O que é endoscopia digestiva alta com biópsia é teste de urease?

O que é?

A endoscopia digestiva alta (EDA), cujo termo técnico é esofagogastroduodenoscopia, é um procedimento utilizado para visualizar o tubo digestivo superior, incluindo o esófago, estômago e duodeno, através de um tubo flexível equipado com uma pequena câmara na extremidade que transmite a imagem para um monitor. O tubo flexível (endoscópio) é inserido na boca e passa através da garganta para o esófago, estômago e duodeno. Posteriormente é retirado pela boca. A EDA é utilizada para diagnosticar e, por vezes, tratar várias doenças que afetam o esófago, o estômago e o duodeno. Este exame pode ser efetuado num consultório médico devidamente equipado para o efeito ou em meio hospitalar.

O que se passa durante uma endoscopia digestiva alta?

Que preparação é necessária para este exame?

Quais os motivos principais para realizar este exame?

Em que situações não deve ser realizado este exame?

Quais os principais riscos da endoscopia digestiva alta?

Endoscopia Digestiva Alta Com Bio e Teste de Urease Pylori

DIETA PARA O EXAME DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

NA VÉSPERA DO EXAME (1 DIA ANTES DE SUA REALIZAÇÃO)

Tomar uma sopa ou chá com torradas, após 21h00 não consumir alimentos sólidos. Se sentir sede tomar água até a hora de dormir (não ultrapassando a 00h00 – meia noite)

Medicações anticoagulantes, como varfarina (Marevan®, Coumadin®), clopidogrel (Plavix®) e ticlopidina (Ticlid®) devem ser suspensas 7 dias antes do exame, com o CONSENTIMENTO e SUPERVISÃO do seu médico que solicitou a endoscopia.

NO DIA DO EXAME:

Jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos (inclusive água)

Comparecer ao local do exame com 30min de antecedência e com acompanhante.

Trazer acompanhante maior de 18 anos.

IMPORTANTE: É obrigatório trazer um acompanhante maior de 18 anos. Sem ele, o exame não poderá ser realizado.

Observação: o preparo descrito acima refere-se à realização exclusiva desse exame. Caso precise realizar diversos exames no mesmo dia, por favor ligue para (69) 2182-0100 e solicite orientações sobre os procedimentos de preparo, informando ao atendente a combinação dos exames a realizar.

O teste de urease é realizado durante a endoscopia digestiva alta, para verificar a presença da bactéria Helicobacter pylori, associada à gastrite, duodenite, úlceras, câncer e linfoma do estômago. Quando positivo, o teste significa que a bactéria está presente no estômago.
O fato de ter a bactéria, na ultima diretriz brasileira, recomenda o tratamento da mesma.
Normalmente, o tratamento para o H.pylori consiste na ingestão de 3 medicamentos por14 dias, sendo:
um inibidor da bomba de prótons (Omeprazol, Pantoprazol ou Lanzoprazol...) + dois antibióticos, como Claritromicina e Amoxacilina ou Claritromicina e Metronidazol, etc.
O médico que solicitou a endoscopia deverá interpretar seu resultado, assim como a necessidade de tratamento.

O teste de urease ou teste rápido de urease (RUT) é um teste rápido, barato e simples, muito usado no exame de endoscopia para verificar a presença da bactéria Helicobacter pylori. Na verdade, o uteste detecta a presença da enzima urease na amostra da mucosa gástrica. Portanto, o teste da urease é um teste indireto da presença de H. pylori (HP).

Apesar de ser um teste simples, e o mais popular para fazer o diagnóstico da infecção pelo HP, não deixa de ser um teste invasivo, visto que requer exame de endoscopia para obtenção de um fragmento da mucosa gástrica.

Mas o que é e para que serve a enzima urease?

  • A urease é uma enzima encontrada no citoplasma de vários micro-organismos, como, por exemplo, o Helicobacter pylori.
  • Essa enzima é responsável pela degradação da ureia em amônia e CO2.

O que é endoscopia digestiva alta com biópsia é teste de urease?

