O que é melhor ranitidina ou omeprazol?

Categoria » Primary study

Revista»Alimentary pharmacology & therapeutics

Year » 1997

FUNDAMENTO: Estudos prévios têm demonstrado maior eficácia em comparação com omeprazol cimetidina em pacientes com esofagite endoscopicamente comprovada, mas excluiu o grupo substancial da doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE) pacientes com sintomas de refluxo, mas sem alteração endoscópica. Este estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego comparou o omeprazol e cimetidina no tratamento de azia DRGE associada tanto em pacientes sintomáticos com esofagite não-ulcerosa e naqueles com azia, mas sem esofagite. MÉTODOS: Um total de 221 pacientes com azia e mucosa esofágica grau 0 (n, normal = 51), 1 (sem erosões macroscópica, n = 52), 2 (erosões isoladas, n = 97) ou 3 (erosões confluentes, n = 21) foram randomizados para receber duplo-cego ou omeprazol 20 mg diários ou cimetidina 400 mg qds por um período de quatro semanas. Aqueles que ainda sintomática após 4 semanas de tratamento recebido omeprazol 20 mg / dia por mais 4 semanas. RESULTADOS: Não houve correlação entre a gravidade da azia e grau endoscópica na entrada (coeficiente de correlação = 0,196). Após 4 semanas de tratamento, a proporção de pacientes nos quais a pirose foi controlada (sem sintomas mais leves em não mais do que um dia nos 7 anteriores) sobre omeprazol (66%; 74/112) foi mais que o dobro de cimetidina ( 31%; 34/109) P (<0,0001). Não houve diferença significativa entre o alívio da azia em 47% dos pacientes sem esofagite inequívoca (endoscópica grau 0 ou 1) e em 53% dos pacientes com esofagite erosiva (grau 2 ou 3) (P = 0,31). Apenas o tratamento com omeprazol (P <0,0001) e menor gravidade da azia na entrada (P <0,01) foram significativas na previsão de alívio de azia. Entre os pacientes que necessitam de um adicional de 4 semanas de tratamento com omeprazol, 67% (54/81) informou que sua azia foi controlada após 8 semanas de tratamento. CONCLUSÃO: Nós concluímos que o omeprazol é superior a cimetidina para o alívio de todos os graus de azia na DRGE, ou não o paciente tem inequívoca esofagite endoscópica.

This translation has been produced by an automated software. If you wish to submit your own translation, please send it to

Epistemonikos ID: a7d661589ebf7186603c4d9a3efac12e81373c79
First added on: Jun 08, 2011

Data de Publicação

30/11/2017

Produtos Relacionados

O vômito é uma queixa comum na clínica de cães e gatos, e é uma manifestação clínica secundária as seguintes causas:

- Por estimulação direta no centro do vômito (aumento da pressão intracraniana, neoplasias cerebrais, traumas cranianos) ou indireta devido a medicamentos (como a morfina), toxinas metabólicas (por exemplo em uremia), endotoxinas bacterianas (em casos de piometra) e agentes antineoplásicos. - Gastro intestinais ou não gastro intestinais (DUNN, 2001).

É importante a identificação das causas para a escolha adequada da terapia. As medicações antieméticas como ondansetrona e metoclopramida podem ser utilizadas, lembrando que as mesmas não atuam na causa principal.

Além dos antieméticos, as medicações protetoras de mucosa (sucralfato) e inibidores de secreção de ácidos gástricos, por exemplo os antagonistas de receptores de histamina H2 (ranitidina, cimetidina, famotidina) e inibidoras de bomba de prótons (omeprazol), são indicadas e muito prescritas para o tratamento de ulcerações, erosões gástricas e diminuição da hiperacidez gástrica (ETTINGER e Feldman, 2000).

Os inibidores da bomba de prótons são os mais potentes inibidores da secreção de ácidos gástricos (MARKS, 2016). O omeprazol na dose de 1 mg/kg a cada 24 horas apresentou-se mais eficaz em aumentar o pH intragástrico em cães (BERSENAS et al, 2005; Tolbert el al, 2011) e em gatos, comparado a ranitidina e famotidina (PARKINSON et al, 2015).

A ranitidina apresenta pouco efeito no aumento do pH gástrico. Sutalo et al (2015), compararam o efeito do omeprazol, ranitidina e placebo na diminuição da acidez gástrica de gatos e observaram que a ranitidina não foi efetivo na diminuição da acidez gástrica, tendo resultado semelhante ao placebo.

O omeprazol na dose de 1 mg/kg a cada 12 horas em cães e gatos é mais eficaz comparado a administração da mesma dose com o intervalo de 24 horas, sendo recomendada para o tratamento de ulcerações/erosões gástricas e também para afecções que causam hiperacidez gástrica, por exemplo em doenças renais e disfunções hepáticas (Gould e Tolbert, 2016; SUTALO, 2015).

Os comprimidos de omeprazol possuem um revestimento que os protegem da degradação gástrica prematura. Em estudo realizado por Parkinson et al (2015), a administração por via oral de comprimidos fracionados de omeprazol (dose 0.88–1.26 mg/kg PO q12h) para gatos, não diminuiu sua eficácia. O fracionamento do comprimido é uma ótima opção para o tratamento de gatos e cães de pequeno porte.

Para que a ranitidina é indicada?

Este medicamento contém ranitidina, substância que reduz a quantidade de ácido produzida no estômago. Isso favorece a cicatrização da gastrite e das úlceras pépticas do estômago e do duodeno, além de prevenir complicações.

Quem tem gastrite pode tomar ranitidina?

A ranitidina é uma substância que ajuda a reduzir os impactos do ácido produzido no estômago e a secreção gástrica, diminuindo os sintomas de doenças como refluxo, gastrite e úlcera, além de favorecer a cicatrização e prevenir complicações.

Qual o melhor remédio para tirar dor de estômago?

Alguns exemplos desses remédios são os inibidores da bomba de prótons, como omeprazol, esomeprazol, lansoprazol ou pantoprazol, ou os antagonistas dos receptores da histamina, como cimetidina, nizatidina ou famotidina, por exemplo.

Qual é o remédio que substitui a ranitidina?

“Em termos de potência, poderíamos substituir a ranitidina por famotidina ou cimetidina, que não estão com lotes contaminados. Se você quiser um efeito um pouco mais potente, deve ser usada a classe dos omeprazóis” recomenda Tomás Navarro.