Quais as consequências da Guerra dos Cem Anos para a França?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Quais as consequências da Guerra dos Cem Anos para a França?

Pintura que retrata a Guerra dos Cem Anos (Foto: Reprodução)

A Guerra dos Cem Anos durou, na verdade, 116 anos. O conflito armado entre França e Inglaterra começou em 1337 e foi marcado pela alternância entre as forças, até a vitória francesa em 1453. Entenda:

Causas

A Guerra dos Cem Anos foi consequência de problemas das dinastias francesas e inglesas que começaram em 1066. Guilherme, um duque da Normandia (território francês), conquistou a Inglaterra, tornando-se rei. Como consequência, tanto Guilherme quanto seus sucessores viraram donos do trono inglês e, ao mesmo tempo, súditos do rei da França, visto que tinham herdado terras no país.

O resultado dessa confusão veio em 1328, quando o rei francês Carlos IV morreu sem deixar herdeiro. Do outro lado do Canal da Mancha, Eduardo III, que era sobrinho de Carlos IV, considerou-se um pretendente legítimo ao trono e reivindicou o controle do território. Uma assembleia francesa, porém, escolheu Felipe VI, da Casa Valois, como legítimo rei da França. Começou, então, a guerra.

Estopim

O começo dos conflitos teve origem em abril de 1337 com o confisco de um território que pertencia a Eduardo III pelos franceses. Até então, Eduardo III havia respeitado a decisão de coroar Felipe VI, mas, diante da afronta de perder território, decidiu voltar atrás e reclamar o trono.

Guerra de gerações

Costuma-se dividir a Guerra dos Cem Anos em três fases, em que as duas partes alternavam o predomínio das vitórias. No começo, as tropas de Eduardo III colocaram Felipe VI e seu filho, João II, na defensiva. Depois de um período de paz, o neto de Felipe VI, Carlos V, reuniu forças para reduzir o domínio inglês.

A terceira onda veio depois de conflitos internos nos dois países, que mudaram as estruturas de poder. Na Inglaterra, uma nova dinastia estava consolidada. O rei Henrique V aproveitou os distúrbios na França para retomar as expedições continentais. Ele chegou a conquistar uma importante aliança com a região da Borgonha, estabelecendo vasto domínio em território francês.

Quais as consequências da Guerra dos Cem Anos para a França?

Joana D´Arc lidera batalha das tropas francesas (Foto: Reprodução)

Cessar-fogo

O ponto de virada foi a derrota inglesa no Cerco de Orleans, que durou sete meses, entre 1428 e 1429. A vitória francesa é atribuída em grande parte à heroína Joana D’Arc, que teria convencido o rei francês a mandar tropas para o local. A partir disso, o acordo com os borgonheses foi desfeito e o domínio territorial inglês foi encolhendo.

Por fim, e ironicamente, um conflito interno na Inglaterra dificultou ainda mais a reação: a Guerra das Rosas fez com que eles voltassem a atenção novamente aos assuntos insulares, fazendo com que a França reconquistasse o predomínio continental.

Legado

O principal legado da Guerra dos Cem Anos foi o surgimento de um sentimento nacionalista nos dois países, cada qual em seus territórios. Também marcou o aprimoramento das táticas de guerra medievais, como a cavalaria pesada e a artilharia, resultando no advento dos exércitos profissionais em substituição às tropas feudais.

Consequências da Guerra dos Cem Anos Durante a batalha, algumas consequências marcantes e representativas ocorreram, como o declínio do sistema feudal e o fortalecimento da burguesia e do poder real. Além disso, a guerra resultou no fortalecimento da identidade nacional francesa.

Quais foram as consequências da Guerra dos Cem Anos Brainly?

Uma das principais consequências da Guerra dos Cem Anos foi o fim da tentativa da Inglaterra de obter domínio sobre parte continental da Europa. Já para a França, a guerra fortaleceu o sentimento patriótico e colaborou para o surgimento de sua monarquia nacional e absolutista.

Qual foi o resultado final da Guerra dos Cem Anos?

O fim da guerra é marcado pela batalha de Castillon, em 1453, quando foi capturada a cidade de Bordeaux, o último reduto inglês. Isto significou, efetivamente, o fim da guerra, e desde então os ingleses mantiveram apenas Calais, que conservaram até 1558.

Quais foram as principais consequências da Guerra dos Cem Anos entre franceses e ingleses?

(FGV-SP) A Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453), entre franceses e ingleses, teve como consequências principais: a) a consolidação do poder monárquico na França e a expulsão quase completa dos ingleses do território francês; … e) a aliança entre franceses e flamengos e o fim da hegemonia inglesa sobre o comércio europeu.

