Principais estados brasileiros envolvidos na produção de energia elétrica solar

Sua leiturai

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar

A matéria que você está lendo agora+0

Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.

Que tal saber mais sobre esse assunto?

 | /| Foto: /

No telhado ou no quintal de casa, produzir a própria energia elétrica deixou ser uma tendência para se tornar realidade no Brasil. Prova disso é o avanço dos sistemas caseiros. O número de conexões de geração distribuída saltou de apenas três sistemas, em dezembro de 2012, para 3.565, em maio deste ano – 98% deste total são conexões de energia fotovoltaica.

Para este ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) projeta um crescimento de 800% no número de novas conexões de geração distribuída, que abrange todas as fontes renováveis de energia, como a solar, biomassa, eólica e até mesmo a hidráulica. Até 2024, mais de 1 milhão de consumidores passarão a produzir a própria energia, segundo a agência.

Veja também

  • Tarifa residencial da Copel vai ficar mais barata
  • Paraná desperdiça energia suficiente para abastecer quase 5 milhões de pessoas
  • Gerar energia eólica em casa já é possível

LEIA MAIS sobre Energia e Sustentabilidade

Siga a Gazeta do Povo no LinkedIn

ICMS

Ao todo, são 29.744 kW de capacidade instalada doméstica, com 70% desse total concentrados nas regiões Sul e Sudeste. Dos 10 estados que lideram a instalação de sistemas mini ou microgeração de energia no país, sete já aderiram à isenção de ICMS para a energia produzida em casa. O Paraná não é um deles.

Veja os estados que saíram na frente da geração caseira de energia:

Receba Nossas Notícias

NewsletterNo Celular

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o recebimento de conteúdos e promoções da Gazeta do Povo. O descadastramento pode ser feito a qualquer momento neste link.

Para desmarcar, toque de novo no ícone

As notícias salvas ficam em Minha Gazeta na seção Conteúdos salvos. Leia quando quiser.

O Piauí alcançou em maio a liderança, em todo o Brasil, na capacidade de produção de energia solar. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a potência das usinas de energia fotovoltaica instaladas em território piauiense passou de 1 GWH, ou 1.033,76 MWh. O segundo colocado foi a Bahia, com capacidade de 800 MWh; seguida do estado de Minas Gerais, com mais de 550 MWh.

Somada a capacidade de geração de energia solar à de eólica, essas duas fontes de energia foram responsáveis por 91% da potência do Piauí em maio, o que caracteriza o Estado como grande gerador de energia renovável. Segundo a Aneel, a matriz energética do Piauí em maio foi de 3,71 GW.

Somente a capacidade de geração de energia solar, que foi de 1 GWh em maio, é cinco vezes maior do que a energia gerada pela Usina hidrelétrica de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe, na beira do Rio Parnaíba. Ela tem capacidade de produzir 237.000 MW. Na capacidade em energia eólica, o Piauí alcançou a quarta colocação, com 2 GW.

Segundo a Secretaria de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, a liderança comprova a potencialidade do Piauí na geração de riquezas, por meio de recursos naturais. Ramon Campelo, diretor de Mineração da secretaria, afirma que ainda há muitas usinas prestes a entrar em operação e outras a serem construídas. “As usinas de energia solar que estão em construção terão capacidade para gerar 215 MW e as que ainda serão construídas, terão potência de 2 GW”, diz.

Já na área de energia eólica, estão sendo construídas usinas com capacidade total de 500 MW e outros 944 MW de empresas que ainda serão iniciadas.

As usinas eólicas trazem ganhos ao Piauí em todos os aspectos. Durante a construção, na geração de empregos e incremento da economia dos municípios, e na geração de impostos quando a usina entra em operação.

O Piauí tem hoje usinas de energia solar em cinco municípios e de energia eólica em outros nove, a maioria localizados no semiárido, onde o IDH é mais baixo que a média do Estado e a chegada de uma empresa desse porte se mostra muito mais importante para a geração de divisas.

Assista aos vídeos mais vistos do G1 Piauí:

Quais os principais estados brasileiros que produzem energia solar?

Ranking dos estados que mais produzem energia solar.
Minas Gerais – 1 GWp;.
São Paulo – 742 MWp;.
Rio Grande do Sul – 728 MWp;.
Mato Grosso – 444 MWp;.
Paraná – 341 MWp..

Quais os 5 principais estados que utilizam a energia solar fotovoltaica no Brasil?

Energia solar no Brasil: qual o ranking dos maiores produtores?.
Minas Gerais: 1 GWp..
São Paulo: 742 MWp..
Rio Grande do Sul: 728 MWp..
Mato Grosso: 444 MWp..
Paraná: 341 MWp..

Onde está a maior produção de energia solar do Brasil?

A maior usina solar do Brasil e da América do Sul está localizada na cidade de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí. Possui capacidade de geração de 475 MW e reduzirá a emissão de 860 mil toneladas de CO₂ na atmosfera a cada ano.

Quais são os estados brasileiros que produzem mais energia eólica e solar?

O estado da Bahia liderou a geração de energias renováveis no Brasil, entre janeiro e setembro de 2021, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Na segunda colocação em geração de energia eólica ficou o Rio Grande do Norte, e o Piauí em terceiro.