O que é diversidade de exemplos?

Significado de Diversidade

substantivo feminino Característica ou estado do que é diverso, diferente, diversificado; não semelhante: a exposição apresentava grande diversidade de obras de arte.Reunião do que contém vários e distintos aspectos, características ou tipos; pluralidade: a diversidade de comentários sobre o texto.Conjunto diverso, múltiplo, composto por variadas coisas ou pessoas; multiplicidade: a diversidade das espécies.Em que há ou demonstra oposição; sem concordância; divergência: a diversidade de seus argumentos deixou o texto confuso.expressão Diversidade Cultural. Conjunto de características culturais que, observadas em pessoas circunscritas num mesmo espaço geográfico (país, cidade, região etc.), caracteriza costumes, hábitos sociais ou crenças que variam de uma pessoa para outra.Etimologia (origem da palavra diversidade). A palavra diversidade deriva do latim diversitas, atis, e significa “variedade, alteração, mudança, diferença”.

Definição de Diversidade

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: di-ver-si-da-de
Plural: diversidades

Exemplos com a palavra diversidade

A convivência de diversidade genética e diversidade cultural "deve ter um impacto fantástico na criatividade humana", diz o biólogo. Folha de S.Paulo, 10/03/2013

Os organizadores declararam 2009 o Ano da Diversidade Afetivo/Sexual na Educação, ao longo do qual reivindicarão um sistema educacional em que a diversidade sexual "tenha o reconhecimento que precisa". Folha de S.Paulo, 04/07/2009

"Todos temos que ajudar que a escola seja um espaço seguro para a diversidade, porque o que se aprende desde pequenos fica para sempre", comentou. Folha de S.Paulo, 04/07/2009

O que é diversidade de exemplos?

Outras informações sobre a palavra

Possui 11 letras
Possui as vogais: a e i
Possui as consoantes: d r s v
A palavra escrita ao contrário: edadisrevid

Rimas com diversidade

  • majestade
  • metade
  • qualidade
  • celebridade
  • paternidade
  • imensidade
  • espontaneidade
  • profanidade
  • amizade
  • oportunidade
  • banalidade
  • seriedade
  • familiaridade
  • desigualdade
  • credulidade
  • sagacidade
  • individualidade
  • potencialidade
  • popularidade
  • mortandade
  • solidariedade
  • suavidade
  • intelectualidade
  • benignidade

Conteúdo revisto em agosto de 2021. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro

A diversidade étnica é a coexistência das várias raças que existem em todo o mundo e diferem na cor da pele, a língua ou os costumes.

Existem muitos povos ou grupos étnicos em todo o mundo que têm suas próprias tradições, costumes, idiomas etc.

O que é diversidade de exemplos?

Devemos distinguir os principais termos da diversidade cultural ou étnica. Diversidade é o termo que se refere à pluralidade de elementos de um determinado escopo.

Cultura é o conjunto de características que permitem distinguir uma sociedade em relação a aspectos materiais, espirituais, emocionais e intelectuais.

Finalmente, grupos étnicos são comunidades humanas que têm uma afinidade cultural comum e fazem com que os membros se sintam integrados.

A variedade étnica e cultural é a variedade de culturas diferentes dentro de um grupo de pessoas ou região.

A pluralidade de etnias representa um valor cultural do país. Por exemplo, na região da América do Sul, existem muitas etnias originárias dos povos indígenas, tantas línguas e costumes coexistem.

Quais características distinguem as etnias?

As principais características que distinguem os grupos étnicos são a cor da pele, a linguagem e a religião, mas também podemos incluir estrutura social, dieta, música, arte como característica da distinção …

Juntos, qualquer característica atribuível à cultura humana pode ser uma característica distintiva de diferentes etnias ou culturas.

Podemos definir o conceito de interculturalidade como a interação de duas ou mais culturas de forma sinérgica. Com esse conceito, nos consideramos em uma situação em que nenhuma das culturas existentes se localiza acima de outra hierarquicamente. Isso favorece a integração de culturas e faz parte do patrimônio humano.

Existem agências governamentais responsáveis ​​pela proteção da diversidade cultural, sendo a mais importante a UNESCO. Isso tem uma tendência à uniformidade cultural; assim, em 2001, foi assinado um tratado sobre a proteção da diversidade cultural.

Diversidade cultural e etnias

A diversidade cultural é considerada como a força do desenvolvimento sustentável, para um complemento intelectual e moral, e não baseado apenas no crescimento econômico.

A cultura é uma parte essencial da sociedade, e o reconhecimento de diferentes culturas e o valor agregado a elas ajuda a promover a interculturalidade da sociedade.

A identidade cultural de cada um dos grupos étnicos existentes no mundo é a afirmação e o vínculo com a realidade. A identidade faz parte da cultura e lhe dá significado e forma.

