O que influencia a nota de corte?

O que influencia a nota de corte?

12 de março

O que influencia a nota de corte?

Melhores Escolas Médicas - MEM

4 minutos de leitura

Blog

Reading Time: 4 minutes

Em momentos atípicos como esse que estamos vivendo, a vida de todo mundo deu uma guinada e mudou drasticamente. Se para quem já estava com a vida mais ou menos encaminhada essa realidade está sendo difícil, imagina para quem ainda está no comecinho da jornada? Ainda mais com o fantasma da nota de corte do Sisu?

Por conta da pandemia, a maioria dos estudantes estão há um ano sem pisar na escola, no cursinho e com extremas dificuldades na qualidade do ensino a distância e outros nem isso têm. Neste ano os estudantes tiveram que enfrentar: Cancelamento das aulas – Desigualdade de acesso – Piora na qualidade de ensino -Identificação sobre o futuro – Convivência com a família – adiamento do Enem, entre outros fatores.

O que influencia a nota de corte?

Sisu e Nota de Corte

Vale ressaltar, que só pode participar do Sisu o candidato que participou do Exame Nacional do Ensino Médio sem estar na condição de treineiro e que não zerou a redação. Além disso, o estudante também não pode estar matriculado em nenhuma outra instituição superior pública de ensino.

Entenda como funciona a nota de corte Sisu

Mas e como conseguir a vaga? 

Para ser contemplado em alguma instituição pelo Sisu, o estudante tem que atingir uma nota mínima do curso escolhido que é definida de acordo com cada instituição. E esta nota dificilmente é abaixo de 450 pontos. Isso acontece porque as instituições de ensino são livres para determinar o desempenho mínimo exigido para se candidatar a cada curso, e também atribuir pesos diferentes a cada uma das provas do Enem.

Essa nota só pode ser verificada no período de inscrição e durante a consulta de vagas liberadas pelo Sisu dá para ter uma ideia aproximada -ou mais ou menos aproximada- de quanto cada curso vai exigir. 

Os candidatos para os cursos mais concorridos como Medicina e Direito, por exemplo, já sabem que a média de nota para ingressar nestes cursos, sem muitas preocupações, é de mais de 800 pontos. Porém sem esquecer que o cálculo desta nota depende de alguns fatores. São estes:

  • Número de vagas disponíveis.
  • Desempenho dos candidatos que concorrem a uma mesma vaga.
  • A procura pelo curso, se é bastante concorrido ou não.
  • O tipo de cálculo utilizado, considerando apenas a nota do Enem ou atribuindo pesos diferentes para cada prova.

O que influencia a nota de corte?

Mas afinal, a nota de corte pode diminuir?

A lógica é essa: se faltou muita gente , o número de concorrentes é menor, então a nota de corte deve reduzir porque tem menos concorrência, não é? Bom, para Giulia Costa, aluna do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e presidente do Cursinho Popular Dr Almir Santana que dá aulas pré-vestibular gratuitas para candidatos que desejam passar em medicina , a resposta é não.

*Essa é uma dúvida muito frequente dos nossos alunos. Dúvidas essas que temos que estar respondendo quase semanalmente. Nós sabemos que a abstenção do Enem foi muito alta, mas a prova manteve o mesmo nível. Então não há como diminuir a nota de corte*

De acordo com Giulia, esse questionamento não é só em razão da pandemia. *Na minha opinião, a nota não baixa. Todo ano dizem que vai baixar, mas na realidade ela faz é aumentar. O que pode mudar é a influência no TRI.*

O que influencia a nota de corte?

Mas o que é TRI?

A Teoria de Resposta ao Item, TRI, é o algoritmo usado pelo Enem para corrigir e dar nota às questões da prova. É um modo de afirmar os conhecimentos dos alunos que a fazem e também é uma forma de impedir o chute. 

Resumindo, a prova do Enem tem questões de níveis fácil, médio e difícil. Se o estudante acerta algumas questões de nível difícil e erra questões de nível fácil, o algoritmo entende que o candidato chutou e não recebe a pontuação cheia. Por isso, a nota final não depende só do número de acertos, e sim do nível de dificuldade das questões que você acertou e também das que errou.

Por incrível que pareça, para a TRI é melhor o candidato acertar mais questões de nível fácil do que difícil, ou até mesmo deixar as questões de alto nível em branco. 

Saiba mais sobre TRI aqui.

O que influencia a nota de corte?

De volta a nota de corte

Voltando para a nossa dúvida maior, que também é o desejo de muitos. Segundo Giulia não tem choro e nem vela, muito menos simpatia ou oração. A única chance de conseguir ser contemplado no Sisu e conseguir uma boa nota de corte é se preparando para a prova e estudando regularmente com organização e foco. 

*Quem quer conseguir uma boa vaga e principalmente quem quer passar em medicina, passa o ano inteiro, em um ritmo de estudo intenso e não vacila para fazer a prova do Enem. Então a concorrência de medicina de um modo geral ainda se mantém muito alta independente do número de abstenção dos candidatos.*

O que influencia a nota de corte?

Veja mais:

  • O que esperar das notas de corte Sisu 2022?
  • Saiba mais sobre as notas de corte.

Post Tags:

curso de Medicina Escolas médicas com Menor nota de Corte estudar medicina estudar medicina pagando nada nota de corte nota de corte medicina Nota do ENEM Notas de Corte Notas de Corte SISU Medicina sisu Sisu 2021 TOP 3 SISU vagas de medicina

O que determina a nota de corte?

A nota de corte do Sisu é a menor nota necessária para ter a chance de ficar entre os selecionados para a vaga desejada. Ela é calculada automaticamente, uma vez por dia, com base no número de vagas existentes e na quantidade de candidatos que concorrem àquela vaga, naquela modalidade de concorrência específica.

Qual curso dá para fazer com 500 pontos no Enem?

550 pontos, em média – Administração, Ciências Sociais, Hotelaria, Fisioterapia, Enfermagem, História (licenciatura) e Biologia (licenciatura). De 450 a 500 pontos, em média – Serviço Social, Comunicação Social, Letras, Estética e Cosmética, Agronomia e Artes.

O que acontece se ficar abaixo da nota de corte?

Ela é a menor pontuação possível exigida para ocupar a vaga de um curso. Se conseguir alcançá-la (ou superá-la!) até o fim do período de inscrições, seu ingresso está garantido e basta esperar a divulgação dos resultados pelo MEC. Por outro lado, não alcançar a nota de corte não elimina você imediatamente da disputa.

O que dá para fazer com 600 pontos no Enem?

Cursos mais fáceis (nota de corte: 450 a 600 pontos, em média): Ciências Aeronáuticas. Design de Interiores. Pedagogia.