Onde ver o saldo do fgts

Mais comodidade, segurança e agilidade.

Vantagens para você trabalhador:
Acompanhe seu FGTS de forma simples. Consulte o saldo total das suas contas FGTS, verifique depósitos realizados pelo seu empregador, imprima seus extratos e, se preferir, ainda poderá optar pelo seu Saque-aniversário.

Todos os saques FGTS no aplicativo:
Todos os saques previstos em lei estão disponíveis no aplicativo e, caso necessite ou tenha direito, você pode solicitar no próprio App.

Funcionalidades do App:
- Consulta ao saldo e extrato das contas FGTS;
- Opção pela sistemática de saque (Saque-rescisão ou Saque-aniversário);
- Saque Digital para os motivos de saque rescisão e aposentadoria com indicação de conta para depósito (CAIXA ou outros bancos);
- Solicitação de saque para os demais motivos de saque, com o envio dos documentos;
- Cadastramento de conta CAIXA ou outros Bancos, para crédito do FGTS em caso de saque;
- Autorização para consulta às informações do FGTS por instituições financeiras;
- Atualização de endereço.

Cadastramento de usuário:
Caso você ainda não possua um usuário, deverá cadastrar um novo na tela de login e senha, na opção “Cadastre-se”, utilizando o seu CPF e o e-mail que mais utiliza. É simples, rápido e seguro.

Aprenda a consultar saldo do FGTS por app, telefone, presencialmente e no site da Caixa. E descubra como antecipar o recebimento do seu saldo.

Onde ver o saldo do fgts

Saber como consultar o saldo do FGTS traz maior segurança, independência e controle para todas as pessoas que têm valores depositados no Fundo.

Afinal, a composição do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é feita pelas contribuições mensais realizadas pela empresa empregadora. Ou seja, o empregador precisa destinar, por mês, 8% do valor dos recebimentos do trabalhador ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Apesar de ser um dever, é importante que o funcionário acompanhe esse pagamento, verifique se está mesmo sendo feito e, principalmente, tenha o controle sobre o seu saldo no Fundo para saber suas possibilidades financeiras.

Afinal, essa reserva tem por objetivo atender o titular da conta em momentos de vulnerabilidades, como provocadas por dispensa do trabalhador sem justa causa e enfermidades, por exemplo. Recentemente, outros tipos de saque FGTS também foram colocados à disposição, aumentando, assim, as hipóteses nas quais se pode acessar esse fundo.

Para usufruir dos seus direitos da melhor forma possível, é importante saber onde e como consultar o saldo do FGTS. Continue a leitura para conhecer três maneiras simples e rápidas para acessar essa e outras informações.

Saldo do FGTS

O FGTS foi instituído originalmente pela Lei nº 5.107 de 1966. Em 1990, no entanto, essa lei foi substituída pela Lei nº 8.036, que regulamenta as operações que envolvem o FGTS, com práticas gerenciadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), agente operador do FGTS.

A criação do fundo ocorreu como uma maneira de proteger o trabalhador celetista (ou seja, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho), em determinadas situações de vulnerabilidade econômica. Para isso, como mencionado, a empresa empregadora deve realizar as contribuições mensais, formando, assim, uma reserva compulsória para o trabalhador.

As contribuições representam 8% do recebimento bruto do funcionário e o seu recolhimento não é opcional. Ou seja, é um direito do trabalhador e uma obrigação da instituição pagadora efetuar esse pagamento. Como se trata de uma porcentagem, o total recolhido varia conforme a faixa salarial. 

Vale ressaltar que, apesar de pertencer ao trabalhador, o saldo do FGTS só pode ser acessado em determinadas situações. A mais conhecida é a demissão sem justa causa, em que se pode realizar o saque do valor total em conta do FGTS junto à multa rescisória.

Mas essa não é a única forma de acessar esse valor. Segundo as normas, é possível sacar parte ou a totalidade do valor:

  • em término do contrato;
  • por falecimento do trabalhador – saque realizado por dependentes e/ou autorizados;
  • rescisão por falência;
  • aposentadoria ou ter mais de 70 anos;
  • situação de emergência ou estado de calamidade pública;
  • doenças graves ou estado terminal;
  • aquisição de casa própria, liquidação ou amortização de dívida, ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional;
  • saque emergencial;
  • saque-aniversário; e etc

Importante ressaltar que para estar apto a qualquer um dos tipos de saques FGTS citados acima, o trabalhador precisa preencher determinados requisitos. 

  • Saiba mais – 12 tipos de saque do FGTS: veja como acessar o saldo do Fundo

A ideia, portanto, é que o trabalhador e seus dependentes possam contar com uma ajuda financeira em determinadas ocasiões. 

