Porque o trabalho dignifica o homem mas o homem não vive só para trabalhar?

Trabalhar é condição essencial, não somente pela manutenção financeira, mas pela dignificação da vida. Trabalhar se constitui numa parte importante da vida. E vai além do ganha-pão. Tem a ver com realização pessoal, com sentir-se útil e encontrar sentido para os dias. “A importância do trabalho na vida do ser humano vai muito além do fato de que, através dele, satisfazemos nossas necessidades básicas. O trabalho, por si só, é revelador da nossa humanidade, uma vez que possibilita ação transformadora sobre a natureza e si mesmo. Além disso, a nossa capacidade inventiva e criadora é exteriorizada através do ofício que realizamos”, afirma a psicóloga organizacional Vanessa Rissi.

De outro lado, o fato de não trabalhar pode ter consequências negativas, que afetam diretamente a personalidade. “Em razão da centralidade que o trabalho ocupa em nossas vidas, é que podemos compreender as consequências negativas do não-trabalho, da inatividade. Um sujeito sem trabalho é impedido de se realizar como homem e cidadão, o que afeta diretamente sua dignidade”, salienta Vanessa, que é mestre em Saúde Coletiva/Saúde do Trabalhador, especialista em Gestão de Recursos Humanos e professora da Imed.

Ter um ofício é primordial na vida do ser humano. Durante a própria evolução, cada indivíduo veio desempenhando um papel, o que não é diferente nos dias de hoje. “O trabalho é um meio inexorável da existência humana e constituinte da identidade do sujeito. Isto significa que cada um se torna o que é por meio do ofício que executa. Através do trabalho as pessoas podem imprimir sua marca, o seu registro. Isto tanto é verdadeiro que quando não conhecemos uma pessoa e, então, perguntamos ‘quem é fulano?’, a resposta sempre estará relacionada a função executada no mundo do trabalho: ‘ele é professor da escola x, ele é vendedor da empresa y, é médico’, e assim por diante”, argumenta a psicóloga.

Gostar do que faz
Tão importante quando desempenhar o seu ofício é gostar do que se faz. Quem realiza o seu trabalho sem estar contente com o que executa, certamente não terá empenho e sua produção será menor, além da propensão ao desenvolvimento da depressão. “Trabalhar sem sentir prazer é sinônimo de sofrimento e de adoecimento. Um trabalho que não for considerado gerador de bem-estar trará mais prejuízos do que benefícios. Não é possível que um trabalho, ao causar sofrimento, cumpra a sua função de dignificar o homem. A gênese do sofrimento pelo trabalho está, por exemplo, relacionada a fatores como conflitos constantes entre líderes e liderados, ausência de espaço para discussão, expressão e resolução de problemas e/ou fragmentação e inserção muito limitada das tarefas no processo produtivo”, ressalta.

Bem-estar no trabalho
“A sensação de bem-estar no trabalho está ligada diretamente a características como: trabalho estimulante e desafiador, possibilidade de crescimento na carreira, aprendizado e desenvolvimento, ter um bom chefe, clima organizacional positivo, remuneração e benefícios justos, entre outros”, afirma Vanessa. Por isso, tão importante quanto gostar do que se faz é desempenhar esta função num local que ofereça as condições necessárias. “Durante mais de 50 anos, os pesquisadores estudaram os fatores que satisfazem, motivam ou envolvem os seus funcionários talentosos. Abrahm Maslow, por exemplo, identificou as necessidades básicas de sobrevivência e descobriu que, quando essas necessidades eram satisfeitas, as pessoas se concentravam nas necessidades sociais e na auto-realização do trabalho. Frederick Herzberg identificou os ‘fatores de higiene’ como o ambiente de trabalho, salário e benefícios decentes como possíveis motivos de insatisfação, quando são inadequados, mas eles não são necessariamente motivadores. Se as pessoas não forem desafiadas no trabalho ou não estiverem progredindo, ou ainda, se não se dão bem com o chefe, o salário provavelmente não os reterá por muito tempo”, exemplifica.

Essa frase, apesar de não estar na Bíblia, possui um princípio bíblico importante. O trabalho estimula o homem a crescer e desenvolver-se na sua identidade. Através dele nos relacionamos com Deus e com o mundo, demonstrando dignidade (valor humano) pela semelhança que expressamos Dele na criação, criatividade, inventividade, capacidade, força, autoridade, habilidade, conhecimento, competência, responsabilidade, compromisso e cuidado.

