O que compreende as medidas de dispersão marque a alternativa com dados corretos

Grátis

40 pág.

O que compreende as medidas de dispersão marque a alternativa com dados corretos

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 5 de 8

é uma hipótese em que se espera alguma diferença ou efeito. A aceitação da hipótese alternativa conduz à modificação de opiniões ou de atitudes. Assim, a hipótese alternativa é o oposto da hipótese nula.
Opções para cada uma das hipóteses:
- Existe relação entre satisfação e fidelização dos clientes.
- Os clientes satisfeitos são igualmente fiéis.
Exercícios 08
1) Qual a definição adequada para "distribuição de frequência"?
R= b) Trata-se de uma distribuição matemática cujo objetivo é obter uma contagem do número de respostas associadas a diferentes valores de uma variável e expressar essas contagens em termos de porcentagens. É uma distribuição que realiza contagem de respostas associando com valores diferentes da variável.
2) O que compreende as medidas de dispersão? Marque a alternativa com dados corretos.
R= c) O intervalo, o intervalo interquartil, a variância (ou o desvio-padrão) e o coeficiente de variação. O intervalo mede a dispersão dos dados e está contido nesta medida. O intervalo interquartil é a diferença entre o 75° e o 25° percentis e também está contido. A diferença entre a média e um valor observado é chamada de desvio da média. A variância é o desvio quadrático médio em relação à média. Ambas incluem esta medida. E, por fim, a variação, que é a expressão útil, na teoria amostral, do desvio-padrão como porcentagem da média.
3) A formulação da hipótese é o primeiro estágio do processo geral de teste de hipótese e é uma etapa que exige bom entendimento e execução por parte do pesquisador. Nesta fase são feitas uma análise e comparações entre hipóteses nula e alternativa. Portanto, é de extrema importância a compreensão do que são exatamente as hipóteses nula e alternativa. Considere as afirmações e escolha a correta.
R= e) Todas estão corretas. Todas as informações mencionadas a respeito dos testes de hipóteses nula e alternativa estão adequadas.
4) A respeito da tabulação cruzada, qual alternativa a seguir NÃO corresponde a um motivo de seu uso?
R= c) A tabulação cruzada difere para pesquisas com diferentes intenções e, às vezes, não pode ser utilizada na pesquisa quantitativa. Não seria uma afirmação plausível, uma vez que a pesquisa quantitativa pode usar com frequência a tabulação cruzada, devido às necessidades na análise de dados.
5) Qual é o teste paramétrico mais utilizado (mais popular)?
R= d) É o teste t. O teste paramétrico mais popular é o teste t, realizado para estudar hipóteses sobre médias.
Fórum 08 
Unidade de Aprendizagem 01
Desafio 09
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Como profissional de Marketing, sua decisão deve ser sim, a pesquisa de Marketing é fundamental, pois, por mais que o valor a ser investido seja alto e possa parecer muito dinheiro para o empreendedor, seguir adiante sem a informação trazida por um estudo eficiente pode significar a perda de todo o restante em uma iniciativa malsucedida.
Além da análise financeira, a pesquisa de Marketing traz informações fundamentais quanto ao negócio, como o público-alvo, os horários mais procurados, o valor que os frequentadores estariam dispostos a pagar pelos serviços oferecidos, os tipos de atividades que teriam interesse, etc. Outra informação importante é a identificação dos potenciais concorrentes, bem como os preços e os serviços fornecidos por eles.
Assim, verifica-se que, além do custo-beneficio, a pesquisa de Marketing fornece inúmeras informações fundamentais para a abertura eficaz do negócio, além da oportunidade de iniciá-lo com um diferencial.
Exercicios 09
1) Assinale a alternativa correta quanto à principal utilidade do briefing.
R= d) É um documento que concentra as informações necessárias para a execução da primeira etapa da pesquisa de Marketing, a definição do problema. O briefing é um documento que contém as informações relevantes, que serão a base para a definição do problema de pesquisa, ou seja, é a primeira etapa da pesquisa de Marketing. O briefing é, também, um guia do processo de planejamento da pesquisa.
2) Gioia (2006) traz alguns itens que devem compor o briefing para que este tenha sucesso. Assinale a alternativa que apresenta esses itens.
