O que a Unesco faz em Educação para o Desenvolvimento Sustentável EDS e pelo que é responsável?

Com o objetivo de se tomar medidas concretas para a sobrevivência do nosso planeta, mais de 80 ministros e vice-ministros, bem como 2,8 mil atores envolvidos na educação e no ambiente, comprometeram-se a adotar a Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

Esta ação foi debatida na Conferência Mundial Virtual, acompanhada online por mais de 10 mil espetadores, organizada pela UNESCO em cooperação com o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha e, como parceiro consultivo, a Comissão Nacional da Alemanha para a UNESCO. Desta forma, a UNESCO declarou que a educação ambiental deve ser uma componente curricular até 2025.

De acordo com a UNESCO, mais da metade dos planos curriculares de 50 países não fazem qualquer referência à mudança climática e, apenas, 19% deles referem a biodiversidade. De forma a colmatar as falhas existentes, a Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável descreve uma série de políticas para transformar a aprendizagem. Também destaca a necessidade de implementar a EDS com foco em capacidades cognitivas, aprendizagem social e emocional, competências de colaboração, resolução de problemas e construção de resiliência.

A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA PRESERVAR O AMBIENTE

“Precisamos de capacitação para que o desenvolvimento sustentável não seja um privilégio de poucos, mas, sim, acessível a todas as pessoas. O sucesso do programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável para 2030 aproximar-nos-á de todos os ODS.”, destaca Angela Merkel, chanceler alemã.

Durante a conferência, Angela Merkel, afirmou, ainda, que o país está a trabalhar na área da sustentabilidade em cursos de capacitação e em todos os níveis educacionais, em prol da sustentabilidade do planeta.

Amina Mohammed, Secretária-Geral Adjunta da ONU não deixa de salientar que nos devemos concentrar “não apenas na expansão do acesso e na melhoria dos resultados da aprendizagem, mas também no tipo de educação necessária em todo o mundo. A educação para o Desenvolvimento Sustentável estará no centro da reimaginação da educação”.

A aprovação da Declaração de Berlim criará um impulso para a implementação do roteiro da EDS para 2030, que será um marco para esta década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (EDS) PARA 2030

No roteiro EDS 2030 cada Estado-membro da UNESCO será convidado a criar uma rede de atores, de forma a implementar uma visão ambiciosa para a educação.

O roteiro da EDS para 2030 apresenta os desafios urgentes que o planeta enfrenta, destacando a implementação da nova Educação para o Desenvolvimento Sustentável rumo a alcançar o quadro de ODS (ESD para 2030), que foi adotado com o objetivo de aumentar a contribuição da educação para a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável.

Desta forma, a ESD para 2030 intensificará as ações em cinco áreas prioritárias sobre políticas, ambientes de educação, capacitação de educadores, jovens e ação em nível local, enfatizando, ainda mais, o papel preponderante da ESD para o sucesso dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  

O roteiro é, desta forma, amplamente reconhecido como um elemento integrante da Agenda  2030, em particular no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), sendo, ainda, um capacitador chave de todos os outros ODS.

Em 20 de dezembro de 2002, com a adoção de uma recomendação da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável em Joanesburgo (2002), a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou a Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) de 2005 a 2014. Assim, a comunidade internacional quer significar que a educação e a formação são os motores da mudança e a base para uma abordagem ao desenvolvimento sustentável.

A UNESCO é a organização coordenadora. Na França, a Comissão Francesa para a UNESCO (Paris) é responsável pela implementação das medidas associadas.

Metas

O principal objetivo da Década é a integração dos valores e princípios do desenvolvimento sustentável nos setores da educação e formação (independentemente da idade) em todos os Estados Membros. A educação , assim como a família nacional, deve transmitir a mensagem de que o comportamento de qualquer indivíduo tem consequências na vida de muitos homens no mundo. Pretende-se, assim, induzir uma mudança no comportamento humano, o que permitiria a criação de um futuro baseado num modelo de sociedade sustentável e justa. Concretamente, trata-se de encorajar governos de todo o mundo a aplicarem as recomendações vinculadas à década, integrando o modelo e o conceito de desenvolvimento sustentável em seus respectivos sistemas educacionais. Além disso, os governos devem destacar e encorajar o envolvimento de atores da sociedade civil na Década das Nações Unidas.

A UNESCO e os governos nacionais devem:

  • garantir o acesso a um sistema de ensino básico,
  • adaptar os programas escolares existentes de acordo com os padrões ESD,
  • atrair a atenção da opinião pública e aumentar sua compreensão do DEDD,
  • e oferecer treinamento.

