Porque a caixa mudou o número da minha conta

A caderneta de poupança completou 160 anos nesta terça-feira (dia 12) e, para modernizar seus sistemas, a Caixa Econômica Federal está implementando algumas mudanças, dentre elas a renumeração das contas de seus clientes. Em vez da identificação 013, o código para essa modalidade passa a ser 1288.

Além disso, a conta passa ser identificada por nove dígitos, em vez de oito. Por exemplo, uma conta que era indentificada por 9999.013.99999999-9 passará a ter a numeração 9999.1288.999999999-9.

Como a atualização está sendo feita em etapas, nem todos os clientes vão perceber a mudança neste primeiro momento.

O poupador poderá consultar o novo número da sua conta no internet banking Caixa, no aplicativo Caixa, nos extratos impressos nos caixas eletrônicos, nas casas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui. No entanto, ainda será possível utilizar qualquer um dos dois números de conta por enquanto, o antigo ou o novo.

Cartão e senha continuam valendo

De acordo com o banco, o cartão e a senha continuarão funcionando. A nossa emissão só acontecerá se o cartão atual vencer ou se for solicitada uma segunda via. Usuário, senha da internet, assinatura eletrônica e chaves Pix da conta também vão continuar os mesmos.

Os débitos e os créditos já agendados para as contas com número antigo deverão ocorrer automaticamente. Porém, é recomendado sempre acompanhar a efetivação das transações.

A modernização também traz outras vantagens para os clientes, segundo o banco, como a realização de transações 24 horas por dia, sete dias por semana; e o acompanhamento das movimentações em tempo real.

Poupança social digital não será alterada

Por se tratar de uma conta diferente de uma poupança comum, a conta social digital não vai sofrer nenhuma alteração. Dessa forma, os benefíciários do Bolsa Família ou do auxílio emergencial poderão continuar fazendo as movimentações pelo aplicativo Caixa Tem, como de costume.

Usuários que possuem conta na Caixa Econômica Federal levaram um susto com a mudança no número da Conta Poupança realizado pelo banco nas últimas semanas. 

Ao entrar através do aplicativo, clientes receberam uma mensagem informando que “a partir desse acesso a(s) sua(s) conta(s) terá (ão) um novo número”. 

Leia mais:

  • Corupá está preparada para imunizar população contra a covid-19
  • Mulher passa mal e acaba perdendo o controle do veículo que colide com um poste
  • Homem é preso após bater em esposa no Centro de Corupá

Em nota, a instituição salienta que está modernizando seus sistemas para que todos os clientes tenham maior conforto e conveniência. 

De acordo com o órgão, com a mudança, todas as contas poderão realizar transações 24 horas por dia, 7 dias por semana; as movimentações nas contas poderão ser acompanhadas em tempo real e o usuário poderá utilizar qualquer um dos dois números de conta, o antigo ou o novo.

Veja um exemplo de como ficará o novo número das Contas Poupança em relação à numeração anterior:

Porque a caixa mudou o número da minha conta

Caso o número da sua conta ainda não tenha sido alterado, a Caixa informa que a atualização do sistema está sendo realizada em etapas.

O banco salienta também que o clientes Caixa poderão consultar o novo número da sua conta pelo Internet Banking, aplicativo Caixa, nos extratos impressos nos caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui.

Segundo a instituição, não é necessário comparecer a uma agência da Caixa, pois o cartão e a senha continuarão funcionando.

O usuário, senha da internet, assinatura eletrônica e Chaves Pix da conta vão continuar os mesmos e não haverá emissão de novo cartão até que o atual vença a menos que você solicite uma nova via.

Os débitos e créditos já agendados para as contas com número antigo foram programados para ocorrer automaticamente. A Caixa alerta para o cliente sempre acompanhar a efetivação das transações.

Receba as notícias do JDV no seu Whatsapp

Status da reclamação:

Não respondida

Hoje fui tentar realizar uma tranferência via PIX e, ao entrar no APP, apareceu uma informação de que minha conta poupança havia trocado de numero, mas que isso não alteraria nada na minha conta. Entretanto, quando fui fazer o PIX, apareceu uma informação de que não existia chave cadastrada para minha conta e que eu deveria fazer cadastro. Pensei então que deveria fazer cadastro novo para o novo número, então fui tentar fazer, mas na hora de concluir aparece a informação de que já tenho PIX no meu CPF. Como faço então???? O APP diz que não tenhop chave para esta conta, mas quando tento criar, diz que já tenho chave, mas não consigo mais fazer nenhum procedimento. O pior que nem TED ou DOC eu to conseguindo fazer desde que essa conta foi alterada. Como procedo, Caixa???????? Vocês só prejudicam a vida das pessoas!!!

O que fazer quando a Caixa muda o número da conta?

Você poderá utilizar qualquer um dos dois números de conta, o antigo ou o novo; Sua conta passará a receber remuneração mensal para saldo existente.

Pode depositar dinheiro no número antigo da Caixa?

A mudança dos números das contas da Caixa em nada interferem nos depósitos bancários, você pode depositar normalmente, inclusive utilizando o número antigo de sua conta.

Como funciona a nova numeração da conta Caixa?

Em vez da identificação 013, o código para essa modalidade passa a ser 1288. Além disso, a conta passa ser identificada por nove dígitos, em vez de oito. Por exemplo, uma conta que antes era identificada por 9999.013.99999999-9 passará a ter a numeração 9999.1288.999999999-9.

Que tipo de conta é essa 1288?

Dúvidas frequentes sobre as operações e tipos de conta poupança Caixa. O que é a operação 1288 Caixa? A operação 1288 Caixa é o equivalente a conta poupança Caixa 013. Isso está acontecendo porque a CEF está, aos poucos, substituindo a operação 013 pela operação 1288.