Por que não ocorre eclipse solar em toda lua nova ou o eclipse lunar em toda Lua Cheia?

Porque não ocorre eclipse solar toda vez que a Lua Nova porque não ocorre eclipse lunar toda vez que há Lua Cheia?

E a explicação para o fato de não termos o eclipse solar toda vez que a Lua está na posição de lua nova é que a rotação da Lua ao redor da Terra não está no mesmo plano que a rotação da Terra ao redor do Sol.

Por que os eclipses não ocorrem em todas as luas cheias e novas?

Como a órbita da Lua está inclinada de aproximadamente 5º em relação à órbita da Terra (eclíptica), os eclipses não acontecem todos os meses, mas apenas quando o Sol e a Lua estão na linha de intersecção da orbita da Lua com a eclíptica.

Porque não ocorre eclipse solar toda?

O eclipse do Sol ocorre apenas nos momentos em que a Lua está na fase nova. Ele não ocorre sempre, uma vez que as órbitas da Terra e da Lua diferem no tocante às suas posições e formatos. Isso porque a órbita do planeta Terra em torno do Sol não se encontra no mesmo plano que a órbita da Lua em torno da Terra.

Porque a Lua Nova não é caracterizada como um eclipse solar?

Ao observar as fases da Lua, é possível imaginar que a cada Lua Nova ocorra um eclipse solar, no entanto, isso não acontece porque o plano da órbita lunar é ligeiramente rotacionado (cerca de 5,2º) em relação à órbita da Terra em torno do Sol (chamada de eclíptica).