Posso fazer nutrição e reconstrução no mesmo dia

Hidratação, nutrição e reconstrução estão entre uma série de tratamentos necessários para cuidar dos cabelos . Muitas mulheres usam o método chamado "cronograma capilar" como forma de organizar os diferentes tratamentos de acordo a necessidade de cada cabelo. O método inclui três importantes tratamentos na seguinte ordem: hidratação, nutrição e reconstrução. São indicado para todos os tipos de cabelo e principalmente para quem faz uso de alguma química como coloração, descoloração, escovas progressivas, alisamentos ou relaxamentos. Apesar de não ser comprovado por especialistas, o fato é que a prática se tornou muito popular e já tem até página no Facebook, que conta com mais de 11 mil participantes. Veja abaixo quais as funções de cada procedimento.

Como montar um cronograma?

Na comunidade do Facebook, as moças debatem, trocam informações e recomendam produtos. As adeptas seguem uma tabela que indica quando os tratamentos devem ser feitos e a frequência de cada um. O método não é reconhecido pelos médicos como eficaz e ainda pode saturar as fibras capilares pelos excessos.

1

Hidratação

De acordo com o tricologista e diretor da Associação Brasileira do Cabelo, Adriano Almeida, a hidratação é o ponto de partida para quem quer tratar os fios: "o cabelo danificado deve ser preparado para receber os nutrientes necessários. A hidratação é a melhor forma", ensina. Esse método nada mais é que a reposição de água que os fios perdem por conta da agressão sofrida por químicas, colorações e até mesmo shampoos e condicionadores. O cabelo perde sua resistência hídrica natural e fica ressecado e quebradiço. O cabelo humano é considerado um tecido morto, logo, a parte viva se encontra no bulbo na derme do couro cabeludo. Além disso, é suscetível a questões alimentares, ou seja, se a pessoa tiver uma boa alimentação ou consumir muita água, estará beneficiando as células do bulbo e obterá cabelos mais fortes e saudáveis. Entretanto, isso não ocorre em todo o comprimento dos fios - e quanto maior for o cabelo, aumenta a dificuldade. Sendo assim, é preciso hidratar a "parte morta" com cremes e cosméticos que repõem a água perdida aos cabelos.

2

Nutrição

Já a nutrição - que é interligada à hidratação - trata-se da reposição de nutrientes. No caso dos cabelos, é utilizado para repor os lipídeos naturalmente presentes nos cabelos com a função de impermeabelizá-los, além de deixá-los macios, flexíveis e brilhantes. A produção das glândulas sebáceas somada à proteção das glândulas sudoríparas, e mais os resíduos da desintegração da epiderme, compõem o manto hidrolipídico - um fator de proteção a pele do couro cabeludo. A principal tarefa dos lipídeos é formar uma camada de proteção nos fios. Como os produtos nutricosméticos possuem efeito demorado, o tricologista indica usá-los antes da hidratação, para garantir que os resultados sejam eficazes durante os outros processos.

Em suma, a nutrição é uma forma de manter a hidratação nos cabelos e outros nutrientes presentes. Produtos que contém manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de argan, óleo de coco, entre outros, são ricos em lipídeos.

3

Reconstrução

A reconstrução nada mais é que a reposição de proteínas. Segundo Adriano Almeida, o cabelo só estará preparado para a reconstrução depois da hidratação correta. Apontada como a etapa principal, a queratina exerce função estrutural, isto é, fornece rigidez e consistência ao tecido que forma a estrutura do fio. A estrutura do cabelo pode ser danificada pelos processos químicos e uso frequente de escova e chapinha, resultando em pequenas fissuras no fio capilar. Para amenizar esse problemas, geralmente a reconstrução é recomendada após a hidratação e nutrição.

A queratina em excesso pode ser prejudicial se aplicada em grandes quantidades. Quando a pessoa faz uso da mesma sem necessidade, as madeixas tendem a ficar saturadas e quebradiças. A reconstrução pode ser realizada no cabelo com produtos que contenham ingredientes como queratina hidrolisada, proteína do trigo hidrolisada, proteína de soja hidrolisada e aminoácidos - que são os formadores das proteínas, como também a cisteína e arginina.

Matéria publicada em 13 de Abril de 2021, por Webedia.

Saiba mais sobre

cuidados com o cabelo

  • Dica do Proença: como hidratar cabelos finos e secos sem pesar os fios

  • Quais são os benefícios da arginina para os cabelos finos? Saiba como a substância age nos fios

  • Cabelos finos e longos: saiba como deixar os fios crescerem mais resistentes até as pontas e evitar a quebra

  • Dica do Proença: o que ocasiona a queda de cabelo e como pará-la?

Pode fazer reconstrução depois da nutrição?

Para amenizar esse problemas, geralmente a reconstrução é recomendada após a hidratação e nutrição. A queratina em excesso pode ser prejudicial se aplicada em grandes quantidades.

Pode fazer hidratação nutrição e reconstrução na mesma semana?

Para começar: sempre é necessário dar uma semana de descanso para os cabelos entre uma aplicação e outra dos produtos. A ordem, via de regra, é nutrição, hidratação e reconstrução. Quem só tem os fios ressecados pode fazer apenas a hidratação seguidamente.

Quantas vezes por semana posso fazer nutrição no cabelo?

De maneira geral, cabelos saudáveis podem ser nutridos uma vez a cada 15 dias, mas se você tem cabelos cacheados, crespos ou que sofram alguma alteração química com frequência, a nutrição capilar pode ser feita até duas vezes por semana.

Quando usar hidratação nutrição e reconstrução?

O que é hidratação, nutrição e reconstrução capilar?.
Hidratação: é indicada para cabelos secos, pois repõe a água dos fios. ... .
Nutrição: é ideal para repor os lipídios (gordura e oleosidade dos fios). ... .
Reconstrução: é recomendada para cabelos fracos e quebradiços..

Como usar a hidratação nutrição e reconstrução?

Como fazer a hidratação e nutrição?.
1° passo: aplique o shampoo sem sal da linha somente na raiz. ... .
2° passo: agora é a vez de hidratar as madeixas. ... .
3° passo: aplique o condicionador no comprimento do cabelo e enluve-os. ... .
- Reconstrução com máscara concentrada..

Qual a ordem de tratamento para o cabelo?

A ordem de aplicação dos produtos de cabelo!.
1 – ÓLEO. Isso mesmo: primeiro de tudo é o óleo! ... .
2 – SHAMPOO. Lave o cabelo assim que acordar (se fizer a umectação noturna) ou depois de ter aplicado o óleo meia hora antes do banho. ... .
3 – MÁSCARA. ... .
4 – CONDICIONADOR. ... .
5 – LEAVE-IN. ... .
6 – ÓLEO REPARADOR DE PONTAS..