Não tem nada de mais ou demais?

Na linguagem, quando estamos lidando com termos semelhantes, todo cuidado é pouco. Um exemplo clássico é a confusão entre demais e de mais.

É bem provável que você já tenha se deparado com um texto e se perguntado qual seria a forma correta. Parece fácil, mas saiba que esse terreno, onde vocábulos (como o demais) e locuções (como o de mais) se misturam, é cheio de perigos.

O advérbio

Você, como todo concurseiro e toda concurseira, deve estar esperando uma explicação rápida e prática, mas nós queremos aproveitar a dúvida (que não tem resposta fácil, diga-se de passagem) para relembrar um conceito fundamental para você entender a diferença entre de mais e demais: o advérbio.

Comece assistindo ao primeiro minuto da aula do professor Wilson e entenda o conceito básico por trás desta classe de palavras:

Agora vamos às diferenças específicas:

Quando usar demais

Quando você pode trocar a expressão demais por palavras como muito ou bastante, saiba que você está de frente com um advérbio de intensidade. Em geral, essa classe de advérbios serve para modificar um verbo, um adjetivo ou até um outro advérbio. No entanto, quando se trata do demais, o vocábulo altera apenas o verbo. Veja os exemplos abaixo:

  • Eu estudei demais
  • Ela corre demais
  • Você gasta demais

Veja que apenas o sentido do verbo foi alterado. Pode haver também o uso de dois advérbios, como na frase “O relógio é caro demais”, onde ambos são advérbios de intensidade, mas apenas o demais está relacionado ao verbo.

Mas nem sempre o demais é um advérbio de intensidade. Às vezes ele pode aparecer como um pronome indefinido, como na frase abaixo:

  • Fabiano e os demais concurseiros estão na sala de prova

Veja que, nesse caso, o demais está acompanhando um substantivo. Mas tome cuidado, nem sempre o substantivo aparece. No exemplo acima, poderíamos dizer apenas que ‘Fabiano e os demais estão no pátio’. Nesse caso, o substantivo (concurseiros) está escondido (ou, como se diz no Português, elíptico).

Quando usar de mais

A locução de mais é formada por uma preposição (de) e um advérbio (mais). Ela pode ser usada sempre que você conseguir inverter o significado da frase utilizando a locução de menos. Exemplo:

  • Uns têm coisas de mais, outros têm coisas de menos.

É possível também aparecer a locução de mais quando queremos expressar que algo é anormal ou causa estranheza:

  • Não tem nada de mais em fazer isso.

Esclareceu um pouco, certo? Ótimo, só não pense que todos os seus problemas estão resolvidos. Há casos em que duas regras se aplicam, e ambas as formas podem aparecer. Um exemplo é o seguinte:

  • Ela estudou demais = Ela estudou bastante (advérbio)
  • Ela estudou de mais ≠ Ela estudou de menos (locução adverbial)

São casos raros e você não precisa se apegar a eles. Colocamos aqui só para você entender que mais vale entender as regras do que simplesmente decorá-las. Além disso, é bom estar atento as casos dúbios, para que você perceba bem as diferenças de uso.

Curtiu esta dica? Siga a gente no Facebook e no Instagram e fique por dentro de mais macetes como este!

 Afinal, qual é a forma correta? Demais ou de mais? Fique atento a essa preciosa dica ortográfica!

Bom, saiba que existem as duas hipóteses na língua portuguesa e ambas estão corretas. Contudo, as duas palavras apresentam significados diferentes e costumam causar muita confusão, sobretudo na hora de escrever. Mas, fique calmo, existe uma maneira prática de diferenciar as situações nas quais as duas palavrinhas devem ser utilizadas.

A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos:

Estou cansada, acho que trabalhei demais.

O aluno gostou demais da leitura do livro.

“Você é linda, mais que demais, você é linda sim” (Caetano Veloso)

De maisé uma locução adverbial que indica uma noção de quantidade, nesse caso, de maior quantidade, e é o contrário da locução adverbial de menos. Exemplos:

Comprei comida de mais, suficiente para muitos dias.

Não vejo nada de mais, fique tranquila.

A cozinheira colocou sal de mais na comida.

Existe também o emprego da palavra demais para substituir o termo ademais, ou seja, “além disso”:

Você não é um bom aluno, demais, só chega atrasado na escola.

Não fui ao show porque chovia, demais, estava cansada.

Finalmente, a forma demais ganha também o sentido de “os outros”, portanto, com valor de substantivo. Observe os exemplos:

Vamos nos apressar, os demais vão depois.

Ouvi as reclamações dos demais e vamos fazer o possível para solucionar o problema.

Para acabar de vez com nossas dúvidas, é necessário analisarmos uma última ocorrência, que difere um pouco das demais: Podemos utilizar a sequência de palavras de e mais sem que constituam uma unidade semântica, funcionando apenas como uma preposição (de) seguida do pronome (mais):

Estamos precisando de mais ajuda para atender os pedidos.

Estou precisando de mais dinheiro, por isso vou procurar outro emprego.

É claro que ninguém deixa de compreender a mensagem quando confundimos o emprego das palavras demais e de mais, mas se existe uma diferença entre elas, é bom que saibamos para empregá-las corretamente na modalidade escrita, mesmo porque elas apresentam significados diversos, conforme vimos nos exemplos. O que realmente importa é fazer a escolha adequada para não errar na escrita, certo? 


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Tem de mais ou têm demais?

De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso.

Qual a palavra correta demais ou de mais?

Demais ou de mais: como se escreve? Demais ou de mais são expressões corretas, ambas aplicáveis na Língua Portuguesa. Embora possam causar uma boa dose de confusão para muita gente, é completamente possível diferenciar o tipo de situação em que cada uma deve ser utilizada.

É linda demais ou de mais?

Por isso, confira qual usar após o adjetivo linda: Linda demais ou de mais? Nesse caso, o correto é utilizar “demais”, escrito junto. Mesmo que “de mais” também possa estar correto em alguns casos o seu uso é utilizado em contextos diferentes e em companhia de adjetivos como linda, sua utilização é incorreta.

É amor demais ou de mais?

De mais ou Demais? O correto é “te amo demais”. “Amo” nesse contexto é sim verbo. Já “demais” é um advérbio de intensidade.