Por quê relevante o uso adequado dos epis

Manter o colaborador em segurança é – ou, ao menos, deveria ser – o principal objetivo de toda empresa. Afinal, um ambiente seguro e agradável garante a motivação e produtividade, gerando benefícios para ambos. E aí vem a importãncia do chamado EPI.

Não são todos os empreendedores que pensam desta forma e não conseguem compreender a importância da segurança na qualidade de vida de seus funcionários. Contudo, todos estamos sujeitos a acidentes e doenças ocupacionais, independente de nossas áreas ou funções.

Não é à toa que temos equipamentos de proteção, os chamados EPIs, que estão disponíveis para todos os funcionários, não importa as suas funções. São diferentes tipos de equipamentos usados para proteger o colaborador nas mais variadas situações.

Entendendo a importância deste assunto atualmente, trouxemos neste artigo pontos essenciais sobre os EPIs, não só os principais tipos que existem no mercado, mas também a norma que regulamenta seu uso, dicas para a distribuição e uso adequado, entre outros.

Boa leitura!

O que é EPI?

Por quê relevante o uso adequado dos epis
O que é EPI?

Para início de conversa, é importante entendermos do que se trata os EPIs. Basicamente, a sigla “EPI” significa nada mais que “Equipamento de Proteção Individual“, ou seja, é um determinado item usado para a proteção de um indivíduo.

Sendo assim, EPI sigla engloba todo dispositivo de proteção utilizado individualmente pelo trabalhador, com o objetivo de protegê-lo de qualquer risco que o ambiente de trabalho possa proporcionar à sua saúde. Estamos falando aqui desde capacetes a até mesmo luvas.

Por mais essencial que pareça, os EPI foram evoluindo de forma lenta no país. A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) surgiu em 1943, mas só foi 23 anos depois, em 1966, que surgiu uma instituição voltada para o estudo e pesquisa de condições dos locais de trabalho – a Fundacentro.

E somente 35 anos após o surgimento da CLT que foram, finalmente, criadas as Normas Regulamentadoras de Segurança no Trabalho, as tão conhecidas NR ‘s, onde temos a NR 6 que trata, especificamente, sobre os Equipamentos de Proteção Individual.

Exemplos de EPI

Os EPI ‘s são divididos em grupos distintos que variam de acordo com a parte do corpo que irá se protegida e com a área de trabalho a qual será utilizado. Vejamos alguns exemplos:

  • Capacetes e óculos;
  • Calçados de proteção como botas de PVC e botinas;
  • E protetores auditivos.

Obviamente que há muitos outros EPIs e falaremos de mais alguns ao longo deste texto. Então continue sua leitura!

Diferença entre EPI e EPC

Por mais que tanto o EPI quanto o EPC sejam equipamentos importantes para a segurança de colaboradores de uma empresa, há diferenças a serem destacadas entre estes itens.

Claro que a primeira diferença a se destacar é no nome, pois EPIs significam Equipamentos de Proteção Individual, já os EPCs tratam-se de Equipamentos de Proteção Coletiva.

No entanto, podemos dizer que a principal diferença está exatamente no uso destes itens.

Enquanto os EPIs representam equipamentos utilizados por cada colaborador para aumentar a segurança em seu trabalho, os EPCs podem ser utilizados como itens instalados no ambiente, em si, com o mesmo objetivo.

Contudo, é importante ressaltar que, de alguma forma, ambos se complementam entre si. Afinal, a finalidade é a mesma: de proteger os colaboradores de uma empresa.

Quais são as atividades que mais requerem o uso de EPI?

Por quê relevante o uso adequado dos epis
Quais são as atividades que mais requerem o uso de EPI?

O uso do EPI é regido pela Norma Regulamentadora (NR) 6, originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214, de 08 de junho de 1978. Mais abaixo falaremos mais sobre esta norma, mas resumidamente, ela é uma diretriz técnica que estabelece alguns pontos importantes acerca do fornecimento e uso dos EPIs.

Por exemplo, de acordo com ela,  os equipamentos devem ser fornecidos gratuitamente aos colaboradores pela empresa e precisam ser adequados aos riscos aos quais eles estão expostos no trabalho, para que possam desempenhar suas funções efetivamente.

