Porque assim meu país que mais emite gases de efeito estufa no mundo?

Porque assim meu país que mais emite gases de efeito estufa no mundo?
O grande volume de gases emitidos pela China destaca a importância da iniciativa do presidente Xi Jinping de atingir o pico das emissões de carbono antes de 2030 (Imagem: Reuters/Thomas Peter)

A China agora é responsável por mais emissões de gases de efeito estufa do que todos os países desenvolvidos juntos, segundo nova pesquisa do Rhodium Group.

As emissões da China de seis gases retentores de calor, que incluem dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, aumentaram para 14,09 bilhões de toneladas de CO2 equivalente em 2019, ultrapassando em cerca de 30 milhões de toneladas o total dos membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, segundo o grupo de pesquisa climática com sede em Nova York.

Emissão total de gás efeito estufa, 1990-2019 

Porque assim meu país que mais emite gases de efeito estufa no mundo?
(Fonte: Rhodium Group e UNFCCC)

O grande volume de gases emitidos pela China destaca a importância da iniciativa do presidente Xi Jinping de atingir o pico das emissões de carbono antes de 2030 e alcançar o chamado zero líquido em 2060. A China respondeu por 27% das emissões globais. Os EUA, segundo maior emissor, contribuíram com 11%, enquanto a Índia ultrapassou a União Europeia pela primeira vez, com cerca de 6,6% do total global.

Ainda assim, a China também tem a maior população do mundo, por isso suas emissões per capita permanecem muito abaixo do que as dos EUA. Em uma base histórica, membros da OCDE ainda são os maiores culpados do aquecimento global, tendo emitido quatro vezes mais gases de efeito estufa na atmosfera do que a China desde 1750.

Emissão líquida de gás efeito estufa dos maiores poluidores do mundo

Porque assim meu país que mais emite gases de efeito estufa no mundo?
(Fonte: Rhodium Group)

“O histórico da China como grande emissor é relativamente curto em comparação com países desenvolvidos, muitos dos quais começaram mais de um século antes”, disseram os pesquisadores. “O aquecimento global atual é resultado de emissões do passado recente e do passado mais distante.”

Veja a pesquisa:

LULA X MERCADO FINANCEIRO: acompanhe os impactos no novo governo e receba insights, notícias e análises pelos próximos 4 anos. É grátis!

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Gustavo Kahil - 06/05/2021 - 11:56

Do UOL, em São Paulo

06/12/201507h00 > Atualizada 06/12/201507h00

Mais de 190 representantes de países estão reunidos em Paris para discutir o novo acordo do clima, que pretende apontar quais ações os países irão adotar para limitar suas emissões de gases do efeito estufa e consequentemente tentar evitar que a temperatura do planeta aumente mais de 2ºC. O mais difícil é fazer com que todos eles concordem com os mesmos termos e compromissos. Mas todos têm peso igual nas emissões? Veja abaixo o gráfico que mostra os dez maiores emissores.

Porque assim meu país que mais emite gases de efeito estufa no mundo?

UOL Cursos Online

Todos os cursos
  • Academia da Enfermagem
  • Gestão em Enfermagem
  • Home Care

Porque assim meu país que mais emite gases de efeito estufa no mundo?
Usina termelétrica a carvão nos Estados Unidos (Foto: Matthew Brown/AP)

O Pew Research Center, um think tank americano que faz pesquisas independentes de opinião, publicou nesta quinta-feira (5) uma nova pesquisa sobre o que as pessoas pensam a respeito das mudanças climáticas. A pesquisa entrevistou mais de 43 mil pessoas, em 40 países diferentes, incluindo o Brasil.

Os resultados não são muito diferentes do que já sabemos. Países da América Latina e da África são os mais preocupados com o aquecimento global. China e Estados Unidos são os que menos se importam. No Brasil, 90% dos entrevistados disseram que já são afetados pelas mudanças climáticas, e a maioria dos brasileiros considera que a seca é o que mais preocupa na questão ambiental. O que é natural, considerando que o Sudeste e o Nordeste vêm enfrentando fortes condições de seca nos últimos anos.

Mas um dos dados mais interessantes da pesquisa é que ela identificou uma correlação emitir CO2 e se preocupar com aquecimento global: quem mais polui é, também, quem está menos preocupado com o problema, como podemos ver neste gráfico:

Porque assim meu país que mais emite gases de efeito estufa no mundo?
(Foto: Pew Research Center)

O gráfico não é tão complicado quanto parece. Quanto mais para cima, maior a importância que os cidadãos daquele país dão para a questão climática. Quanto mais para a direita, maior a quantidade de gases de efeito estufa que aquele país está emitindo. Os países com maior emissão por pessoa pesquisados (EUA, Austrália, Canadá) são também os que menos se importam com o problema.

Falando assim, parece óbvio. Se cidadãos se preocupam pouco, eles vão poluir muito. Mas a ordem dos fatores talvez seja o contrário: emitir muito diminui a preocupação dos cidadãos. O caso da China parece exemplificar isso. Nos últimos anos, o país aumentou a emissão de gases de efeito estufa de forma intensa, a ponto de se tornar o maior emissor do mundo em números absolutos. Nesse mesmo período, a preocupação com as mudanças climáticas no país caiu 23 pontos percentuais. Hoje, apenas 18% dos chineses dizem que o clima é um problema sério. Ou seja, ao passar a usufruir de benefícios econômicos de uma economia mais intensa em carbono, os chineses reduziram a preocupação com os impactos ambientais que esse crescimento causa.

Há alguns países fora da curva. Venezuela parece um caso curioso. O país é altamente dependente da exportação do petróleo, emitindo muito mais do que outros latino-americanos, mas mesmo assim aparece como uma nação preocupada com o meio ambiente. Reino Unido também está fora da curva. Os britânicos têm um governo bastante ativo em problemas climáticos, mas seus cidadãos não parecem se preocupar muito com isso.

A pesquisa do Pew Research Center está disponível para donwload, em inglês.

Por que a China é o país que mais emite gases do efeito estufa no mundo?

A pegada de carbono per capita do país está rapidamente alcançando a das nações mais ricas — nos últimos 20 anos, quase triplicou. Em 2020, os combustíveis fósseis representaram 87% da matriz energética doméstica da China, com 60% de carvão, 20% do petróleo e 7% do gás natural, de acordo com a Enerdata.

Que país emite mais gás

China, Estados Unidos e Índia: esses são os 3 países que mais emitiram dióxido de carbono (CO2) na atmosfera em 2020 –e, por isso, são os que mais contribuem com as mudanças climáticas no mundo–, segundo levantamento do Global Carbon Project.

Porque os países mais desenvolvidos poluem mais?

A economia dos países mais ricos, sobretudo a intensa queima de combustíveis fósseis, é responsável por causar milhões de mortes por poluição no mundo — a maioria em países pobres ou em desenvolvimento.

Por que a China é o país mais poluente do mundo?

Atualmente, a matriz energética da China é baseada sobretudo no carvão mineral, que é altamente poluidor, além de outros combustíveis fósseis, como carvão vegetal, gás natural e petróleo.