O que marcou o período moderno da história do pensamento geográfico?

Com finalidade didática, alguns historiadores convencionaram denominar de Idade Moderna o período histórico que começou com a Queda do Império Bizantino, em 1453, derrubado pelos turcos-otomanos, e terminou com a Revolução Francesa, em 1789. O fato é que nesse espaço de tempo houve uma enorme transformação, não apenas do continente europeu, mas de todo o globo terrestre.

A expansão marítima europeia, proporcionada pela formação dos Estados Modernos Europeus, como Espanha, Portugal, Inglaterra, França e Holanda, provocou a descoberta e integração com o chamado “Novo Mundo”, o continente americano. Esse acontecimento é um dos mais importantes da história da humanidade e está no centro dos conteúdos relativos à Idade Moderna.

Ainda em se tratando do processo de expansão marítima das nações europeias, temos a montagem do sistema colonial e do mercantilismo como modelo econômico hegemônico. Fatores como metalismo, balança comercial favorável e monopólio exclusivo da metrópole sobre suas colônias integravam esse sistema.

Não obstante, a organização das culturas e civilizações nativas do continente americano e a formação da sociedade colonial, seja na América Espanhola, Portuguesa ou Anglo-Saxônica (e Francesa), também compõem os conteúdos de Idade Moderna, apesar de integrarem seções especiais didaticamente separadas, como

Associados a esses conteúdos, temos outros, como a formação do Absolutismo na Europa, isto é, o modelo político que se estruturou como resposta às guerras civis religiosas que se desencadearam após a Reforma Protestante, iniciada em 1517 com as 95 teses de Martinho Lutero; o Humanismo Renascentista, que edificou, entre os séculos XV e XVI, boa parte das ideias modernas, como o antropocentrismo; e o Renascimento Científico, que, associado ao humanismo, também está na base da modernidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ciência moderna, ao contrário do saber científico da Antiguidade e da Idade Média, passou a ser eminentemente técnica, isto é: o desenvolvimento da ciência passou a depender de um aparato tecnológico que a sustentasse. Os reflexos disso, como as noções de progresso e de aceleração do tempo, podem ser vistos de forma patente hoje em dia.

Esta seção de Idade Moderna ainda oferece outros conteúdos, como as revoluções políticas burguesas, isto é, as transformações políticas que a burguesia levou a cabo progressivamente, a começar pela onda de revoluções que se sucedeu na Inglaterra, no século XVII, que é chamada comumente de Revolução Inglesa; e também aquilo que seria a base estrutural do capitalismo moderno, a Revolução Industrial.

Além disso, no campo das ideias, além da Reforma Protestante, mais à frente, no século XVIII, houve o fenômeno do Iluminismo, um movimento intelectual complexo que teve vários seguimentos, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos da América, mas que se tornou emblemático em sua versão francesa por infundir várias perspectivas políticas nos revolucionários que derrubariam o poder absolutista em 1789.

Faça bons estudos!!


Por Me. Cláudio Fernandes

Quando surgiu a ciência geográfica?

A Geografia enquanto ciência no sentido Moderno surge somente no século XIX. Na Antiguidade a Geografia desenvolve-se com os gregos. No Feudalismo grande parte de seus estudos estarão influenciados pelo conhecimento Teológico. Na Idade Moderna a Geografia se constitui Ciência com embates das “Escolas” alemã e francesa.

Onde surgiu o geográfico?

Onde surgiu? O conhecimento geográfico sempre existiu, pelo menos desde que se tenha registros de homens no planeta Terra. … Comumente se considera que os fundamentos históricos da ciência geográfica se reportam ao contexto da Grécia antiga, em estreita relação com a Filosofia.

O que é pensar geograficamente?

Pensar geograficamente contribui para os/as estudantes compreenderem e interpretarem as suas próprias reações às pessoas e aos lugares e para a reflexão sobre as perspectivas dos outros que podem ser diferentes das suas.

O que marcou o período moderno da história do pensamento geográfico?