R = d) Definição do problema de Marketing, objetivo da pesquisa, questões específicas, público-alvo, análises solicitadas, definição de prazo, recursos. Gioia sugere que, para um briefing ser eficaz, ele deve ter os seguintes itens: definição do problema de Marketing, objetivo da pesquisa, questões específicas, público-alvo, análises solicitadas, definição de prazo, recursos.
3) O briefing é um documento que fornece informações e dados necessários para o processo da pesquisa de Marketing. Para que ele seja considerado eficaz, o seu texto deve ser:​​​​​​​
R= b) claro, resumido, preciso e completo. Para que seja um documento eficaz, que atinja os objetivos e auxilie os gestores na tomada de decisão, o briefing deve ter um texto claro, resumido, preciso e completo. ​​​​​​​ ​​​​​​​
4) Assinale a alternativa que apresenta as características corretas de uma das tarefas envolvidas na definição do problema de Marketing descritas por Malhotra (2012).
R= e) Entrevistas com especialistas do setor: as informações dos especialistas são obtidas mediante entrevistas pessoais não estruturadas, sem uso de questionários formais.
5) Os autores Perdigão e Gioia apresentam dois modelos de briefing que contêm alguns tópicos em comum. Assinale a alternativa que apresenta esses tópicos.
R= a) Problema de Marketing, objetivos da pesquisa, público-alvo e prazo. Os autores Perdigão e Gioia apresentam alguns itens comuns em seus modelos de briefing, sendo eles: problema de Marketing, objetivos da pesquisa, público-alvo e prazo. Os demais itens divergem por alguns fatores, mas, os dois modelos, se seguidos de forma completa, irão fornecer informações eficazes, pois não há um padrão determinado a ser seguido.
Forum 09
Unidade de Aprendizagem 10
Desafio 10
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Veja a seguir um exemplo para padrão de resposta:
Plano preliminar da análise de dados: orientar esta etapa para que todo o processo aconteça de forma sincronizada.
Processo de preparação de dados: preparar tudo aquilo que tem e que servirá de base para a verificação dos questionários.
Verificação do questionário: avaliar a completude dos questionários, ou seja, se estão completos e preenchidos. Analisar também a qualidade das entrevistas para ter certeza se deve ou não considerar uma resposta.
Edição: momento de correção das identificações da fase anterior; respostas ilegíveis, incompletas, ambíguas e inconsistentes.
Codificação: codificar as respostas com muita atenção para que as análises posteriores sejam feitas adequadamente.
Transcrição: nesta etapa, muita atenção é exigida para não perder dados e para que as análises sejam íntegras.
Depuração dos dados: realizam-se, nesta etapa, as devidas verificações e o tratamento das respostas. Aqui, tudo é ajustado para seguir com a análise.
Reespecificação de variáveis: avaliar necessidades de inclusão de outros aspectos de análise, a partir dos dados que necessitaram ser excluídos por erros de respostas, inconsistências, entre outros problemas.
Seleção de uma estratégia de análise de dados: avaliar qual técnica é mais adequada, haja vista os objetivos da pesquisa. A escolha entre univariada e multivariada dependerá da complexidade e da relação entre as variáveis que estão sendo analisadas na pesquisa.
Exercicios 10
1) Marque a opção que informa o processo completo e correto da preparação de dados da pesquisa de marketing.
R= a) Preparação do plano preliminarde análise de dados2. Verificação do questionário3. Edição4. Codificação5. Transcrição6. Depuração dos dados7. Ajuste estatístico dos dados8. Seleção de uma estratégia de análise de dados Esta é a ordem correta e completa do processo de preparação de dados da pesquisa.
2) O passo inicial na verificação dos questionários é examiná-los para constatar a completude e qualidade da entrevista. Para garantir a exatidão desta etapa, colocam-se alguns fatores de corte, sendo considerados

O que compreende as medidas de dispersão?

As medidas de dispersão são amplitude, desvio, variância e desvio padrão e são usadas para determinar o grau de variação dos números de uma lista com relação à média.

Quanto às medidas de dispersão está correto afirmar?

é a correta. Em Estatística, existem dois conceito importantes que são a variância da média, o desvio padrão da média e a amplitude total. Ambos são medidas de dispersão dos dados de amostras.

Qual das alternativas corresponde a uma medida de dispersão?

As principais medidas de dispersão são: amplitude; desvio padrão e. variância.

São exemplos de medidas de dispersão?

As medidas de dispersão mais usadas são: amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação.