Quais ações poderiam ser realizadas para promover uma sociedade mais justa e igualitária?

16.4.2015

Você está satisfeito com a cidade onde mora? Separamos 5 dicas para mostrar como você pode ajudar a construir uma cidade melhor.

Quais ações poderiam ser realizadas para promover uma sociedade mais justa e igualitária?

Você está satisfeito com a cidade onde mora? Ela oferece boas condições de mobilidade e lazer? A prefeitura realiza o trabalho de zeladoria de forma eficiente? Sabemos que toda cidade tem seus problemas, principalmente as grandes metrópoles, mas a solução mais escolhida acaba sendo calar e deixar as coisas acontecerem. Muitos apenas reclamam nas redes sociais e pronto. Acham que fizeram sua parte.

Sim, votar conscientemente é parte da solução, mas cobrar e propor soluções também. Hoje, a tecnologia tornou mais viável se engajar e lutar por uma sociedade melhor, por uma cidade mais confortável e democrática. Não só porque é possível publicar nas redes sociais, mas principalmente por facilitar a divulgação de debates e abrir portas para um diálogo, além de aproximar cidadão e governo. Assim, separamos neste post algumas sugestões de como você pode ajudar a construir uma sociedade melhor com simples atitudes. Quer saber mais sobre como ajudar? Como contribuir para melhorias coletivas? Então confira o que preparamos pra você.

1. Seja um cidadão ativo

A solução mais fácil é se acomodar, reclamar, voltar para casa e assumir uma postura apolítica – o que contraria a tese de Aristóteles, de que “somos, por natureza, um animal político”. A saída é ser ativo, não achar que está tudo bem e que os problemas já fazem parte da paisagem. Participe de reuniões da comunidade, veja o que as subprefeituras estão fazendo, procure os representantes da população nos órgãos oficiais, denuncie nos perfis das instituições nas redes sociais. O caminho é longo, mas ele só ficará mais fácil de ser ultrapassado a partir do momento em que você começar a percorrê-lo.

2. Manifeste-se por causas que atendem à maioria

Pense no que é melhor para a sociedade. Propostas de ações para benefício coletivo são sempre mais viáveis e tomam maior força por essa maioria que se identifica à causa. Propostas que são colocadas em votação ou sugeridas e suportadas pelo coletivo, pode trazer melhorias significativas no local implantado. Lembre-se que ser individualista na solução de questões pode ser um atraso, já que todos também têm questões particulares que querem ver resolvidas.

3. Utilize os canais à disposição

Hoje, existem dezenas de canais para se manifestar. As várias redes sociais devem ser usadas de forma consciente, em conjunto, para chamar a atenção, primeiro da sua comunidade, depois das autoridades. Aplicativos também servem como plataforma de comunicação e de manifestação. Programas que avisam sobre o trânsito, que relatam problemas locais, que intermedeiam a relação entre cidadão e governo estão à disposição. Não dá para dizer, atualmente, que não é possível se manifestar e procurar diálogo com os governos.

4. Agrupe-se

Sozinha, a voz tem alcance curto. Mas em grupos fica mais fácil ser ouvida. Então, encontre amigos, amigos de amigos, promova as reivindicações, faça campanha nas redes sociais, divulgue os canais de comunicação. O agrupamento amplia a voz e dá autoridade ao protesto.

5. Ofereça soluções

Criticar é fácil. Sugerir soluções para os problemas relatados é um salto de qualidade na manifestação. Não importa qual seja a reivindicação, de banco quebrado numa praça a uma mudança de mão na rua, da placa que caiu à criação de um parque, o engajamento social passa por apresentar propostas, por ajudar na solução dos problemas.

Seu grupo pode pedir ajuda a especialistas para criar um plano de soluções, de forma a qualificar não só a reivindicação, mas principalmente a proposta. E você? O que faz para melhorar a sociedade? Tem ou participa de algum projeto para melhorias coletivas? Deixe seu comentário contando pra gente!

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form.

Índice:

  1. O que o ser humano pode fazer para viver em uma sociedade mais justa fraterna e igualitária?
  2. Quais ações podem ser feitas para tornar a sociedade mais justa e igualitária?
  3. O que é ser uma sociedade igualitária?
  4. O que é uma sociedade justa para todos?
  5. Quais são as principais medidas para alcançar uma sociedade igualitária?
  6. Quais os objetivos que devemos alcançar para uma sociedade mais justa?
  7. Como podemos colaborar para uma sociedade mais justa?
  8. Será que uma sociedade justa é uma sociedade igualitária?
  9. Qual o significado da expressão sociedade justa?
  10. Por que a sociedade não pode ser justa ou injusta?
  11. Quais são os atributos de Justiça e injustiça?

