Porque a mensagem do WhatsApp demora a ser entregue?

O WhatsApp (Android | iOS | Web) conhecido por seu serviço de mensagens instantâneas, pode ser muitas vezes a forma mais rápida de se comunicar outra pessoa. Nesse sentido, o aplicativo ao longo do tempo fez diversos avanços trazendo mais ferramentas para seus usuários.

  • Aprenda a silenciar grupos no WhatsApp para sempre
  • Como pesquisar por stickers dentro das conversas do WhatsApp
  • Erro no WhatsApp? Veja os problemas mais comuns e suas soluções

Atualmente, além da plataforma ser rápida e simples para conversar tanto por mensagens como por áudio e vídeo, é possível até mesmo gerenciar um negócio através do WhatsApp utilizando uma conta comercial.

  • WhatsApp Business: como mudar sua conta pessoal para comercial
  • Como enviar arquivos grandes no WhatsApp

No entanto, existem algumas situações que podem afetar a experiência do usuário com a plataforma. Suas mensagens só estão chegando quando você abre o WhatsApp? A seguir em nossa matéria, aprenda como solucionar o recebimento de mensagens e notificações em seu celular.

WhatsApp só recebe mensagens quando aberto? Veja como resolver

Existem alguns fatores que podem estar “atrapalhando” o recebimento de mensagens e notificações em seu WhatsApp como instabilidade de conexão com a internet, ou até mesmo uma instabilidade do serviço do WhatsApp.

  • WhatsApp fora do ar? O que fazer quando o serviço está instável

Ainda que essa informação possa parecer explícita, problemas com a internet são comuns e podem passar despercebidos durante o dia-a-dia. Mas caso o problema persista e foi identificado que não se trata de uma instabilidade de conexão.

Pode ser que seu WhatsApp não esteja funcionando em segundo plano. Ao abrir ou fechar o aplicativo, alguns processos do WhatsApp continuam a funcionar para garantir o recebimento de mensagens e o envio de notificações. Saiba como ativar o uso do WhatsApp em seguindo plano em dispositivos Android e iOS.

Como verificar se seu WhatsApp está recebendo mensagens e notificações no Android 10

Passo 1: em suas configurações, toque em "Aplicativos;

Passo 2: procure pelo WhatsApp em sua lista de aplicativos e então toque nele;

Passo 3: em seguida, após verificar se suas notificações estão ativas, toque em "Dados móveis" para acessar o uso de dados do aplicativo;

Passo 4: por fim, basta ativar a opção "Permitir uso de dados em segundo plano", para que seu WhatsApp possa procurar e receber mensagens mesmo quando o aplicativo estiver fechado em primeiro plano.

Como verificar se seu WhatsApp está recebendo mensagens e notificações no iOS 14

Passo 1: em sua página inicial, acesse seus "Ajustes";

Passo 2: então role a página para baixo, até encontrar o aplicativo do WhatsApp;

Passo 3: ao acessar as configurações de aplicativo, verifique se as opções "Rede Local" e "Dados Celulares" estão ativadas. Em seguida, toque em "Notificações";

Passo 4: por fim, verifique se a opção "Permitir Notificações" está ativada, você também pode marcar suas opções de alerta para receber notificações em diferentes telas de seu iPhone.

Pronto! Agora você sabe como fazer seu WhatsApp voltar a receber mensagens em segundo plano.

Aguardando a mensagem, isso pode demorar um pouco” é um aviso que o WhatsApp exibe quando o recado enviado ainda não foi criptografado para ser entregue ao destinatário. Segundo o aplicativo, cada mensagem compartilhada por meio da plataforma é protegida por criptografia de ponta a ponta.

  • Enviar dinheiro pelo WhatsApp é seguro?
  • O que é o alerta de troca de código de segurança do WhatsApp?

Porque a mensagem do WhatsApp demora a ser entregue?

Esse aviso pode aparecer no lugar da mensagem enviada por um amigo e, geralmente, acontece quando faz pouco tempo que o WhatsApp foi reinstalado no seu aparelho ou no celular da pessoa na qual você está conversando.

Criptografia de ponta a ponta

Para ver o recado em vez do aviso “aguardando a mensagem… isso pode demorar um pouco”, é necessário que a pessoa que enviou o texto abra o aplicativo no próprio smartphone. Ou seja, é preciso que o contato fique online para que a criptografia seja feita “em uma ponta” — no app de quem começou a conversa.

Logo após, a mensagem é enviada, criptografada “na outra ponta” e fica disponível para ser visualizada normalmente no aplicativo.

De acordo com o WhatsApp, é como se apenas você e o seu contato tivessem chaves especiais para abrir os cadeados que protegem cada mensagem enviada. Todo esse processo é automático. Isto é, não depende de configurações feitas pelo usuário.

  • Como funciona a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp

Porque a mensagem do WhatsApp demora a ser entregue?

Segundo a empresa, todas as mensagens de texto ou de voz, fotos, vídeos, atualizações de status, documentos e chamadas são protegidos por criptografia de ponta a ponta. O recurso de segurança está sempre ativado e não há forma de desativá-lo.

A intenção é garantir que terceiros não tenham acesso às mensagens trocadas em uma conversa entre você e seus contatos.

No app, ainda é possível confirmar que a ferramenta de segurança está ativa. Cada conversa tem um código de segurança único, que pode ser visto como uma sequência de 60 dígitos ou no formato QR code.

Essa informação é uma versão visível da chave compartilhada, entre os participantes da conversa, e fica na opção “criptografia”, dentro dos dados do usuário — que são exibidos ao tocar no nome do contato. Segundo o WhatsApp, a correspondência dos códigos indica que ninguém está interceptando as mensagens.

Com informações de: WhatsApp 1 e WhatsApp 2

criptografiamensagensWhatsApp

O que fazer quando a mensagem do WhatsApp demora para enviar?

Um dos motivos mais óbvios seria a falta de uma conexão estável ou forte o bastante para enviar suas mensagens rapidamente. Quando isso acontece, o mais recomendável é desligar a conexão em seu dispositivo e, se o problema persistir, desligue seu aparelho de Wi-fi por alguns minutos antes de ligar novamente.

O que significa quando a mensagem não é entregue no WhatsApp?

Além de problemas de rede, as mensagens do WhatsApp enviadas, mas não entregues, também podem ocorrer devido a um problema relacionado ao aplicativo. Para isso, você pode reinstalar o aplicativo ou apenas limpar os dados.

Como tirar o atraso do WhatsApp?

Para ajustar o atraso ao tocar e pressionar:.
Abra o app Config. do dispositivo..
Toque em Acessibilidade. Atraso ao tocar e pressionar..
Selecione Curto, Médio ou Longo..