O que é Amor por princípio?

Lema da Bandeira Brasileira

NOSSA BANDEIRA

Na condição de professor trabalho com aproximadamente 300 jovens, por ano, que já concluíram o ensino médio.

Posso afirmar, com segurança, que nenhum aluno conhece a história de nossa bandeira e o significado das suas cores e detalhes.

Uma licenciosidade surgida talvez no período da ditadura, do famigerado “Estudos Brasileiros”, um novo significado para a explicação da nossa bandeira. Aliás, existem dois significados. Um que é uma licença poética, não oficial, e outro é um deboche.

Pode? Sim. No Brasil pode!

O verde de nossa bandeira representa às matas; o ouro as nossas riquezas; o globo azul o céu do Brasil.

A versão debochada: o verde representa o que sobrou do desmatamento; o amarelo o ouro que os portugueses levaram (eram deles, porque não levar?).

É triste ouvir estas abobrinhas o que denota o desrespeito que temos pelos nossos símbolos da República, como o Hino Nacional onde os alunos cantam com a cabeça coberta (boné da Nike!); as Armas Nacionais e o Selo Nacional totalmente desconhecido.

É assim que tratamos o símbolo da nossa pátria como tratamos os recursos públicos: com deboche!

Antes da bandeira atual o Brasil teve 12 outras bandeiras.

A atual bandeira foi adotada por decreto redigido por Rui Barbosa em 19 de novembro de 1889.

Daí, a data comemorativa de nossa Bandeira, 19 de novembro.

Ela foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes com a colaboração de Miguel Lemos. O professor Manuel Pereira Reis, catedrático em Astronomia da Escola Politécnica tratou da disposição das estrelas na Bandeira e o desenho final executado por Décio Vilares. A primeira bandeira republicana bordada por Dona Flora Simas de Carvalho.

O retângulo e o losango estão presentes com as mesmas tonalidades na bandeira imperial, um traço histórico político de que a república não rompeu definitivamente com o Império (?).

O losango é a representação da mulher na posição de mãe, esposa, irmã e filha.

A esfera azul é o antigo símbolo do mundo, unindo o Brasil e Portugal através de Dom Manuel, em cujo reinado se deu o descobrimento.

Ela representa também um antigo símbolo romano.

O verde representa a Casa de Bragança, origem da família imperial portuguesa, a filiação com a França e o estandarte dos Bandeirantes.

O amarelo recorda a Casa dos Habsburgos, na Áustria, e também a Casa de Castela e Lorena, a que pertencia Dona Leopoldina, esposa de Dom Pedro I.

O azul, juntamente com o branco também remonta a nacionalidade lusitana, bem como homenageia a história do Cristianismo e a mãe de Jesus, padroeira de Portugal.

O branco, em sua plenitude, os desejos de paz.

O lema “Ordem e Progresso” é a síntese de um sistema filosófico que por algum tempo se desenvolveu em certas regiões da Europa e América do Norte e também no Brasil. A escola positivista de Augusto Comte. Ordem e Progresso é uma simplificação do lema positivista: “O Amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”.

A estrela isolada não é a capital do Brasil e sim o Pará, na época, o único Estado brasileiro acima da linha do Equador. Atualmente, Roraima e Amapá (ainda não representados), eram territórios e hoje Estados.

A disposição das estrelas na nossa bandeira é também uma licença poética, pois, representa a constelação no dia da proclamação da República. O artista inclinou segundo a latitude do Rio de Janeiro no dia da proclamação, como se fosse a noite da proclamação, pois esta se deu às 8 horas e 37 minutos da manhã de 15 de outubro de 1889, instante que a Constelação do Cruzeiro do Sul teria o seu eixo maior na vertical.

”Salve, lindo pendão da esperança!” (*).

Esperança que não podemos perder! (*) Hino da Bandeira: letra de Olavo Bilac e Música: Francisco Braga.

Escrito por: Márcio Meirelles

Compartilhar é se importar!

    O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim. Esta frase, que é o lema do Positivismo comteano, está ligada a uma fase da história da sociedade brasileira marcada por grandes transformações ocorridas no país, no século XIX. Essa ligação se dá devido:

    A) À influência do Positivismo no processo de mudanças sociais ocorridas após a Independência do Brasil, expressos na Bandeira Nacional.

    B) À influência positivista entre os membros da monarquia brasileira, devido à tendência inovadora de D. Pedro II.

    C) À tendência secularizante dos monarquistas que viam na figura do Imperador uma possibilidade de mudanças sociais importantes.

    D) À influência do Positivismo entre os republicanos, que adotaram o lema de Comte expresso na Bandeira Nacional.

    E) À motivação expressa na Bandeira Nacional, como forma de encorajar a nação a abraçar o lema do Positivismo durante o Império.


    4 resposta(s)

    Thaise Aldenia

    Há mais de um mês

    À influência do Positivismo entre os republicanos, que adotaram o lema de Comte

    expresso na Bandeira Nacional.

    Perguntas recomendadas

    O que é Amor por princípio?

    O que significa o Amor por princípio e a Ordem por base o progresso por fim?

    Significado. Seu significado é: O Amor deve sempre ser o princípio de todas as ações individuais e coletivas. A Ordem consiste na conservação e manutenção de tudo o que é bom, belo e positivo.

    Como lema positivista temos o Amor por princípio por base a?

    “O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”, Auguste Comte.

    Qual é o lema de Comte?

    “O progresso é o desenvolvimento da ordem”. Duas das máximas mais importantes de Augusto Comte, filósofo francês, nascido no ano de 1798, demonstram claramente algumas das idéias básicas da doutrina positivista, e sua influência na construção do Brasil Republicano.

    Qual o sentido da palavra Amor para Augusto Comte?

    O sentido original da frase de Auguste Comte traz a força do amor como início de tudo sem o qual absolutamente nada pode prosperar.