Por que a bandeira olímpica possui 5 arcos entrelaçados e quais são os princípios olímpicos?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Por que a bandeira olímpica possui 5 arcos entrelaçados e quais são os princípios olímpicos?

Tocha olímpica (Foto: Getty Images)

Revezamento da tocha
A tradição da tocha olímpica vem dos Jogos da Antiguidade, mas seu revezamento, que vai desde Olímpia, na Grécia, até as cidades-sede, começou apenas em 1936, nos Jogos de Berlim, por ideia do alemão Theodore Lewald. Na tradição, o revezamento começa sempre com um atleta da Grécia, depois de receber a tocha de mulheres vestidas com túnicas brancas, como menção às antigas sacerdotisas gregas. A “corrida” termina na cerimônia de abertura de cada edição, quando a pira olímpica é acesa. Para os Jogos do Rio de Janeiro, a viagem da tocha de Olímpia até a Cidade Maravilhosa vai durar mais de cem dias e percorrer mais de 300 cidades.

Bandeira olímpica
A bandeira branca com os cinco anéis coloridos entrelaçados é talvez a imagem mais conhecida dos Jogos Olímpicos. Os arcos interligados representam a paz entre todos os povos e cada cor é homenagem a um continente (azul é Europa, verde é Oceania, amarelo é Ásia, vermelho são as Américas e Negro é África). Idealizada pelo Barão Pierre de Coubertin em 1913, ela só foi usada pela primeira vez nos Jogos de 1920, na Antuérpia.
 

Desfile das delegações
Muita gente considera a parte mais chata das cerimônias de abertura, mas o desfile dos países já tem mais de 100 anos de história – estreou nos Jogos de 1908, em Londres. Seguindo a tradição, a Grécia é sempre a primeira delegação a entrar no Estádio Olímpico e o país que recebe os Jogos fecha o desfile – os demais entram por ordem alfabética. Ser escolhido como porta-bandeira é uma honra que poucos atletas podem viver. No Brasil, alguns privilegiados foram Robert Scheidt, Torben Grael, Aurélio Miguel, Sandra Pires e Adhemar Ferreira da Silva.
 

Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Como já dizia o Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”.

História

De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C., na Grécia antiga, para homenagear o pai dele, Zeus. Contudo, os primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados.

Nessa época, os reis de Ilia, de Esparta e de Pissa aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse trégua sagrada em toda a Grécia. A aliança foi realizada no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Essa é a origem do termo “Olimpíadas”.

Era Moderna

Atenas foi a cidade que sediou a primeira olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países. Ao todo, 241 atletas competiram em nove modalidades.

Desde essa época, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, à exceção de 1914 e 1918 e 1939 e 1945, quando ocorreram a Primeira e Segunda Guerra Mundial, respectivamente.

Por que a bandeira olímpica possui 5 arcos entrelaçados e quais são os princípios olímpicos?

Monumento em homenagem a Pierre de Coubertin em Atlanta, sede das Olimpíadas de 1996*

Medalhas

Estados Unidos é o país com maior número de medalhas, 2.399 até a Olimpíada de Londres, em 2012, sendo 976 de ouro. O Brasil ocupa a 37ª posição, com 108 medalhas, sendo 23 de ouro.

Recordistas

O maior recordista da história dos jogos olímpicos é o nadador norte-americano Michael Phelps, com 21 medalhas (18 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze). Já a mulher com mais medalhas é a ginasta ucraniana Larissa Latynia. Ao todo são 18, sendo 9 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curiosidades das Olimpíadas

  • 1908, em Londres: nesse ano, os atletas passaram a entrar de forma organizada na cerimônia de abertura. Essa também foi a olimpíada mais longa da história, de 27 de abril a 31 de outubro;

  • 1913: a bandeira olímpica é criada pelo Barão de Coubertin;

  • 1920, em Antuérpia, na Bélgica:

    → a bandeira é hasteada pela primeira vez;

    → com 72 anos, Oscar Swahn é o atleta que ganhou uma medalha com mais idade na história das olimpíadas;

    → Guilherme Paranaense, atleta do tiro, conquista a primeira medalha de ouro do Brasil.

  • 1928, Amsterdã, na Holanda: o fogo olímpico é usado pela primeira vez;

  • 1932, Los Angeles, Estados Unidos:

    → o hino dos países dos atletas vencedores começou a ser tocado no momento da entrega das medalhas;

    → nessa edição também tivemos a primeira mulher brasileira a participar de uma Olimpíada, a nadadora Maria Lenk.

  • 1948, em Londres: as provas de natação passaram a ser realizadas em piscinas;

  • 1964, em Tóquio: as olimpíadas passaram a ser transmitidas via satélite pela televisão;

  • 1976, em Montreal: o Canadá é o único país-sede que não ganhou medalhas de ouro.

Jogos Olímpicos de Inverno

O evento esportivo começou a ser realizado em 1924 como “Semana Internacional dos Desportos de Inverno”. Dois anos depois, ganhou o status de Jogos Olímpicos. Eles também ocorrem a cada quatro anos, mas são contemplados apenas esportes que envolvem gelo ou neve, tais como Biathlon, Curling, Hóquei no gelo, Esqui e Patinação.

Números 2016

Os Jogos Olímpicos de 2016 serão realizados no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 21 de agosto. Uma curiosidade é que, depois de muitos anos, o Rugby e o Golfe voltaram ao quadro de esportes.

Confira alguns números dessa edição:

41 esportes
37 arenas
206 países
306 provas diferentes
136 modalidades femininas
161 masculinas

*Créditos da imagem: Shutterstock.com / lazyllama

**Créditos da imagem: Shutterstock.com / f11photo

O que significa os 5 arcos da bandeira olímpica?

Os aros representam a união dos cinco continentes e pelo menos uma de suas cinco cores, está presente na bandeira de cada um dos Comitês Olímpicos Nacionais vinculados ao COI. É a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos e a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional.

O que significam os cinco arcos entrelaçados na bandeira olímpica qual o motivo das cores de cada um dos arcos e qual é a interpretação equivocada sobre essas cores?

Os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas. Os anéis entrelaçam-se para dar voz a valores como o universalismo e o humanismo.

Quais são os princípios básicos dos Jogos Olímpicos?

Os ideais do Olimpismo são: a participação em massa; a educação por intermédio do esporte; a promoção do espírito coletivo, do intercâmbio cultural e da compreensão internacional; e a busca pela excelência.

Quando foi criada a bandeira olímpica e explique o significado dos cinco anéis olímpicos e suas cores na bandeira?

A bandeira possui fundo branco e os anéis representam os cinco continentes habitados no mundo. As seis cores, contando com o branco, aparecem em todas as bandeiras dos países em 1896 (Primeira Olimpíada da Era Moderna realizada em Atenas). A bandeira olímpica foi criada por Pierre de Coubertin no ano de 1913.