Para muitos grupos, a identidade cultural é reafirmada como uma oposição à globalização e homogeneização que a sociedade está sofrendo em escala global.

Em muitas partes do mundo, o nó de culturas que coexiste causa conflitos e mal-entendidos de identidade.

Neste ponto, podemos falar sobre multiculturalismo. Isso implica a coexistência de várias culturas em um só lugar. E dentro desse termo, podemos considerar a pessoa de outra etnia como distinta, mas não necessariamente inferior.

Ao longo da história, vimos quantas sociedades forçaram outra cultura a desaparecer, seja por etnocídio direto ou de formas menos violentas.

A existência de uma sociedade intercultural leva a considerar a coexistência entre indivíduos de uma sociedade, reconhecendo o outro como distinto sem a necessidade de separá-lo, mas busca cooperação, compreensão e respeito por parte de todas as culturas.

Exemplos de diversidade étnica no mundo

Em toda a região da América do Sul e países da América Latina, coexistem um grande número de culturas e etnias, havendo grande diversidade étnica.

Existem pessoas de origem indígena, mas também de origem européia, africana ou asiática. Dependendo do país em que nos encontramos, existem diferenças em relação à diversidade étnica do país.

Existem muitos países onde grupos étnicos aderiram e produziram uma raça mista, como pessoas que têm sangue europeu junto com sangue indígena, africano ou asiático.

Caribe e México

Em áreas como o Caribe, a maioria da população tem sangue europeu ou africano. Em contraste com o México, que possui a maior parte do sangue indígena e europeu. Essa diversidade étnica se reflete nas características físicas da população.

Argentina

Por exemplo, na Argentina, a ascendência européia da população é evidente. 85% da população é de origem européia, principalmente italiana, e os outros 15% são provenientes de sangue indígena.

Colômbia

A Colômbia é um dos países com a maior diversidade étnica do mundo. Graças à sua localização geográfica, está às portas da interculturalidade.

Existem até 84 grupos étnicos indígenas e 3 grandes grupos diferenciados da população. Os grupos étnicos indígenas estão localizados e predominam principalmente na área rural, com o maior índice em Guajira, Putumayo e Amazonas.

A população descendente do grupo étnico africano representa pouco mais de 10% da população nacional total. Também encontramos pessoas de etnia cigana, que chegam a uma população de 5.000 pessoas.

A Colômbia considera que a pluralidade de grupos étnicos representa um motivo de orgulho nacional. A riqueza da cultura intangível na Colômbia é alta graças ao número de línguas nativas americanas e crioulas, como o bandé, o palenquero e os ciganos.

Equador

No Equador, cerca de 80% da população é mestiça. São reconhecidas até 13 nacionalidades indígenas, dentre as quais se encontram o Chachi, Tsáchila, Quichuas da Amazônia, Awa, Epera …

Somente na região amazônica deste país existem nove idiomas nativos reconhecidos. Chegando até 13 em todo o país. A língua Zápara também foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Peru

No Peru, distinguem-se até 76 grupos étnicos que coexistem em seu território, onde encontramos misturas de culturas andinas em toda a região dos Andes , que continuam a manter seus costumes e cultura ao longo dos anos, incluindo muitas tribos nas quais parece que A presença global da sociedade ainda não chegou.

Referências

  1. PAREKH, Bhikhu. Repensando o multiculturalismo: diversidade cultural e teoria política. Etnias , 2001, vol. 1, não 1, p. 109-115.
  2. COX, Taylor H.; Blake, Stacy. Gerenciando a diversidade cultural: implicações para a competitividade organizacional. O executivo , 1991, p. 45-56.
  3. OGBU, John U. Entendendo a diversidade cultural e o aprendizado. Pesquisador educacional , 1992, vol. 21, n. 8, p. 5-14.
  4. FEARON, James D. Diversidade étnica e cultural por país. Journal of Economic Growth , 2003, vol. 8, não 2, p. 195-222.
  5. RIGGINS, Stephen Harold (ed.). Mídia das minorias étnicas: uma perspectiva internacional . Publicações prudentes, 1992.
  6. GREEN, James W. Consciência cultural nos serviços humanos: uma abordagem multiétnica . Prentice Hall, 1995.
  7. ATKINSON, Donald R.; MORTEN, George; SUE, ala do Derald. Aconselhamento às minorias americanas: uma perspectiva transcultural . Brown & Benchmark, 1979.

O que é diversidade e dê exemplos?

É um substantivo feminino que caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade. Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.

Quais são os exemplos de diversidade na sociedade?

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

O que é a diversidade?

De acordo com o dicionário, o conceito de diversidade é definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.

Quais são os tipos de diversidade?

Podemos classificar os tipos de diversidade como:.
Cultural;.
Étnica;.
Biológica;.
Social, entre outros..