Figura 1: urease converte ureia em amonia

  • Como todos sabemos, o estômago é um ambiente bastante ácido e hostil para as bactérias.
  • Dentro do estômago também existe o composto ureia.
  • O HP produz urease, que hidroliza a ureia em amônia (alcalina), elevando o pH do meio.
  • Desta forma, o HP consegue sobreviver e penetrar na camada de ácido e muco do estômago, utilizando sua atividade flagelada, até abrigar-se no fundo das glândulas gástricas.

O que é endoscopia digestiva alta com biópsia é teste de urease?

Figura 2: urease produzida pelo H pylori provoca hidrolise da ureia em amônia e CO2, alcalinizando a camada de ácido do estômago e permitindo que o HP sobreviva e atinja o epitélio da mucosa gástrica

Como funciona o teste?

O fragmento de mucosa gástrica é colocado em um tubo ou gel contendo ureia e um indicador de pH (vermelho de fenol). O pH desta solução é de 5,9.

Se a urease produzida pelo Helicobacter pylori estiver presente no fragmento, ocorrerá hidrólise da ureia formando amônia. A amônia alcaliniza o meio, promovendo a mudança de cor do amarelo para o rosa.

O que é endoscopia digestiva alta com biópsia é teste de urease?

Figura 3: esquema sumarizando como funciona o teste de urease

O que é endoscopia digestiva alta com biópsia é teste de urease?

Figura 4: teste de urease negativo (esquerda) e positivo (direita)

Obs.: outros testes usaram indicadores diferentes, cada um com uma vantagem potencial. Como exemplo, alguns testes iniciam a reação com um pH mais baixo (pH 5,4), visto que a atividade da urease do H. pylori é mais eficiente nesse pH mais baixo em comparação com outras bactérias, o que poderia diminuir o falso positivo (que, no entanto, é bem raro).

O que é endoscopia digestiva alta com biópsia é teste de urease?

Figura 5: O teste hpfast inicia a reação em um pH mais baixo, diminuindo o falso positivo da urease produzia por outras bactérias como Proteus ou Pseudomonas.

Velocidade da reação

O tempo em que o teste fica positivo depende da concentração de bactérias e da temperatura.

  • Um estudo comparou biópsias de antro colocadas em um aquecedor a 38 ℃ ou mantidas à temperatura ambiente (~ 21 ℃).
  • A capacidade de fazer um diagnóstico em 30 minutos foi 20% maior usando o mais quente, mas, no geral, os resultados foram os mesmos (Yousfi MM, 1996).

A maioria dos testes ficará positivo dentro de 2-3 horas, mas recomenda-se guardar os testes negativos por 24 horas para a tomada de decisão.

Resultados positivos após 24 horas são, na maioria das vezes, falsos positivos e não deveriam ser usados para decisões de tratamento.

Eficácia do teste de urease

A sensibilidade do teste de urease varia entre 80% e 100% e especificidade entre 97% e 99%.

Estima-se que seja necessário aproximadamente 105 H. pylori na amostra de biópsia para alterar a cor do teste, o que geralmente não é um problema, pois a concentração de H. pylori normalmente excede esse mínimo.

Importante ressaltar que a biópsia deve ser coletada de um local onde os organismos estão presentes:

  • Em um paciente sem atrofia gástrica, geralmente uma biópsia do antro é suficiente (geralmente com sensibilidade > 85% e frequentemente entre 95-100%).
  • No entanto, se o paciente possui gastrite atrófica ou extensas áreas de metaplasia intestinal, o teste pode resultar em um falso negativo. Nesse caso, acrescentar um fragmento do corpo pode aumentar a sensibilidade.

Um estudo comparou os resultados de uma biópsia realizada na incisura angularis, uma na região pré-pilórica e uma no corpo, apresentando sensibilidade de 100%, 87% e 84,4%, respectivamente, e nenhum falso positivo, ou seja, especificidade de 100% (Woo, 1996).

