Para que serve a mistura láctea e leite condensado?

  • Tiago Nascimento dos Santos
  • Elisbruno Magalhães Vital
  • Sabrina Angelo Alves Vieira
  • Antonio Silva
  • Francisca Livia de Oliveira Machado
  • Gizele Almada Cruz

Resumo

O leite condensado é o produto resultante da desidratação parcial do leite, leite concentrado ou leite reconstituído, com adição de açúcar, podendo ter seus teores de gordura e proteína ajustados unicamente para o atendimento das características do produto. Produtos lácteos condensados, como o leite condensado, amplamente utilizado em receitas, como sobremesas e bolos, por exemplo, pode ser substituído por um produto similar, de custo mais baixo, por conter na sua formulação,outros ingredientes, como o soro lácteo, denominado de Mistura Láctea Condensada. Este trabalho teve como objetivo a elaboração e análise sensorial de duas amostras de sobremesa de morango: A- Leite condensado e B- Mistura Láctea condensada, para avaliar o quanto os provadores conseguem distinguir a diferença deste ingrediente nas formulações preparadas. A avaliação sensorial consistiu de análise de aceitação por escala estruturada de nove pontos (9-gostei muitíssimo e 1-desgostei muitíssimo) para os atributos de doçura, aroma, sabor e impressão global e o teste do ideal (4- extremamente mais forte que o ideal; 0- ideal; -4- extremamente menos forte que o ideal) para os atributos de doçura e consistência. Foi aplicada uma ficha sensorial e o termo de consentimento livre e esclarecido para 50 provadores, no Laboratório de Laticínios-UFC. Após os resultados, foi realizado análise estatística. As amostras A e B não apresentaram diferença significativa (p<0,05) nos atributos analisados. As médias obtidas foram entre 7 e 8, referentes a “gostei moderadamente” e “gostei muito”. Em relação ao teste de idealidade, a amostra A obteve 56 % e 70 % para o ideal de doçura e consistência, respectivamente, valores maiores que os obtidos pela amostra B (38 % e 34 %). Conclui-se que a utilização dos dois produtos lácteos concentrados é viável e possui boa aceitação, porém a sobremesa elaborada com o leite condensado apresenta maior idealidade para os atributos de doçura e consistência.

  • PDF
  • EPUB
  • MOBI
  • MP3

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Produtos similares podem confundir a cabeça de muita gente nos mercados

Nos últimos meses, parece cada vez mais difícil voltar do supermercado com o carrinho cheio. Insumos como o leite ficaram até 28,5% mais caros desde janeiro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Por isso, muita gente busca alternativas à bebida e seus derivados.

A partir disso, surgiram opções cujos preços são mais atrativos nas prateleiras dos mercados e lojas, como a mistura láctea ao invés do leite condensado, e o composto lácteo no lugar do leite integral. Mas será que essas substituições são mesmo saudáveis?

A seguir, explicamos as diferenças e cuidados que você precisa tomar com cada uma dessas alternativas ao leite e seus derivados. Confira:

Conteúdo

  • 1 Fique de olho! Conheça 4 substitutos lácteos e seus riscos à saúde!
    • 1.1 Mistura láctea não é leite condensado!
    • 1.2 Composto lácteo não é leite integral!
    • 1.3 Requeijão cremoso não leva amido!
    • 1.4 Bebida láctea não é iogurte natural!
  • 2 Como identificar nos rótulos?

Fique de olho! Conheça 4 substitutos lácteos e seus riscos à saúde!

Para que serve a mistura láctea e leite condensado?

Atenção ao rótulo: entenda as diferenças entre mistura láctea, composto lácteo e outros produtos derivados do leite | Imagem: Shutterstock

Mistura láctea não é leite condensado!

Usado no preparo de sobremesas, como o tradicional brigadeiro,  o leite condensado ganhou fama nas redes sociais por conta de um produto similar, mas com características diferentes: a mistura láctea.

Nela, além do açúcar e do leite que são a base para o leite condensado, podem ser acrescentados aditivos, conservantes e ingredientes como amido de milho, para engrossar o produto, e soro de leite, diminuindo a quantidade integral da bebida. Em alguns casos, há também a presença de gordura vegetal adicionada, para substituir a gordura do leite.

