Porque foi fundamental para os espanhóis construíram a Cidade do México?

Cidade do M�xico - Centro hist�rico

Folha Imagem
Porque foi fundamental para os espanhóis construíram a Cidade do México?
A Catedral Metropolitana da Cidade do M�xico

GIOVANA GIRARDI
Editora de Educa��o e Ci�ncia da Folha Online

A Plaza de la Constituici�n, ou Z�calo, o centro hist�rico e marco zero da Cidade do M�xico, n�o � s� uma das maiores pra�as do mundo, mas cont�m todos os s�mbolos hist�ricos, pol�ticos e sociais do pa�s.

A pra�a ostenta uma imponente bandeira mexicana no centro e � rodeada pela Catedral Metropolitana, pelo Pal�cio Nacional, al�m de outros pr�dios p�blicos, restaurantes, lojas e feiras. Ao lado h� um templo asteca e as ruas est�o repletas de ambulantes vendendo todo tipo de produto t�pico do folclore mexicano.

A sede do governo � o s�mbolo da domina��o do espanhol Hern�n Cort�s sobre a cidade asteca de Tenochtitl�n e seu imperador, Montezuma. Cort�s soterrou o pal�cio de Montezuma e construiu a sua casa em cima, em modelo renascentista.

No interior do pr�dio que abriga o gabinete do presidente est�o pintados diversos murais de Diego Rivera, que retratou entre 1929 e 1935 sua vis�o da hist�ria do pa�s.

As obras foram feitas ap�s a Revolu��o Mexicana e os murais mostram uma vis�o engajada da hist�ria, ilustrando um conflito entre �her�is� (povos pr�-hisp�nicos, l�deres da independ�ncia e revolucion�rios) e �vil�es� (colonizadores, conservadores e capitalistas).

Nos fundos do pal�cio h� mais uma representa��o do pa�s. O jardim tem exemplares de todas as esp�cies de cacto do M�xico.

Catolicismo

A Igreja representa o poder do catolicismo no pa�s, onde nove em cada 10 habitantes s�o cat�licos. Ela, assim como v�rias outras constru��es da regi�o, est� sofrendo afundamento.

Em uma das esquinas do Z�calo est� o Templo Mayor, que foi aterrado, assim como a casa de Montezuma, para a constru��o da cidade espanhola em 1521.

O templo ficava no centro de Tenochtitl�n e s� foi descoberto em 1978. O edif�cio religioso foi constru�do pelos astecas nos s�culos 14 e 15, no local onde, segundo a lenda, eles haviam visto uma �guia comendo uma serpente em cima de um cacto. O trio est� representado na bandeira do pa�s.

Os dois templos que ficam no topo da constru��o homenageiam os deuses da guerra, Huitzilopochtli, e da chuva e da �gua, Tlaloc. Diz a lenda que os astecas costumavam �acalmar� os deuses com sacrif�cios humanos.

Pelos cal�ad�es da pra�a se espalham os camel�s vendendo desde as mais t�picas lembrancinhas do pa�s a filmes fotogr�ficos e aparelhos eletr�nicos.

Pessoas tocando m�sicas locais, �ndios com incenso e at� mesmo uma barraquinha do Ex�rcito Zapatista de Liberta��o Nacional (EZLN), do sub-comandante Marcos, tamb�m est�o presentes. Qualquer semelhan�a com o viaduto do Ch� e a pra�a da S� n�o � mera coincid�ncia.

Ru�nas astecas

Tenochtitl�n, a capital do imp�rio asteca, foi constru�da em uma ilha do lago Texcoco. Ao ser invadida e conquistada pelos espanh�is, ela foi destru�da para a constru��o da nova cidade. O local se tornou a Plaza de la Constituici�n, ou Z�calo, e guarda embaixo de seus edif�cios as ru�nas astecas.

Os espanh�is usaram as pedras de Tenochtitl�n para fazer as novas obras e acabaram aterrando o lago para ampliar o territ�rio.

O ato expansionista causou um dos principais problemas da cidade: ela est� afundando. O aterramento do Texcoco criou um solo inst�vel e fr�gil. A terra n�o suporta o peso das constru��es e v�rios pr�dios, igrejas, monumentos e at� mesmo as ruas apresentam desn�vel e rachaduras.

Os danos se estendem por toda a cidade. No Paseo de la Reforma, por exemplo, o monumento a la Independencia submerge 2 cm por ano e j� afundou 36 metros .Quando foi erguido, em 1910, a base ficava � beira da rua. Com o desn�vel, o governo come�ou a colocar degraus de pedra embaixo do monumento para retardar seu afundamento.

At� mesmo a Bas�lica da Virgem de Guadalupe e as demais igrejas do local, que ficam ao norte da cidade e no fim do lago, apresentam trechos com desn�vel.

Mas o Z�calo � mesmo a regi�o mais afetada. Atr�s da Catedral h� v�rios pr�dios com fortes rachaduras causadas em raz�o dos problemas do solo e tamb�m em decorr�ncia do terremoto de 1985, que matou 9.000 pessoas na cidade.

A jornalista Giovana Girardi viajou a convite da Prefeitura da Cidade do M�xico e da AeroMexico

Porque foi fundamental para os espanhóis construíram a Cidade do México?
FA�A UM TOUR VIRTUAL PELA CIDADE DO M�XICO
Porque foi fundamental para os espanhóis construíram a Cidade do México?
FA�A UM TOUR VIRTUAL PELA CULTURA DA CIDADE DO M�XICO Consulte tamb�m:

  • Cidade do M�xico
  • Centro hist�rico
  • Gastronomia e cultura
  • Pir�mides do M�xico
  • Flores e passeio de barco
  • Museu de antropologia
  • Hist�ria asteca
  • Porque foi importante para os espanhóis destruir Tenochtitlán?

    Para os antigos colonizadores espanhóis foi importante erguer a Cidade do México no mesmo lugar da capital asteca de Tenochtitlán para a aproveitar toda infraestrutura existente e ao mesmo tempo apagar as heranças culturais do antigo povo asteca que lá vivia.

    Quando os espanhóis fundaram a Cidade do México?

    Fundada em 1325, a cidade encantou os espanhóis, que, após derrotarem os nativos, fundaram ali a capital de sua mais importante colônia nas Américas.

    Qual a importância de Tenochtitlán para os astecas e espanhóis?

    era principal centro religioso,econômico do império asteca... era uma cidade muito bem estruturada para os padrões da época....

    Qual é a importância do lago para a cidade de Tenochtitlán?

    Segundo a lenda, a cidade teria sido construída por povos oriundos do norte do atual México, ocupando uma ilhota existente no lago Texcoco. Utilizando a lama do próprio lago, a população foi formando as chinampas, que eram os locais construídos com essa lama ampliando a ocupação sobre o lago.