Por que a irrigação sanguínea é importante para o trabalho do músculo?

Grátis

3 pág.

Por que a irrigação sanguínea é importante para o trabalho do músculo?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO:
"Acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou pertubação funcional que cause morte, perda, redução permanente ou temporária de sua capacidade para o trabalho". (BRASIL, 1991). Em determinada empresa, Ari cortou a mão durante a execução da limpeza de peixe, pegando três dias de atestado, Jair teve o braço amputado ao realizar a manutenção de um equipamento, Lais por exposição prolongada a determinado agente físico adquiriu uma doença profissional, e Priscila descobriu que sofre de Mal de Alzheimer, uma doença degenerativa. Em quais destes casos há a caracterização de acidente de trabalho e por qual motivo?
FONTE: BRASIL. Lei Nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Presidência da República - Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm>. Acesso em: 15 abr. 2015.
RESPOSTA ESPERADA:
Ari sofreu um acidente de trabalho, estava em horário de trabalho, teve lesão corporal e causou perdas inclusive à produção, não receberá benefício da Previdência, pois teve afastamento de apenas três dias.
Jair também sofreu um acidente de trabalho com redução permanente da capacidade laboral.
Lais também caracteriza um acidente de trabalho, mesmo se tratando de doença, pois foi uma doença desencadeada pelo exercício do trabalho.
Priscila não pode dizer que sofreu um acidente de trabalho, pois sua doença é degenerativa, o que não caracteriza tê-la desenvolvido durante o exercício do trabalho.
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO:
A ergonomia está voltada ao posto de trabalho visando ao bem-estar do profissional. A ergonomia está dividida em dois tipos: a Ergonomia de Concepção e a Ergonomia de Correção, ambas com o objetivo de melhorias no local de trabalho. Quais as principais diferenças entre estes dois tipos de ergonomia?
RESPOSTA ESPERADA:
A principal diferença é que a Ergonomia de Concepção inicia-se no planejamento do posto, estuda-se o ambiente de trabalho, a precisão da atividade que será realizada, conforto e postura do trabalhador, entre outros, para que se possa criar um posto de trabalho adequado.
DISCURSIVA FINAL 3:
QUESTÃO:
A fadiga muscular consiste na redução da força muscular, com a consequente diminuição da capacidade de trabalho do músculo e surgimento de dores intensas. O sistema muscular com a irrigação sanguínea, são elementos responsáveis pela nutrição dos músculos e, consequente, prevenção da fadiga. De acordo com Iida (2005), o homem possui aproximadamente 75 pares de músculos estriados, que trabalham conforme demonstrado na figura anexa, e são responsáveis pela movimentação do corpo. Sobre o exposto, explique como a contração muscular por tempo superior a aproximadamente um minuto pode provocar a fadiga no trabalhador durante o exercício de determinada tarefa.
RESPOSTA ESPERADA:
Durante a contração muscular, ocorre o ´´estrangulamento`` da parede dos vasos sanguíneos (capilares), o que dificulta a passagem do sangue, e compromete a irrigação muscular. Com uma contração prolongada da musculatura, a falta de irrigação impede a nutricção do músculo, gerando como consequência a sua faadiga.
DISCURSIVA FINAL 4:
QUESTÃO:
As medidas de proteção visam à prevenção da integridade física do trabalhador. Para implantá-las, é necessário seguir uma hierarquia, na qual devem ser observadas medidas administrativas, de engenharia, proteção coletiva e, por último, a proteção individual. Disserte sobre a implantação de equipamentos de proteção coletiva e cite pelo menos trê exemplos.
RESPOSTA ESPERADA:
Os equipamentos de proteção coletiva devem ser utilizados para a proteção dos trabalhadores contra os riscos provenientes das atividades laborais. Esse tipo de proteção é implantado em máquinas e equipamentos, a fim de proteger o trabalhador de partes perigosas. Podemos citar como exemplo: cones de sinalização, fitas de demarcação reflexivas, detectores de tensão, exaustores, barreiras de luz, grades protetoras, barras de emergência, entre outros.
DISCURSIVA FINAL 5:
QUESTÃO:
O ruído excessivo causa alguns danos ao ser humano, dentre eles podemos citar a surdez. Por isso, é grande o desafio da ergonomia em desenvolver ações para minimizar seus efeitos. Quais tipos de ações podem ser empregadas para minimizar o ruído? 
RESPOSTA ESPERADA:
Substituição de peças e/ou máquinas mais silenciosas, manutenção de máquinas, isolamento de fontes através de cabines revestidas com material acústico, fazer a mudança de layout, colocando as máquinas ruidosas longe da maioria dos trabalhadores, conscientizar o trabalhador sobre os danos causados pelo ruído e, em último caso, adotar o uso do EPI.

Porque a irrigação sanguínea é importante para o trabalho do músculo?

É importante que os músculos tenham um grande aporte sanguíneo para desempenhar as suas atividades, já que são os tecidos que fazem os movimentos mais enérgicos do corpo, precisam de diversos nutrientes e de muito oxigênio para funcionar adequadamente.

Como se dá a irrigação sanguínea no músculo?

Cada fibra muscular é circundada por alguns capilares. Em repouso, muitos dos capilares são fechados do resto da circulação devido à contração dos esfíncteres pré-capilares (células musculares lisas contráteis que ajustam o fluxo sanguíneo aos capilares).

Por que os músculos esqueléticos tem bastante irrigação sanguínea?

O tecido muscular esquelético é responsável por sustentação e locomoção do corpo, portanto suas células são altamente ativas e consequentemente ele necessita de grande suprimento sanguíneo para manter suas atividades corretamente.

Qual é a responsabilidade do sistema muscular?

O encurtamento da distância entre as extremidades pelo processo de contração permite que os segmentos do corpo movimentem-se. No entanto, os músculos não são responsáveis apenas pela locomoção. Como eles unem as peças ósseas, são responsáveis também por manter a postura do esqueleto.