A modalidade de saque mais recente, chamada Saque-Aniversário, no entanto, traz um benefício além dos já conhecidos. Ao optar por ela, o trabalhador pode acessar parte do valor anualmente, na data de seu aniversário.

Nesse caso, ao escolher o Saque-Aniversário, o trabalhador abre mão do Saque-Rescisão e pode usar esse valor da maneira que preferir. Assim como nos demais casos, o acesso ao FGTS só é possível preenchendo os requisitos de cada caso e quando há saldo em conta. 

  • Não perca: Quem escolheu o Saque-Aniversário pode sacar a multa rescisória?

Por que consultar o saldo do FGTS?

Como visto acima, saber como consultar o saldo do FGTS é fundamental para ter acesso aos benefícios oferecidos pelo Fundo. E, apesar de pertencente ao trabalhador, muitos não sabem como fazer essa consulta.

Segundo pesquisas realizadas pelo Serasa e pelo Banco Pan, divulgada em 2022, 33% dos entrevistados não sabiam quando e quais eram as condições nas quais podiam sacar o valor existente no FGTS. E mais, quase 40% desconhecem o total resguardado na sua conta do Fundo e 16% afirmaram não saber que era possível realizar essa consulta. 

Como mencionado anteriormente, as contribuições mensais para o FGTS são realizadas pelo empregador. A consulta do saldo permite o controle e o monitoramento do colaborador referente ao valor total em conta, se os depósitos estão sendo realizados de fato e quanto ele pode utilizar em determinadas ocasiões.

Vale ressaltar, inclusive, que, em caso de consignado e solicitação de crédito ligada ao FGTS, o trabalhador precisa do comprovante do valor acumulado no Fundo. Por isso é tão importante que ele saiba onde e como consultar o saldo do FGTS.

Onde ver o saldo do fgts

Como consultar o saldo do FGTS?

Existem diversas formas de como consultar o saldo FGTS, tanto online, quanto presencialmente. Confira:

Aplicativo FGTS

Uma das maneiras mais práticas de como consultar o saldo do FGTS é utilizando o aplicativo do próprio Fundo. O app do FGTS pode ser encontrado nas lojas de aplicativos Android ou iOS e seu download é rápido e gratuito.

Assim que completado o download, basta clicar em abrir e você será direcionado para o app do FGTS. Caso seja o seu primeiro acesso, é necessário realizar o cadastro no aplicativo, lembrando que o login não é o mesmo do site do FGTS.

Realizado o cadastro, basta inserir os dados registrados (CPF e senha) e entrar. 

Assim que realizar o login, o usuário será levado para a página inicial do app, onde estarão disponíveis todas as informações e funcionalidades oferecidas. Para consultar o saldo do FGTS basta clicar na opção “Saldo Total do FGTS”.

Ao clicar, o trabalhador verá o saldo total do fundo, incluindo todas as suas contas vinculadas do FGTS. Caso ele precise imprimir essa informação, é possível gerar um arquivo PDF e salvá-lo. 

Lembrando que é fundamental ficar atento à oficialidade dos canais digitais do FGTS e realizar o download do app direto na loja de aplicativos do seu aparelho. Evitando, assim, golpes e fraudes.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Valor do empréstimo Valor da parcela

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

12 24 36 48 60 72 84

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Site da Caixa

A segunda maneira de como consultar saldo do FGTS é pelo site da Caixa Econômica Federal. Para isso, o usuário deve ir até o navegador do seu computador ou dispositivo móvel e acessar o site: caixa.gov.br/extrato-fgts.

No primeiro acesso, o usuário deve realizar o passo a passo do cadastro, inserindo suas informações, como CPF ou NIS, demais dados pessoais e, por fim, a senha que pretende cadastrar. Finalizado o processo, para fazer a consulta do saldo, ele deve fazer o login, acessar a aba FGTS e clicar em “extrato” ou “extrato completo”.

Assim como no app FGTS, essas informações também podem ser impressas, caso o trabalhador precise como comprovante do saldo. Vale ressaltar, no entanto, que pode ser necessário inserir a certificação digital (e-CPF) para realizar alguns procedimentos oferecidos pelo site.

  • Confira: Extrato do FGTS: o que é, como acessar e quando utilizar

Agência bancária

Por fim, caso o trabalhador não queira utilizar os canais digitais, também pode realizar a consulta do saldo FGTS pelo telefone ou na própria agência da Caixa. O contato por telefone pode ser feito no número: 0800-724-2019 e basta ter em mãos o número NIS e a data de nascimento.

