O que tem contribuído para a diminuição da taxa de natalidade no Brasil?

Para resolver esta lista de exercícios sobre as taxas de natalidade do campo e da cidade, você deve conhecer bem o tema e os fatores que o influenciam.

Publicado por: Amarolina Ribeiro em Exercícios de Geografia

Questão 1

As taxas de natalidade da zona rural são distintas das apresentadas nos centros urbanos. Essa distinção é multifatorial, entretanto, possui ligação com o arranjo familiar desses espaços. A respeito dessa questão, assinale a alternativa incorreta.

a) A função de colaboração dos filhos nas atividades do campo é um dos fatores que contribuem para uma taxa de natalidade mais alta na zona rural.

b) Nas cidades, por conta da oferta de creches, berçários e escolas, as taxas de natalidade são mais elevadas.

c) O nível de instrução, geralmente menor nas áreas rurais, pode ser considerado um fator preponderante para que as taxas de natalidade nesses locais sejam mais altas.

d) O alto custo de criação dos filhos nos grandes centros e a inserção ascendente da mulher no mercado de trabalho explicam, em parte, as menores taxas de natalidade.

e) As taxas de natalidade são mais baixas nas cidades também pelo acesso mais facilitado a métodos contraceptivos.

ver resposta


Questão 2

A respeito dos fatores que contribuem para que as cidades tenham taxas de natalidade menores que as do campo, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

I) Criar um filho na cidade, especialmente nas maiores, traz uma série de custos com saúde, educação, transporte e lazer. Esse fator tem contribuído para a diminuição da taxa de natalidade nos centros urbanos.

II) As religiões, muitas vezes, são contrárias à limitação em relação à quantidade de filhos. Essa influência não é tão efetiva nos grandes centros urbanos, mas em pequenas cidades e no espaço rural, faz-se mais presente.

III) O acesso à informação a respeito dos métodos contraceptivos e a maior facilidade na aquisição desses métodos no ambiente urbano contribuem para que as taxas de natalidade sejam reduzidas em relação ao espaço rural.

Estão corretas as alternativas:

a) I e III.

b) I e II.

c) II e III.

d) Todas as alternativas.

e) Apenas a alternativa I.

ver resposta


Questão 3

As mulheres do campo e das grandes cidades possuem, em geral, cotidianos distintos. Essas diferenças impactam diretamente os índices demográficos, como as taxas de fecundidade e natalidade. A esse respeito, avalie as proposições a seguir:

I) A mulher no campo realiza, além do trabalho doméstico e do cuidado com a prole, atividades como cuidar dos animais e auxiliar no cultivo e colheita de gêneros agrícolas. Embora também desempenhe diversas tarefas, seus filhos podem estar com ela durante a realização das atividades.

II) Na atualidade, as mulheres do campo e dos grandes centros urbanos têm paridade no acesso à informação sobre anticoncepção e facilidade igual de aquisição dos métodos contraceptivos.

III) A entrada da mulher no mercado de trabalho remunerado nas grandes cidades fez com que ela acumulasse tarefas que muitas vezes inviabilizam a possibilidade de ter filhos.

Assinale a alternativa correta:

a) F, V, V

b) V, V, F

c) F, V, F

d) V, V, F

e) V, F, V

ver resposta


Questão 4

No Brasil houve uma queda expressiva das taxas de natalidade e fecundidade nas últimas décadas. Contribuíram para essa queda os seguintes fatores, exceto:

a) O aumento das taxas de urbanização.

b) Casamentos tardios, típicos das grandes cidades.

c) Melhorias nas condições de educação, uma consequência da urbanização.

d) Inserção da mulher no mercado de trabalho remunerado.

e) Influência das religiões no planejamento familiar.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

A alternativa b está incorreta porque as taxas de natalidade nos centros urbanos, em geral, são inferiores às taxas apresentadas no espaço rural. Além disso, a escassez na oferta de vagas em creches e escolas de educação infantil, além do alto custo, é um fator que inibe a natalidade.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra D

As taxas de natalidade nas cidades são menores que no campo por um conjunto de fatores. Entre eles, estão o alto custo de criação dos filhos, a menor influência da religião e o acesso facilitado à informação sobre contracepção e métodos anticoncepcionais.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra E

As menores taxas de natalidade nos centros urbanos é influenciada pela disponibilidade de informações repassadas por meio dos meios de comunicação e serviços de saúde. Nas cidades, as mulheres têm muito mais acesso, inclusive financeiro, aos métodos anticoncepcionais. As mulheres do campo não têm a mesma facilidade.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra E

A letra E está incorreta porque algumas religiões opõem-se à limitação em relação à quantidade de filhos e à utilização de métodos contraceptivos artificiais. Entretanto, essa influência não é expressiva nos centros urbanos, onde está concentrada a maior parte da população brasileira.

voltar a questão


O que tem contribuído para a diminuição da taxa de natalidade no Brasil?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

O que contribui para a diminuição da taxa de natalidade?

A taxa de natalidade caiu e a culpa é da Covid-19 A alta mortalidade e a recessão econômica foram as principais causas para que os índices de natalidade caíssem em 2020. Este cenário de crise, que deve se estender por mais um bom tempo, fez com que muitos casais adiassem ou desistissem da ideia de ter filhos.

O que o aumento ou redução da taxa de natalidade pode ocasionar?

- A redução das taxas de natalidade gera um elevado número de idosos, o que demanda maiores gastos com sistemas de saúde e de previdência. - Ocorre também a redução da população economicamente ativa e do número de adultos em idade pró-ativa.

Quais fatores contribuem para a diminuição do crescimento da população?

A urbanização, o aumento do custo de vida nas cidades e a maior inserção da mulher no mercado de trabalho conduziram a uma queda na taxa de natalidade no Brasil a partir de então, o que culminou na lenta diminuição do crescimento vegetativo da população.

Que fatores têm contribuído para a redução das taxas de natalidade desde o final do século XIX e o início do século XX nos países de economia mais desenvolvida?

Fatores como urbanização, queda da fecundidade da mulher, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, a mudança ideológica da população entre outros têm interferido diretamente na redução desse crescimento populacional.