O que pode alterar o teste de farmácia?

26/10/2021

Apesar de ocorrer muito raramente, um resultado de teste de gravidez falso positivo é possível. Existem motivos específicos para que isso aconteça e é importante entender o que ocorre em cada uma dessas situações. Para esclarecer melhor as dúvidas que surgem por causa do resultado do teste, separamos 4 motivos pelos quais pode ocorrer um resultado falso positivo:

1. Teste feito incorretamente
Essa é a principal causa dos falsos positivos nos testes de gravidez. Algumas mulheres acabam por não ler as instruções de uso totalmente, muitas vezes por causa da ansiedade, e assim os resultados acabam sendo afetados.
Quando todas as instruções do teste são seguidas corretamente, ele tem precisão superior a 99%. Alguns detalhes na realização do teste são importantes, mas por vezes não são observados, e por isso o resultado do teste pode ser afetado.
A data de validade do produto é um dos itens que acaba passando despercebido e, caso o teste seja realizado após a data de vencimento, o resultado pode sofrer alteração.
Ainda, para garantir o resultado correto, é recomendado que se abra a embalagem apenas na hora do uso, pois a umidade do ar pode manchar o teste.
Outra situação ocorre na hora de manipular o copo coletor e o teste. Se sua mão, o teste ou o copo coletor tiverem qualquer resíduo de sabão ou detergente, isso pode ocasionar um resultado falso. É preciso atenção no manuseio do produto para garantir um resultado preciso.
Por fim, estudos apontam que uma das formas mais comuns de se obter um falso positivo é realizar o teste, aguardar o tempo de espera, verificar o resultado, descartá-lo no lixo e, após algum tempo, apanhar novamente o teste e conferir outra vez o resultado. O que antes era um resultado negativo agora se transformou num positivo. A nova linha que apareceu no teste negativo é chamada de linha inespecífica e normalmente possui uma coloração azul-acinzentada. Na verdade, nenhum teste deve ser conferido após muitas horas que tenha sido feito, muito menos após ser descartado. Caso você já tenha aguardado o tempo indicado nas instruções de uso para o resultado, mas ainda assim tem dúvidas ou sua menstruação segue atrasada, o melhor a ser feito é realizar um novo teste.

2. Medicamentos
Os testes de gravidez detectam os níveis altos de hCG (gonadotrofina coriônica) no organismo. Este hormônio é produzido quando a mulher está grávida, podendo ser detectado por dispositivos até 4 dias antes do atraso da menstruação. Porém, alguns medicamentos também podem elevar o nível de hCG no organismo da mulher e resultar num teste falso positivo. É caso de alguns tratamentos de reprodução que utilizam injeções desse hormônio para ajudar na maturação do folículo, liberação do óvulo e implantação do embrião. O ideal é aguardar pelo menos 15 dias após a injeção para realizar um teste de urina.

3. Pós-parto, pós-aborto ou perda ovular
Outra condição em que os níveis de hCG no organismo da mulher estão altos é o período após a gestação. Isso significa que os níveis de hCG demoram um tempo para baixar após um parto ou um aborto, não sendo possível realizar um teste de urina antes de 8 semanas.
Outra situação, sendo essa muito mais comum, é o caso da perda ovular. Ela ocorre quando o óvulo é fecundado, mas não se implanta no útero, o que não ocasiona uma gravidez de fato. O que acontece nesses casos é que algumas mulheres realizam o teste de gravidez e obtém um resultado positivo, mas após uns dias acabam menstruando ou obtendo um resultado negativo em um novo teste. A primeira impressão que se tem é que o primeiro teste falhou, mas na verdade o que provavelmente ocorreu foi uma perda ovular. O teste detectou o nível elevado de hCG no organismo devido a fecundação, mas por causa da falha na implantação do óvulo, a produção de HCG cessou. Esses casos ocorrem cerca de 15% das fecundações e a maioria deles passam totalmente desapercebidos, não trazendo nenhum problema a fertilidade da mulher. 

4. Doenças raras
Algumas doenças raras também podem causar um resultado falso positivo. É o caso do lúpus, que produz elevada quantidade de proteína na urina. Tanto o excesso de proteína, quanto a presença de sangue na urina podem causam um resultado impreciso. Já em outras doenças ocorre o aumento do hCG no organismo, como é o caso da deficiência de Iga, mola hidatiforme e alguns tipos de melanomas e carcinomas. Ainda, valores baixos entre 3 e 100 mui/ml de hCG podem ser encontrados em mulheres não grávidas e sem nenhum problema de saúde. Esses valores podem vir de várias fontes, mas em especial das células gonadotróficas da hipófise.

 

O que pode alterar o teste de farmácia?

Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Teste de gravidez de farmácia: Quando e como fazer?
Resultado do teste de gravidez: 2ª linha muito clara é positivo?
Teste de gravidez: Melhor custo ou maior praticidade?

O que pode alterar o resultado do teste de gravidez de farmácia?

O que pode alterar o resultado do teste de gravidez?.
Realização precoce do teste..
Teste de gravidez feito de forma errada..
Urina diluída em água..
Aborto espontâneo recente..
Uso de alguns medicamentos..
Problemas de saúde..
Teste de gravidez de farmácia fora da validade ou armazenado inadequadamente..

O que pode interferir no resultado do teste de gravidez?

Existem alguns fatores que podem influenciar no erro de um teste de gravidez. Alguns deles são a realização muito cedo e antes do atraso menstrual, baixa concentração de HCG e até mesmo má qualidade do teste utilizado. Não podemos descartar também o manuseio incorreto do teste, que pode também invalidá-lo.

O que pode causar um falso positivo no teste de gravidez?

Um teste apresentará um falso positivo somente se você tiver hCG em seu sistema por outro motivo, por exemplo, se esteve grávida recentemente, estiver tomando medicamentos para fertilidade contendo hCG ou se tiver uma condição médica, como alguns raros cistos ovarianos.

Qual a possibilidade de um teste de gravidez de farmácia dar errado?

Ainda que exista a possibilidade que um teste de gravidez de farmácia apresente um falso negativo, ele muito raramente apresentará um falso positivo. Em geral, o índice de confiabilidade desse tipo de exame é de 99%.