De forma geral, o uso do equipamentos de segurança é necessário nas seguintes situações:

  • Sempre que precisar de proteção contra possíveis e previsíveis acidentes de trabalho ou doenças profissionais e de trabalho;
  • Durante o processo de implantação de medidas de proteção coletiva;
  • Para atender a situações de emergência.

Veja logo mais qual a importância de se usar EPIs na sua empresa e dicas de como fazer isso de forma bem sucedida.

Importância dos EPI para a segurança do trabalho

Por quê relevante o uso adequado dos epis
Importância dos EPI para a segurança do trabalho.

O uso dos Equipamentos de Proteção devem ser garantidos pela companhia, conforme os riscos aos quais seus colaboradores estão expostos. Por sua vez, o colaborador que recebe o EPI deve se responsabilizar totalmente pelo seu uso adequado e conservação, sem deixar de usá-los quando necessário.

Além do fornecimento adequado e dos dispositivos, fiscalização e exigência quanto ao seu uso, a empresa deve passar todas as orientações necessárias ao colaborador, por meio de treinamentos e cursos, para que ele possa usufruir do equipamento da melhor forma e os riscos de acidentes de trabalho sejam  minimizados.

Neste cenário, todos se beneficiam quanto ao uso dos EPIs, visto que o principal objetivo deles é a proteção dos profissionais e garantia de que nada venha a prejudicar a saúde e integridade física deles.

Apesar de tudo isso, é comum vermos questionamentos quanto a importância do uso dos EPIs por parte de gestores e colaboradores.

E é então que a orientação correta e conscientização de todos os envolvidos se faz mais do que necessária, é essencial.

Só assim os equipamentos são realmente eficazes para o cumprimento desse papel. Além do mais, os gestores devem exigir e fiscalizar o uso dos equipamentos constantemente e não só em determinado período, seguindo todas as determinações da companhia e as legais.

A propósito, veja logo mais o que diz a Norma Regulamentadora NR 6 – responsável pelas diretrizes destes equipamentos – sobre a sua função e seus objetivos e passe a exigir o uso dos EPIs ainda hoje!

Qual a função dos EPI segundo a NR6?

Por quê relevante o uso adequado dos epis
Qual a função dos EPI segundo a NR6?

Como ressaltamos mais acima, entre as Normas Regulamentadoras há uma exclusiva para o tema EPIs que é a NR 6. Nela estão definidos todos os requisitos sobre o uso destes equipamentos de proteção, tais como: as responsabilidades de ambas as partes (empregado e empregador), além do fabricante do item – tanto nacional quanto internacional.

Isso porque, em caso de importação, o importador também deve cumprir com os requisitos descritos nesta norma, como forma de não só o uso adequado do equipamento como a segurança de quem o usa.

Afinal, a NR 6 estabelece que a principal função dos EPIs é manter a proteção e integridade do indivíduo. Prevenindo, assim, acidentes e doenças ocupacionais, bem como afastamentos.

Para te ajudar a compreender melhor esta norma regulamentadora, separamos alguns trechos importantes da NR 6 que define as responsabilidades da empresa, colaborador e fabricante dos equipamentos. Veja a seguir!

O que mais diz a Norma Regulamentadora sobre o tema?

A NR 6 estabelece as responsabilidades tanto do colaborador quanto do empregador e fabricante dos EPIs.

São responsabilidades do empregador, por exemplo: fornecer gratuitamente o EPI ao colaborador, de acordo com o risco exposto; exigir o seu uso; fazer o registro do fornecimento do EPI ao colaborador, seja manualmente ou de forma eletrônica; fiscalizar o uso e, em caso de irregularidade, apontar ao MTE. Assim como orientar sobre seu uso e fazer a troca em caso de problemas no equipamento.

Neste sentido, cabe ao funcionário fazer o uso adequado do equipamento, se responsabilizar pela sua conservação, bem como comunicar ao seu empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso.

Já o fabricante precisa regularizar a situação de seu equipamento junto ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; (alterado pela Portaria SIT/DSST 194/2010) e fornecer informações sobre o uso e limpeza do equipamento, por exemplo.

Quais são os tipos de EPI?

Há diferentes tipos de EPIs, para cada situação em que o colaborador esteja exposto. Por este motivo, é sempre válido conhecer e se conscientizar da importância do uso correto de cada um deles. Vejamos os cinco principais!

