Por que os anfíbios não ocuparam efetivamente o ambiente terrestre?

Os animais vertebrados caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio. Esse grupo é representado pelos peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. A seguir, descubra o modo de vida e os aspectos físicos de cada um deles.

Por que os anfíbios não ocuparam efetivamente o ambiente terrestre?

Os mamíferos são os mais conhecidos do reino animal

Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

1. Peixes

Os peixes representam o maior grupo de vertebrados em número de espécies. Eles ocupam as águas salgadas dos mares e oceanos, além das águas-doces dos rios, lagos e açudes. Esses seres são pecilotérmicos, ou seja, a temperatura do seu corpo varia de acordo com o ambiente.

Notícias relacionadas

Por que os anfíbios não ocuparam efetivamente o ambiente terrestre?
10 personalidades históricas que já se encontraram com o Rei Pelé
Por que os anfíbios não ocuparam efetivamente o ambiente terrestre?
Faltam jovens na Europa e há espaço para brasileiros, diz reitor de escola de negócios em Portugal
Por que os anfíbios não ocuparam efetivamente o ambiente terrestre?
MEC antecipa datas do Sisu, Prouni e Fies 2023

A maioria dos peixes respira por meio de brânquias, também conhecidas como guelras. O coração deles têm duas cavidades: um átrio e um ventrículo. Alguns representantes desse grupo são herbívoros e alimentam-se, na maioria dos casos, de algas. Outros alimentam-se das mais variadas espécies de peixes. O sistema digestório de todos esses seres é constituído de boca, faringe, esôfago, intestino, estômago, além de glândulas anexas, como fígado e pâncreas.

Existem duas classes de peixes: a classe dos condrictes (peixes cartilaginosos) e a classe dos osteíctes (peixes ósseos). Em relação à fecundação nas espécies cartilaginosas, ela ocorre de forma interna: o macho introduz seus espermatozoides na fêmea, onde os ovos são fecundados. Nos seres ósseos, esse processo é externo: a fêmea e o macho liberam gametas na água e, após a fecundação do óvulo por um espermatozoide, forma-se o zigoto.

2. Anfíbios

Os anfíbios são encontrados apenas em água-doce e no ambiente terrestre. Os seres adultos dessa classe precisam viver perto da água, pois tem a pele fina e pobremente queratinizada, o que a torna muito sujeita a perda de água. O coração desses animais apresenta três cavidades: dois átrios (um direito e um esquerdo) e um ventrículo.

Em relação à fecundação dos anfíbios, ela é externa e ocorre em meio aquático. Cada ovo (fruto da fecundação) possui uma membrana transparente. Ela contém, no interior, um embrião em desenvolvimento, que consome, para a sua sobrevivência, alimentos ricos em reservas originadas do óvulo. Após certo tempo de desenvolvimento, de cada ovo emerge uma larva sem patas, com cauda e brânquias, conhecida como girino.

Depois de algum tempo de vida na água, os animais desse grupo sofrem uma série de modificações, o que significa a entrada deles na fase adulta. Essa transformação tem como resultado a reabsorção da cauda e das brânquias, e o desenvolvimento do pulmão e das quatro patas.

Por que os anfíbios não ocuparam efetivamente o ambiente terrestre?

Os répteis apresentam placas em sua pele

Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

3. Répteis

Existem cerca de 7 mil espécies de répteis conhecidas. Esse grupo surgiu há 300 milhões de anos, sendo os primeiros vertebrados efetivamente adaptados à vida em lugares secos. Eles são pecilotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente. A pele deles pode apresentar escamas (cobras), placas (jacarés, crocodilos) ou carapaças (tartarugas, jabutis).

A respiração dos répteis é pulmonar. Seus pulmões são mais desenvolvidos do que os dos anfíbios, apresentando dobras internas, o que aumenta a capacidade respiratória deles. O coração da maioria desses animais apresenta dois átrios e dois ventrículos parcialmente divididos.