O marco de renovação no pensamento geográfico se apresentou a partir da obra de Alexander Von Humboldt (1769-1859). Nascia uma nova vertente do estudo, dirigida para um esforço de síntese entre a linguagem científica moderna e a percepção artística.

Qual é o objetivo da ciência geográfica?

A Geografia é uma ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas. … Assim, o estudo geográfico conduz ao levantamento de dados sobre os elementos naturais que atingem diretamente a vida humana como clima, relevo, vegetação, hidrografia entre outros.

Quem foi o primeiro geógrafo?

Humboldt e Ritter são considerados os primeiros estudiosos da Geografia constituída como ciência. Apesar de a Geografia já ter sido praticada desde os tempos antigos, foi no século XIX que ela se consolidou enquanto ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e o seu método científico bem definido.

O que é conhecimento geográfico?

É desta forma que o PCN inicia a delimitação acerca das características e importância social da Geografia. Quando se observa a paisagem atual é possível desvendar inúmeras situações ocorridas naquele ambiente, tanto naturalmente como socialmente.

O que são princípios geográficos?

Para a construção de um raciocínio reflexivo sob essa ótica, são enfocados os princípios geográficos como instrumentos de análise referencial – extensão-localização, causalidade, analogia, conexidade e atividade – numa perspectiva de visão atual do espaço geográfico.

Quais os princípios do raciocínio geográfico?

O raciocínio geográfico contribui para a solução de problemas não somente de Geografia, mas também de outras áreas (como Matemática, Ciência, Arte e Literatura), utilizando princípios do raciocínio geográfico: ANALOGIA, CONEXÃO, DIFERENCIAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, EXTENSÃO, LOCALIZAÇÃO e ORDEM.

Qual a importância do pensamento geográfico ao longo da história?

No início do século XIX, a sistematização da Geografia tem seus princípios na expansão do capitalismo, pois neste período há o desenvolvimento do capitalismo em países como a Alemanha e a Europa estabelecia relações econômicas com diversas partes Page 7 do mundo, sendo uma excelente contribuição para esta ciência.

Em que momento se iniciou a renovação do pensamento geográfico?

A renovação do pensamento geográfico continua até hoje. Essa renovação está relacionada às mudanças políticas, econômicas e tecnológicas que alteraram as relações socioespaciais em todas as escalas. Em que momento se iniciou a renovação do pensamento geográfico? A Após a Primeira Guerra Mundial.

Quem foi que criou a Geografia?

A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter.

Quem é o pai da Geografia antiga?

Heródoto
Um dos estudiosos mais lembrados é Heródoto (484-420 a.C), conhecido como “pai da história e da geografia”, sendo um dos primeiros a realizar viagens “científicas”.

Qual é a importância do conhecimento geográfico?

Estudar o espaço geográfico pode ser útil para desvendar e entender os problemas socioespaciais. Resumindo, a importância da Geografia reside nas suas contribuições para o conhecimento sobre o espaço humano e suas formas de transformação e ocupação.

Onde surgiu o conhecimento geográfico e quais são os seus principais autores?

Ao início do século XIX, um conjunto de pressupostos histórico para a sistematização da Geografia já havia ocorrido. A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter.

O que foi o período moderno da Geografia?

Alexander von Humboldt inaugurou a Geografia Moderna com suas expedições e pesquisas em diversos países, desde aqueles na Europa até a América, vindo a produzir registros sobre vulcões, a hidrografia, a biodiversidade, o clima e o relevo dos países visitados, além dos estudos sobre as correntes marítimas.

O que é a história do pensamento geográfico?

A História do Pensamento Geográfico é um ramo da disciplina geográfica, onde se estuda os postulados, pensamentos e correntes dos autores que contribuíram para a sistematização da geografia como disciplina acadêmica no século XIX.

Quais são os pensamentos geográficos?

Destacam-se como correntes de pensamento geográfico: o Determinismo Ambiental, o Possibilismo, o Método Regional, a Nova Geografia e a Geografia Crítica.