✓ Proteção da cabeça (capacetes de segurança)

Sem sombra de dúvidas o mais conhecido e usado por oferecer proteção ao crânio do usuário contra impactos e, dependendo do modelo, choques elétricos. Usado por trabalhadores de áreas como obras, indústrias, serviços de eletricidade e manutenção.

✓ Proteção de mãos e braços (luvas descartáveis)

Estão entre as mais usadas e podemos encontrar luvas descartáveis de Látex Natural, Vinil e Nitrila, adequadas para qualquer situação de risco.

✓ Proteção auditiva (abafadores de ruídos ou protetores auriculares)

A Proteção Auditiva também é um dos EPIs mais utilizados no Mercado de Trabalho,considerando a quantidade de atividades profissionais que possuem ruídos exacerbantes. Assim, o uso de Protetores Auriculares por exemplo tem sido fundamental para evitar doenças ocupacionais futuras.

✓ Proteção de pernas e pés (sapatos, botas e botinas)

Estes também estão entre os mais utilizados ao redor do mundo, pois são capazes de proteger o funcionário contra quedas de materiais, perfurações, cortes, escorregões, picadas de insetos, choques elétricos, entre outros. As botinas de segurança, por exemplo, são muito usadas em obras e indústrias por ser resistente.

✓ Proteção visual e facial (óculos e viseiras)

Os Óculos de Proteção protegem os olhos do colaborador contra partículas volantes, faíscas, respingos de produtos químicos, iluminação excessiva, radiações, entre outros riscos aos quais ele possa se expor. Por esta razão, são muito usados em diferentes tipos de ocupações, visto que podemos encontrar diferentes tipos de modelos.

Claro que há muitos outros tipos de equipamentos de proteção disponíveis tais como cintos de segurança e cinturões, que protegem contra quedas e máscaras e filtros que funcionam como uma proteção respiratória. Aliás, o uso de máscaras não faltou nós últimos tempos, não é mesmo?

Vale ressaltar, inclusive, que a NR 6 (que regulamenta os EPIs como você já deve ter conhecimento) disponibiliza uma lista completa sobre os dispositivos disponíveis no mercado para a proteção do trabalhador. Esta lista pode ser vista já no anexo I da NR, organizada de acordo com a área do corpo em que oferece proteção. Veja mais sobre esta lista de EPIS clicando aqui! 

E tem mais, abaixo esclarecemos qual o papel da empresa com relação ao uso dos equipamentos de proteção individual, caso você continue com dúvidas.

Papel da empresa no uso de EPI

Por quê relevante o uso adequado dos epis
Papel da empresa no uso de EPI.

A empresa deve não só exigir o uso dos equipamentos de proteção, mas também orientar seus funcionários quanto a isso e, se possível, capacitá-los para que não tenham problemas e se beneficiem do uso adequado.

Confira a seguir algumas dicas referente ao fornecimento de EPIs, uso destes itens tão importantes e a fiscalização deles pela empresa, como forma de garantir o seu uso correto por parte do colaborador.

Fornecimento de EPI

Os equipamentos de proteção precisam ser entregues ao funcionário em ótimo estado de conservação e funcionamento. Fora isso, os dispositivos devem ter certificado de aprovação fornecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para que seu uso seja autorizado no território nacional.

Orientação acerca da correta utilização de EPI

É fundamental que a empresa não só forneça os equipamentos, mas também treinamentos contínuos para os seus funcionários quanto ao uso dos dispositivos.

Isso fará com que eles entendam a importância destes equipamentos e estejam preparados para usá-los da forma que deve ser. Eles também precisam de orientação quanto à guardá-los e conservá-los para que não tenham acidentes e danifique-os.

Fiscalização da utilização dos EPI pelos trabalhadores

Falando em conservação, é importante dizer que os EPIs precisam ser bem cuidados e mantidos em bom estado de uso.

Isso implica em substituição imediata por parte da companhia, em caso deles serem danificados ou perdidos. Isso porque, o colaborador precisa ter algo que realmente irá protegê-lo. Sendo assim, a empresa precisa fiscalizar e ter o controle sobre a utilização dos EPIs pelos seus funcionários.

Afinal, como vimos, seu uso adequado e responsável ajuda a evitar transtornos tanto para o trabalhador quanto para a organização. Considerando que estes equipamentos são a garantia de um bom desempenho do profissional e sua segurança.

