciais que estão conectados a ele, como o MEU INSS e o ConectaSUS

A plataforma do Governo hospeda todos os serviços executados por cada ministério que chegam diretamente aos cidadãos brasileiros. Pelo portal, qualquer pessoa que tenha acesso consegue resolver uma série de demandas, desde questões empresariais relacionadas ao Microempreendedor Individual (MEI), previdenciárias pelo MEU INSS, requerimentos para emissão ou regularização de documentos e muito mais

No entanto, segundo informações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a plataforma do Governo ficou temporariamente indisponível, pois foi submetida a ajustes técnicos. O motivo da realização destes reparos ainda não foi informado, nem mesmo apresentou-se uma previsão para a situação ser normalizada.

Quais serviços da plataforma do Governo foram afetados?

Relatos dos usuários apontam que a instabilidade na plataforma do Governo teve início logo pela manhã do dia 25 de outubro. De imediato, a Receita Federal e o portal e-CAC, sistemas vinculados ao Gov.br, informam que ficariam indisponíveis até por volta das 20h daquele mesmo dia. 

Por meio do e-CAC, os contribuintes conseguem verificar pendências nas declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), além de também corrigirem as falhas. Outra plataforma que ficou fora do ar no mesmo dia foi o Emprega Brasil, por onde os trabalhadores podem acessar a Carteira de Trabalho Digital (CTD)

O mesmo espaço é direcionado a beneficiários dos auxílios Taxista e Caminhoneiro, permitindo que consultem a situação do benefício.

Entidades cobram solução na plataforma do Governo

Diante de tantos serviços afetados pela instabilidade, algumas entidades se posicionaram, requerendo que as medidas cabíveis sejam tomadas para regularizar a plataforma do Governo o quanto antes.

Uma delas foi a Comissão de Direito Previdenciário da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Estado de São Paulo (SP), a qual disse estar atenta às providências.

A organização alegou que a instabilidade já havia afetado o portal MEU INSS há cerca de dois dias. Segundo a Comissão, o portal Gov.br tem enfrentado um suposto ataque de segurança. 

MAIS LIDAS

A plataforma Gov.br apresenta instabilidade nesta terça-feira (25) e está fora do ar. Ao acessar o site, o usuário é informado de que a página está em manutenção. A instabilidade afetou serviços como Meu INSS, onde é possível pedir aposentadorias e agendar perícias, por exemplo, e o ConectSUS, do governo federal.

As dificuldades teriam começado nas primeiras horas da manhã. O site Downdetector, que registra reclamações de serviços online, aponta pico de reclamações no sistema Dataprev, eCAC e Receita Federal.

A plataforma Emprega Brasil também está fora de operação. Por meio do Emprega Brasil é possível acessar a Carteira de Trabalho Digital, além de poder consultar o requerimento do seguro-desemprego e a situação do Auxílio Taxista e Auxílio Caminhoneiro.

Nas redes sociais, usuários relataram dificuldade para acessar os serviços que exigem senha e login no sistema do governo federal.

Outro site que apresenta instabilidade é o do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A falha ocorre um dia depois de o Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) divulgar a lista com os locais de prova.

No seu perfil oficial no Instagram, a Comissão de Direito Previdenciário da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo informou que a instabilidade no Meu INSS ocorre há dois dias e que acompanha a situação.

"A OAB está atenta e já cobrou providências que estão sendo tomadas". Ainda segundo a comissão, a plataforma gov.br estaria enfrentando um suposto ataque de segurança.

O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) informou que o gov.br encontra-se temporariamente indisponível para ajuste de natureza técnica. A empresa pública é quem presta os serviços de tecnologia da informação para o governo federal.

O governo federal ainda não se manifestou sobre o que teria provocado a instabilidade e nem a previsão de quando os serviços serão reestabelecidos.

Porque Meu INSS está fora do ar hoje?

Isso ocorreu por conta de uma instabilidade nos serviços do Gov.br, ao qual o Meu INSS é vinculado, juntamente com outros serviços. O funcionamento das atividades na plataforma só retornou no fim da tarde de ontem, terça-feira (25), o que ocasionou alguns contratempos aos seus usuários.

Porque não consigo entrar no site do INSS?

A partir disso, você terá um login e uma senha definitivos para acesso à sua conta no Meu INSS. E se mesmo assim, você não conseguir criar seu acesso, não se preocupe, você pode ligar para o número telefone 135 do INSS.

O que fazer quando dá erro no Meu INSS?

Como faço para corrigir um erro? O segurado precisa ligar para o 135 e solicitar a correção. Depois, será aberta pelo servidor previdenciário uma tarefa para que o trabalhador corrija a informação pelo Meu INSS.

Como ligar para o número 135 do celular?

COMO LIGAR PRO 135 DO CELULAR? A ligação pelo celular para o 135 pode ser feita como qualquer outra chamada e será cobrada a tarifa de uma ligação local. Algumas operadoras, dependendo do plano contratado, costumam não completar a chamada.