Implementação

Sete estratégias gerais foram desenvolvidas em um Esquema de Implementação Internacional (IIS) para fornecer uma diretriz para a implementação das ações recomendadas. Devem apoiar a formulação de estratégias de implementação nacionais e regionais, mas também fazer parte da implementação dessas estratégias. As sete estratégias gerais são:

  • desenvolvimento de uma visão comum e mobilização;
  • consulta e supervisão;
  • parcerias e redes;
  • capacitação e treinamento;
  • pesquisa e inovação;
  • uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC);
  • monitoramento e avaliação.

Conferência de Bonn (2009)

A “Conferência Mundial da UNESCO sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável” foi realizada de 31 de março a 2 de abril de 2009, em Bonn. A UNESCO - a organização coordenadora da Década - e o Ministério Alemão de Educação e Pesquisa organizaram esta conferência em cooperação com a Comissão Alemã para a UNESCO. Lá foram avaliados os primeiros cinco anos de implementação da Década e desenvolvidas estratégias para os últimos cinco anos. Participaram delegados dos Estados membros da UNESCO, outras organizações das Nações Unidas e agências de cooperação para o desenvolvimento multilaterais e bilaterais, bem como representantes da sociedade civil e do setor privado.

Relatório Internacional de Bonn (2012)

Em fevereiro de 2012, o workshop internacional sobre ESD “Horizon 2015” aconteceu em Bonn. 50 especialistas internacionais discutiram o futuro da Década das Nações Unidas. Recomendaram que as Nações Unidas garantam a continuação da “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável” após 2014 e adotem uma resolução na próxima Assembleia Geral das Nações Unidas.

A Década das Nações Unidas em nível internacional

Uma vez que programas concretos vão ser totalmente desenvolvidos e implementados a nível regional e nacional, podem surgir abordagens contraditórias ao conceito de desenvolvimento sustentável. Na verdade, não existe uma definição comum deste conceito a nível internacional. Como muitas décadas proclamadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável não é juridicamente vinculativa. Os programas são, portanto, estabelecidos numa base voluntária e o seu nível de implementação varia consideravelmente entre os países (se eles realmente decidirem implementá-los). Por um lado, é sobretudo uma questão de orçamento. As Nações Unidas não oferecem nenhum apoio financeiro para o estabelecimento da Década, razão pela qual seu financiamento varia muito de um país para outro. Com cerca de 300 mil euros por ano, a Alemanha é o país com maior orçamento para a implementação da Década. Mas se a Nova Zelândia, por exemplo, aloca 25.000 euros para sua implementação, outros países têm orçamentos muito pequenos. Por outro lado, a forma como a Década é implementada depende também da situação social e económica dos diferentes países em causa e, portanto, dos grandes problemas que daí decorrem. Vemos que os países mais pobres tendem a priorizar a educação básica, enquanto os países mais ricos parecem considerar a EDS em um sentido mais limitado ao estabelecer programas.

A Década das Nações Unidas na Alemanha

Em julho de 2003, na “Declaração de Hamburgo”, a Comissão Alemã para a UNESCO já transmitia recomendações para o estabelecimento de um plano de ação nacional para a Década. Em maio de 2004, um Comitê Nacional Alemão foi convocado para implementar concretamente os objetivos da Década. Este comitê era composto por representantes dos setores educacional, empresarial e cultural, bem como por membros do Bundestag alemão e do Governo Federal. “A missão do Comitê Nacional é reunir os vários interlocutores, projetos e iniciativas mencionados na declaração de Hamburgo da Comissão Alemã para a UNESCO para formar uma“ Aliança para aprender sobre a sustentabilidade ”, bem como desenvolver e levar a uma realidade nacional plano de ação para a década. A implementação do plano de ação nacional também se baseia em uma decisão unânime do Bundestag desde 2004. O plano de ação deve ser atualizado todos os anos, uma vez que a Década das Nações Unidas para a EDS é vista como um processo. A última versão do plano data de novembro de 2005. 4 objetivos foram formulados para a implementação da Década na Alemanha:

  • O desenvolvimento e consolidação de atividades bem como a transferência de boas práticas em sentido lato
  • Reunindo as partes interessadas da educação para o desenvolvimento sustentável
  • Melhorar a imagem da educação para o desenvolvimento sustentável percebida pela opinião pública
  • Fortalecimento da cooperação internacional

Da mesma forma, o Comitê Nacional elegeu os temas anuais da Década para os próximos anos, ainda que seja desejável que outros temas também sejam abordados. Estes são os seguintes temas: 2007: Diversidade cultural, 2008: A questão da água, 2009: Energia, 2010: O mundo financeiro, 2011: Espaço urbano, 2012: Alimentos, 2013: Mobilidade, 2014: nenhum tema específico para que o último ano pode fornecer um resumo geral dos temas discutidos anteriormente e abordar a questão das perspectivas futuras.

