Pode tomar chá de canela com 39 semanas de gravidez?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

O parto é um momento de muita expectativa e ansiedade para as mães. Em alguns casos, o bebê demora um pouco mais para nascer e é necessário recorrer a algumas estratégias para fazê-lo vir ao mundo. A obstetra Larissa Flosi explica os métodos que podem ajudar a facilitar ou induzir o parto no tempo certo. Confira: 

Pode tomar chá de canela com 39 semanas de gravidez?

Em situações normais, os médicos costumam fazer induzir o trabalho de parto em gestações que se prolongam até a 41ª semana (Foto: thinkstock)

Pré-indução: 4 métodos naturais

1. Tâmaras
Estudos mostram que a ingestão de tâmaras a partir da 37ª semana pode ajudar a diminuir a duração do parto e a dor. O consumo por mulheres diabéticas deve ser feito com cuidado. Consulte sempre o médico.

+ Comer tâmaras pode acelerar trabalho de parto

2. Acupuntura
Além de deixar o corpo mais relaxado, existem protocolos específicos que preparam o colo do útero ou fazem com que o parto comece. Pode ser feita a partir de duas semanas antes da data esperada para o nascimento.

+ Acupuntura na gravidez ajuda a diminuir dores, enjoos e pode até facilitar o trabalho de parto

3. Chás e shakes
Alguns alimentos normalmente evitados durante a gravidez, como cravo, canela e gengibre, podem ajudar na reta final, na forma de chás, óleos e shakes. A quantidade e o momento do consumo devem ser decididos junto com os profissionais de saúde.

+ 18 chás que podem ajudar no pós-parto

4. Ocitocina natural
Conhecida como o hormônio do amor e do prazer, a ocitocina produzida naturalmente pelo próprio corpo durante relações sexuais ajuda a liberar as contrações do parto e a diminuir a dor.

+ Ocitocina: como funciona o "hormônio do amor" no parto e na amamentação

Pode tomar chá de canela com 39 semanas de gravidez?

Se o momento esperado para o nascimento se aproximar e nada estiver funcionando, existem as formas de indução clínica, realizadas por médicos e enfermeiros (Foto: Tetra Images / Getty Images)

Indução: 5 métodos clínicos 

1. Descolamento de membranas
Toque vaginal feito para, de forma suave, descolar as membranas do colo do útero e da bolsa amniótica e, assim, estimular a produção de prostaglandinas, hormônios que preparam o colo do útero para a expulsão.

+ Como funciona a técnica de separação da membrana para indução do parto?

2. Método de Krause
Sonda inserida no colo do útero com um balão inflado e preenchido com soro fisiológico. Causa uma dilatação mecânica do colo, ajudando a abri-lo. É usada para dar início ao trabalho de parto, mas também pode ser posta quando as contrações já começaram e ainda falta dilatar.

3. Prostaglandinas sintéticas
Comprimidos ou dispositivos, como o misoprostol, que são inseridos no colo do útero para ajudá-lo a amadurecer para as contrações. Precisa ser aplicado pelo médico após a internação.

4. Rompimento da bolsa
Caso a bolsa da mulher não estoure espontaneamente, o médico pode introduzir um pequeno instrumento para provocar isso, também no intuito de acelerar o início do parto.

5. Ocitocina sintética
O último passo da indução, após o colo do útero estar preparado e favorável, a mãe é medicada com o hormônio na forma sintética que causa as contrações. Caso o uso seja indiscriminado, pode aumentar as chances de complicações.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

No final da gravidez tudo parece demorar uma eternidade! Isso acontece pois nós estamos cansadas e, com certeza, nos sentindo pesadas demais. É desconfortável até para dormir. Nesse momento, colocar em prática truques e dicas de como acelerar o trabalho de parto, é uma ótima ideia! Se você quer um parto normal, ou partir para a cirurgia no momento em que o bebê dá sinais de que quer nascer, deve ficar atenta a tudo e colaborar. Mas existem pequenas técnicas simples para ajudar a fazer este momento chegar mais rapidamente. Embora o parto aconteça no momento em que o bebê esteja pronto para nascer, dar uma forcinha para acelerar o trabalho de parto não custa nada.

As dicas são apropriadas para qualquer mulher, indicado para aquelas que desejam ter um parto normal ou mesmo apenas entrar em trabalho de parto mais rápido para fazer o parto indicado pelo médico. Podem ser colocadas em prática a partir da 37ª semana de gravidez1, não antes, pois o bebê seria prematuro. Como acelerar o parto sem sair de casa?

Exercícios para acelerar o trabalho de parto

Caminhar – Todas as gestantes sabem que caminhar ajuda no trabalho de parto2. Caminhadas por uma hora de manha ou à tarde, ajudam a dilatação e também fazem com que o bebê encaixe na pelve para sair. Pode-se escolher um lugar gostoso para apreciar a paisagem ou uma esteira em casa mesmo (sempre com muito cuidado). Caso não tenha tanta disposição para caminhar por uma hora seguida, você pode dividir este tempo em várias caminhadas, como 30 minutos de manhã e 30 à tarde. Mesmo se a caminhada não acelerar o trabalho de parto, os médicos ainda recomendam exercícios leves para estar preparada quando a tão sonhada hora chegar.

Mas atenção: os exercícios devem ser leves. Exercícios que elevam muito os batimentos cardíacos podem não ser muito benéficos!

Exercícios – Agachamentos são ótimos para fazer a dilatação acontecer com maior rapidez. Além disso, também é ótima para ajudar a fazer com que o bebê desça para o canal de parto. A melhor forma de fazer este exercício é com as costas apoiadas em uma parede e descer lentamente, com as pernas ligeiramente afastadas. Só 5 minutos de agachamento por dia já fazem diferença.

