O que fazer quando testar positivo para HIV?

Saúde e bem estar

Confundir HIV com Aids ou usar os termos sem fazer qualquer distinção é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem no dia a dia. Em países como o Brasil e os Estados Unidos, a maioria das pessoas que vivem com HIV  não desenvolverá Aids, um dos estágios mais avançados da doença do HIV.

HIV é o vírus que causa a Aids, mas, para a maioria das pessoas, o tratamento adequado e cuidados médicos regulares mantém o sistema imunológico forte o suficiente para impedir que jamais se desenvolva Aids. Um teste positivo para o HIV significa apenas isso: a pessoa tem o vírus HIV.

Atualmente, é muito mais simples diagnosticar e tratar as pessoas que tiveram contato com o sangue ou o sêmen de alguém que já é soropositivo. As formas mais comuns de transmissão incluem o sexo anal ou vaginal sem proteção e o compartilhamento de seringas (não importa se foram utilizadas para injetar drogas ou para injetar medicamentos, como hormônios para transição). Com tratamento adequado tão logo o resultado positivo, as pessoas podem viver uma vida tão longa e tão saudável quanto as pessoas sem HIV.

Os resultados com falsos positivos não são comuns, mas eles podem acontecer. Segundo o site Aids.gov, a probabilidade de se obter um resultado com falso negativo depende do tempo que passou entre quando você pode ter sido exposto ao HIV e quando você fez o teste: “leva algum tempo até acontecer a soro conversão. Isso acontece quando seu corpo começa a produzir os anticorpos que são detectados pelos exames de HIV – um período que varia de duas a seis semanas depois da infecção. Portanto, se você obtiver um resultado negativo no teste de HIV em até três meses depois da última possível exposição ao HIV, os profissionais de saúde recomendam que você realize um novo teste três meses depois desse primeiro exame. Um resultado negativo só é preciso se você não teve risco de exposição para o HIV nos últimos seis meses – e um resultado negativo só vale para exposições passadas. ”

Os cientistas consideram que, quanto mais tempo um portador de HIV seguir sem tratamento antirretroviral, maior se torna o reservatório de HIV oculto no corpo. Quanto mais cedo um portador de HIV iniciar o tratamento, mais cedo reduzirá a carga viral e alcançará uma carga viral indetectável (praticamente impossível se transmitir HIV para um parceiro).

Agora que você já sabe que ter HIV é apenas possuir um vírus, não fique na dúvida em caso de sexo desprotegido com um novo parceiro ou de exposição com seringas de procedências duvidosas, faça o teste! Em caso positivo, corra para obter sua receita médica e começar a tomar seus medicamentos o quanto antes.

  • Homepage
  • Doenças
  • Hiv E Aids
  • Fiz Os Testes E Deu Positivo Par Hiv Fui Encaminhada Para O Infectologista Para Ver O Meu Primeiro E

1 respostas

Fiz os testes e deu positivo par hiv fui encaminhada para o infectologista para ver o meu primeiro exame de Cd4 aonde o medico infornou carga viral não indetectavel entao informou que eu não tinha o viros mas mandou eu fazer novamente. Como ja tinha se passado 15 dias fiz no mesmo dia. Na proxima consulta venho carga viral nao indetectavel porem o Cd4 baixou. Eu tinha tido o pior mês da minha vida ( o emocional não afeta o Cd4?) O infectologista nao me deu 100% mas falou que para minha protecão deveria iniciar com os remedios. E agora? Vou ficar nessa duvida e tomando remedio e os exames continão dando não indetectavel. Pode me ajudar? Devo procurar uma 2° opniao? Pois o propio infectologista falou que nunca teve paciente assim.

Uma sorologia reagente para HIV, com imunoblot/western-blot reagente para HIV, em 2 coletas distintas, confirmam a infecção pelo HIV.
Algumas pessoas que de fato têm HIV não apresentam vírus detectável no sangue. São chamadas de "controladores de elite". O tratamento de controladores de elite é controverso. Eu, particularmente, sou muito favorável, devido a problemas relacionados à inflamação sanguínea induzida pelo vírus e também devido ao risco de transmissão. Em algum momento a pessoa pode perder o controle sobre o vírus e transmiti-lo a outra pessoa.
Resta saber se foi um falso positivo para HIV (imunoblot/western blot não reagente) OU controlador de elite.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

O que fazer quando testar positivo para HIV?

  • Sífilis com titulação alto pode dar falso positivo em teste de hiv???
  • Boa noite, minha mãe tem o vírus hiv indetectável à mais de 1ano, estávamos na manicure e por um descuido confundimos e usamos o mesmo alicate, a manicure havia machucado a mão dela e machucou a minha tbm, é possível ter contraído o vírus?
  • Sou soropositivo indetectavel se tiver relações com uma pessoa que não possui hiv e ela engravidar a possibilidade de o bebê nascer soropositivo?
  • Olá Boa tarde, tive relação sexual sem proteção e iniciei a pep com 6horas após. Porem no 2 dia de Pep a camisinha rompeu, é necessário fazer uma reavaliação ou postergar por mais 28 dias?
  • Meu filho bebeu água na garrafa de uma pessoa com HIV "tinha água dentro", ele corre algum risco?
  • Boa noite me chamo Thiago eu sou Soro Positivo não detectável fiquei 3 dias sem tomar os Retrovirais acontece algo?? Quanto tempo sem tomar os Retrovirais posso ficar? Para que eu não volte ser Detectado
  • Sou soropositivo não reagente pode fazer sexo sem preservativo?
  • Bom dia! Tive uma relação desprotegida com uma pessoa que tem o HIV, descoberto recentemente (exames da pessoa infectada deu carga viral baixa), onde não houve contato com o sêmen. Fiz o teste de 4° geração com 52 dias e deu resultado negativo 0,13. Depois repeti o teste com 94 dias, após exposição…
  • É POSSIVEL TER UM EXAMES NÃO REAGENTE DE ANTICORPOS HIV 1 E 2 E TER AIDS?
  • Bom dia, recebi sexo oral de uma garota de programa. Com 1 semana tive balanite, fiz o tratamento certinho fiquei bem. Fiz os teste de hepatite C - anti- hcv, hiv 1/2 imunoensaio 4 geração e sífilis-vdrl com 120 dias. Todos deu não reagente, posso ficar tranquilo?

Nossos especialistas responderam a 5244 perguntas sobre HIV e AIDS

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

O que fazer depois de testar positivo HIV?

O que fazer em caso de suspeita de HIV.
Ir ao médico. ... .
Iniciar o PEP. ... .
Fazer o teste do HIV. ... .
Fazer o teste complementar do HIV..

Como funciona o tratamento de HIV pelo SUS?

Através do Sistema Único de Saúde (SUS) o brasileiro que vive com HIV tem acesso gratuito aos mecanismos de tratamento da infecção: a prevenção, o diagnóstico e os medicamentos, que podem tornar o vírus indetectável – ou seja, impossibilitar a transmissão – e garantir a qualidade de vida.

Qual a conduta do profissional da saúde diante de um resultado positivo para HIV?

O profissional deve estar sempre buscando um atendimento reflexivo, com uma proposta dialogal que permita ao paciente falar de seus problemas, suas inquietações, possibilitando a percepção da gravidade que repercute o diagnóstico de infecção pelo HIV em múltiplos aspectos da vida do paciente e da sua família, sobretudo ...

Quando sai um resultado positivo para HIV o laboratório liga para o paciente?

Somente após a testagem da segunda amostra e a permanência do resultado positivo para anticorpos contra o HIV, o diagnóstico de infecção pelo vírus pode ser confirmado e o laudo emitido.