O que vocês entendem por tecnologia?

Grátis

1 pág.

O que vocês entendem por tecnologia?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

1. O que você entende por sociedade do conhecimento, sociedade de rede, cibercultura? O que há de comum entre esses três conceitos?
Sociedade do Conhecimento- Conceito que define um tipo de sociedade já não baseada na produção agrícola ou industrial, mas na capacidade de pesquisar, inovar e produzir informação. Diz respeito a nossa sociedade atual, onde a informação se tornou uma ferramenta de fácil acesso e essencial para o desenvolvimento pessoal e coletivo, com as ferramentas da tecnologia de hoje em dia cada vez mais avançadas. Estamos conectados via redes sociais, trocamos dados e informações, pensamentos, pesquisas, simultaneamente de forma rápida e eficaz.
Sociedade de Rede- em termos simples, é uma estrutura social baseada em redes operadas por tecnologias de comunicação e informação fundamentadas na microelectrónica e em redes digitais de computadores que geram, processam e distribuem informação a partir de conhecimento acumulado nos nós dessas redes.
Cibercultura- é naturalmente uma forma de cultura surgida junto com o desenvolvimento das tecnologias digitais. Ou seja, é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais.
O que há de comum entre esses três conceitos – A tecnologia que hoje em dia está cada vez mais avançada, o que consequentemente faz com que as pessoas, a sociedade, o mundo também evoluam, graças à conexão. Surge assim uma cultura onde a tecnologia é a principal fonte.
2. Como este curso que você está fazendo cria uma rede?
Estamos conectados pela plataforma de estudos, debatemos e compartilhamos conhecimento e informações, formando assim uma rede, uma conexão com o intuito de aprendizagem.

Quais experiências ou conhecimentos você já possui sobre tecnologia e inovação? Faz parte da sua rotina, das suas atividades? Ou está muito distante, apenas nos vídeos do youtube ou em algumas notícias que você lê?

De alguma forma, temos em nossa cabeça o que é tecnologia e o que imaginamos por inovação. Por vezes, ainda achamos que toda inovação é tecnológica. Mas, há diferenças. E, apesar de a tecnologia possibilitar a inovação, nem sempre toda inovação é tecnológica.

Então, quero muito compartilhar com vocês essa diferença, para que possamos entender melhor e enxergar possibilidades para o nosso negócio.

O que você entende por tecnologia?

A tecnologia é intrínseca ao modo de produção no qual estamos inseridos e para compreendê-la, primeiro, quero salientar a diferença entre técnica e tecnologia.

Técnica é como o saber fazer ¿ como a técnica desenvolvida pelos seres humanos para fazer o fogo ou a técnica disponível que deu condições para o invento da roda. Ou seja, a técnica é a representação da capacidade ou instrumento que o homem desenvolve para fazer as coisas.

Assim, entendendo que a técnica é instrumento, podemos dizer que a tecnologia é a aplicação científica desses instrumentos como meio para substituir uma ação humana. Não se assuste, não é tão complicado assim.

O que vocês entendem por tecnologia?

Vou dar um exemplo. No caso dos softwares, a técnica é o código de programação e a tecnologia é o software em si. Ou seja, a organização desses códigos a partir de um conhecimento científico para que resulte em uma linguagem capaz de fazer um computador ou um aplicativo funcionar.

Outro exemplo, podemos citar sobre as máquinas. Um tear simples, por exemplo, é uma ferramenta que auxilia o homem em uma aplicação da técnica de tecer. Já uma máquina que faz os tecidos sozinha, é uma tecnologia que substitui a ação humana. Ou seja, ela usa a técnica de tecer e faz sozinha, sem necessariamente, ter um ser humano operando.

O que você compreende por inovação?

Entendendo o que é inovação, podemos partir da premissa que ela só acontece no setor produtivo. Assim, a inovação é a capacidade de estabelecer novas combinações. Inovação não é igual a tecnologia. Para inovar você até pode usar da tecnologia, mas nem toda inovação é tecnológica.

Inovar significa combinar novos processos, novos materiais e até mesmo tecnologias para produzir de uma forma nova. Neste aspecto, podemos dizer que a inovação compreende sempre o ganho de desempenho, a otimização de ações e a promoção um efetivo ganho de qualidade. Seja reduzindo custos, tempo ou mão de obra.

Por isso, podemos dizer que há a inovação de produto, processo ou marketing. Vamos pensar nas lives que estamos vendo nas TVs nesses tempos de pandemia?

O que vocês entendem por tecnologia?

Coloquei como exemplo um cantor que gosto 

As lives são uma inovação do ponto de vista do marketing. Para os patrocinadores, é uma nova forma como as pessoas estão consumindo a publicidade de seus produtos.

Para os artistas, é uma inovação, pois amplia o alcance dos shows que poderiam ter em média 50 mil pessoas e passam a ter 300 mil em poucas horas.

É a tecnologia de transmissão online que permite que essa inovação comece a mudar a forma como consumimos as produções culturais e mesmo como consumimos as marcas.

***

Se conseguimos entender essa diferença, conseguimos compreender que a inovação é possível para empresas de todos os portes. Que não se trata de inserir um robô no seu processo de produção, mas que está ligado às novas combinações (olhar as mesmas coisas e pensar em novas possibilidades) que vão permitir o crescimento econômico da empresa e, por consequência, do mercado.

O que você entende de tecnologia?

Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

O que você entende por tecnologia Brainly?

Resposta verificada por especialistas Bem, à tecnologia nada mais é que um conjunto de técnicas de melhoramento de métodos ao longo da história. À mesma pode estar presente em diversas áreas do conhecimento, podemos citar como exemplo à matemática, à física, à medicina e muitas outras.

O que você entende por tecnologia da educação?

A Tecnologia Educacional é um conceito que diz respeito à utilização de recursos tecnológicos para fins pedagógicos. Seu objetivo é trazer para a educação – seja dentro ou fora de sala de aula – práticas inovadoras, que facilitem e potencializem o processo de ensino e aprendizagem.

O que é tecnologia justifique?

Assim, traduzindo o que o dicionário nos mostra, podemos dizer que a tecnologia é o uso de técnicas e do conhecimento adquirido para aperfeiçoar e(ou) facilitar o trabalho com a arte, a resolução de um problema ou a execução de uma tarefa específica.