O Comitê Nacional recompensa determinados projetos oficiais no âmbito da EDS. Os projetos oficiais são reunidos em um banco de dados constantemente complementado. A maioria delas são iniciativas e projetos locais cujos métodos e idéias podem ser adotados por outras pessoas. Juntamente com os diversos projetos de escolas primárias e creches, também se encontram conceitos relevantes para os estagiários ou que podem ser aplicados nas áreas de educação continuada fora da escola ou educação informal.

O desenvolvimento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e o estabelecimento da Década das Nações Unidas na Alemanha e internacionalmente

1972: Criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) durante a primeira conferência ambiental em Estocolmo.

1987: Publicação do Relatório Brundtland: é um relatório sobre as perspectivas do desenvolvimento sustentável e ecológico no longo prazo, no cenário mundial, que tem desempenhado um papel decisivo nos debates internacionais sobre desenvolvimento e política ambiental.

1992: Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro (UNCED) e Agenda 21: durante a conferência, mais de 170 governos decidiram um programa de ação para política ambiental e desenvolvimento em favor do desenvolvimento sustentável global: o programa Agenda 21.

2002: A Cúpula Mundial RIO + 10 - Joanesburgo e a proclamação da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável: as Nações Unidas decidiram chamar os anos de 2005 a 2014 a Década Mundial da Educação para o Desenvolvimento sustentável, com a resolução de empreender esforços intensivos, ancorar o conceito de desenvolvimento sustentável em todas as áreas da educação, em todo o mundo.

2003: Declaração de Hamburgo da Comissão Alemã para a UNESCO: a federação, os Länder, os municípios, bem como as instituições da economia, os estabelecimentos de pesquisa e educação e a sociedade civil são chamados a se unirem em uma “aliança para aprender sobre sustentabilidade desenvolvimento".

2004: A Comissão Alemã para a UNESCO é responsável pela implementação da Década das Nações Unidas na Alemanha: na sequência de uma decisão unânime do Bundestag, a Comissão Alemã para a UNESCO é responsável pela implementação da Década das Nações Unidas na Alemanha. Para isso, designa um Comitê Nacional como comitê diretivo e consultivo. A pedido do Comitê Nacional para a Década das Nações Unidas, cerca de 100 iniciativas importantes em educação para o desenvolvimento sustentável são reunidas durante o ano para a Mesa Redonda da Década das Nações Unidas na Alemanha. A Comissão Alemã para a UNESCO é auxiliada no estabelecimento da Década das Nações Unidas pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa.

2005: Publicação do primeiro plano de ação nacional com o objetivo de estabelecer a ideia de desenvolvimento sustentável em todas as áreas da educação: o plano de ação nacional é publicado pela Comissão Alemã para a UNESCO e define como o objetivo geral da Década das Nações Unidas , o estabelecimento da educação para o desenvolvimento sustentável em todos os campos da educação. Ele é atualizado regularmente.

2007: Conferência Internacional de Berlim e lançamento do portal da Internet www.bne-portal.de: no âmbito da Presidência Alemã no Conselho da UE, a conferência internacional “A Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável - A contribuição da Europa “teve lugar em Berlim. O objetivo do encontro é identificar a contribuição europeia para a abordagem global da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e considerar a responsabilidade global da Europa. Mais de 200 representantes de todos os países da UE, do mundo e de organizações internacionais participaram nesta conferência. A Comissão Alemã para a UNESCO criou o portal da Internet para educação para o desenvolvimento sustentável, como uma participação adicional na Década das Nações Unidas.

2008: Primeiros dias federais de ação e revisão do plano de ação nacional: por iniciativa do Comitê Nacional da Década das Nações Unidas para a EDA, os dias federais de ação pela educação para o desenvolvimento sustentável acontecem pela primeira vez com mais de 320 eventos diferentes.