Qual foi a maior consequência para os reinos envolvidos na Guerra dos Cem Anos?

As principais consequências da Guerra dos Cem Anos foram o desenvolvimento de um sentimento de identidade nacional profundo, dos dois lados, que contribuiu para a formação da Inglaterra e da França como passamos a conhecê-las.

Qual foi a principal causa da Guerra dos Cem Anos?

A Guerra dos Cem Anos foi consequência de problemas das dinastias francesas e inglesas que começaram em 1066. … O resultado foi que tanto Guilherme quanto seus sucessores eram donos do trono inglês e, ao mesmo tempo, súditos do rei da França, visto que tinham herdado terras no país.

Quem venceu a Guerra dos 100 anos?

Guerra dos Cem Anos – derrota inglesa – Do Tratado de Brétigny a Joana D’Arc.

Quem ganhou com a Guerra do Paraguai?

Em dezembro de 1864, os paraguaios atacaram o Mato Grosso, e, em maio, Argentina, Brasil e Uruguai aliaram-se por meio do Tratado da Tríplice Aliança. O Paraguai foi oficialmente derrotado, e Solano López foi morto em março de 1870.

Quais as causas da Guerra dos Cem Anos e suas consequências para a França?

As principais causas da Guerra dos Cem Anos são a tomada das posessões continentais inglesas pelos reis da França, e o disputa de sucessão dinástica após a morte do último filho do rei francês Carlos IV, que não deixou descendentes.

Quem ganhou a Guerra dos Cem Anos França ou Inglaterra?

Joana D’Arc
Por meio das vitórias militares iniciadas por Joana D’Arc, os franceses conseguiram vencer a Guerra dos Cem Anos. A Guerra dos Cem Anos foi um conflito que marcou o processo de formação das monarquias nacionais da França e da Inglaterra.

Quais as consequências causadas na Inglaterra com a derrota na Guerra de cem anos?

Consequências da Guerra dos Cem Anos A principal consequência foi a intensificação da disputa comercial, fazendo com que o processo de transição do feudalismo para o capitalismo acelerasse em algumas regiões de Europa. Nesse momento, a Europa passou por uma outra mudança, a urbanização.

Quais os reinos estavam envolvidos na Guerra dos Cem Anos?

Ao longo de 116 anos, França e Inglaterra se envolveram em um conflito que marcou a passagem do mundo medieval para o moderno. Na chamada Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453), as tropas francesas e inglesas se colocaram em combate devido a disputas de ordem econômica e política.

Qual foi a principal causa da Guerra das Duas Rosas?

Guerra das Duas Rosas foi uma guerra civil que ocorreu na Inglaterra, no século XV, que teve como causa a disputa pelo trono inglês. As principais causas foram: – Rivalidade histórica entre as famílias nobres inglesas: Lancaster e York; – Disputa pelo trono da Inglaterra entre estas duas famílias.

Quais as motivações da Guerra dos Cem Anos e suas consequências?

A maior motivação para a guerra foi o domínio de regiões estratégicas para rotas comerciais, principalmente a região de Flandres. Flandres pertencia ao território francês e fazia parte da principal rota comercial da Europa, sendo uma fonte inesgotável de impostos e de grandes transações comerciais.

Quais foram as consequências da Guerra dos Cem Anos para a França?

Consequências da Guerra dos Cem Anos Durante a batalha, algumas consequências marcantes e representativas ocorreram, como o declínio do sistema feudal e o fortalecimento da burguesia e do poder real. Além disso, a guerra resultou no fortalecimento da identidade nacional francesa.

Qual foram as consequências da Guerra dos Cem Anos?

As principais consequências da Guerra dos Cem Anos foram o desenvolvimento de um sentimento de identidade nacional profundo, dos dois lados, que contribuiu para a formação da Inglaterra e da França como passamos a conhecê-las.

Qual foi a importância da Guerra dos Cem Anos para a França?

Na chamada Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453), as tropas francesas e inglesas se colocaram em combate devido a disputas de ordem econômica e política. Esse conflito, mesmo trazendo enormes desgastes para os envolvidos, é de vital importância para a compreensão do processo de formação das monarquias francesa e britânica.

Quais foram as principais consequências da Guerra dos Cem Anos travada entre franceses e ingleses nos anos de 1.337 e 1.453 Assinale a alternativa correta?

Letra A. A Guerra possibilitou a formação da monarquia nacional francesa e que as disputas sucessórias em regiões continentais pertencentes à França não fossem mais alvo de reis ingleses.