O que torna uma cidade global?

As cidades globais são metrópoles muito urbanizadas e desenvolvidas com influência em nível global.


O que torna uma cidade global?

Tóquio: exemplo de cidade global

Definição (o que são)

Também conhecidas como metrópoles mundiais, as cidades globais são aquelas que possuem influência em nível mundial. Portanto, as cidades globais possuem influência nos centros urbanos do próprio país e também em regiões de outros países do mesmo e de outros continentes.

Importância

As cidades globais possuem grande importância para a economia mundial. Recebem estudantes, trabalhadores qualificados e pesquisadores do mundo todo. Geram, além de riqueza, quantidade significativa de conhecimentos científicos de qualidade. Em função da vida cultural dinâmica, são também importantes centros culturais, recendo grandes quantidades de turistas anualmente. São importantes no processo de globalização econômica e cultural, que vem ocorrendo no mundo nas últimas décadas.

As principais características das cidades globais são:

Elevada concentração populacional;

- Economia forte, dinâmica e diversificada;

- Forte urbanização (cidades com ótima infraestrutura);

- Mercado de trabalho intenso, dinâmico e diversificado;

- Elevada diversidade de serviços (administrativos, educacionais, financeiros, científicos e tecnológicos);

- Existência de diversificadas opções culturais (museus, galerias de arte, centros culturais);

- Existência de instituições de ensino e centros de pesquisa de alta qualidade;

- Setor de telecomunicações com elevado nível de desenvolvimento tecnológico (principalmente nas áreas da Tecnologia da Informação);

- Bolsa de valores com importância no mercado financeiro internacional;

- Sistema de transportes complexos e diversificados (rodoviárias, metro, avenidas, aeroporto internacional, etc);

- Possuem sede de bancos e empresas multinacionais (grandes empresas que possuem filiais em diversos países).

O que torna uma cidade global?
Londres: uma das principais cidades globais.

Exemplos de cidades globais:

Tóquio (Japão)

Londres (Reino Unido)

Paris (França)

Chicago (Estados Unidos)

Los Angeles (Estados Unidos)

Milão (Itália)

Cidade de Cingapura (Cingapura)

Hong Kong (China)

São Paulo (Brasil) 

Cidade do México (México)

Nova Iorque (EUA)

Pequim (China)

Munique (Alemanha)

Madri (Espanha)

Você sabia?

- Grande parte das cidades globais se concentram nos Estados Unidos, Japão e União Europeia (bloco econômico composto por diversos países da Europa).

O que torna uma cidade global?

New York (Estados Unidos): outro exemplo de cidade global.


atualizado e revisado em 28/10/2021

Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)




Você também pode gostar de:

Cidades Globais e suas características Temas Relacionados
  • • Cidades Tecnopolos
  • • Conurbação
  • • Megalópole: exemplos e características
  • • Urbanização
Bibliografia Indicada


O mito da cidade global

Autor: Ferreira, João Sette W.
Editora: Vozes

Fonte de referência do texto:

VESENTINI, José William. Sociedade e Espaço. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2006. 


"Cidade global" e "megacidade" são termos relacionados à forte urbanização que vem ocorrendo no mundo. No entanto, embora estejam relacionados um ao outro, não podem ser confundidos, pois designam realidades diferentes.

Megacidade

O termo "megacidade" refere-se a cidades muito grandes em termos populacionais, não considerando outros aspectos desses centros urbanos. Expressa, portanto, um aspecto estritamente quantitativo.

O termo "megacidade" surgiu em meados da década de 1990, quando especialistas da ONU (Organização das Nações Unidas) observaram que algumas cidades estavam aumentando seus contingentes populacionais de forma muito mais acentuada do que outras, em especial nos países subdesenvolvidos. Diante desse fenômeno, usaram o termo para caracterizar esse grupo de cidades, incluindo nesse conjunto os centros urbanos que tivessem um número de habitantes igual ou superior a 10 milhões.

  • O que torna uma cidade global?