2009: Conferência Mundial sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável: A Conferência Mundial sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável marca o início da segunda metade da Década das Nações Unidas. A UNESCO em Paris e o Ministério Federal de Educação e Pesquisa estão organizando a conferência. A Comissão Alemã para a UNESCO em Bonn é parceira. 700 participantes de todo o mundo participam desta conferência.

2011: Redesenho do plano de ação nacional (alemão / inglês): além de uma atualização dos objetivos parciais, a terceira versão do plano de ação nacional da Década das Nações Unidas para a AED na Alemanha contém também a estratégia para o segundo semestre de a década, estabelecida por todos os jogadores. O ponto forte do plano de ação é também constituir uma lista dos principais documentos de orientação que foram publicados no início da década ou que foram elaborados ao longo do seu curso.

Fevereiro de 2012 - Workshop Internacional “Horizon 2015”: 50 especialistas de todo o mundo encorajam as Nações Unidas a continuar a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável além da data planejada (2014) e recomendam à Conferência Geral para a adoção rápida de uma resolução da ONU .

Abril de 2012 - Promoção do seguimento da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (2005 - 2014): em 26 de abril de 2012, o Bundestag alemão exige que o governo federal estabeleça um seguimento da Década da Educação para desenvolvimento sustentável. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) permitiria aos cidadãos desenvolverem as suas competências, conhecimentos e capacidades para que construam uma sociedade futura correspondente a modelos de desenvolvimento sustentável, conforme documentos validados pela CDU / CSU, SPD, FDP e Aliança 90 os Verdes.

Junho de 2012 - Cúpula Rio + 20 e o papel fundamental da educação para o desenvolvimento sustentável: o documento validado na Cúpula Rio + 20 enfatiza a importância da educação para o desenvolvimento sustentável. As missões de capital são atribuídas às escolas. No entanto, por meio de suas atividades no setor da educação, os Estados membros da ONU também devem garantir que a EDS atinja as consciências individuais. A UNESCO continua a ser a força motriz nesta área.

Referências

  • (de) Este artigo é parcial ou totalmente retirado do artigo em alemão intitulado "  Weltdekade_" Bildung_für_eine_nachhaltige_Entwicklung "  " ( ver a lista de autores ) .

  1. Portal da UNESCO: Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014)
  2. ↑ um e b UNESCO-Portal: Objectivos e Estratégias
  3. Portal BNE: Esquema de Implementação Internacional (PDF; 336 kB)
  4. BMBF Bundesministerium für Bildung und Forschung
  5. Portal BNE: UN-Dekade na Alemanha e Portal BNE: Hamburger Erklärung (PDF; 9 kB)
  6. Portal BNE: Das Nationalkomitee
  7. Portal BNE: Der nationale Aktionsplan für Deutschland (PDF; 7,32 MB)
  8. Portal BNE: Jahresthemen
  9. Datenbank UN-Dekade (Projektbeispiele)
  10. http://www.bne-portal.de/coremedia/generator/unesco/en/07__International_20Workshop_202012/International_20Workshop.html
  11. http://www.bne-portal.de/coremedia/generator/unesco/de/04__Aktuelles/02__Meldungen/Meldungen__national/PM__20123004__Bundestagsbeschluss_20BNE_20nach_202014,sourcePageId=9418.html
  12. http://www.bne-portal.de/coremedia/generator/unesco/de/04__Aktuelles/02__Meldungen/Meldungen__national/20120628__Rio_2B20-Nachbericht,sourcePageId=9418.html

  • UN-Dekade in Deutschland Temas, atores, conteúdos educacionais, eventos e informações sobre o estabelecimento da Década pela Educação.
  • Österreichisches Dekadenbüro Bildung für nachhaltige Entwicklung

Quais os quatro objetivos da educação de acordo com a UNESCO?

Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida.

O que é a educação para o desenvolvimento sustentável?

Segundo UNESCO (2005, p. 65) a educação para o desenvolvimento sustentável visa uma educação de qualidade, incrementada por ensinamento de valores, comportamento e estilo de vida que proporcione uma transformação social positiva e sustentável.

O que a UNESCO visa?

A Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (UNESCO) é a agência especializada do Sistema ONU que tem como missão contribuir para a consolidação da paz, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural por meio da educação, da ciência, da cultura, da comunicação e da ...

Qual é o principal objetivo da educação ambiental?

“A Educação Ambiental deve proporcionar as condições para o desenvolvimento das capacidades necessárias; para que grupos sociais, em diferentes contextos socioambientais do país, intervenham, de modo qualificado tanto na gestão do uso dos recursos ambientais quanto na concepção e aplicação de decisões que afetam a ...