No leite condensado tradicional, no entanto, você encontrará apenas leite, açúcar e em algumas versões, leite em pó. Ou seja, é uma lista bem menor de ingredientes e todos conhecidos. Então, quando você faz a troca do leite condensado pela mistura láctea, além de poder afetar o sabor e a textura de preparações, você também estará consumindo um produto caracteristicamente ultraprocessado que, segundo o Guia Alimentar para a população brasileira, está associado ao aumento do risco de ganho de peso e de desenvolver doenças crônicas, não sendo assim, uma opção recomendada para sua alimentação.

Composto lácteo não é leite integral!

Na hora de comprar uma lata de leite em pó, é sempre importante ler o rótulo com atenção. Existem marcas que vendem, na verdade, o composto lácteo, que consiste em um alimento à base de apenas 51% de produtos lácteos de verdade, com o restante adicionado de açúcares, aditivos alimentares, amido de milho, entre outros.

O composto lácteo também não pode ser considerado uma fórmula, e portanto, é um alimento diferente. Por um lado, é possível encontrar um maior teor de fibras em alguns dos compostos vendidos no mercado, mas por outro, há um risco em relação à quantidade de açúcar adicionada, especialmente entre os diabéticos.

Requeijão cremoso não leva amido!

Amado pelos brasileiros no café da manhã, o requeijão cremoso é um produto à base de leite, gordura anidra, manteiga e especiarias. Porém, algumas marcas utilizam na composição o amido de milho, que dá o aspecto menos cremoso e mais consistente ao alimento.

A técnica, assim como nos outros casos, visa baratear o produto, diminuindo a presença de leite na composição. Porém, no ponto de vista nutritivo, o amido acaba aumentando o valor calórico e diminuindo as quantidades de proteínas e outros nutrientes provenientes do leite, como o cálcio.

Bebida láctea não é iogurte natural!

Outro produto presente na rotina dos brasileiro é o iogurte natural. Contudo, é preciso se atentar, pois há diferença entre esse produto e a bebida láctea. No caso da segunda, assim como no composto lácteo, a base de leite pode ser de apenas 51% da composição.

No restante dos ingredientes, podem estar presentes aditivos, amido de milho e gordura vegetal. O ideal é substituir essas bebidas pela versão natural e, se possível, a caseira, que leva menos conservantes e corantes na fórmula.

Como identificar nos rótulos?

Percebeu como as diferenças são pequenas, mas mudam toda a característica nutricional e sensorial do produto? E para dificultar as embalagens são super parecidas, não é mesmo? Então, nossa dica final é: leia os rótulos com atenção. As letrinhas das embalagens são miúdas, mas vale a pena ler a lista de ingredientes e reconhecer se o produto é o que você realmente procura.

Evite sempre que possível alimentos com conservantes e ingredientes que você desconhece. Olhe também a tabela nutricional e compare os teores de sódio, açúcar e gordura saturada, optando sempre pelo produto que tiver os menores valores e ingredientes mais conhecidos. Dessa forma, você comprará produtos com maior qualidade nutricional e menor risco de trazer prejuízos a sua saúde e da sua família.

Que tal conhecer mais curiosidades sobre leite e derivados? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

RTIQ – Leite e seus derivados. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2022.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15. IBGE, 2022.

Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde, 2014.

Para que serve a mistura láctea condensada?

Este Leite Condensado é considerado uma Mistura Láctea, pois apresenta amido e soro de leite em sua formulação. Ideal para elaboração de receitas como pudins, tortas, doces, caldas, coberturas, bolos, pães, mousses, recheios e muito mais.

Qual a diferença entre leite condensado e mistura láctea condensada?

O ponto principal para distinguir o leite condensado da mistura láctea, é a embalagem. Aqui, vale sempre checar o nome do produto, que está escrito na frente e também no verso da caixinha ou da lata. Isso porque, em muitos casos, as embalagens podem ser bastante parecidas, principalmente quando se trata da mesma marca.

Pode misturar mistura láctea com leite condensado?

A mesma coisa vai acontecer com os compostos lácteos no mercado”, destaca. Para a produção das misturas é preciso observar dois aspectos: o sabor e a textura. A mistura não pode ser muito líquida, como é o soro do leite, porque não seria possível fazer receitas, como um recheio de bolo, por exemplo.

Quando usar mistura láctea?

Desde então, a mistura láctea condensada é adotada por alguns fabricantes em razão do crescente aumento nos valores dos insumos e matérias primas usados pela indústria láctea. O uso desses ingredientes é indicado para reduzir o custo ou mesmo aumentar o rendimento do alimento.