No geral, para melhores resultados, recomenda-se a obtenção de dois fragmentos:

·      um do antro (evitando áreas de ulceração e metaplasia intestinal óbvia)

·      um do corpo

Fatores que podem diminuir a sensibilidade do teste de urease (falsos negativos):

Além da atrofia gástrica, a sensibilidade do teste também pode diminuir em:

  • pacientes com úlceras pépticas hemorrágicas (67% -85%) (Tu, 1999)
  • pacientes com gastrectomia parcial (sens = 79%)
  • Paciente em uso de IBP

Alguns autores advogam que a contaminação da pinça de biópsia por formalina poderia diminuir a sensibilidade do teste. No entanto, um estudo comparou os resultados de 253 pacientes submetidos a duas coletas de teste: uma antes e uma após a imersão da pinça em formalina. No total, houve discordância em apenas 8 casos (3%) e os autores concluem que a pré-imersão da pinça em formalina não interfere com a sensibilidade do teste (Castelotte J, 2001).

Falso positivo

Falsos positivos são raros e, quando presentes, podem ser devido à presença de outros organismos contendo urease, como Proteus mirabilis, Citrobactor freundii, Klebsiella pneumonia, Enterobactor cloacae e Staphylococcus aureus.

Contudo, a menos que o paciente tenha acloridria ou hipocloridria, a presença desses organismos em concentração suficiente para produzir um resultado positivo é pouco provável.

Após 24 horas, aumenta-se a chance de falso positivo pela presença de outros organismos contendo urease.

Obs: UREIA é uma paroxítona com ditongo aberto e, portanto, não é acentuada.Para saber mais sobre a nova ortografia aplicada aos termos endoscópicos, confiraclicando aqui !

Como citar este artigo:

Martins B. Teste de urease. Endoscopia Terapêutica; 2020. Disponível em: https://endoscopiaterapeutica.com.br/assuntosgerais/teste-de-urease/

Referências

  1. Takahiro Uotani, David Y. Graham. Diagnosis of Helicobacter pylori using the rapid urease test Ann Transl Med 2015;3(1):9
  2. Woo JS, el-Zimaity HM, Genta RM, et al. The best gastric site for obtaining a positive rapid ureas test. Helicobacter 1996;1:256-9.
  3. Tu TC, Lee CL, Wu CH, et al. Comparison of invasive and noninvasive tests for detecting Helicobacter pylori infection in bleeding peptic ulcers. Gastrointest Endosc 1999;49:302-6.
  4. Yousfi MM, El-Zimaity HM, Cole RA, et al. Does using a warmer influence the results of rapid urease testing for Helicobacter pylori? Gastrointest Endosc 1996;43:260-1.
  5. Castellote J, Guardiola J, Porta F, Falcó A. Rapid urease test: effect of preimmersion of biopsy forceps in formalin. Gastrointest Endosc. 2001;53(7):744-746. doi:10.1067/mge.2001.114786

Acesse o Endoscopia Terapêutica para tomar contato com mais artigos comentados, assuntos gerais, casos clínicos, quizzes, classificações e mais!

O que é endoscopia digestiva alta com biópsia é teste de urease?
O que é endoscopia digestiva alta com biópsia é teste de urease?

O que é endoscopia digestiva alta com biópsia é teste de urease?

Professor Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Médico Endoscopista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Endoscopista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Emerging Star pela WEO


O que é endoscopia digestiva alta com biópsia é teste de urease?

Bruno Martins

Professor Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Médico Endoscopista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) Médico Endoscopista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Emerging Star pela WEO

Como é feito o teste de urease na endoscopia?

A forma mais utilizada para confirmar sua presença no organismo é por meio do teste da urease, que é feito pela coleta de amostras da mucosa do estômago com uma pinça de biópsia durante a endoscopia digestiva alta. Quando positivo, significa que a bactéria está presente no organismo.

O que quer dizer urease positivo na endoscopia?

Teste de urease positivo significa que a pesquisa do H pylori foi positiva. Seu médico irá interpretar este resultado e decidir se no seu caso é necessário erradicar a bactéria.

O que a urease pode causar?

A H. Pylori, no entanto, é capaz de neutralizar o suco gástrico secretando urease, uma enzima capaz de transformar o ácido gástrico em amônia, e penetrar na mucosa que reveste o órgão por causa do seu formato de hélice (por isso é chamada de Helicobacter), causando gastrite crônica.

O que é um teste de urease?

O teste da urease é um exame laboratorial utilizado pra identificar bactérias através da detecção da atividade de uma enzima que as bactérias podem ou não possuir.