Por que a invenção das máquinas a vapor tornou a produção mais acelerada?

Quais as diferenças entre as fases da Revolução Industrial?

A Revolução Industrial é um processo dividido em três fases, cada fase remete a uma mudança no modo produção e suas consequências na transformação da sociedade.

A Primeira Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XVIII, é marcada pelo surgimento da máquina a vapor e na transição da manufatura para a produção em larga escala (maquinofatura).

A Segunda Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX e na primeira metade do século XX, marcada pela utilização da energia elétrica e pela organização dos operários.

E, a Terceira Revolução Industrial, que ocorre desde o fim da Segunda Guerra Mundial, possuindo como características principais, os avanços tecnológicos e a otimização do processo industrial.

Primeira Revolução IndustrialSegunda Revolução IndustrialTerceira Revolução Industrial
Características

Rompimento com o modo de produção da manufatura.

Processo de urbanização

Industrialização

Industrialismo

Capitalismo monopolista

Racionalização e controle da produção

Hiperprodução

Hiperconsumo

Globalização

Monopólio das grandes empresas

Tecnologia empregada

Tear mecânico

Máquina de fiar

Máquina a vapor

Carvão

Luz elétrica

Lâmpada incandescente

Motor elétrico

Esteira de montagem

Fabricação de aço

Meios de comunicação (telégrafo, telefone)

Eletrônica

Robótica

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Local Inglaterra Países da Europa, Estados Unidos e Japão

Por todo o globo

Empresas multinacionais

Período 1750-1850 1850-1950 1950-presente

Primeira Revolução Industrial (1750 – 1850)

A primeira revolução industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII. Alguns fatores contribuíram para o seu desenvolvimento.

O endurecimento das leis sobre a propriedade de terras no campo forçou o deslocamento de pessoas para os centros urbanos do país. Isso formou uma abundante de mão de obra ociosa, que aliada a uma economia próspera e um setor manufatureiro muito desenvolvido, permitiu grandes investimentos na produção.

O aumento das demandas do mercado interno e externo exigiu a aceleração da produção. Foram implementadas novas técnicas de produção com o auxílio das primeiras máquinas mecânicas. O aumento da produção gerou lucro e permitiu mais investimentos em novas tecnologias.

A invenção do tear mecânico e da máquina de fiar impulsionou a produção têxtil e a invenção da máquina a vapor revolucionou o modo de produção.

Por que a invenção das máquinas a vapor tornou a produção mais acelerada?
Máquina de fiar

Um número de trabalhadores cada vez maior foi exigido nas fábricas até que no início do século XIX, o desenvolvimento do maquinário começou a substituir a necessidade de mão de obra. As máquinas substituíram parte dos trabalhadores, dando origem a revoltas organizadas como o ludismo.

O ludismo foi um movimento de trabalhadores que seguindo o exemplo de Ned Ludd, passou a destruir as máquinas e interromper a produção.

Outro movimento de trabalhadores surgido na época foi o cartismo, a organização reivindicava em sua Carta ao Povo, melhores condições de trabalho e participação na política.

A transformação da antiga manufatura em produção em grande escala da maquinofatura durou até a metade do século XIX, quando novos avanços inauguram outra fase da revolução industrial.

Segunda Revolução Industrial (1850 – 1950)

A Segunda Revolução Industrial ocorre em decorrência do exemplo dado pela Inglaterra. Outros países europeus como a França, a Bélgica, a Itália e a Alemanha passam a investir no setor industrial.

Fora do território europeu, os principais países a se industrializar foram os Estados Unidos e o Japão.

Os investimentos na produção fabril tornaram possível a implementação da energia elétrica na produção. A invenção da lâmpada e posteriormente, do motor elétrico levaram a produção a um novo estágio.

Nasce a produção em série, e a otimização da produção a partir de sua segmentação e criação da linha de montagem. Essa proposta foi desenvolvida por Henry Ford e ficou conhecida como fordismo.

Por que a invenção das máquinas a vapor tornou a produção mais acelerada?
LInha de montagem em uma fábrica da Ford (1913)

No fordismo, os trabalhadores não participam mais de todo o processo produtivo, a invenção da esteira de montagem faz com que os empregados fiquem encarregados de tarefas curtas e simples e se tornem especializados nela, acelerando a produção.