A maioria dos répteis é carnívora, porém existem alguns que são herbívoros e onívoros. Todos eles possuem sistema digestório completo. Em relação à reprodução, a maioria deles é ovípara, ou seja, a fêmea põe ovos, de onde saem os filhotes. Esses ovos têm casca rígida e consistente, e se desenvolvem em ambiente de baixa umidade.

4. Aves

As aves constituem uma classe caracterizada, principalmente, por possuírem penas. Elas são endotérmicas (mantém a temperatura do corpo estável) e ovíparas. Esses animais constituem mais de 9 mil espécies ao redor do planeta, e o coração de todos eles são divididos em quatro cavidades, sendo dois átrios e dois ventrículos.

Embora o pulmão das aves seja pequeno, elas comportam sacos aéreos, que são ramificações pulmonares membranosas. Esses animais possuem um sistema digestivo completo, que é composto por boca, faringe, esôfago, papo, proventrículo, moela, intestino, cloaca e órgãos anexos, como fígado e pâncreas.

Todas as aves possuem uma bolsa única, a cloaca, onde desembocam as partes finais do sistema digestivo, urinário e reprodutor. Além disso, essa bolsa se abre para o exterior, eliminando fezes, urina e ovos.

5. Mamíferos

Os mamíferos constituem o grupo mais evoluído e mais conhecido do reino animal. Nesse grupo, encontram-se as toupeiras, morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalos e, até mesmo, o homem. Com raras exceções, todos apresentam o corpo coberto de pelos e temperatura constante.

A pele dos mamíferos é formada por duas camadas principais: derme e epiderme. As glândulas localizadas na derme (sebáceas, sudoríparas e mamárias) são os aspectos mais marcantes. O sistema digestório desses animais é formado por um longo tubo, que vai da boca até o ânus. Todos eles são seres pulmonados, ou seja, o ar entra pelas vias respiratórias e vai até os pulmões. O coração deles apresenta quatro cavidades, com circulação fechada, dupla e completa, sem que haja mistura de sangue.

Todos os mamíferos apresentam fecundação interna, no qual o macho coloca o esperma dentro do corpo da fêmea, ocorrendo o encontro dos gametas. Esses seres, chamados vivíparos, têm filhotes que nascem após serem gerados no útero da mãe. Em relação à reprodução, os mamíferos se dividem em três grupos: placentários (maior grupo, em que os ovos amnióticos são minúsculos e retidos no útero da fêmea para desenvolvimento), marsupiais (grupo onde não existe placenta para nutrir o embrião durante o desenvolvimento no útero) e os monotremados (grupo de animais que põe ovos semelhante ao dos répteis, no qual nasce um minúsculo embrião, que se desloca para uma bolsa para terminar o seu desenvolvimento).

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Por que os anfíbios não conseguiram conquistar o ambiente terrestre?

Porém, a conquista do meio terrestre não foi definitiva. Isso porque os anfíbios, mesmo os que habitam ambientes terrestres, dependem do meio aquático ao menos para sua reprodução.

Por que se pode dizer que os anfíbios não con Quistaram definitivamente o ambiente terrestre como os répteis 3 as características Abaixo estão relacionadas?

Os anfíbios não conquistaram o ambiente terrestre em definitivo porque possuem uma pele fina que depende da água para manter hidratada e porque é por meio deste órgão que ele realiza a respiração. Também, pelo fato de que os anfíbios têm uma fecundação externa, ou seja, os gametas se encontram por meio da água.

Por que os répteis são bem adaptados ao ambiente terrestre o os anfíbios não?

A conquista definitiva do ambiente terrestre A pele dos répteis é altamente queratinizada, sem glândulas de muco e revestida por escamas ou placas ósseas. Isso dificulta a perda de água através da superfície do corpo e protege os répteis da dessecação.

Por que os anfíbios adultos Apesar de viverem no ambiente terrestre devem sempre se manter próximos a locais úmidos?

Em virtude de sua pele sensível que perde água facilmente, esses animais devem permanecer próximos a ambientes úmidos ou lagos e rios, evitando, assim, sua desidratação.