O que o ser humano pode fazer para viver em uma sociedade mais justa fraterna e igualitária?

Atitudes como não furar filas e jogar o lixo no lixo são fundamentais para o convívio saudável nos centros urbanos. O respeito ao próximo e o cultivo dos bons hábitos de convivência urbana são as bases para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Quais ações podem ser feitas para tornar a sociedade mais justa e igualitária?

Ações como garantir salários iguais para os mesmos cargos (tanto no setor público, privado e no terceiro setor) e dividir as tarefas domésticas dentro de casa podem ajudar a combater o problema.

O que é ser uma sociedade igualitária?

Igualitarismo, em filosofia política, é uma doutrina que defende a igualdade de direitos e oportunidades, para todos os seres humanos, tanto no âmbito político como no âmbito econômico e social. ... É a exigência de que o nascimento, relações familiares ou riqueza não influenciem aqueles que aplicam a lei aos cidadãos.

O que é uma sociedade justa para todos?

Em princípio, uma sociedade deveria ter como um de seus pilares fundamentais a justiça social. Para uns, ela asseguraria liberdades e direitos. Para outros, significaria a distribuição de riquezas, ou ainda para alguns, seria ter condições básicas para o desenvolvimento individual.

Quais são as principais medidas para alcançar uma sociedade igualitária?

Desse modo, quais as principais medidas para alcançar uma sociedade igualitária? a) Estimular a livre concorrência e reduzir a intervenção do Estado na economia. b) Desenvolver o agronegócio e possibilitar a autossuficiência alimentar. c) Coletivizar os meios de produção e valorizar o trabalho.

Quais os objetivos que devemos alcançar para uma sociedade mais justa?

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Como podemos colaborar para uma sociedade mais justa?

Assim, separamos neste post algumas sugestões de como você pode ajudar a construir uma sociedade melhor com simples atitudes....Como você pode construir uma sociedade melhor?

  1. Seja um cidadão ativo. ...
  2. Manifeste-se por causas que atendem à maioria. ...
  3. Utilize os canais à disposição. ...
  4. Agrupe-se. ...
  5. Ofereça soluções.

Será que uma sociedade justa é uma sociedade igualitária?

  • Ser Uma Sociedade Justa Uma Sociedade Igualit Ria Uma sociedade justa é uma sociedade igualitária? Teresa Moncada Cordeiro Colégio de São Tomás Filosofia – 11º A De certa maneira, todos nós temos uma noção daquilo que é justo ou injusto e o desejo do ser humano é viver numa sociedade justa.

Qual o significado da expressão sociedade justa?

  • Se algum significado substantivo pode ter a expressão “sociedade justa”, é o de uma sociedade onde os diversos agentes têm meios e disposição para ajudar uns aos outros a evitar atos injustos ou a repará-los quando não puderem ser evitados. Sociedade justa, no fim das contas, significa apenas uma sociedade onde a luta pela justiça é possível.

Por que a sociedade não pode ser justa ou injusta?

  • Se a sociedade, em si, não pode ser justa ou injusta, toda sociedade abrange uma variedade de agentes conscientes que, estes sim, podem praticar ações justas ou injustas.

Quais são os atributos de Justiça e injustiça?

  • Desde logo, os atributos de justiça e injustiça só se aplicam aos entes reais capazes de agir. Um ser humano pode agir, uma empresa pode agir, um grupo político pode agir, mas “a sociedade”, como um todo, não pode.

Como podemos promover uma sociedade igualitária?

Por meio do estímulo à proteção e à diversidade cultural, uma sociedade torna-se mais justa. Ou seja, com menor desigualdade social, preconceitos, intolerância e desrespeito aos diferentes modos de vida. “Os governantes devem promover políticas públicas de incentivo à cultura.

Como uma sociedade pode ser justa e igualitária?

O fundamento axial da integração social reside na igualdade de direitos e obrigações. Uma sociedade igualitária não se constrói com excepcionalidades impostas por lei, nem por movimentos que litigam incessantemente e por todos os meios, por igualdade.

O que devo fazer para contribuir como uma sociedade mais justa igualitária e sem distinção ou preconceito?

Para mudar este cenário, é preciso promover uma mudança cultural na sociedade, que só é possível por meio da educação..
Ampliar a concepção de liderança. ... .
Valorizar as mulheres por seus atributos profissionais. ... .
Mudança na lei. ... .
Mudar a cultura dentro de casa..

Como nossas ações cotidianas podem contribuir para uma sociedade igualitária?

Ações como garantir salários iguais para os mesmos cargos (tanto no setor público, privado e no terceiro setor) e dividir as tarefas domésticas dentro de casa podem ajudar a combater o problema.