Porque se observa com frequência uma relação entre pobreza degradação ambiental e agravos a saúde

Pobreza e degradação ao meio ambiente estão fortemente interligados. É o que mostra o ranking EPI 2016 que mediu o desempenho ambiental de 180 países. Essa pesquisa é feita pelas Universidades americanas de Yale e Columbia e usou 20 indicadores distribuídos em 9 categorias, entre elas, a poluição do ar, recursos hídricos, florestas, energia e clima e outros. O resultado confirmou: os países mais pobres apresentam alto nível de degradação dos seus recursos naturais.

É de fácil compreensão essa relação. Países como a Somália, Eritrea, Madagascar, Niger, e Afeganistão estão no topo da lista e nos mostram as razões. Estes países não têm dinheiro para tratar adequadamente seus resíduos. Grande parte da população não tem acesso à água tratada e ao esgoto. Essa combinação de fatores leva a um estado de saúde precário para grande parte destes países. O contato com o lixo e o esgoto multiplicam doenças e ajudam a criar epidemias que o país não consegue combater. As condições de vida, então, se tornam degradantes.

Nestes países grande parte dos rios, da terra e do ar também estão contaminados. Muitas atividades que sustentam o país são, então, postas em risco, piorando o quadro econômico. Além disso, fenômenos extremos provocados por mudanças climáticas podem levar a diminuição da água potável, da terra para agricultura e das reservas pesqueiras.

Os problemas dos países pobres entram em ciclos viciosos que não permitem que a situação mude facilmente. A desigualdade a nível mundial impõe barreiras que impedem a adoção de tecnologias limpas de produção, já que apresentam alto custo. É preciso crescer economicamente a e população precisa estar inserida na estrutura capitalista atual.

No Brasil a situação também não é das melhores. Nós possuímos uma das maiores florestas do mundo, e uma das maiores concentrações de água doce para consumo humano, além de ter um grande território com terras agricultáveis no globo. Mas ainda enfrentamos problemas que dificultam a preservação do meio ambiente, como, por exemplo, a urbanização massiva e desorganizada, que não permitiu um saneamento básico e gerenciamento de resíduos adequadas ou suficientes. O resultado é que os habitantes mais pobres têm péssima condições de saúde e qualidade de vida.

Os hábitos da população também dizem muito sobre o nível de preservação do meio ambiente. Apesar de países com rendas elevadas possuir um consumo também maior, de um modo geral, a população tem padrões de consumo mais limpos, e estão mais conscientes quanto ao destino adequado dos resíduos. Com uma melhor renda, há também uma melhor qualidade da água, acesso a saneamento básico e menos poluição.

Este fato só prova que existe uma necessidade de políticas públicas que incentivem tanto o crescimento econômico, mas também a melhoria dos índices sociais, principalmente com relação a desigualdade de renda, acesso à educação, à saúde, e ao saneamento básico. Ter um crescimento sustentável é essencial para que o meio ambiente seja preservado e as futuras gerações não sofram as consequências de hábitos de consumo sujos e falta de infraestruturas adequadas.

Qual a relação entre a questão da degradação do meio ambiente e à pobreza?

De outro ponto de vista, a pobreza pode induzir os pobres a depredar ainda mais os recursos naturais e degradar o ambiente. Gerando um círculo vicioso, reduzindo a renda, os entitulamentos, os livelihoods, e a sobrevivência dos pobres.

Qual a relação entre o desenvolvimento ambiental e a pobreza?

A pobreza é um importante agente de destruição ambiental, pelo que seria irracional propor um programa de preservação sem considerar os pobres, que têm na exploração dos recursos naturais sua única opção para sobreviver.

Porque se observa com frequência é uma relação entre pobreza degradação ambiental e agravos à saúde?

De forma geral, a relação entre a pobreza e a degradação ambiental esta ligada aos níveis de renda da população. Para Motta (2002) uma renda maior sugere padrões de consumo ambientalmente Page 3 mais limpos, níveis de educação mais elevados e, consequentemente, espera-se um destino adequado para seus resíduos.

Qual é a relação entre a degradação ambiental e a saúde do ser humano Brainly?

Resposta. A poluição na água, por exemplo, pode causar problemas gastrointestinais, e a poluição atmosférica relaciona-se com problemas respiratórios. Mas não é só a poluição que causa danos, o desmatamento, a introdução de novas espécies e várias outras ações podem colocar em risco a saúde da população.