O mesmo vale para as agências bancárias, para realizar a consulta do saldo FGTS em um dos balcões de atendimento da Caixa, basta levar um documento, como CPF e NIS, ou até mesmo o Cartão Cidadão.

Muitos trabalhadores ao se depararem com o saldo do FGTS se perguntam se é possível acessar esse valor para colocar planos em ação. E, sim, é possível. Confira mais sobre o tema abaixo.

Onde ver o saldo do fgts

Como receber antes o saldo do FGTS?

Como mencionado no início deste artigo, o FGTS é uma poupança compulsória formada por contribuições mensais realizadas pela empresa pagadora, no modelo CLT. O valor, no entanto, só pode ser retirado em determinadas circunstâncias e quando preenchidos os requisitos para isso.

Mas, em uma das mais recentes modalidades de saque, o Saque-Aniversário, o contribuinte pode ter acesso à parte do valor, anualmente, na data do seu aniversário. Desde que verificado o saldo em conta do FGTS, como ensinamos por aqui.

O Saque-Aniversário é uma modalidade alternativa ao Saque-Rescisão. Ao optar por essa modalidade, o trabalhador abre mão de sacar o valor total da conta vinculada ao FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Em contrapartida, pode retirar parte do seu saldo anualmente, na data de aniversário. A multa rescisória, paga em caso de demissão sem justa causa, também continua acessível para quem aderiu ao Saque-Aniversário.

  • Saiba mais: Como fazer a adesão ao Saque-Aniversário do FGTS? Veja os passos

O valor do saque depende diretamente do valor total no fundo, por isso, é extremamente importante conhecer as maneiras de como consultar o saldo do FGTS. Com essa informação, o trabalhador pode verificar se é interessante optar pelo Saque-Aniversário.

Realizada a adesão, o trabalhador também tem a possibilidade de antecipar as parcelas do Saque-Aniversário, o que pode ser uma ótima alternativa para colocar alguns planos financeiros em ação.

Como fazer a antecipação?

A antecipação do Saque-Aniversário funciona de maneira semelhante à antecipação de 13º salário ou da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), por exemplo. Ou seja, o trabalhador pode oferecer as parcelas a receber como garantia para a solicitação de crédito.

Dessa forma, a intuição financeira antecipa parcelas futuras do Saque-Aniversário. Para garantir o pagamento, diminuir os riscos de inadimplência e oferecer taxas mais atrativas, essa modalidade conta com o bloqueio do valor do FGTS, referente à quitação do débito, que fica consignado para a instituição credora.

O pagamento das parcelas é feito automaticamente, oferecendo ainda mais praticidade e rapidez tanto na liberação, quanto na quitação das parcelas. Vale ressaltar, no entanto, que o valor total, assim como prazos, taxas e demais custos podem variar de acordo com as políticas de cada instituição.

  • Saiba mais: Qual a menor taxa de juros para o Saque-Aniversário do FGTS?

Por isso, antes de contratar a antecipação do Saque-Aniversário, além de consultar o saldo do FGTS, é importante pesquisar muito bem. E, claro, realizar a contratação da antecipação somente em instituições e correspondentes bancários autorizados, como a BX Blue.

Na BX, a antecipação do FGTS pode ser feita em poucos passos, por meio de uma simulação online. Se gostar das ofertas disponíveis, basta enviar a documentação solicitada – sem sair de casa – e assinar o contrato digital. Em pouco tempo o dinheiro do saldo do FGTS estará na conta.


Saiba tudo sobre o FGTS: novas regras, formas de acessar o saldo do Fundo e oportunidades imperdíveis. Cadastre-se em nossa newsletter clicando aqui.

Como ver o saldo do meu FGTS?

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

Como consultar FGTS pelo CPF no celular?

Como acessar o App FGTS no celular.
Na loja de aplicativos do seu celular, busque FGTS. ... .
Selecione a opção "Cadastre-se".
Preencha todos os dados solicitados: CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, E-Mail e cadastre uma senha de acesso..
A senha deve ser numérica, com seis dígitos..

Como consultar FGTS 2022 pelo CPF?

Utilize os canais de atendimento telefônico para tirar suas dúvidas e consultar o seu FGTS: 0800 726 0207 – Atendimento CAIXA Cidadão 24h; 0800 726 0101 – SAC.

Como consultar o saldo do FGTS por telefone?

O número é o 0800 724 2019. Saiba que para realizar a consulta do saldo do FGTS é preciso informar a data de nascimento do trabalhador e possuir o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social) do mesmo. Além das informações sobre o saldo, é possível consultar a data determinada para o saque do valor.