Onde Tarsila do Amaral iniciou seus estudos?

Onde Tarsila do Amaral iniciou seus estudos?

(Capivari, SP, 1886 – São Paulo, SP, 1973)

| BIOGRAFIA |
Artista plástica, iniciou seus estudos de pintura em São Paulo em 1917. Estudou em Paris e aderiu à Escola Cubista. Em 1922, através de sua amiga Anita Malfatti, entrou em contato com o grupo modernista formado por Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Juntando-se a eles, formou o “grupo dos cinco”, cujas discussões constantes sobre arte moderna foram importantes para sua atualização e procura de nova orientação nos estudos. Em Paris, expôs obras da fase “pau-brasil” em sua primeira exposição individual em 1926. Em 1928, com a tela Abaporu, iniciou a fase “antropofágica”, de acentos surrealistas. Realizou as primeiras exposições individuais no Brasil em 1929, tendo permanecido ativa na vida artística até seu falecimento.

PERCURSO
Doada por Felipe Crescenti Filho, Marcelo Secaf e Ivo Mesquita, em 2003 é composta por dossiê sobre Tarsila do Amaral, organizado por José Roberto Guedes de Oliveira a partir da doação de documentos que este recebeu de Sérgio Estanislau do Amaral, sobrinho de Tarsila, e documentos por ele recolhidos.

CONTEÚDO DO ACERVO

Arquivo
SIGLA: BR USP/IEB TA
Correspondência com familiares, amigos e admiradores, além de crônicas escritas por Tarsila, matérias extraídas de publicações, fotografias e postais, dentre outros.
QUANTIDADE
426 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Processado

Mestre em Artes Visuais (UDESC, 2010)
Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica (UFSM, 2008)

Ouça este artigo:

Tarsila do Amaral foi uma grande pintora e desenhista brasileira com fama no Brasil e no exterior. Nascida em uma família rica e tradicional do interior de São Paulo teve acesso a boas escolas além de concluir seus estudos na Europa. Aprendeu piano e outras línguas, incluindo o francês. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 e passou sua infância em meio à natureza na fazenda da família no município de Capivari em São Paulo. Em 1901 matricula-se no colégio Sion onde pinta seu primeiro quadro – Sagrado coração de Jesus. Em 1906 casou com o primo André Teixeira Pinto com quem teve uma filha, o casamento dura cerca de dez anos.

Onde Tarsila do Amaral iniciou seus estudos?

Tarsila do Amaral (foto de 1925 - O Estado de São Paulo).

Em 1916 aprendeu a fazer modelagem em barro no ateliê de William Zadig, escultor sueco radicado em São Paulo. No ano seguinte teve aulas com Pedro Alexandrino, dedicando-se a pintura de naturezas-mortas. Nesse período conheceu Anita Malfatti que também havia iniciado o mesmo curso.

Em 1920 foi estudar em Paris estudar pintura e escultura onde conviveu com grandes artistas dessa época. Regressou a São Paulo dois anos mais tarde e embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna acompanhou todo o movimento de Paris e integrou-se ao modernismo, juntando-se ao Grupo dos Cinco, composto por Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Tarsila sempre gostou de viajar tanto pelo Brasil como para o exterior e em uma de suas viagens para Minas Gerais encontrou-se com as cores de sua infância e apaixonou-se pelas decorações populares das casas da região. Nesse período juntou-se ao Movimento Pau-Brasil que durou cerca de três anos de 1924 a 1927 e contou com os artistas Oswald de Andrade com que namorava nessa época, Mario de Andrade, Blaise Cendrars, Goffredo Silva Telles e Olívia Guedes Penteado. Suas pinturas encheram-se de brasilidade, levando para suas telas as cores da natureza, a cultura popular, o homem rude e as paisagens rurais. São pinturas dessa época: Morro da Favela (1924), O vendedor de frutas (1925) e Paisagem com touro (1925).

Também fez exposições em Paris em 1926 e no mesmo ano casou-se com Oswald de Andrade.

Onde Tarsila do Amaral iniciou seus estudos?

Abaporu, pintura de Tarsila do Amaral, 1929.

Em 1928, para presentear seu marido, Tarsila pinta o quadro Abaporu. A origem do nome da tela vem do Tupi-guarani e significa Aba (homem) e Poru (comer). Tarsila descreve o quadro como sendo imagens de seu subconsciente, sugeridas por histórias que ouvia quando criança. A partir desse momento ela e o marido criam o movimento artístico e literário Antropofágico que tinha como proposta assimilar outras culturas, porém não copia-las. O nome vem do grego e significa antro (homem) e fagia (comer). São obras dessa fase: O Ovo (1928), Floresta (1929), Sol Poente (1929) entre outros.

Em 1933, Tarsila pintou a tela Operários e deu início a uma nova fase – Fase Social - que dura aproximadamente quatro anos, sendo a pioneira nessa temática no Brasil. Suas telas estamparam a realidade dos operários. A classe operário no Brasil teve grande impacto na vida social e na política do país por décadas. Um operário não tinha direitos trabalhistas e trabalhava até 15 horas diárias, mulheres e crianças eram os mais explorados.

Em 1970, a artista realizou em São Paulo e no Rio de Janeiro exposições sobre seus 50 anos de carreira - Tarsila: 50 anos de Pintura. Faleceu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1973.

Referências:
http://tarsiladoamaral.com.br
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa824/tarsila-do-amaral

AZEVEDO, Heloiza de Aquino. Tarsila do Amaral: A Primeira-Dama da Arte Brasileira. Coleção aprendendo com arte – Vida e Obra. Educação e Cia, São Paulo, 2005.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biografias/tarsila-do-amaral/

Onde Tarsila do Amaral estudava?

Estudou em São Paulo, em um colégio de freiras do bairro de Santana e no Colégio Nossa Senhora de Sion. Completou seus estudos em Barcelona, na Espanha, no Colégio Sacré-Coeur de Jésus. [5] A figura 1 mostra o primeiro quadro pintado por “Tharcilla” conforme “Raisonné Tarsila do Amaral (vide Vol.

Onde Tarsila do Amaral foi estudar em 1920?

Em 1920, partiu para Paris, onde permaneceu até junho de 1922, estudando na Académie Julien e tomando aulas com o pintor Emile Renard. Foi a partir de cartas enviadas por Malfatti que Tarsila tomou conhecimento da Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922.

O que Tarsila fez de importante na história?

Tarsila do Amaral foi uma importante artista plástica brasileira do movimento modernista. Junto à Anita Malfatti, ela ficou conhecida como uma das mais importantes pintoras da primeira fase do modernismo. E, ao lado dos escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, Tarsila inaugurou o movimento denominado “Antropofagia”.

Qual é a obra mais importante de Tarsila do Amaral?

Tarsila empolgou-se com a interpretação e correu para um velho dicionário de tupi-guarani. Ali encontrou as palavras "aba" e "poru" - "homem que come". Estava batizado aquele que se tornaria o mais valioso quadro da arte brasileira, Abaporu.