Onde fica o apêndice no TCC?


Onde fica o apêndice no TCC?

Professora licenciada em Letras

Qual a diferença entre anexo e apêndice?

Anexo e apêndice são elementos pós-textuais que fazem parte dos trabalhos de pesquisa. Ambos são utilizados para complementar ou comprovar a argumentação do texto.

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a principal diferença entre anexo e apêndice é que os apêndices são textos criados pelo próprio autor para complementar sua argumentação, enquanto os anexos são documentos criados por terceiros, e usados pelo autor.

Tanto o apêndice quanto o anexo devem estar presente no sumário dos trabalhos científicos. Os apêndices devem aparecer depois das referências, e os anexos vem depois dos apêndices.

AnexoApêndice
Definição da ABNT Anexo é o texto ou documento usado para complementar um trabalho, que não foi elaborado pelo próprio autor dele. Apêndice é o texto ou documento usado para complementar um trabalho, que foi elaborado pelo próprio autor.
Quem escreve Elaborado por terceiros. Elaborado pelo próprio autor do trabalho.
Posicionamento Os anexos devem vir depois dos apêndices. Os apêndices vem depois das referências.
Exemplo Mapas, estatutos, leis, imagens, etc. Entrevistas, relatórios, etc.

O que é Anexo?

O anexo é um texto ou documento, que é utilizado em um Trabalho Científico (artigo, monografia, tese, entre outros), porém que não é de autoria do escritor deste. Ele é utilizado para comprovar, ilustrar ou fundamentar os argumentos presentes no trabalho.

Onde fica o apêndice no TCC?

O que é Apêndice?

Apêndices são os textos, os documentos elaborados pelo próprio autor do Trabalho Científico, e servem para comprovar ou complementar uma argumentação.

Resumindo, se o próprio autor do trabalho científico criou o documento ou material para complementar determinado argumento, esse documento é chamado de apêndice. Caso ele seja escrito ou criado por terceiros, se trata de um anexo.

Leia também a diferença entre:

  • Objetivos gerais e objetivos específicos
  • Tabelas, quadros e figuras
  • Página e lauda
  • Pós-graduação, mestrado e MBA

Onde fica o apêndice no TCC?

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.

Ao escrever um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é preciso ficar atento a uma série de detalhes sobre a sua estrutura e apresentação. Embora possa confundir muitos estudantes no início, esses detalhes não só guiam a estrutura argumentativa do texto. Mas também padronizam a produção científica, o que facilita a sua leitura e, consequentemente, a apreensão e transmissão do conhecimento. 

Entre os elementos que compõem a estrutura de um TCC, está o apêndice. Embora seja um elemento opcional, ele tem grande importância para o enriquecimento da análise proposta no desenvolvimento do texto. Neste artigo, vamos falar sobre o que é, porque e como incluir apêndice(s) no seu TCC. Confira!

O que é o apêndice e por que incluí-lo no TCC

O apêndice é um elemento pós-textual, ou seja, que vem após o texto principal do trabalho acadêmico. Na estrutura usada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o apêndice vem logo após as referências bibliográficas e o glossário. E é sucedido pelo(s) anexo(s) e índice(s). No entanto, com exceção das referências, todos esses elementos são opcionais ao trabalho. 

Em suma, o apêndice é um item complementar à leitura do texto principal. Mas, a sua inclusão não deve apresentar prejuízos para o texto. Ou seja, não apresenta-se informações novas para a argumentação do texto no apêndice. 

Outro ponto fundamental de um apêndice é o fato de que o seu conteúdo é elaborado pelo próprio estudante – autor do trabalho. Por isso, é o local ideal para incluir tabelas completas de com os dados coletados durante a pesquisa, imagens, modelos de questionários, transcrições de entrevistas e quadros, entre outros documentos produzidos durante a pesquisa.

Assim, a inclusão de apêndices no trabalho acadêmico é interessante para mostrar aos leitores os caminhos percorrido para obter os resultados apresentados na pesquisa. 

Mas, como não se trata de um item obrigatório, fica a critério do estudante e do seu orientador avaliar quais os documentos produzidos durante a pesquisa que podem se tornar apêndices do trabalho.

Apêndice ou anexo?