A bola de pilates é uma auxiliar potente para acelerar o trabalho de parto. Sentar na bola de pilates e fazer movimentos rotatórios ou para frente e para trás colabora para ajudar na dilatação. Você também pode quicar suavemente na bola por alguns minutos, o que descomprime a coluna e ajuda a relaxar os músculos do assoalho pélvico. Porém, não é necessário ficar o dia todo fazendo exercícios, apenas 15 minutos duas vezes ao dia já ajuda muito.

Ter Relações – Você sabia que sexo é uma boa dica de como acelerar o trabalho de parto? As relações estimulam o corpo a produzir ocitocina3. Chamado de hormônio do amor, ele também é responsável pelas contrações. O sêmem do homem também é rico em prostaglandinas, uma substância que ajuda a amolecer o colo do útero. Além disso, o orgasmo feminino pode estimular as contrações. Se a mulher está se sentindo desconfortável para manter relações, uma forma de ajudar é um gel lubrificante, preferencialmente à base d´agua. O FamiGel tem uma composição adequada, não agride e não tem contraindicações.

Outras Dicas de Como Acelerar o Trabalho de Parto

Para facilitar a dilatação, o ideal é a mulher ficar relaxada e para isso dizer palavras com som de “A” ajuda muito! Fale e cante no momento das dores (quando elas chegarem), isso ajudará a dilatação, deixando a musculatura de todo o corpo menos rígida e com isso acelerar o parto.

Banho quente

Banho quente também colabora e muito para o trabalho de parto. Além de aliviar as dores que por ventura a mulher esteja sentindo, também relaxa a musculatura corporal. Banhos mornos com massagem nas costas ajudam a relaxar e acelerar o trabalho de parto. Uma bolsa de água quente ou morna na região lombar também é uma boa ideia. Ela faz as vezes do banho e pode ser tão relaxante quanto. Mas é bom lembrar que deve-se evitar banhos muito quentes e longos.

Alimentos

Alguns alimentos também colaboram para o parto. Os óleos de prímula e os chás de canela e folha de framboesa são bons exemplos. O óleo de prímula e o chá de folha de framboesa ajudam a estimular o útero, mas podem exagerar nesse estímulo. Portanto, não é recomendável usar esses suplementos sem antes falar com seu médico.

Rir e beijar na boca são ótimas dicas! Além de manter o bom astral e humor, vão ajudar na liberação de ocitocina e endorfina, que ajudam a lidar melhor com as dores, além de afirmar o vínculo com o pai do bebê. Dê boas gargalhadas e beije bastante.

Ande, ria e namore muito! Certamente o trabalho de parto irá agradecer!

Dúvidas das Leitoras:

40 semanas sem sinais do trabalho de parto, o que fazer?

O maior desespero das gestantes é aguardar os sinais do trabalho de parto crendo que até as 40 semanas o parto acontecerá e nada. Mas poucas sabem que é normal os sinais do trabalho de parto acontecerem até às 42 semanas, sempre com acompanhamento absoluto do obstetra para garantir o bem estar da mãe e do bebê. Ao completar 40 semanas sem sinais de trabalho de parto, o obstetra avaliará seu quadro e poderá “dar uma ajudinha” ou se ver se há necessidade agendar o parto cesariana.

Como dilatar o colo do útero?

Táticas muito utilizadas e recomendadas pelos obstetras para auxiliar a dilatar o colo do útero e ajudar no trabalho de parto é namorar bastante (relações sexuais), banhos mornos e agachamento. Ao contrário do que muitos casais pensam, o sexo até o final da gestação faz muito bem e ajuda no trabalho de parto, a não ser que seja proibido por recomendação medica.

40 semanas e o tampão não saiu, e agora?

A saída do tampão mucoso aguardada por todas as gestantes, porém nem sempre ele sai antes do parto. Em alguns casos, o tampão só sai no pós parto junto dos resíduos expelidos pelo útero. Pode também acontecer de o tampão sair e o trabalho de parto ainda demorar alguns dias. Portanto, não se preocupe.

Dica Importante: Nesse momento é importante manter o organismo adequado para a chegada do bebê. A amamentação é uma fase de extrema importância e deve ser tratada com carinho. Um polivitaminico especifico para essa fase é indicado. Por isso a Famivita elaborou a FamiGesta. Conheça mais dela aqui.

Veja também: Contrações – Como Perceber Que a Hora do Parto Chegou?

Foto: a-md

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

O que acontece se tomar chá de canela com 39 semanas de gravidez?

Quantidade segura de canela na gravidez A médica também orienta que o consumo de canela, mesmo com as restrições, aconteça após 37 semanas de gestação. Isso porque a especiaria pode acelerar a chegada do trabalho de parto. Assim, respeitar esse período pode diminuir o risco crítico de parto prematuro.

O que acontece se tomar chá de canela no final da gravidez?

Chá de canela: Em altas doses, pode provocar irritação da mucosa e presença anormal de sangue na urina. O chá de canela também está relacionado com abortos pré-implantação, portanto, não é recomendado na gravidez.

Pode tomar chá de canela para entrar em trabalho de parto?

Pode ser feita a partir de duas semanas antes da data esperada para o nascimento. Alguns alimentos normalmente evitados durante a gravidez, como cravo, canela e gengibre, podem ajudar na reta final, na forma de chás, óleos e shakes.

O que fazer para acelerar o parto com 39 semanas?

Algumas formas naturais de acelerar o trabalho de parto são:.
Ter relações sexuais. ... .
Caminhar. ... .
Fazer acupuntura. ... .
Aplicar óleo de prímula no colo do útero. ... .
Tomar óleo de rícino. ... .
Tomar chá de folhas de framboesa. ... .
Beber chá de Jasmim..