O que é bom para aliviar a sinusite?

Sabe aquela sensação de que o rosto inteiro dói? Pode ser sinusite! No entanto, enquanto a consulta não chega, apelar para um remédio caseiro para sinusite pode ajudar a reduzir esses sintomas tão incômodos.

Ela ocorre quando há uma inflamação dos seios da face, que ficam próximos ao nariz e olhos. Isso provoca uma dor intensa no rosto, além de obstrução do nariz, tosse e dores no ouvido e maxilar. Especialistas explicam quais são os melhores remédios para sinusite que podem aliviar os sintomas em casa:

A limpeza nasal sozinha já é um excelente remédio para sinusite. Quando a água é misturada ao sal, então, esse remédio caseiro para sinusite fica imbatível! "Esse tipo de solução salina tem ação de limpeza, hidratação e descongestão da mucosa nasal", explica o otorrinolaringologista Eduardo Magri, da Rede de Hospitais São Camilo. Com isso, fica mais fácil eliminar as secreções dos seios paranasais, melhorando a dor.

O eucalipto também é expectorante, portanto inalar o vapor dele através de uma nebulização pode ser interessante para reduzir as secreções acumuladas durante uma sinusite, explica Magri. Se a água e o sal forem aliados a ele, somam o efeito do remédio para sinusite explicado anteriormente e a pessoa pode sim se sentir melhor.

Este chá também é uma boa opção de remédio caseiro para os sintomas de sinusite. "A camomila tem propriedades anti-inflamatória, antisséptica, analgésica e cicatrizante, que auxiliam na melhora da congestão e inflamação da garganta e da mucosa nasal", enumera Andreia.

A cebola tem sim propriedades antibacterianas e antivirais, no entanto, sua inalação ajuda apenas a aliviar os sintomas da sinusite, não a curá-la de vez, ensina a nutróloga Lenina Matioli, especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

O cloreto de magnésio nada mais é do que uma solução salina, como a mistura de água com sal de cozinha. "Essa solução contribui para a devida limpeza e descongestão nasal, pois tem um efeito muito parecido com o soro fisiológico", estatiza Magri. Fora isso, o cloreto de magnésio não tem nenhuma outra propriedade curativa neste aspecto.

O espinafre é uma verdura com propriedades que podem aliviar os sintomas da sinusite, funcionando como remédio caseiro. "Ele tem ação anti-inflamatória e descongestionante, ajudando a eliminar secreções, sintoma comum da sinusite", explica a nutróloga Andreia Guarnieri. No entanto, ele não substitui o tratamento para a causa da sinusite.

Água com pimenta Por mais que a pimenta seja rica em capsaicina, uma substância com ação anti-inflamatória, ingeri-la não adianta muito. "Essa propriedade é bastante discreta, sem o poder de melhorar uma sinusite", considera a nutróloga Lenina Matioli.

Para tratar a sinusite corretamente é preciso descobrir sua causa: se é uma infecção ou uma alergia. Assim, o médico pode receitar o remédio para sinusite mais adequado. 

Se a sua cabeça está latejando e você sente pressão ao redor dos olhos, bochechas ou testa, pode estar enfrentando sinais de sinusite. A doença caracteriza-se por uma inflamação da mucosa dos seios da face, que pode ser secundária a uma infecção ou quadro alérgico.

As dores incomodam bastante e costumam ser mais fortes quando a pessoa se curva. Alguns métodos naturais, no entanto, ajudam a aliviar a dor, reduzir o inchaço e a secreção.  Confira alguns:

Inalação de vapor com eucalipto

O que é bom para aliviar a sinusite?

Inalar vapor de água com algumas gotas de eucalipto ajuda a diminuir as secreções

O eucalipto é um ótimo expectorante e pode ser usado em uma bacia de água quente. Deve-se inalar o vapor por pelo menos 15 minutos ou até que comece a se sentir melhor.  Para potencializar o efeito, coloque o rosto próximo da água e tampe a cabeça com uma toalha, dessa forma, o vapor não se dissipa.

Nebulização com soro fisiológico

O soro fisiológico também é muito utilizado para essa finalidade. A vantagem é que não tem efeito colateral, além de ser muito eficaz. Ele ajuda não só na limpeza e hidratação do nariz, como também na prevenção de resfriados e crises de rinite.

Lavar as narinas com água morna e sal

Outra maneira muito eficiente de limpar os seios nasais e aliviar a dor é fazer a lavagem nasal com uma solução salina. Pode-se usar uma seringa ou recipiente próprio para isso.

Com a cabeça inclinada ligeiramente para um dos lados, deve-se inserir a ponta da seringa ou do recipiente no interior da narina, despejar o líquido e deixa-lo escorrer pela outra narina.

Compressas quentes e frias

O que é bom para aliviar a sinusite?

Compressa com toalha quente alternada com pano frio também funciona para sinusite

Deitar-se com um pano quente sobre os olhos e nariz também ajuda a aquecer as vias nasais e soltar as secreções. Você também pode alternar compressas quentes e frias para aliviar a dor e a pressão sinusal. O ideal é começar com uma toalha ou pano quente e ficar com ele por cerca de três minutos. Em seguida, coloque uma compressa fria e fique com ela por uns 30 segundos. Alterne mais duas vezes e repita o tratamento cerca de quatro vezes por dia.

Dieta apimentada

Há evidências de que a capsaicina, que é o ingrediente ativo encontrado nas pimentas, é eficaz no alívio de alguns tipos de dores. Por isso, apostar em molho apimentado, raiz forte como gengibre e wasabi pode aliviar a pressão local e limpar os seio nasais.

Inalação com solução salina

O sal é muito potente para a esterilização dos ambientes e matar bactérias. Para você que tem crises de sinusite, misture 2 colheres de sopa de sal em 1 litro de água fervente. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inale o vapor. Você também pode acrescentar o soro caseiro ou soro fisiológico na solução salina para melhorar ainda mais a potência esterilizante. Dessa forma deverá melhorar a sua respiração.

Leia também:

Polícia conclui que Matheusa Passarelli foi morta em favela

Como acabar com a sinusite mais rápido?

11 formas naturais de aliviar a sinusite.
Umidificar o ambiente. ... .
Fazer lavagem nasal com soro fisiológico. ... .
Usar uma solução salina caseira. ... .
Fazer nebulização. ... .
Inalar vapor de eucalipto. ... .
Aplicar compressas mornas. ... .
Beber mais água. ... .
Tomar chás mornos..

O que é bom remédio caseiro para sinusite?

Algumas opções de remédios caseiros para sinusite são:.
Inalação com vapor de eucalipto. ... .
Suco de hortelã com urtiga. ... .
Inalação com camomila. ... .
Chá de açafrão. ... .
Chá de gengibre e alho. ... .
Infusão de tomilho e mel. ... .
Lavagem com bicarbonato de sódio..

O que é bom para sinusite forte?

Para combater a infecção e restabelecer o fluxo de drenagem da região, o mais comum é o uso de medicamentos antibióticos, quando a sinusite é bacteriana, e lavagem dos seios nasais com soro fisiológico. Descongestionantes orais ou nasais e anti-inflamatórios podem fazer parte do tratamento.

O que é bom para soltar o catarro da sinusite?

Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais; Evite o ar condicionado.