O trabalho agrega valor e propósito à vida das pessoas. Através dele, somos desafiados a desenvolver maneiras de agir, conhecer, construir, superar, encontrar soluções, cuidar e melhorar o meio onde vivemos.

Na Bíblia vemos que o trabalho é algo bom, feito por Deus e dado ao homem ainda antes da queda (Gênesis 2:15). Desde aí, com a missão de cultivar e tomar conta da terra, o homem é vocacionado a trabalhar. Deus é nosso maior exemplo, pois trabalha constantemente (João 5:17).

Assim, o trabalho não é originalmente ruim, mas um meio pelo qual o homem glorifica a Deus, cuidando da criação, de si mesmo e dos outros.

25 versículos que mostram que o trabalho edifica o homem

Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém.
1 Tessalonicenses 4:11-12

Por isso concluí que não há nada melhor para o homem do que desfrutar do seu trabalho, porque esta é a sua recompensa. Pois, quem poderá fazê-lo ver o que acontecerá depois de morto?
Eclesiastes 3:22

Do fruto de sua boca
o homem se beneficia,
e o trabalho de suas mãos
será recompensado.
Provérbios 12:14

Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho. E vi que isso também vem da mão de Deus.
Eclesiastes 2:24

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.
Gênesis 2:15

Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando".
João 5:17

Consagre ao Senhor
tudo o que você faz,
e os seus planos serão bem-sucedidos.
Provérbios 16:3

O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.
Eclesiastes 9:10

Você já observou um homem
habilidoso em seu trabalho?
Será promovido ao serviço real;
não trabalhará para gente obscura.
Provérbios 22:29

Todo trabalho árduo traz proveito,
mas o só falar leva à pobreza.
Provérbios 14:23

Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal,
todos os dias da sua vida. Escolhe a lã e o linho
e com prazer trabalha com as mãos.
Provérbios 31:12-13

Então o homem sai para o seu trabalho,
para o seu labor até o entardecer. Quantas são as tuas obras, Senhor!
Fizeste todas elas com sabedoria!
A terra está cheia de seres que criaste.
Salmos 104:23-24

Se não for o Senhor o construtor da casa,
será inútil trabalhar na construção.
Se não é o Senhor que vigia a cidade,
será inútil a sentinela montar guarda.
Salmos 127:1

O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
Efésios 4:28

Quando ainda estávamos com vocês, nós ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão.
2 Tessalonicenses 3:10-12

Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.
1 Coríntios 10:31

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.
1 Coríntios 15:58

O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita.
2 Timóteo 2:6

Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens,
Efésios 6:7

Você comerá do fruto do seu trabalho
e será feliz e próspero.
Salmos 128:2

O que o homem ganha
com todo o seu trabalho
em que tanto se esforça debaixo do sol?
Eclesiastes 1:3

Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho é um presente de Deus.
Eclesiastes 3:13


Porque não é só de trabalho que vive o homem?

Nem só de trabalho vive o homem. É necessário resgatar o valor profético do Domingo como o Dia do Senhor. Nesse dia, principalmente, as máquinas não deviam ser desligadas e o ser humano gozar do descanso, celebrando a vida, sua fé? “O homem não vive somente de pão” (Lc 4,4).

O que significa afirmar que o trabalho dignifica o homem?

No sentido geral, essa frase traz a importância da ocupação na vida das pessoas. Ou seja, o ato de trabalhar é uma condição fundamental para a realização do homem. É trabalhando que uma pessoa consegue se manter financeiramente. Mas, ao mesmo tempo, sua ocupação lhe confere uma sensação de dignidade na vida.

Por que o trabalho é conhecido como um fator que dignifica o ser humano?

Como criador de valores de uso, como trabalho útil, é o trabalho, por isso, uma condição de existência do homem, independentemente de todas as formas de sociedade, eterna necessidade natural de mediação do metabolismo entre homem e natureza e, portanto, da vida humana (MARX, 1971, p.

Porque o trabalho escraviza o homem?

"O trabalhos escraviza o homem" quer dizer que muitas das pessoas não tem mais tempo para lazer e nem para fazer nada, pois o trabalho o ocupa todo o seu tempo.