O que é a dependência de drogas?

A dependência de drogas é um problema que afecta milhões de pessoas. Existem drogas para todo o tipo de preferências e gostos, referimo-nos à especificidade da droga, aos efeitos, às experiências, às sensações, etc. Os indivíduos consomem drogas pelo prazer e recompensa que obtêm da experiência/consumo. No consumo das drogas, podemos referir várias formas; o consumo experimental (curiosidade), o consumo recreativo (diversão, prazer imediato) e a dependência (necessidade, frequência, sofrimento, perda do controlo).

Associado aos consumos/abuso de drogas, a problemática prende-se com o grau de dependência; existem pelo menos dois tipos de dependências 1 a Dependência Física (síndrome da abstinência, vulgo ressaca, manifestação de sintomas quando o individuo suspende o consumo das drogas) e a 2 Dependências psicológica (o individuo sente a sensação de necessitar da droga para alcançar o bem-estar, sentir-se “normal.

A Organização Mundial de Saúde (2004) refere que a dependência de drogas é um transtorno do cérebro, ao nível das suas funções, originado pelo consumo de drogas que afetam os processos cerebrais em termos da perceção, das sensações, das emoções e da motivação.

Algumas causas das dependências. Os efeitos das drogas não são iguais para todos os indivíduos, dependem das características individuais da pessoa, das características do ambiente e contexto social.

O que é a dependência de drogas?

Dependência de Drogas: Efeitos e Consequências

Álcool. Consideramos o álcool como a droga mais perigosa. Porquê? Porque é legal, está disponível em qualquer lugar com a agravante de o abuso do álcool e do alcoolismo serem considerados um problema de saúde publica na sociedade. É a droga mais consumida em Portugal, depressora do Sistema Nervoso Central com efeitos desinibidores.

Efeitos/Consequências – Euforia, desinibição, lentidão no discurso e compreensão, afeta seriamente a saúde (física e psicológica), as relações pessoais, incluindo a família e as crianças. Dependência física e psicológica, e em caso de sobredosagem existe coma alcoólico.

Heroína. Droga depressora do Sistema Nervoso Central, analgésica e é um opiáceo.

Efeitos/Consequências – Alivia a dor e a ansiedade. Proporciona alguma euforia. Causa de doenças físicas graves. Dependência física e psicológica, em caso de sobredosagem existe o risco de morte. Elevado grau de dependência.

Cocaína e Crack derivado da cocaína. Droga estimulante do Sistema Nervoso Central.

Efeitos/Consequências. Excitação, autoconfiança. Irritabilidade, agressividade, psicose, reação ansiosa, depressão, sensações paranoides, insónia. Elevado grau de dependência psicológica.

Cannabis (Erva e resina). Droga psicadélica,

Efeitos/Consequências. na sua composição possui um componente designado de THC que pode provocar alucinações. Relaxamento, euforia, diminuição das inibições, lentificação do pensamento, debilitação física, síndrome amotivacional, pânico, psicose. Nos últimos anos, o nível de THC aumentou consideravelmente, assim como os pedidos de ajuda de indivíduos junto de instituições. Dependência psicológica, em alguns indivíduos, também pode surgir a dependência física. Criou-se o mito de que a cannabis é uma “droga leve”; Na Creta não existem “drogas leves” ou “drogas pesadas”, existem drogas diferentes de acordo com as suas especificidades.

LSD (trips, ácidos). Droga psicadélica

Efeitos/consequências. Afeta as perceções, especialmente, as visuais. Alucinações, pânico, ansiedade, psicose. Em alguns indivíduos pode causar dependência psicológica.

Benzodiazepinas. Droga depressora do Sistema Nervoso Central. Medicamentos sujeitos a receita médica.

Efeitos/Consequências. Medicamentos com efeitos tranquilizantes e ansiolíticos. Alívio da ansiedade e sono. Lentificação psíquica e motora. Apatia, confusão, vertigens, irritabilidade. Elevado grau de dependência física e psicológica. Não faça auto medicação.

Ecstasy (Pastilhas). Droga com efeitos estimulantes e psicadélicos do Sistema Nervoso Central. O MDMA é o componente ativo.

Efeitos/Consequências. Facilidade de comunicação e incremento de energia, ansiedade, perda de apetite, depressão, perturbações do sono, estados paranoides e psicóticos, hipertensão arterial e intoxicações hepáticas. Dependência psicológica.

 

O que é a dependência de drogas?

Estas são apenas algumas das drogas, as mais “populares” disponíveis no mercado da oferta e da procura, porque nos últimos anos o aparecimento de novas drogas psicoactivas sintéticas do Sistema Nervoso Central, licitas e ilícitas, tem tido uma tendência crescente a nível mundial. Só na Europa, segundo o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, em 2012, surgiram no mercado 49 novas substâncias psicoactivas.

Caso deseje saber mais informação sobre a toxicodependência e o tratamento da dependência de drogas contacte os nossos profissionais.

A Recuperação à Distancia de um Clique! Não hesite, contacte-nos através do nosso formulário, do nosso nº Tel.: 212 693 950, nº Tlm.: 961 703 883 ou do email .

O que é dependência em drogas?

Dependência é o impulso que leva a pessoa a usar uma droga de forma contínua (sempre) ou periódica (freqüentemente) para obter prazer. Alguns indivíduos podem também fazer uso constante de uma droga para aliviar tensões, ansiedades, medos, sensações físicas desagradáveis, etc.

Quais são os tipos de dependência de drogas?

Tipos de dependência: quais são as mais comuns em jovens?.
Dependência de drogas lícitas. O álcool, devido a seu alto grau de aceitação social, é a droga cuja dependência é mais comum. ... .
Dependência de drogas ilícitas. ... .
Dependências emocional e tecnológica. ... .
Tratamento de dependências..

Por que que as drogas causam dependência?

A dependência química acontece porque determinadas substâncias acionam o sistema de recompensa do cérebro que vai, com o tempo, vai se interessando somente pela sensação de prazer provocada pela droga.

Quais os efeitos da dependência?

Alterações comportamentais A pessoa dependente pode apresentar humor oscilante, euforia, depressão, impaciência, desânimo, frustração, agressividade, desinteresse, impulsividade, irritabilidade, etc. As alterações comportamentais dependem diretamente do tipo de substância psicoativa.