O que causa dor de garganta em bebê?

A partir de que idadeos bebês podem pegar gripe ou infecção na garganta?
De uma maneira geral, bebês amamentados são protegidos contra as infecções, graças aos anticorpos contidos no leite materno. Pode-se contrair doenças respiratórias virais (gripe, resfriado, amigdalites virais) a partir do nascimento e ocorre por meio do contato com pessoas doentes, já que esses vírus são altamente contagioso. A prevenção é de extrema importância nestes casos. Pessoas doentes devem evitar o contato com crianças e, se necessário, é fundamental o uso de máscaras e a lavagem rigorosas das mãos antes de mexer no bebê. Já as amigdalites provocadas por bactérias, elas são mais frequentes em crianças acima de 2 anos de idade.

A gripe ou infecção de garganta em bebês de poucos meses é perigosa?
Ao contrário das crianças mais velhas e adultos, a evolução destes quadros em bebês pequenos pode não ser tão benigna, pelo risco de acometimento do trato respiratório inferior (pulmões) e da evolução com dificuldade respiratória.

Por que a dor de garganta é comum em crianças?
A amígdala é um dos primeiros pontos onde ocorre a captação de vírus e bactérias para desenvolvimento de anticorpos pelo sistema imunológico da criança. Quando estes anticorpos ainda não estão desenvolvidos adequadamente, pode ocorrer processo inflamatório nas amígdalas.
Entre 2 e 7 anos, as infecções passam a ser mais frequentes porque neste período, o tecido da amígdala se desenvolve muito, o que predispõem as infecções.
Após os 7 anos, as amígdalas mantêm-se estáveis, diminuindo muito o número de infecções estabelecendo-se também uma maturidade imunológica.

Já as infecções causadas por vírus (viroses) são mais freqüentes antes dos 3 anos de idade, não sendo necessário o tratamento com antibiótico. A contaminação ocorre por gotículas de saliva de pessoa contaminada e, eventualmente, por contato direto através de alimentos, leite ou água. Assim, na infância, a criança é mais suscetível as infecções, pois está começando a ter contato com os microorganismos mais prevalentes em seu meio.

As amigdalites purulentas (com pus) provocadas por bactérias como, por exemplo, o estreptococo são mais frequentes após os 2 anos, necessitando sempre de tratamento a base de antibiótico para evitar complicação futura, como a febre reumática (reumatismo infeccioso) ou nefrite (inflamação nos rins).

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Capítulo de Pediatria. Médico responsável Dr. Cláudio Schvartsman.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler.
Matérias relacionadas:
• Mãe com gripe pode amamentar?
• O que é nefrite? Causas e Sintomas
• Infecções de garganta é uma das causas da Febre Reumática
• Quando é necessário operar as amigdalas
• Causas e tratamento da dor de garganta
• Infecção na garganta e artrite infecciosa
• Incubação e transmissão do vírus da gripe e resfriado

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.

Quando a careta e as mãos no pescoço indicam que algo está doendo, os pais já se preparam para enfrentar um dos maiores vilões das crianças: a dor de garganta. Por ser uma das principais entradas de vírus e bactérias, a boca pode trazer infecções de diferentes intensidades. Felizmente, a garganta está ali para se fazer de “barreira”, além de ter estruturas poderosíssimas nas células de defesa, como as amígdalas.

Nos primeiros anos de vida, as crianças produzem os anticorpos fundamentais para a imunidade quando entram em contato com os mais diversos germes. De acordo com o otorrinolaringologista Ricardo Dolci, filho de José Eduardo e Maria Inês, a dor de garganta pode ter diferentes tipos e causas como, por exemplo, a amigdalite ou faringite, bacteriana ou viral.

Quais são as causas?

Também conhecida como odinofagia, a dor de garganta pode ser uma inflamação da faringe ou nas amígdalas. Apesar das causas serem diversas, as mais comuns podem ser viral, bacteriana, alérgica e traumática. Apesar de geralmente acontecer nas amígdalas, a inflamação pode se estender até a adenóide, uma estrutura do sistema imunológico que fica atrás das cavidades nasais. Além disso, a saliva ou secreções de pessoas contaminadas contribuem com o problema, como é o caso da infecção viral.

O que causa dor de garganta em bebê?
Veja o que causa dor de garganta e como evitar o problema (Foto: Getty Images)

Geralmente, os vírus são os principais responsáveis pela dor. No caso de uma faringite viral, placas de pus nas amígdalas podem aparecer e o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios pode ser necessário. Já as bactérias fazem parte dos 30% dos quadros de faringite, podendo levar a um incômodo severo e até mesmo à febre.

Quando ela é alérgica, ocorrendo geralmente no inverno, a principal causa pode ser a umidade menor do ar e uma maior concentração de pólen. Vale lembrar ainda que os fungos e ácaros também podem desencadear a reação em qualquer estação do ano. Já a pós-traumática é quando se passa por um processo cirúrgico na região do pescoço, como a retirada das amígdalas, adenoide ou conchas nasais.

Como evitar?

Apesar de nem sempre conseguir prevenir o problema, existem algumas dicas de ouro que podem ajudar o seu filho. É muito importante manter as crianças bem alimentadas, além de incentivar a prática de atividades físicas no dia a dia, lavar as mãos corretamente e manter o ambiente dentro de casa bem arejado. Isso contribui para uma melhor resposta do sistema imunológico!

O que fazer para aliviar a dor?

Nas infecções virais, o problema pode desaparecer sozinho em cerca de três dias, sendo mais comum em crianças de até dois anos. Ou seja, o que os médicos podem prescrever são analgésicos, antitérmicos ou anti-inflamatórios, quando necessários, para aliviar sintomas como dor e febre.

Quando as infecções bacterianas aparecem, o uso do antibiótico pode ser sugerido e deve ser seguido à risca! Para evitar que bactérias mais resistentes voltem a atacar durante o tratamento, é muito importante a criança estar hidratada e bem alimentada.

Como forma de driblar o incômodo, nosso colunista e pediatra Dr. Claudio Len, pai de Beatriz, Fernando e Silvia, indica que seja oferecido uma comida mais calórica na forma líquida como, por exemplo, sucos e leites, que também irão ajudar na hidratação. Outra maneira de aliviar a sensação da “garganta arranhando” é optar por bebidas mornas ou frias, como sopas, chás e também alimentos macios por serem mais fáceis de engolir.

Para um alívio mais rápido da dor de garganta, aftas e outras afecções da boca, a dica também é usar produtos como o Malvatricin. A versão em spray tem dupla ação antisséptica e anestésica, pode ser utilizado a qualquer momento, para adultos e crianças a partir dos 2 anos.

O que causa dor de garganta em bebê?
A versão spray pode ser usada por adultos e crianças (Foto: Divulgação)

Já a solução pronta para uso não precisa ser diluída em água e pode ser usada por adultos e crianças de todas as idades, bem como a solução concentrada, que tem maior concentração de ativos agindo rapidamente no local da dor.

O que causa dor de garganta em bebê?
A solução concentrada age diretamente no local da dor (Foto: Divulgação)

Todos os produtos da linha Malvatricin não contêm açúcar e possuem malva, uma planta natural que auxilia no combate da proliferação de vírus e bactériasnos casos de dor de garganta, aftas e afecções da boca. Se persistirem os sintomas, consulte seu médico.

MALVATRICIN® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. Setembro/2020 Malvatricin® Spray – tirotricina 0,1 mg/mL, sulfato de hidroxiquinolina 2 mg/mL, cloridrato de lidocaína 4 mg/mL. Indicações: para combater as aftas, afecções da boca e a dor de garganta. Fabricado por: Megalabs Farmacêutica S.A. Resp. Técnica: Michele Vieira Espíndola CRF/RJ 17419. M.S. 1.0143.0024. Malvatricin® Solução Pronta para Uso – tirotricina 0,1 mg/mL, sulfato de hidroxiquinolina 1 mg/mL. Indicações: para combater as aftas, afecções da boca e a dor de garganta. Fabricado por: Megalabs Farmacêutica S.A. Resp. Técnica: Michele Vieira Espíndola CRF/RJ 17419. M.S. 1.0143.0024. Malvatricin® Solução Concentrada – tirotricina 0,3 mg/mL, sulfato de hidroxiquinolina 10 mg/mL. Indicações: afecções da boca, aftas e dor de garganta. Fabricado por: Megalabs Farmacêutica S.A. Resp. Técnica: Michele Vieira Espíndola CRF/RJ 17419. 09/2020

* Leia também:

  • Otite: dicas de ouro para prevenir a dor de ouvido no verão

  • Dor de ouvido: respondemos às principais dúvidas

  • Dor de crescimento existe, sim! Saiba o que é, como identificar e aliviar o desconforto nas crianças

  • Criança
  • dor de garganta
  • Família
  • malvatricin
  • Saúde

O que pode dar dor de garganta em bebê?

Entre as causas mais comuns da dor de garganta em criança está a rinofaringite aguda, termo médico para os quadros de resfriado comum e rinite viral aguda. Essa é a doença infecciosa das vias aéreas superiores mais frequente na infância e provoca dor de garganta.

O que inflama a garganta da criança?

Além das inflamações e infecções (vírus ou bactérias), destacam-se como causas da dor de garganta em crianças: traumas, alergias, irritação, refluxo gastroesofágico, frio e baixa umidade do ar, dentre outros.

Qual o melhor remédio para dor de garganta infantil?

Um remédio para garganta inflamada infantil, que é geralmente prescrito pelo pediatra para o tratamento de inflamações ou dor de garganta, é o ibuprofeno. A dose deste medicamento deve ser adaptada de acordo com o peso e a idade da criança.

Qual remédio caseiro para garganta inflamada infantil?

Remédios naturais para garganta inflamada.
Gargarejo com água morna e sal. ... .
Chá de limão com mel e gengibre. ... .
Chá de camomila com mel. ... .
Chá de malva, sálvia ou alteia. ... .
Vitamina de morango com mel..