O que é um ramo da Biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente onde vivem bem como a influência que cada um exerce sobre o outro?

O que é um ramo da Biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente onde vivem bem como a influência que cada um exerce sobre o outro?

Ecologia é o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente onde vivem, bem como a influência que cada um exerce sobre o outro. A seguir, listaremos os principais conceitos em ecologia e suas respectivas definições.

Espécie - Conjunto de indivíduos semelhantes em todos ou na maioria de seus caracteres, que se reproduzem sexuada ou assexuadamente.

População - Conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, que ocupa uma determinada área, mantendo intercâmbio de informação genética.

Comunidade - Conjunto inter-relacionado de fauna e flora, vivendo num determinado biótopo, num determinado período de tempo.

Biocenose - O mesmo que comunidade

Ecossistema - Qualquer unidade (biossistema) que abranja todos os organismos que funcionam em conjunto numa dada área, interagindo com o ambiente físico.

Habitat - Ambiente onde vive normalmente um organismo ou uma espécie.

Biótopo - Área ocupada por uma biocenose.

Biosfera - É a parte do globo terrestre onde existe, naturalmente, qualquer forma de vida.

Ecótono - Zona de transição entre duas comunidades ecológicas adjacentes.

Biogeografia - Ciência que estuda a distribuição dos seres vivos sobre a superfície terrestre e os fatores ambientais que determinam esta distribuição. Estuda também as modificações nos padrões de distribuição e procura desvendar suas possíveis causas.

Biodiversidade - Riqueza em espécies. (Diversidade biológica em espécies).

Seleção Natural - A força criativa que dirige o curso da evolução, preservando as variantes ou estratégias reprodutivas que melhor se adaptam em relação à competição.

Evolução - Modificação de populações descendentes em relação às suas populações ancestrais, através de alterações genéticas e das características por elas determinadas, acumuladas no decorrer do tempo.

Relações ecológicas intraespecíficas - São as interações que ocorrem entre indivíduos da mesma espécie

Relações ecológicas interespecíficas - São as interações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes.

Fator ecológico - Qualquer elemento ou condição do ambiente capaz de interferir na forma ou função de seus componentes.

Fator abiótico - Aquele que caracteriza as propriedades físico-químicas da biosfera.

Fator biótico - Influência provocada direta ou indiretamente por um ser vivo.

Sucessão ecológica - substituição progressiva e sequencial de espécies em uma comunidade; compreende todas as etapas, desde a colonização ou estabelecimento das espécies pioneiras até o clímax.

Biologia evolutiva - estuda a origem e a descendência das espécies, bem como suas mudanças ao longo do tempo, ou seja, sua evolução

Poluição - Efeito que um poluente produz no ecossistema.

Poluente - Qualquer substância ou energia que, lançada para o meio, interfere com o funcionamento de parte ou de todo ecossistema.

Impacto Ambiental – toda ação ou atividade, natural ou antrópica, que produz alterações bruscas em todo o meio ambiente ou apenas em alguns de seus componentes.

Conservação – Sistema flexível ou conjunto de diretrizes planejadas para o manejo e utilização sustentado dos recursos naturais, a um nível ótimo de rendimento e preservação da diversidade biológica.

Preservação Ambiental – ações que garantem a manutenção das características próprias de um ambiente e as interações entre os seus componentes.

Educação Ambiental – processo formativo utilizando conjunto de atividades e idéias que levam o homem a conhecer o ambiente e utilizar os recursos naturais de maneira racional.

A equipe do Mundo Biologia agradece à Prof.ª Dr.ª Nelane Marques da Silva, diretora da faculdade de Ciências Biológicas da UFPA - Campus de Bragança, pelo conteúdo deste artigo.

substantivo feminino

1.

BIOLOGIA ramo da biologia que estuda a relação dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem; mesologia

2.

POLÍTICA coloquial movimento que assume como prioridade a defesa do ambiente; ecologismo; ambientalismo

ecologia humana

área de investigação interdisciplinar que tem por objeto o estudo das relações entre as comunidades humanas e o espaço em que estas se desenvolvem (incluindo o impacto ambiental dos modelos de organização socioeconômica, das inovações tecnológicas e científicas etc.)

ORIGEM DA PALAVRA|Do grego oĩkos, «casa» +lógos, «estudo» +-ia

VEJA TAMBÉM

ambiente, assumir, espaço, este, estudar, etologia, mesologia, objeto, relação, ter, viver

  • Aqui você tem a ecologia que se desdobrou em micélio (ambiente rico em matéria orgânica), em leis, em bens comuns.
  • Biologia Os temas da prova de biologia foram variados: reino animal, vegetal, ecologia, fitologia e genética.
  • Concentra atividades de pesquisa nas áreas de anatomia patológica, fisiopatologia pulmonar, doenças respiratórias, saúde ambiental e ecologia aplicada.
  • Direitos humanos, ecologia, sobrevivência do planeta, condições de organização social que permitam mais salubridade no convívio, mais saúde social.
  • Possui graduação em ciências biológicas e mestrado e doutorado em ecologia pela Unicamp.
  • Questões detalhadas de citologia, genética, ecologia e evolução são muito cobradas.

Qual o ramo da biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente?

A Ecologia é a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio. O termo, que foi usado pela primeira vez em 1866 por Ernest Haeckel, vem da junção de duas palavras gregas: Oikos, que significa casa, e logos, que quer dizer estudo.

Qual área da ciência estuda as relações entre os seres vivo e o ambiente por que essa área é tão importante?

A Ecologia preocupa-se com os seres vivos do planeta e suas relações entre si e com o meio. Assim sendo, a Ecologia faz um estudo não só da parte biológica, mas também de fatores químicos e físicos. É uma ciência complexa e ampla que nos permite entender perfeitamente o funcionamento do planeta.

Qual é a parte da biologia que estuda as atividades dos seres vivos?

Fisiologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo do funcionamento do organismo.

O que é a ecologia ambiental?

A ecologia ambiental preocupa-se em discutir questões que afetam a integração entre os seres e a Terra, ocasionadas principalmente pelo desmatamento, emissão de dióxido de carbono, aquecimento global e as ações predatórias do homem.