Importante! O bom uso dos EPI ajuda a reduzir o passivo trabalhista da empresa

Por quê relevante o uso adequado dos epis
O bom uso dos EPI ajuda a reduzir o passivo trabalhista da empresa.

Isso mesmo que você leu, gerenciar os EPIs ajudam a garantir o seu bom uso e a preservar a integridade física e a saúde dos colaboradores da empresa. Quando ocorre esta boa gestão, a companhia pode se beneficiar e entre estes benefícios está a redução do passivo trabalhista.

Contudo sabemos que fazer o gerenciamento destes equipamentos pode não ser uma tarefa fácil. Por isso anote estas dicas!

  • Use ferramentas como a ficha de EPIs para simplificar o controle e uso destes equipamentos;
  • De treinamentos e conscientize seus funcionários da importância do uso destes equipamentos para seu bem estar no trabalho;

Claro que com tantos colaboradores e processos, você vai precisar de uma ajudinha, certo? E a Engenharia Adequada pode te ajudar nesta missão. Saiba mais sobre nós a seguir!

Conheça os serviços da Engenharia Adequada

Tudo bem que nós falamos aqui da NR 6 que trata especialmente dos EPIs, mas é claro que há muitas Normas Regulamentadoras à disposição dos empregados e empregadores e uma das mais importantes, tanto quanto a NR 6, é a NR 12.

Elaborada em 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Norma Regulamentadora número 12, ou NR 12 traz como meta a garantia de uso de máquinas e equipamentos com segurança para o trabalhador.

Foram várias atualizações e sua última atualização foi através da Portaria Nº 916 do Ministério da Economia, de 30 de julho de 2019.

Hoje, podemos dizer que a NR-12 deixou de ser apenas uma norma a se cumprir para ser a grande oportunidade da indústria brasileira iniciar uma nova era segura e produtiva.

Por isso, a  Engenharia Adequada conta com a melhor e mais profissional  equipe de adequação NR-12 do país. Saiba mais sobre nós, clicando aqui! 

Conclusão

Por quê relevante o uso adequado dos epis
EPI.

Por fim, ao ler este artigo por completo entendemos que os EPIs são mais do que meros equipamentos de proteção individual, são itens que prezam pela saúde e segurança de um indivíduo durante a execução de suas atividades no ambiente de trabalho.

Não é para menos que há regras claras quanto a sua fabricação/importação, fornecimento e uso, descritas através da Norma Regulamentadora NR 6.

E entre tantos benefícios apontados por aqui, talvez o principal deles seja realmente que o bom gerenciamento dos EPIs ajudam a garantir o seu bom uso e a preservar a integridade física e a saúde dos colaboradores da empresa, e consequentemente, a reduzir os passivos trabalhistas da companhia.

Mas fique atento que EPI e EPC, por mais que possam se complementar entre si, possuem diferenças que vão além do nome.

Outro ponto para se atentar é que os EPI ‘s são divididos em grupos distintos que variam de acordo com a parte do corpo que irá se protegida e com a área de trabalho a qual será utilizado. Entre os exemplos citados temos: capacetes e óculos, protetores auditivos e calçados.

Gostou de saber da importância do uso correto dos EPIs? Que tal nos seguir nas redes sociais e continuar bem informado? Clique aqui e confira nosso conteúdo!

Por que o uso de EPI é importante?

Isso porque, além de proporcionar conforto aos colaboradores, os EPIs garantem ao corpo humano isolamento físico (evitando cortes, torções, pancadas etc.), químico (protegendo de intoxicação por fluidos corrosivos, por exemplo) e biológico (impedindo contaminações virais e bacterianas).

Qual a importância do uso adequado do EPI na realização das atividades profissionais?

Como já mencionamos, o EPI é importante pois protege o profissional, reduzindo os riscos e as ameaças ao trabalhador na sua atividade laboral. Aliás, o seu uso é determinado pela NR 6, norma técnica que estabelece o fornecimento de equipamentos de proteção ao trabalhador.

Quais os benefícios do uso de EPIs?

Para os funcionários, a preservação de sua integridade física e mental é o principal benefício da utilização correta dos EPIs. Riscos são minimizados, evitando que acidentes possam causar lesões que, em casos extremos, podem levar ao óbito.