Ao elaborar um trabalho técnico ou acadêmico, é comum confundir o apêndice e o anexo. Afinal, trata-se de dois elementos pós-textuais onde se inserem complementos à leitura do trabalho, dando embasamento para a argumentação do texto. Além disso, ambos são elementos opcionais para o trabalho. 

Mas existe uma diferença clara entre esses dois elementos. 

O apêndice, como já citado, consiste em materiais produzidos pelo próprio estudante, autor do trabalho e que tem por objetivo complementar a argumentação. Como é o caso, por exemplo, da transcrição de entrevistas ou de questionários feitos para a coleta de dados da pesquisa. 

Por outro lado, o anexo consiste em materiais coletados e produzidos por fontes externas. É o caso, por exemplo, de reportagens de jornais, imagens, leis ou até mesmo tabelas produzidas por institutos de pesquisa. De acordo com a NBR 14724, da ABNT, o propósito do anexo é ilustrar ou comprovar a argumentação proposta no trabalho. 

Assim, sempre que você possuir um material e tiver dúvidas sobre onde encaixá-lo no seu trabalho, faça as seguinte questão: Esse material serve para ilustrar ou complementar a análise que estou fazendo no meu trabalho? Se a resposta for ilustrar, insira esse material nos anexos do seu trabalho escrito. Mas, se a resposta for complementar, insira nos apêndices!

Como elaborar seu(s) apêndice(s) de acordo com a ABNT

Cada apêndice deve ser identificado por uma letra do alfabeto maiúscula (A, B, C…), de forma consecutiva, seguida por um travessão e o seu respectivos títulos. E caso o seu TCC possua mais do que 23 apêndices e se esgotem as letras do alfabeto, recomenda-se o uso de letras dobradas (AA, BB, CC…). Dessa maneira, mantém-se uma organização do documento e fica mais fácil identificar cada apêndice.

Além disso, formata-se o título e todo o conteúdo escrito do apêndice com as mesmas especificações do que o restante do trabalho.

Resumindo…

  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12
  • Alinhamento: justificado.
  • Espaçamento: 1,5 cm.
  • Parágrafo: 1,5 cm.
  • Margens: superior e esquerda de 3cm; inferior e direita de 2cm.

E como os elementos pós-textuais não possuem seções numeradas, centraliza-se o título na página correspondente, como indicado na NBR 6024

Assim, veja um exemplo de apêndice:

Onde fica o apêndice no TCC?

Outro ponto importante é que inicia-se cada apêndice em uma folha nova, de modo a que não constem mais de um apêndice na mesma página. 

Já no sumário, não há regra clara se é preciso ou não indicar as páginas de todos os apêndices presentes no trabalho ou somente a página onde esse item começa. No entanto, se o trabalho possuir vários apêndices, recomenda-se incluir a paginação de cada um deles para facilitar a sua localização no documento. 

Confira um exemplo de sumário com descrição de apêndices:

Onde fica o apêndice no TCC?

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender mais sobre os usos do apêndice em um TCC. Continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas sobre o mundo acadêmico e profissional!

Onde colocar o apêndice no TCC?

Tanto o apêndice quanto o anexo devem estar presente no sumário dos trabalhos científicos. Os apêndices devem aparecer depois das referências, e os anexos vem depois dos apêndices. Anexo é o texto ou documento usado para complementar um trabalho, que não foi elaborado pelo próprio autor dele.

O que é apêndice no TCC exemplo?

Texto ou documento, elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas ordenadas alfabeticamente, travessão e pelo respectivo título.

Como colocar apêndice no sumário ABNT?

Elementos pré-textuais (Folhas de rosto e de aprovação, Dedicatórias e Agradecimentos, Resumos e Listas) não devem aparecer no sumário. Elementos pós-textuais (Referências, Apêndices e Anexos) aparecem no sumário mas não recebem numeração.

Como fazer um apêndice no Word?

Criar um apêndice.
Coloque o cursor no final do documento e selecione Layout > Quebras > Próxima Página..
Vá para Página Inicial, no grupo Estilos , selecione o inicializador. ... .
Na parte inferior do painel Estilos , selecione. ... .
Nomeie o novo apêndice de estilo..