    A Cidade do México conta com mais de 19 milhões de habitantes na região metropolitana, o que a torna uma megacidade. Além disso, é uma cidade global de nível Beta

Segundo dados divulgados pela Divisão de População da ONU, em 2000 existiam 23 megacidades no planeta:

  • Ásia: Pequim, Xangai e Tiangin (China); Calcutá, Bombaim e Nova Déli (Índia); Tóquio e Osaka (Japão); Seul (Coreia do Sul); Daca (Bangladesh); Karachi (Paquistão); Jacarta (Indonésia); Manila (Filipinas); Bangcoc (Tailândia).
  • América do Nortee do Sul: Nova York e Los Angeles (Estados Unidos); São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil); Cidade do México (México); Buenos Aires (Argentina).
  • África: Lagos (Nigéria); Cairo (Egito).
  • Europa: Moscou (Rússia).

Nos países subdesenvolvidos, as megacidades são fortes pólos de atração de população e tendem a ter seus problemas econômicos e sociais agravados. As perspectivas são de que nessas nações tenhamos, entre as décadas de 2010 e 2020, as maiores aglomerações urbanas do planeta.

Dessa forma, as metrópoles dos países desenvolvidos serão superadas por centros urbanos muito populosos como Lagos, Karachi e Daca. Saliente-se que esse enorme contingente populacional não será atendido em suas necessidades básicas de moradia, transporte, educação, saúde e emprego, o que aumentará significativamente a miséria nessas regiões.

Cidade global

O termo "cidade global" é usado quando fazemos uma análise qualitativa da cidade, referindo-nos ao seu grau de influência sobre outros centros urbanos, em diferentes partes do globo.

Uma cidade global, portanto, caracteriza-se como uma metrópole, porém sua área de influência não é apenas uma região ou um país, mas parte considerável de nosso planeta. É por isso que as cidades globais também são denominadas "metrópoles mundiais".

Conforme alguns estudos demonstram, para a cidade ser considerada "global" é fundamental levarmos em conta suas atividades financeiras, administrativas, científicas e no campo da informação, o que vincula tais centros urbanos à sua influência regional, nacional ou mundial.

Assim, uma cidade global deve apresentar:
a) sedes de grandes companhias, como conglomerados e multinacionais;
b) bolsa de valores que possua influência na economia mundial;
c) grau sofisticado de serviços urbanos;
d) setor de telecomunicações amplo e tecnologicamente avançado;
e) centros universitários e de pesquisa de alta tecnologia;
f) diversidade e qualidade das redes internas de transporte (vias expressas, rodovias e transporte público);
g) portos e aeroportos modernos que liguem a cidade a qualquer ponto do globo.

Com base nesses aspectos, os estudiosos criaram três níveis ou categorias de cidades, de acordo com o poder de influência desses centros urbanos: Alfa, Beta e Gama. Na atualidade são reconhecidas 55 cidades globais no planeta:

  • Grupo Alfa (10 cidades de primeiro nível de importância): Londres, Nova York, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão, Hong Kong e Cingapura.
  • Grupo Beta (10 cidades de segundo nível de importância): São Francisco, Sidney, Toronto, Zurique, São Paulo, Cidade do México, Madri, Bruxelas, Moscou e Seul.
  • Grupo Gama (35 cidades de terceiro nível de importância): Osaka, Pequim, Boston, Washington, Amsterdã, Hamburgo, Dallas, Dusseldorf, Genebra, Xangai, Montreal, Roma, Estocolmo, Munique, Houston, Barcelona, Berlim, Jacarta, Johanesburgo, Melbourne, Praga, Santiago, Taipe, Varsóvia, Atlanta, Budapeste, Buenos Aires, Copenhague, Istambul, Kuala Lumpur, Manila, Miami, Minneapolis, Bangoc e Caracas.

O que faz uma cidade se tornar global?

O que é uma Cidade Global As cidades globais são geralmente cidades com importância e renome internacional. São cidades centros que integram a economia global nas dimensões urbanas, culturais, econômicas, financeiras, políticas e industriais de maior desenvolvimento do mundo.

Que elementos são essenciais para a definição de uma cidade global?

São elementos presentes nas cidades globais: sedes de empresas, sobretudo multinacionais; bolsas de valores, serviços urbanos modernos, rede diversificada de transportes, centros comerciais avançados, centros de ciência e tecnologia, como as universidades e aeroportos de alcance internacional.

Quais são os critérios que definem uma cidade global é uma megacidade?

Megacidade é o termo empregado para classificar uma cidade que possui população maior ou igual a 10 milhões d habitantes. Já o termo Cidade Global, é referente a metrópoles com grande influência internacional.

Qual é a cidade mais globalizada do mundo?

Cidades por categoria.