Por que o resultado do experimento de Francesco Redi contestou a teoria da abiogênese

kallaho Pois ele provou que a abiogenese não servia para organismos macroscopicos.Seu experimento se deu em colocar em 1 frascos, restos de carne, em um dos frascos ele tampou com um “pano permeavel” e em outro ele deixou aberto.No frasco fechado, não se notou o surgimento de larvas, etc, ja no frasco aberto se notou o surgimento de larvas.O surgimento dessas larvas, pela teoria da abiogenese, se dava espontaneamente, porem, depois do experimento Redi conclui que essas larvas são ovos depositados pelas moscas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Francesco Redi

Por que o resultado do experimento de Francesco Redi contestou a teoria da abiogênese

Nascimento 18 de fevereiro de 1626
Arezzo
Morte 1 de março de 1697 (71 anos)
Pisa
Alma mater Universidade de Pisa
Campo(s) Medicina, entomologia, parasitologia, linguística

Francesco Redi (Arezzo, 18 de fevereiro de 1626 – Pisa, 1 de março de 1697) foi um biólogo italiano.

Conhecido pelo seu experimento realizado em 1668 que se considera um dos primeiros passos para a queda de reputação da abiogênese. O saber do seu tempo considerava que as larvas se formavam naturalmente a partir de carne em putrefação. Na sua experiência, Redi utilizou mais de 8 frascos, nos quais colocou carne em estado de putrefação. Selou fortemente a metade deles, deixou outra metade aberta e cobriu a outra metade com gaze. Desenvolveram-se larvas no frasco aberto e sobre a gaze do frasco correspondente. Não se desenvolveram larvas em nenhuma parte do frasco selado. Porém seu experimento não satisfez os abiogênicos, que seguiam os conceitos que a vida surgia espontaneamente da matéria bruta, que para Aristóteles continha um principio ativo capaz de gerar a vida. E falaram que no frasco selado, não continha a matéria bruta principal, o ar. Assim, disseram que apenas as larvas nasciam de seres pré-existentes. Essa experiência acabou gerando muita polêmica mas hoje não traz dúvidas. A nova teoria de Redi (biogênese) generalizou suas conclusões afirmando que todos os seres vivos, vem sempre de outros seres vivos. Esses animais a qual Redi se referiu não são, de fato, animais do grupo Vermes. São na verdade, larvas de moscas, que surgem de ovos postos na carne por fêmeas adultas fecundadas. Essas larvas crescem e se desenvolvem, tornando-se pupas imóveis envolvidas por uma casca externa resistente. Depois de passar por grandes transformações, cada pupa origina uma nova mosca adulta. Com isso comprovou a experiência da biogênese. Com tudo isso pode se afirmar que Redi provou que os defensores da teoria da abiogêneses estavam totalmente errados sobre o principio ativo e a geração espontânea. Foi um importante cientista na história.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Lista de pessoas consideradas pai ou mãe de um campo científico

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • UFMT — Abiogênese

Sabemos que a origem da vida sempre foi uma incógnita para o ser humano, que já elaborou diversas teorias e hipóteses tentando encontrar respostas. A teoria da geração espontânea outeoria da abiogênese, defendida por vários anos, acreditava que os seres vivos eram oriundos de matéria bruta. Essa teoria teve como defensores filósofos e cientistas como Aristóteles, René Descartes e Isaac Newton. A fim de provar que essa teoria não era real, inúmeros cientistas fizeram diversas pesquisas e experimentos, entre eles, Francesco Redi, que conseguiu provar que a teoria da geração espontânea não era verdade, mas foi colocado à prova quando, no século XVII, descobriram a existência de micróbios, voltando à tona a teoria da abiogênese.

Com o objetivo de provar definitivamente que os seres vivos provinham de um ser vivo preexistente e incentivado pela Academia Francesa de Ciências que estava oferecendo um prêmio a quem conseguisse provar a teoria da biogênese, Louis Pasteur deu início a seus experimentos.

Em um primeiro momento, Pasteur colocou caldo nutritivo em balões de vidro de pescoço longo, curvando o pescoço deles logo em seguida.

Em um segundo momento, Pasteur ferveu o caldo que estava no interior dos balões por longo tempo, tornando o líquido estéril e, consequentemente, livre de micróbios. Depois disso, Pasteur deixou os balões de vidro descansando.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que o resultado do experimento de Francesco Redi contestou a teoria da abiogênese

No experimento de Pasteur é importante observar que o caldo nutritivo no interior dos balões estava em contato com o ar, que, como sabemos, é cheio de micro-organismos. O que impedia esses micro-organismos de entrarem em contato com o caldo nutritivo era justamente a curvatura do gargalo, que funcionava como um filtro. Depois de alguns dias, Pasteur quebrou o gargalo de alguns frascos e pôde ver que depois de pouco tempo o caldo nutritivo já estava repleto de micro-organismos. Com essa experiência, Pasteur pôs fim à teoria da geração espontânea.

Por que o resultado do experimento de Francesco Redi contestou a teoria da abiogênese

Mas além de sepultar a teoria da abiogênese, esse cientista também deixou outras contribuições que são utilizadas até os dias atuais. Dentre elas, podemos citar a pasteurização, técnica que consiste no aquecimento dos alimentos até que ele atinja altas temperaturas, seguido do seu rápido resfriamento. Essa técnica é aplicada em bebidas como leite, sorvetes, cervejas etc.


Videoaulas relacionadas:

Como Francesco Redi contestou as ideias sobre a abiogênese?

Depois de passar por grandes transformações, cada pupa origina uma nova mosca adulta. Com isso comprovou a experiência da biogênese. Com tudo isso pode se afirmar que Redi provou que os defensores da teoria da abiogêneses estavam totalmente errados sobre o principio ativo e a geração espontânea.

Qual foi o resultado do experimento que permitiu a Redi?

Após alguns dias, observou que os frascos abertos, nos quais moscas podiam entrar e sair, surgiram vermes. Enquanto isso, nos frascos fechados não haviam vermes. Isso porque, as moscas não podiam entrar. Assim, Redi confirmou e teve aceita a sua hipótese e a teoria da abiogênese começou a perder credibilidade.

Qual a teoria que Redi defendia?

O experimento de Redi foi um passo importante para a derrubada da ideia da geração espontânea. Redi colocou carne em recipientes e deixou alguns abertos e outros cobertos. Após algum tempo, surgiram larvas apenas na carne presente em recipientes abertos, os quais eram frequentemente visitados por moscas.

Que hipótese estava sendo testada no experimento de Francesco Redi?

A hipótese de Redi levava em consideração o ciclo da mosca onde “os seres vermiformes nasciam de ovos depositados pelas moscas nos cadáveres”. Sendo assim, em seu experimento, Redi colocou pedaços de carne em dois frascos abertos cobrindo um deles com uma fina camada de gaze (AMABIS & MARTHO, 2006, p.