Onde fazer exame DST gratuito BH

Os testes rápidos são práticos e de fácil execução e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos.

Onde fazer exame DST gratuito BH
O uso da camisinha nas relações sexuais é a forma mais eficaz de prevenção a infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, a gonorreia e também alguns tipos de hepatites. Mas, infelizmente, nem todos se preocupam com a saúde sexual.

O resultado disso, é que das cerca de 900 mil pessoas infectadas com HIV, 135 mil não sabem que tem o vírus. Os testes para detectar o HIV estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). E não é demorado saber do resultado! Hoje, é possível saber se você está infectado em apenas 30 minutos.

Segundo o diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Gerson Pereira, o teste é muito simples. Basta solicitar o exame na unidade de saúde mais próxima e não precisa de encaminhamento médico. “Os testes estão disponíveis na Atenção Básica, em estratégias como o Viva Melhor Sabendo. E vom esse diagnóstico temos uma medida de prevenção, porque, na medida em que a pessoa é diagnosticada e tratada, ela deixa de ter uma carga viral circulante”, esclareceu.

Ao chegar para fazer o teste, o profissional de saúde, que pode ser médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem, capacitado, coleta uma gota de sangue ou fluido oral. O material é submetido ao reagente que fornece o resultado positivo ou negativo. No entanto, é preciso estar atento sobre o prazo de se fazer o teste rápido, por conta da chamada janela imunológica.

Janela imunológica

Janela imunológica é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a identificação de anticorpos produzidos pelo organismo. Por isso, é preciso fazer o teste antes de passar o período de janela imunológica pode gerar um resultado conhecido como falso negativo. Para o HIV a janela varia até 30 dias. Pessoas sexualmente ativas podem repetir os testes para HIV e outras ISTs.

Resultado positivo

Quando o resultado é positivo para HIV, o paciente já é encaminhado para o tratamento específico. “É importante conhecer o diagnóstico cedo, tratar imediatamente e se manter em tratamento. Assim, ela pode ter uma vida sem maiores complicações, como o aparecimento de infecções oportunistas”, explicou. O diretor reforça que a AIDS ainda não tem cura, mas pode ser controlada com os medicamentos disponíveis no SUS. “É um tratamento diário. O tratamento antirretroviral que a gente tem no Brasil é o que há de melhor no mundo e rapidamente, entre três e seis meses, a carga viral da pessoa passa a ser indetectável”, ressaltou o diretor.

O Ministério da Saúde tem aumentado o número de testes distribuídos, tanto para HIV, como sífilis, hepatite b e hepatite C, mantendo uma média de quase 14 milhões de testes de HIV distribuídos no país.

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/servicos/54037-pelo-sus-a-populacao-pode-ter-acesso-a-testes-rapidos-e-gratuitos-de-hiv

O carnaval está chegando e com ele, sempre aumenta a preocupação com as relações sexuais desprotegidas. As campanhas dos últimos anos conscientizaram a população sobre a importância do uso de camisinha. Mesmo assim, muita gente ainda se arrisca. Por isso, é importante fazer o teste de HIV. Belo Horizonte possui diversos pontos onde o teste pode ser feito.

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA (ver localização pelo país).

Os testes podem ser feitos inclusive de forma anônima. Nesses centros, além da coleta e da execução dos exames, há um processo de aconselhamento, antes e depois do procedimento, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente.

A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.

De acordo com o diretor da associação de ginecologistas e obstetras de Minas Gerais, Delzio Bicalho, saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa e a qualidade de vida do soropositivo. Mas é preciso fazer o tratamento especializado no tempo certo, seguindo as recomendações do médico. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o vírus se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Mais informações sobre os testes e o vírus HIV estão disponíveis, respectivamente, no site do Departamento de DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis; e no portal da Fhemig. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).

Onde posso fazer exame de DST gratuito?

Para diagnosticar e prevenir doenças sexualmente transmissíveis, o Governo Federal disponibiliza diversos serviços de saúde. Chamados de Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), esses locais realizam testes para HIV, sífilis e hepatites B e C de forma gratuita.

Onde fazer teste rápido DST em BH?

TESTAGEM RÁPIDA E TRATAMENTO PARA IST, HIV, HEPATITES: O SUS realiza os exames laboratoriais e os testes rápidos gratuitamente para IST, nos seguintes pontos de atenção de BH: nos 152 Centro de Saúde, nos Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA e nos Serviços de Atenção Especializada.

Qual o valor do exame de DST BH?

Teste de DSTs - R$178,00 - Labi Exames.

Onde pedir exames de DST?

Quando há sintomas ou mesmo , sinais clínicos, o médico poderá , através da suspeita diagnóstica , solicitar exames complementares específicos . Recomenda-se procurar o seu ginecologista ou urologista.