Com essa mudança é o produto que percorre toda a fábrica na esteira de montagem, enquanto o trabalhador executa a tarefa em sua posição determinada.

A produção em série diminui os custos por produto e aumenta o lucro do industrial.

Ainda como forma de otimizar a produção, o engenheiro Frederick Taylor, propôs a racionalização do processo produtivo a partir da supervisão e do controle, utilizando o máximo do potencial dos trabalhadores e das máquinas.

Esse processo de controle da produção e chamado de taylorismo e aliado ao fordismo são as principais marcas da segunda fase da Revolução Industrial.

Terceira Revolução Industrial (1950 – presente)

A Terceira Revolução Industrial é a revolução digital, da eletrônica, da robótica e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Os avanços tecnológicos, ocorridos após a Segunda Guerra Mundial, possibilitaram uma produção muito além da demanda de produtos. Com isso, gerou-se a necessidade de encontrar meios para a assimilação da produção. As duas principais saídas foram:

  • O hiperconsumo - estímulo a um consumo acima das necessidades
  • A busca por novos mercados consumidores

Para o sucesso dessa fase da Revolução Industrial, o desenvolvimento dos meios de transporte foi crucial. Com a hiperprodução, tornou-se necessário o desenvolvimento de escoar a produção.

Por que a invenção das máquinas a vapor tornou a produção mais acelerada?
Linha de montagem com robôs industriais

O transporte marítimo e aéreo permitiu a conquista de novos mercados consumidores, que antes encontravam-se distantes demais, com custos que inviabilizavam o comércio.

Por outro lado, a diminuição dos custos da implementação de tecnologias permitiu a instalação de indústrias em novos países, como é o caso do Brasil. Nesses países, ocorreu o que foi chamado de industrialização tardia.

Nesse contexto, houve o desenvolvimento de empresas com sedes em diferentes países, chamadas de empresas multinacionais.

Vale lembrar que durante boa parte da segunda metade do século XX, o mundo esteve polarizado entre o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos e o bloco socialista, liderado pela União Soviética. Cada bloco desenvolveu suas indústrias e organizava a sua produção.

Com a queda do Muro de Berlim e o fim da União Soviética, o último obstáculo para a produção cai e a década de 1990 é marcada pelo início do processo de globalização.

Isso possibilitou a segmentação da produção em diversos países, as áreas de controle e de produção da indústria não precisavam estar mais no mesmo local. Deu-se início a um processo de terceirização de segmentos da produção em busca de locais mais atrativos, que pudessem reduzir ainda mais os custos, maximizando os lucros.

Surgem as empresas transnacionais, segmentadas por todo o globo terrestre e que marcam essa fase da Revolução Industrial.

Veja também:

  • Fordismo, taylorismo e toyotismo
  • Microeconomia e macroeconomia
  • Pontos positivos e negativos da globalização
  • Importação e Exportação

Por que a máquina a vapor foi tão importante para a Revolução Industrial?

Uma das primeiras utilizações da máquina a vapor foi para fabricação de tecidos. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito e o lucro dos donos das fábricas também . As fábricas se espalharam rapidamente e provocaram mudanças profundas no modo de vida e na mentalidade de milhões de pessoas.

Quais as consequências da invenção das grandes máquinas a vapor?

surgimento das grandes cidades e, com elas, dos problemas de ordem social, como a superpopulação; aumento de doenças; desemprego e maior disponibilidade de mão de obra barata; avanços no setor da saúde que possibilitaram melhorias na qualidade de vida da população.

É correto afirmar que a invenção da máquina a vapor foi de extrema importância para a Revolução Industrial Inglesa?

A máquina a vapor, aperfeiçoada na década de 1760, foi um invento dos mais importantes para o desenvolvimento da Revolução Industrial. Isto porque o uso do vapor como fonte de energia possibilitava substituir as energias muscular, do vento e a força da água por uma energia mecânica.

Qual foi a importância da máquina a vapor na produção de bem duráveis?

Permitiu que houvesse locomoção muito mais acelerada que até então. Com a construção de linhas férreas que ligavam os países mais evoluídos industrialmente, aconteceu o transporte de cargas em escala nunca antes vista (madeira, aço, alimentos, etc), além de permitir o deslocamento de pessoas.